Se uma casa que abriga uma criança já é um lar mais feliz, imagine então aquelas que possuem um pequeno e ainda um animalzinho de estimação? Além de trazer mais alegria e leveza à rotina (inclusive dos pais), os pets ajudam no desenvolvimento da criança, trazendo, na prática, noções de respeito (a espécies diferentes e à natureza) e responsabilidade.

E esses benefícios não se restringem apenas aos cães – outros animais podem ser domesticados e interagem bastante com os pequeninos. Alguns, inclusive, demandam menos espaço para criação, característica ideal para quem mora em apartamento.

Quer saber quais são esses pets? Então confira abaixo alguns deles e o que levar em conta antes de trazê-los para casa.

criança beijando cachorro

criança beijando cachorro. Foto: freepik

Publicidade

Pets que você poderá ter em casa

Cachorro

Quando se fala em animal de companhia, os cães são os primeiros da lista. E a preferência não é por acaso, afinal, os benefícios que eles propiciam aos humanos, inclusive às crianças, estão sendo intensamente comprovados por pesquisas científicas.

Mas quem pretende incluir um cachorro na família deve levar em conta que eles precisam de doses diárias de exercícios (a frequência depende do porte) e de paciência para educá-lo (eles não aprendem o lugar certo para fazer as necessidades sem treino, por exemplo).

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Isso significa que é necessário dedicação e, de acordo com o tamanho do cão, um bom espaço em casa para acomodá-lo.

Está disposta? Então a regra número um é optar por um peludo que tenha tido uma boa socialização nos primeiros anos de vida, ou seja, que esteja acostumado à presença de pessoas e outros animais. Esse cuidado é o mais importante para que o pet esteja preparado para conviver bem com uma criança.

Feito isso, vale conhecer as raças que costumam se dar melhor com os pequenos (e eu conto quais são elas aqui).

criança com um gato nos braços

criança com um gato nos braços. Foto: freepik

Publicidade

Gato

Um gatinho também pode ser um ótimo pet de companhia para crianças. E a maior independência desse animal é um ponto positivo para quem mora em apartamento e possui menos tempo para ficar com o pet. Pois, ao contrário de um cão, um felino não demanda muita atenção, nem precisa que o tutor o alimente.

Ele pode ter ração à vontade o tempo todo, pois possui o hábito natural de comer aos poucos. Os bichanos também são mais higiênicos, limpam-se sozinhos e costumam aprender por conta própria onde fazer as necessidades. Basta mostrar-lhes o caminho da caixa de areia que dificilmente eles se aliviarão fora dela (o único cuidado é ter que trocar a areia e limpar a caixa várias vezes por semana).

Contudo, uma preocupação comum para quem cogita ter um gato são as possíveis reações alérgicas. Nesse caso, vale saber que a alergia ocorre não por conta do pelo, mas de uma proteína presente na saliva do felino (e como esses animais se lambem com frequência, o problema pode aparecer).

Contudo, esse não é o principal alérgeno: o maior causador das crises são os ácaros que se alimentam de fragmentos produzidos pelos gatos (e por cães também). Por isso, uma casa que abriga um felino deve estar sempre limpa (e também é importante escovar frequentemente os pelos, para evitar que eles caiam pela casa e pelas roupas, propiciando a proliferação dos ácaros). E, claro, manter a frequência das vacinas e consultas veterinárias.

Outra responsabilidade é deixar as unhas do gatinho curtas, para não machucar as crianças. Além disso, saiba que o bichano explora os ambientes tridimensionalmente, ou seja, ele sobe em móveis altos (inclusive nas janelas, por isso é essencial colocar telas em todas).

E é essencial deixá-lo fazer isso e até mesmo manter prateleiras para ele saltar, para que ele sempre tenha uma rota de fuga disponível, caso se sinta cansado ou incomodado em algum momento (isso também é válido para mantê-lo em atividade).

Publicidade

Vale lembrar que adotar um gato adulto é mais interessante do que um filhote, que é mais frágil. Mais uma vez, procure optar por aqueles que estejam habituados à presença de pessoas. Assim como acontece com os cães, algumas raças costumam ser ainda mais tolerantes com os pequenos, como Maine Coon, Ragdoll e Abissínio.

criança com coelho nos braços

criança com coelho nos braços. Foto: freepik

Coelho

É difícil encontrar alguém que não se derreta pela fofura de um coelhinho. Contudo, esses animais são ansiosos e medrosos e, por isso, o indicado é que tenham porte maior para conviver com crianças pequenas. Essa característica faz com que eles sejam mais calmos e mais fáceis de pegar no colo, o que facilita a relação com a garotada.

Eles adoram uma boa companhia e brincadeiras, especialmente com objetos que possam roer, como rolos de papel. Também são fãs de carinho na cabeça e nas costas (só não os vire de barriga pra cima, posição em que não se sentem confortáveis, pois podem até se machucar, tentando se soltar).

Entre os cuidados necessários, eles precisam de uma gaiola para dormir e fazer as necessidades, que deve ser limpa semanalmente. A de metal é a melhor opção, pois é mais fácil de limpar e evita a procriação de ácaros (para prevenir alergias).

Opte por modelos com bandeja abaixo do piso, para evitar o contato do orelhudo com os próprios dejetos. Já em relação à alimentação, esses animais comem rações específicas e também verduras (só evite alface, que causa diarreia, e cenoura com frequência, pois é rica em açúcar e provoca aumento de peso).

criança brincando com porquinho da índia

criança brincando com porquinho da índia. Foto: freepik

Porquinho-da-índia

Muito sociáveis e carinhosos, esses roedores são mais uma opção para conviver com as crianças. Eles adoram carinho e exigem doses diárias de afagos, que costumam recompensar com muito afeto. Porém, eles podem se mostrar medrosos no início, o que exige cuidado nos primeiros momentos de interação com os pequenos (mas a supervisão de um adulto é essencial sempre!).

Assim como os coelhos, esse pet também precisa de uma gaiola para dormir e se sentir seguro, e esse local deve ser forrado com raspagem de madeira. E uma vantagem dos porquinhos-da-índia de pelo curto é que eles nem precisam de banho!

Prepare-se, no entanto, pois eles podem ter piolhos (mas não passam para os humanos!). Caso isso aconteça, é necessário tratamento com medicamentos. Outros cuidados importantes são manter as unhas do porquinho curtas, para evitar acidentes, e oferecer a ele uma dieta de ração própria e verduras.

criança brincando com hamster

criança brincando com hamster. Foto: freepik

Hamster

Esses pequenos roedores podem ser uma boa opção de primeiro bichinho de estimação para as crianças, pois não necessitam de tantos cuidados e gastos como os citados acima. Contudo, eles interagem um pouco menos (sendo mais indicados para pequenos mais observadores), pois se divertem bem sozinhos – especialmente porque exigem uma gaiola caprichada, com roda para correr (pois precisam se exercitar todos os dias), e ainda tubos e barris para circular e se esconder.

O cantinho deles também precisa de itens para que eles possam roer com frequência (como pedaços de madeira), pois seus dentinhos crescem muito rápido e precisam ser desgastados com roeduras. Porém, apesar de ser mais prático mantê-lo, um hamster também exige certos cuidados, como manter a limpeza da gaiola e garantir sua alimentação, composta por sementes, frutas e verduras.

Observações para ter um pet

Também vale ressaltar que, independentemente do pet escolhido, é fundamental ensinar à criança algumas regras para conviver bem com ele: não puxar orelhas, bigodes (e outras partes sensíveis do corpo dos bichinhos) e saber respeitar os momentos de alimentação, cochilos e aqueles em que o animal deseja ficar sozinho. Outros cuidados importantes sobre os pets você confere nesse post.

Uma outra dica importante é ser paciente na criação do animal, pois as crianças observam tudo, inclusive as reações dos pais diante de atitudes inesperadas dos peludos. Brigar com o pet ou maltratá-lo não irá resolver o problema, muito pelo contrário: acabará influenciando negativamente os pequenos a se relacionarem com os bichinhos. Por isso, só inclua um membro de quatro patas na família quando todos estiverem realmente preparados para cuidar do novo amigo!

Algumas dicas para lembrar antes de comprar um animal de estimação para seu filho:

1- Sempre adote os pets. Comprar uma raça sofisticada é uma má ideia porque animais como cães e gatos são criados em condições desumanas por dinheiro. Embora a ideia de ter uma raça de cachorro luxuosa e chique seja emocionante, adotar animais abandonados que vivem em abrigos e dar-lhes uma vida boa é uma ideia nobre.

2- Certifique-se de que seu filho leva a sério o desejo de ter pets de estimação, porque é um compromisso longo.

3- Leia bastante sobre o animal de estimação que você está prestes a adotar. Pergunte e encontre pessoas que tenham experiência em primeira mão com o animal de estimação para saber no que você está se metendo.

4- Estabeleça regras básicas na casa antes que o animal de estimação chegue. Comunique ao seu filho que cuidar do animal será uma responsabilidade conjunta, e que ele também terá que fazer a sua parte e não deixá-la para outra pessoa.

5- Fique de olho nos bons veterinários de sua casa, em caso de emergência. Faça o mesmo para lojas de produtos para pets.

6- Por último, seja paciente ao cuidar do seu animal de estimação. Pode demorar um pouco para se adaptar a esse novo ser da casa, mas com certeza valerá a pena.

Ter pets de estimação pode ensinar a seu filho muitas coisas sobre a vida e a interação social. Animais de estimação pequenos são mais fáceis de cuidar e seu filho também pode aprender a lidar com eles da maneira certa. Faça uma escolha informada de acordo com sua preferência e praticidade, e seu filho terá uma companhia que tanto aguardou.