Quando eu li o livro A Encantadora de Bebês (e reli mil vezes, tentando achar as respostas para o sono de má qualidade de Catarina), uma informação me chamou muito a atenção: a de que, em algumas ocasiões, ela recomendava que se acordasse o bebê, justamente para que ele passasse a dormir melhor. E, conversando sobre isso com a nossa querida consultora de sono, Michele Melão, surgiu a ideia desse post – pois imagino que muitas mães se perguntem se esse tipo de atitude, de fato, é positiva para os filhotes.

Vem dar uma espiadinha, pois o post está com informações super bacanas!

Por Michele Melão

Publicidade

Não importa se a mãe é de primeira, segunda ou várias viagens… Sempre surgem dúvidas quando o assunto é o sono do bebê, ainda mais considerando o número de informações desencontradas que nos são fornecidas por amigos, parentes, sites na internet.

O sonho da maioria das famílias é aquele bebezinho que dorme a noite toda, que tem o desenvolvimento e peso adequados para a idade, que dificilmente chora e tem poucas exigências. No livro da encantadora de bebês, Tracy Hogg chama esse temperamento de “Bebê Anjo”, e mesmo mães de pequeninos com tal comportamento possuem dúvidas sobre acordar ou não a criança. No post de hoje, falo sobre as perguntas que mais recebo sobre esses despertares: afinal, acordar um bebezinho o ajuda ou prejudica? Vem comigo descobrir as respostas neste texto, porque essas dúvidas também podem ser suas!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

Devo deixar meu bebê dormir até a hora que quiser de manhã: MITO

A partir dos 4 meses, o ideal é que você acerte o relógio interno do seu bebê, e, para fazer isso, a melhor forma é começar o dia sempre no mesmo horário. Não precisa ser algo rígido, mas é necessário ser regular. Estipule uma determinada hora (de preferência entre 6:30h e 7:30h da manhã) e, se o pequeno passar desse ponto, tente acordá-lo, mesmo que tenha dormido mal durante a noite. Se seu filho não dormiu bem, pense em dar qualidade para as noites seguintes – e acordar no mesmo horário vai garantir isso. A ideia principal é programar o relógio biológico do seu bebê para o mais próximo de um adulto (dormir a noite toda e fazer as atividades durante o dia).

 

Publicidade

Devo acordar meu bebê durante o dia: VERDADE

Se seu bebê tem até 3 meses e está dormindo por mais de 4 horas, você deve, sim, despertá-lo para que mame. Acompanhe sempre o ganho de peso com o pediatra, para verificar se seu filho não está dormindo demais e mamando menos do que deveria (a maioria dos pediatras indica que um bebê deve mamar a cada 3 horas). Para aqueles com mais de 3 meses, as sonecas nunca devem passar de 2 horas, para não atrapalhar o sono noturno (uma soneca com mais de uma hora já é considerada uma boa soneca). Deixar seu bebê, a partir dos 4 meses, dormir mais de duas horas seguidas durante o dia pode prejudicar seu sono na madrugada. Pense que seu filhote tem um número médio de horas de sono: se dormir demais durante o dia, pode acabar compensando à noite, não estando preparado para dormir na hora certa ou se tornando um madrugador.

 

Devo acordar meu bebê para mamar de madrugada: PARCIALMENTE VERDADE

Até os 3 meses, os despertares noturnos são muito importantes para o desenvolvimento do bebê. Eles acordam para mamar e também para garantir sua segurança, já que ainda não têm mobilidade suficiente para virar e sair de situações de perigo. Você não precisa amamentar seu filho a cada 2 ou 3 horas de madrugada, especialmente se seu peso for bom para a idade. Porém a maioria dos pediatras sugerem que o bebê não fique mais do que 6 horas seguidas sem mamar (ou seja, mesmo que ele esteja dormindo, amamente-o perto das 23h e das 4h). A partir dos 6 meses, com a introdução da alimentação sólida, você já pode deixar que seu filho durma a noite toda. De qualquer forma, siga a recomendação do médico do seu filhote.

 

Publicidade

Meu bebê desperta sempre no mesmo horário e devo acordá-lo para quebrar esse hábito: VERDADE

Esta é uma super dica da Tracy Hogg, que funciona para muitas famílias. Se o seu bebê passa a acordar uma vez no meio da madrugada, sempre no mesmo horário, e você perceber que não se trata de fome ou algum outro incômodo, uma boa forma de quebrar esse hábito é dando uma leve despertada no bebê uma hora antes do horário em que ele costuma acordar. Algumas vezes é preciso fazer isso por pelo menos uma semana para começar a ver os resultados, mas quase sempre dá certo. Você quebra o ciclo de sono do bebê e ele perde o costume de acordar todos os dias, sempre na mesma hora, sem ter um motivo aparente.

 

Lembre que o relógio interno do bebê não chega ajustado logo após o nascimento – isso acontece, progressivamente, através de seus hábitos e vivências, sendo tarefa dos pais regular o ritmo de sono do filho. Ter um horário certo para dormir, acordar, comer e fazer as atividades é o primeiro passo para que o pequeno durma bem. Dessa forma, ele se sentirá seguro de que suas necessidades serão atendidas – visto que nunca passará do ponto do extremo cansaço para conseguir dormir. Um bebê exausto vai levar muito tempo para se acalmar e certamente terá seu sono induzido de alguma forma, como embalo ou amamentação, e é exatamente nesse ponto que os maus hábitos de sono se iniciam.

michele melão selo