Seja por aparecer muito em desenhos e filmes norte-americanos (quem não se lembra da Branca de Neve?), a apple pie (ou nossa torta de maçã) costuma agradar o paladar dos pequenos. E realmente trata-se de um prato cheio para eles: além de muito saborosa, a sobremesa tem como principal ingrediente uma fruta rica em fibras, vitamina C, cálcio, fósforo e potássio, que contribuem para a memória e o aprendizado. Gostou? Então que tal aprender uma receita fácil dessa torta de maçã e preparar para a família? Quem gentilmente compartilhou conosco o passo-a-passo de hoje foi a Thais, autora desta delícia de dar água na boca:

Receita de torta de maçã

Ingredientes:

Publicidade

Massa:
– 2 xícaras de farinha de trigo
– ½ colher de chá de fermento em pó
– 4 colheres de manteiga sem sal em cubos
– ¼ de xícara de açúcar refinado
– 1 limão (suco e raspas)
– ¼ de xícara de leite integral

Recheio:
– 6 maçãs fuji (descascadas e cortadas bem fininhas)
– 2 colheres de amido de milho
– 10 colheres de sopa de açúcar mascavo
– 1 limão (suco e raspas)

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Cobertura:
– 1 ovo batido para pincelar
– Açúcar mascavo para polvilhar

 

Modo de Fazer:

Para a massa, misture a farinha e a manteiga com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Junte o açúcar, o fermento, o suco e as raspas do limão e misture. Em seguida, adicione o leite até formar uma massa leve e maleável e então a envolva em filme plástico e deixe descansar na geladeira por 30 minutos.

Publicidade

Enquanto a massa descansa, faça o recheio: coloque as maçãs em um recipiente com o açúcar, o amido de milho, o suco e as raspas do limão e misture. Reserve.

Depois que a massa descansar, abra a metade (com 1 cm de espessura) e forre o fundo de uma assadeira (que possua 25 cm de diâmetro). Abra então o restante da massa na mesma espessura e corte discos de 2 cm de diâmetro. Reserve.
Espalhe o recheio sobre a massa e cubra com o restante dela (nesta massa que vai cobrir a torta, faça uns furos que, além de decorativos, servem para que o vapor da maçã saia e que ela cozinhe). Para finalizar, pincele com o ovo batido e polvilhe com o açúcar mascavo. Leve ao forno pré-aquecido a 230°C e asse por cerca de 30 minutos (ou até que a superfície fique dourada). Sirva quente (e com sorvete de creme cai muito bem!).

 

Inspiração é o que não falta

Além do modelo tradicional (igual ao dos filmes da Disney!), a torta de maçã pode ganhar toques sofisticados na apresentação. Tem gente, por exemplo, que ao invés de cobrir a torta com massa, prefere fazer um topo com tiras de massa trançadas, ou então decorar somente com fatias de maçã. Dá só uma olhadinha em algumas ideias muito bacanas que encontrei entre as usuárias do Instagram (e inspire-se para fazer a sua!):

Imagem: http://instagram.com

Imagem: http://instagram.com

Publicidade