Eu já comentei diversas vezes aqui no blog que a maior dificuldade que passei no primeiro ano de Catarina foram as noites (e os dias!) sem dormir. O sono da pequena era entrecortado, ela tirava pequenas sonecas diurnas e acordava no meio da madrugada, até completar 1 ano e meio. Só quem tem um bebê que dorme mal sabe o grau de desgaste a que essa mãe é submetida – o cansaço é tão grande, que você chora meses a fio. No meu caso, tive até um efeito colateral – passei a ter insônia (ou seja, quando finalmente a filhota dormia, eu ainda ficava acordada, tentando desesperadamente pegar no sono. Assim, passei um bom período dormindo apenas 4 ou 5 horas por dia!).

Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

Como eu não conseguia que Catarina tivesse um sono exemplar, e não sabia exatamente a quem recorrer, passei a desenvolver algumas técnicas que ao menos ajudavam-na a ter uma noite mais tranquila. Ao invés de acordar três vezes, por exemplo, essas táticas reduziam o número de acordadas – o que já era um grande ganho para toda a família! Com o passar do tempo, e uma maturidade maior de seus ciclos de sono, elas começaram a fazer efeito para promover uma noite de sono completa (e eu costumo usá-las até hoje, nas fases em que a pequena tem maior dificuldade para dormir).

Nesse vídeo eu conto quais são essas dicas para seu filho dormir melhor! Espero que sejam úteis (e depois me contem o que funcionou para melhorar o sono do filhote aí na sua casa também, combinado?). E aproveita para se inscrever no nosso canal do YouTube, que sempre tem um papo bacana por lá – clique aqui).

Publicidade