Como já comentei aqui no blog, eu tive asma na infância, por isso todos os novos estudos sobre a doença acabam me interessando bastante. E vejo que muitas mães também gostam de ler sobre o assunto – afinal, o número de crianças asmáticas têm aumentado significativamente (para que vocês tenham ideia, estima-se que uma em cada cinco se tornem asmáticas, nos países ocidentais desenvolvidos).

Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

Por isso, no post de hoje, eu resolvi compartilhar um estudo realizado por pesquisadores canadenses, que trouxe novas referências para a compreensão do desenvolvimento da asma. Segundo o trabalho, publicado na revista científica Science Translational Medicine, existem algumas bactérias intestinais (são 4, apelidadas de FLVR) que, aparentemente, protegem o sistema imunológico contra o problema durante os nossos primeiros meses de vida. Os cientistas chegaram a essa conclusão analisando amostras de fezes de 300 crianças (aos 3 meses e depois com 1 ano de idade), que revelaram a ausência ou presença de pequenas quantidades dessas bactérias nos pequeninos que desenvolveram a doença. Já aqueles que não a manifestaram demonstravam um nível muito maior desses microorganismos.

Essa diferença foi mais marcante aos 3 meses de vida, o que pode sugerir que fatores de risco para o desenvolvimento da asma atuem principalmente no período do pós-parto, e ao longo dos primeiros meses de vida do bebê. A pesquisa ainda apontou que a possível explicação para o aumento dos casos da doença crônica, sobretudo nos países desenvolvidos do Ocidente, seria o alto consumo de antibióticos durante a gravidez e ainda o aumento nas taxas de nascimento por cesariana, bem como a inclusão de suplementos na alimentação do bebê, em substituição ao leite materno. E deixou uma pergunta o ar: será que o excesso de limpeza não estaria relacionado à falta dessas bactérias, que poderiam proteger o corpo do surgimento da asma?

Publicidade

E você, tem um pequeno asmático em casa? Enxerga alguma relação entre o surgimento da doença e uma casa impecavelmente limpa? Compartilhe sua experiência conosco!