Você já ouviu falar em bolo Red Velvet? Pois saiba que esse é um dos “hits” do momento, quando se fala em festas! O bolo, que em português é chamado de veludo vermelho, conquistou as prateleiras de docerias e padarias e esteve entre os campeões de vendas no Natal. Mas apesar de por aqui a sobremesa ter se popularizado somente agora, nos Estados Unidos, onde foi inventada, seu sucesso é antigo e a receita já foi adaptada diversas vezes.

Basicamente, o “red velvet” consiste em um bolo de massa vermelha que pode levar corante (versões mais comuns) ou ingredientes naturais (que garantam seu tom avermelhado, como a beterraba). E a delícia, que enfeita os olhos pela cor vibrante (especialmente a criançada), pode ser feita em casa – inclusive, como um ótimo passatempo para as férias. Quer aprender? Então confira a seguir a receita cedida gentilmente pela Leticia Gomes:

Receita de bolo red velvet

Foto: Leticia Gomes

Foto: Leticia Gomes

Publicidade

Ingredientes:

Massa:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

– 3 ovos

– 1 tablete de manteiga (em temperatura ambiente)

– 2 xícaras de chá de açúcar

– ½ colher de sopa de essência de baunilha

Publicidade

– 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

– 1 colher de sopa de cacau em pó

– 1 e ½ colher de sopa de corante alimentício em gel cor bordô

– 3 colheres de sopa de corante alimentício em gel cor vermelho natal

– 1 colher de sopa de corante alimentício para chocolate cor vermelho

– 1 pitada de sal

Publicidade

 

Recheio e cobertura:

– 1 caixa de creme de leite

– 4 e ½ potes de cream cheese (em temperatura ambiente)

– 1 e ½ tablete de manteiga (em temperatura ambiente)

– 2 xícaras de chá de farinha de trigo (peneirada)

– 2 e ½ xícaras de chá de açúcar de confeiteiro (peneirado)

– 1 colher de chá de fermento em pó

– 1 colher de sopa de essência de baunilha

 

Modo de Fazer:

Faça primeiro a massa, batendo os ovos com o açúcar em uma batedeira (até formar um creme branco). Depois, coloque a manteiga e bata mais (em velocidade baixa) até a massa ficar homogênea. Sem parar de bater, acrescente a essência de baunilha, o sal, o bicarbonato, o cacau e os corantes, e só pare de bater quando a cor ficar homogênea. Em seguida, adicione a farinha, alternando com o creme de leite, e, finalmente, o fermento. Misture tudo e coloque em uma assadeira untada com manteiga e forrada com papel manteiga. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180° (para saber se está pronto, use a regra do palitinho: espete um palito de dente na massa até que saia seco).

Enquanto a massa fica no forno, prepare o recheio e a cobertura (cujos processos são os mesmos): em uma batedeira, bata a manteiga com o açúcar de confeiteiro. Quando formar um creme homogêneo, adicione a essência de baunilha e bata mais. Depois, é a vez do cream cheese – bata tudo rapidamente até todos os ingredientes se misturarem. Leve a mistura para a geladeira durante 15 minutos (ou mais, até gelar). Então, use o creme formado para rechear o bolo (com essas medidas de massa, dá para cortá-lo em até 4 camadas. Mas só faça isso depois que estiver frio) e cobri-lo.

Observação: se não te agrada a ideia de misturar corantes em uma receita para as crianças, você pode adaptá-la com beterraba. Mas daí será preciso acrescentar ingredientes como suco de limão e iogurte, para dar o doce. Na internet você encontra várias ideias, não deixe de procurar! Uma outra dica é utilizá-lo em festas de meninas um pouco mais velhas, que adoram a cor (que utilizá-lo em um festa com tema Descendentes? Fica incrível!).

 

Incremente mais

Aproveitando o vermelho vibrante do bolo, que tal fazê-lo em uma fôrma de coração? Mesmo sem cobertura, o resultado fica incrível! Mas, se quiser incrementar mais, outras opções são a clássica cobertura de buttercream (que também dá um toque aveludado lindo!) ou ainda cobrir o bolo com chocolate ou coco. Para finalizar, flores, frutas e suspiros completam a delicadeza da sobremesa. Conheça algumas sugestões de decoração:

Imagem: http://essenciastudio.com.br

Imagem: http://essenciastudio.com.br

Imagem: http://blogmago.com.br

Imagem: http://blogmago.com.br