Gostar de brincar com água é praticamente uma unanimidade entre as crianças. E agora no calor, nada melhor para refrescar os pequenos! Por aqui sei que passarei muitas horas com Catarina na piscina – ela se diverte muito! Para as mamães que querem dar um empurrãozinho para que a diversão aconteça, separei sugestões de brincadeiras que podem ser feitas em um fim de semana ou mesmo em uma deliciosa tarde de férias, dentro d´água. Junte os amiguinhos do seu filho e proporcione momentos que eles não esquecerão para o resto da vida!

(E claro: não deixe de supervisionar essas atividades, para que os pequenos não corram riscos. Se estiverem em uma turma grande, com várias crianças, é válido pedir ajuda a mais um adulto para ficar de olho nos jogos aquáticos!).

Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

Redemoinho

Publicidade

Quem tem uma piscina rasa (pode ser até aquelas de plástico, ou mesmo um cantinho da piscina grande que seja mais raso) pode improvisar um divertido redemoinho. Para isso, os pequenos devem correr dentro d’água em uma mesma direção, para que ela se movimente bastante e forme verdadeiras ondinhas! Façam isso durante alguns minutos e depois aproveitem o redemoinho formado, para boiar e relaxar. Fica uma delícia!

 

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Caça ao tesouro

Essa brincadeira é muito utilizada em aulas de natação e treina o fôlego, os mergulhos e a agilidade. Escolha alguns itens que afundem (mas que não sejam tão pesados) e jogue-os na água. Ao seu sinal, as crianças devem mergulhar para tentar capturar o maior número possível de acessórios. Mas lembrando da regra de que deve ser retirado d’água apenas um elemento de cada vez (e para ajudar na contagem final de cada participante, deixe um balde na borda da piscina, para que cada um jogue o que conseguir pegar). Ganha quem capturar mais!

 

Esponja molhada

Publicidade

Para fazer essa disputa, é necessário dividir as crianças em dois times e usar uma tigela e uma esponja (ou uma camiseta) para cada um. Um pequeno de cada equipe deve atravessar a piscina com a esponja embaixo d’água (ou vestindo a camiseta) e, na chegada, deve torcê-la na tigela. Os participantes seguintes devem fazer a mesma coisa e o procedimento se repete até os últimos. No final, vence a equipe que estiver com a tigela mais cheia d’água.

 

Disputa de nado

Além das modalidades tradicionais da natação, dá para nadar de diversas maneiras (inventadas!). Nessa brincadeira divertida vence quem caprichar mais no uso da imaginação e criar o nado mais maluco e original. Prepare-se para fazer parte de um júri que renderá ótimas risadas!

 

Travessia maluca

Publicidade

Nesse jogo vale pedir ajuda aos pequenos para criar um trajeto, que fará parte da disputa (vocês podem determinar percursos como o de atravessar a piscina nadando, em seguida correr ao redor dela, depois dar um salto e nadar entre as bordas laterais mergulhando). O vencedor aqui é aquele (ou a equipe, se estiver entre muitas crianças) que conseguir completar o trajeto combinado primeiro. É legal começar com poucos desafios e ir aumentando a dificuldade à medida que rola a brincadeira, quando os pequenos estiverem bem aquecidos!

 

Fuga do tubarão

Aqui é como um pega-pega aquático: um participante será o tubarão (o pegador) e os demais serão os peixinhos, que deverão começar a brincadeira em uma das bordas da piscina, do lado de fora. O tubarão fica no meio e quando gritar “peixinhos!”, todos cairão para dentro d’água. O grande desafio é tentar chegar à outra borda sem ser pego pelo nadador de barbatanas. Mas quem for capturado pelo tubarão vira o novo pegador.

 

Marco Polo

Lembram-se do Gato Mia? Pois a versão aquática do jogo é o Marco Polo. Uma criança (a pegadora) fica no meio da piscina de olhos fechados (ou vendados) e conta até dez, enquanto os outros se espalham pelo local. Após a contagem, para ajudar a localizar os amigos, o pegador grita “Marco!” e os demais respondem “Polo!” (por isso, não vale ficar debaixo d’água. Outra regra é que não vale sair da piscina para fugir!). O pegador então precisa tentar capturar um colega (que será o novo pegador, e o jogo recomeça).