Por aqui, conforme Catarina foi crescendo, eu percebi que sua geração vem com um “chip” diferente: para essa criançada, a interação com a tecnologia é absolutamente natural e faz parte da rotina (embora eu acredite que é necessário, sim, estabelecer um limite do que é saudável nessa procura pelo mundo virtual – para que haja tempo para o brincar livre, para as conversas, e para as vivências entre os familiares e amigos).

E já que os pequenos se interessam cada vez mais por jogos e aplicativos, por que não oferecer algo que não apenas divirta, mas também estimule outras habilidades? Aumento do vocabulário, percepção musical, criatividade, e conhecimentos sobre o mundo são alguns exemplos do que os apps mais bacanas podem oferecer. Por isso, para o post de hoje, fiz uma seleção de quatro aplicativos que fazem o maior sucesso por aqui – e que eu, como mãe, libero numa boa para Catarina, justamente porque são também educativos! Vem dar uma espiada, pois a maioria é gratuita!

aplicativos criancas

Imagem: 123RF

1. O nome das coisas: direcionado para crianças mais novinhas, esse aplicativo é uma fonte para enriquecer o vocabulário, pois mostra, de maneira simples e lúdica, como as coisas são chamadas. Dividido em cinco categorias (objetos, animais, transportes, frutas e vegetais e roupas), o programa ensina as crianças por três meios diferentes. O primeiro são as Flashcards, nas quais são exibidos diversos itens, cujo nome vem escrito e é falado pelo narrador. Os pequenos também treinam a alfabetização e os fonemas por meio da opção Arraste a letra, em que um objeto é mostrado e as letras devem ser montadas para formar o nome correspondente. Já quando estiverem craques, as crianças podem treinar no Jogo da memória, para fixar as palavras aprendidas. Outra função bacana é aprender inglês e espanhol, pois o app (que está disponível nesses três idiomas) pode ter a língua alterada.

Publicidade

Para acessar a versão para iPad clique aqui

Para acessar a versão para Android clique aqui.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Dica: existem vários aplicativos com nomes parecidos para download. Por isso, para facilitar a busca, procure por “O nome das coisas” seguido de “Webcore”, que é o nome do desenvolvedor.

nome das coisas

2. Tuhu Musical: como o nome já diz, o Tuhu Musical é direcionado para o ensino de música. O programa conta com três jogos: o Ensaio (em que teclas e cordas de instrumentos devem ser tocadas de acordo com as indicações, para treinar ritmo e melodia), o Concerto e Estúdio (que possui uma base de instrumento e voz, e o jogador toca ou canta por cima dela. É útil para desenvolver a interação com os instrumentos) e o Pentagrama (que apresenta as notas musicais. Ao clicar sobre qualquer uma delas, o Tuhu – protagonista do app – a canta). Crianças a partir de 4 anos podem se divertir com o aplicativo, cujo repertório é inteiramente brasileiro, composto por cantigas folclóricas compiladas pelo maestro Heitor Villa-Lobos. Por meio do Tuhu Musical, os pequenos ganham a oportunidade não só de aprender sobre música, mas também de aprimorar o raciocínio lógico e o repertório cultural desde cedo.

Para acessar a versão para iPad clique aqui.

Publicidade

tuhu musical

3. Toca life City: por meio do Toca life City as crianças ficam à vontade para criar personagens (do jeitinho que elas quiserem, escolhendo cabelos, roupas e acessórios) e fazê-los interagir dentro de uma cidade cheia de possibilidades. O aplicativo estimula a imaginação enquanto os pequenos se divertem em um jogo sem regras, no qual podem fazer o que quiser (até mesmo escrever uma peça para ser apresentada no teatro da cidade do app). E a nova versão ainda conta com tesouros escondidos e a opção de gravar histórias e criar vídeos com os personagens, para enviar aos amiguinhos que também jogam. Disponível para download por U$ 2,99.

Para acessar a versão para iPad clique aqui

Para acessar a versão para Android, clique aqui.

Para acessar a versão para Windows Phone, clique aqui
toca-life-city_03

4. Arqueólogo Jurassic Life: não é difícil encontrar uma criança que queira saber tudo sobre os dinossauros, não é mesmo? E para ajudar nessa tarefa foi desenvolvido o Jurassic Life, um aplicativo composto por jogos para que pequenos exploradores aprendam brincando sobre os animais pré-históricos. Entre as atividades disponíveis, estão a escavação e montagem de esqueletos (em que a criança deve procurar o osso correspondente a cada dinossauro), desenhos para colorir e textos com curiosidades sobre esses bichos. O conteúdo é direcionado para pequenos entre 3 e 9 anos.

Publicidade

Para acessar a versão para iPad clique aqui.

Para acessar a versão para Android, clique aqui.

arqueologo

Veja outros aplicativos que eu já sugeri AQUI.