Quando o cabelinho de Catarina começou a crescer, eu me descobri como mãe de uma linda bebê cacheada. Engraçado como, na época, todo mundo comentava: “mas de onde vêm esses cachos (afinal, hoje eu tenho o cabelo ondulado, mas sem cachos definidos, e meu marido tem fios lisos)?”. Eu, com muito orgulho, dizia: da mãe, claro! Quando eu era pequena, também tinha o cabelinho cacheado – e torcia para que o enrolado da filhota durasse por um bom tempo, porque acho lindo!

O tempo passou e, conforme fui cortando as pontinhas do cabelo, os cachos de Catarina foram, pouco a pouco, diminuindo, como aconteceu também comigo. Confesso que eu até evitava cortar, para que eles continuassem lá. Por isso não consigo entender muito bem o movimento contrário, de quem tem lindos cachos e prefere alisá-los. Mas a verdade é que isso acontece e é relativamente comum em nosso país (pessoalmente, acho que precisamos aprender a valorizar esse tipo de cabelo, e mostrar às nossas filhas que ele é tão bonito quanto qualquer outro!).

Para incentivar as meninas a amarem seus cabelos como eles são, a fotógrafa Carolina Castro criou o projeto fotográfico “Alisa não, mãe!” – que tem tudo a ver com o papo desse post. As modelos são garotinhas e mães de cabelos cacheados em produções que valorizam seus fios naturais, realçados em acessórios e flores. A proposta é trabalhar com a autoestima das meninas que, não raro, sofrem preconceito e olhares tortos (várias das fotografadas, inclusive, relataram episódios assim para a fotógrafa). E o resultado não poderia ser mais incrível! Abaixo você confere as primeiras imagens* do projeto, feitas na cidade de Araxá, em Minas Gerais:

Alisa nao 1 Alisa nao 2 Alisa nao 3 e 4 Alisa nao 5 Alisa nao 6 Alisa nao 7 e 8 Alisa nao 9 e 10 Alisa nao 11 e 12 Alisa nao 13 Alisa nao 14 Alisa nao 15 Alisa nao 16 Alisa nao 17 Alisa nao 18 Alisa nao 19

Publicidade

*Todas as imagens são da fan page da fotógrafa.

Pois é, não precisa alisar para ser linda, não é mesmo? E se você tem uma filhota cacheada em casa, confira aqui algumas dicas para cuidar dos cachinhos dela como eles merecem!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!