O chamado bolo de Natal nada mais é do que um bolo caseiro recheado com frutas, castanhas e outros ingredientes típicos da data (e muito usados nos panetones, por exemplo). A receita não é difícil e a sobremesa cai muito bem depois da ceia (para acompanhar um cafezinho) ou mesmo dias antes da comemoração para incrementar o café da manhã. Quer ver como é simples? Então confira um passo-a-passo descomplicado que encontrei no Instagram feito pela Anali (que gentilmente compartilhou sua super receita conosco) e, em seguida, algumas dicas bem legais para caprichar na decoração do bolo e encantar os convidados (a começar pela criançada!).

Receita de bolo de Natal

Ingredientes:

Publicidade

Massa:

– 3 ovos

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

– 2 xícaras de açúcar (pode ser mascavo)

– 3 xícaras de farinha de trigo (ou integral)

– 1 colher de sopa de fermento em pó

– Canela em pó

Publicidade

– 200 ml de óleo

 

Recheio:

– 2 maçãs picadinhas sem casca

– Frutas cristalizadas

– Uvas passas

Publicidade

– Damascos

– Ameixas pretas picadas

– Sementes (nozes, castanha-do-pará, etc)

– Cerejas em calda

 

Modo de Fazer:

Comece misturando em um recipiente fundo os ingredientes do recheio, com canela a gosto (não precisa incluir necessariamente todos os listados acima, pode usar apenas os que preferir). Depois disso, faça a massa: bata todos os ingredientes à mão com uma pitada de canela (a massa vai parecer um pouco pesada ao acrescentar a terceira xícara de farinha, mas é assim mesmo. E não fica seco, por causa das frutinhas).

Em seguida, acrescente o recheio na massa. Ponha para assar em forma de buraco ou de bolo inglês em forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 45 minutos (ou até ficar dourado). Depois de assado, peneire açúcar de confeiteiro por cima ou faça um glacê com limão e, finalmente, decore como quiser!

 

Dicas para decorar

Para deixar o bolo de natal ainda mais atrativo (especialmente para os pequenos), ideias de doceiros do Instagram não faltam. Houve quem usasse personagens típicos da época, como Papai Noel, renas e bonecos de neve, para compor a decoração; e outros ainda que recorreram a coberturas diferentes, como chocolate (claro!), pasta americana, chantilly e açúcar de confeiteiro para imitar neve e caprichar no toque final da sobremesa. Outra ideia muito bacana que encontrei foi o bolo feito em forma de silicone, que pode ganhar o formato de peças tradicionais natalinas. Dá só uma olhadinha em algumas sugestões para preparar o seu: