Acordar o bebê: ajuda ou prejudica?

Por 34 Comentários


Quando eu li o livro A Encantadora de Bebês (e reli mil vezes, tentando achar as respostas para o sono de má qualidade de Catarina), uma informação me chamou muito a atenção: a de que, em algumas ocasiões, ela recomendava que se acordasse o bebê, justamente para que ele passasse a dormir melhor. E, conversando sobre isso com a nossa querida consultora de sono, Michele Melão, surgiu a ideia desse post – pois imagino que muitas mães se perguntem se esse tipo de atitude, de fato, é positiva para os filhotes.

Vem dar uma espiadinha, pois o post está com informações super bacanas!

Por Michele Melão

Não importa se a mãe é de primeira, segunda ou várias viagens… Sempre surgem dúvidas quando o assunto é o sono do bebê, ainda mais considerando o número de informações desencontradas que nos são fornecidas por amigos, parentes, sites na internet.

O sonho da maioria das famílias é aquele bebezinho que dorme a noite toda, que tem o desenvolvimento e peso adequados para a idade, que dificilmente chora e tem poucas exigências. No livro da encantadora de bebês, Tracy Hogg chama esse temperamento de “Bebê Anjo”, e mesmo mães de pequeninos com tal comportamento possuem dúvidas sobre acordar ou não a criança. No post de hoje, falo sobre as perguntas que mais recebo sobre esses despertares: afinal, acordar um bebezinho o ajuda ou prejudica? Vem comigo descobrir as respostas neste texto, porque essas dúvidas também podem ser suas!

Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

Devo deixar meu bebê dormir até a hora que quiser de manhã: MITO

A partir dos 4 meses, o ideal é que você acerte o relógio interno do seu bebê, e, para fazer isso, a melhor forma é começar o dia sempre no mesmo horário. Não precisa ser algo rígido, mas é necessário ser regular. Estipule uma determinada hora (de preferência entre 6:30h e 7:30h da manhã) e, se o pequeno passar desse ponto, tente acordá-lo, mesmo que tenha dormido mal durante a noite. Se seu filho não dormiu bem, pense em dar qualidade para as noites seguintes – e acordar no mesmo horário vai garantir isso. A ideia principal é programar o relógio biológico do seu bebê para o mais próximo de um adulto (dormir a noite toda e fazer as atividades durante o dia).

 

Devo acordar meu bebê durante o dia: VERDADE

Se seu bebê tem até 3 meses e está dormindo por mais de 4 horas, você deve, sim, despertá-lo para que mame. Acompanhe sempre o ganho de peso com o pediatra, para verificar se seu filho não está dormindo demais e mamando menos do que deveria (a maioria dos pediatras indica que um bebê deve mamar a cada 3 horas). Para aqueles com mais de 3 meses, as sonecas nunca devem passar de 2 horas, para não atrapalhar o sono noturno (uma soneca com mais de uma hora já é considerada uma boa soneca). Deixar seu bebê, a partir dos 4 meses, dormir mais de duas horas seguidas durante o dia pode prejudicar seu sono na madrugada. Pense que seu filhote tem um número médio de horas de sono: se dormir demais durante o dia, pode acabar compensando à noite, não estando preparado para dormir na hora certa ou se tornando um madrugador.

 

Devo acordar meu bebê para mamar de madrugada: PARCIALMENTE VERDADE

Até os 3 meses, os despertares noturnos são muito importantes para o desenvolvimento do bebê. Eles acordam para mamar e também para garantir sua segurança, já que ainda não têm mobilidade suficiente para virar e sair de situações de perigo. Você não precisa amamentar seu filho a cada 2 ou 3 horas de madrugada, especialmente se seu peso for bom para a idade. Porém a maioria dos pediatras sugerem que o bebê não fique mais do que 6 horas seguidas sem mamar (ou seja, mesmo que ele esteja dormindo, amamente-o perto das 23h e das 4h). A partir dos 6 meses, com a introdução da alimentação sólida, você já pode deixar que seu filho durma a noite toda. De qualquer forma, siga a recomendação do médico do seu filhote.

 

Meu bebê desperta sempre no mesmo horário e devo acordá-lo para quebrar esse hábito: VERDADE

Esta é uma super dica da Tracy Hogg, que funciona para muitas famílias. Se o seu bebê passa a acordar uma vez no meio da madrugada, sempre no mesmo horário, e você perceber que não se trata de fome ou algum outro incômodo, uma boa forma de quebrar esse hábito é dando uma leve despertada no bebê uma hora antes do horário em que ele costuma acordar. Algumas vezes é preciso fazer isso por pelo menos uma semana para começar a ver os resultados, mas quase sempre dá certo. Você quebra o ciclo de sono do bebê e ele perde o costume de acordar todos os dias, sempre na mesma hora, sem ter um motivo aparente.

 

Lembre que o relógio interno do bebê não chega ajustado logo após o nascimento – isso acontece, progressivamente, através de seus hábitos e vivências, sendo tarefa dos pais regular o ritmo de sono do filho. Ter um horário certo para dormir, acordar, comer e fazer as atividades é o primeiro passo para que o pequeno durma bem. Dessa forma, ele se sentirá seguro de que suas necessidades serão atendidas – visto que nunca passará do ponto do extremo cansaço para conseguir dormir. Um bebê exausto vai levar muito tempo para se acalmar e certamente terá seu sono induzido de alguma forma, como embalo ou amamentação, e é exatamente nesse ponto que os maus hábitos de sono se iniciam.

michele melão selo




Arquivado em: Cuidados diáriosSono do bebê Tags:

Comentários (34)

Trackback URL

  1. Joselaine disse:

    Minha filha tem 2 anos e 4 mês ela pode dormir durante a tarde ej posso acordala
    Para dar.mamadeira p

  2. ANDRESSA disse:

    minha filha vai fazer 12 meses sexta até uns 8 meses eu tinha uma rotina de sono, mais hj ela dorme as 22:00 entre 23:00 e acorda as 10 e se estou junto com ela ela vai ate 12:00. eu qro faze-la dormir mais cedo as 20:30 e qro q ela acorde cedo umas 7:30, por onde começo??? Help.
    Ela acorda 2 vezes na madrugada ai dou mamar. será que tenho que conversar com a pediatra dela pra ela não ter mamada durante a madrugada? pelo que eu entendi ela não precisa mais.
    Como fazer uma rotina com ela já nessa idade ela so tem horário fixo pra jantar que é as 18 e almoçar 12:00, e comer as 15:00 fruta vc pode me ajudar?

    • Michele disse:

      Andressa, com 12 meses, se não houver recomendação do pediatra, sua bebê não precisa mais mamar durante a noite. Você pode começar tentando puxar este horário um pouco por dia (20 minutos) fazendo com que ela durma mais cedo.
      Uma boa alternativa é também acorda-la mais cedo (cada dia um pouco, não precisa já desperta-la 7h da manhã. Faça devagar e vá ajustando o relógio interno dela.
      Sugiro ter uma rotina para tudo (café da manhã, atividades, higiene e alimentação).
      Um beijo
      Michele

  3. Silvia disse:

    Oi Michele! Boa tarde! Gostaria de saber se você pode dar uma dica para meu caso.
    Meu filho tem 9 meses e tem a rotina super certinha. Tira duas sonecas (uma de manhã e outra à tarde), que somam cerca de 2h30 de duração. À noite, ele janta às 18h, faço o ritual e coloco ele no berço às 19h (sem mamar). Às vezes tenho que voltar para colocar a chupeta, mas ele adormece sozinho (de dia também).
    Ele ficou um bom tempo acordando cerca de 3h da manhã para mamar, mas foi esticando cada vez mais. Cheguei a tirar a mamada noturna dele, mas ele começou a acordar cerca de 5h da manhã chorando muito e só parava quando mamava. Então, achando que era fome mesmo, comecei a dar a mamada dos sonhos às 23h esperando que ele dormisse a noite toda, mas agora ele continua acordando às 5h da manhã (normalmente faz cocô nesse horário). A diferença é que ele não chora, fica só resmungando. Aí troco a fralda e só consigo fazê-lo dormir no colo nesse horário. Pior é que durante a semana eu saio muito cedo para trabalhar e a babá não consegue fazer ele dormir de novo…
    Li no post sobre dar uma leve despertada 1h antes do horário que ele costuma acordar… Você acha que seria interessante no meu caso? Como você recomenda que essa despertada seja feita?
    Muito obrigada!!!

    • Michele disse:

      Oi Silvia,
      Com 9 meses você já pode tirar a mamada dos sonhos e ele pode até deixar de fazer cocô este horário. Depois das 5h da manhã o sono dos bebês é muito leve. Sugiro que além de cortar a mamada, você mexa nele por alguns dias perto das 4h50 para quebrar este despertar. Se ele não estiver com a fralda suja, provavelmente vai funcionar. Se você tiver que trocar a fralda (ou seja, se ele já estiver sujo 4h50), troque e ajude seu bebê a voltar a dormir porque este horário ele dificilmente vai dormir sozinho novamente. Outra alternativa é deitar um pouco com ele (na sua cama ou no quarto dele se houver uma cama auxiliar).

      Um beijo
      Michele

  4. Débora Oliveira disse:

    Olá Michele, tudo bem? Minha filha tem 7 meses. Ela dorme por volta das 21h e acorda na madrugada para mamar, uma ou duas vezes, e acorda às 9:30 ou 10h. Preciso acordá-la mais cedo? Ela tem dormido demais nas manhãs?
    Abraços e obrigada

  5. Michele disse:

    Oi Debora, como vai?
    Se ela faz duas sonecas e tem este sono das 21 até 9h, está ótimo. 12 horas de sono de noite é muito bom para a idade dela. Você poderia tentar substituir estas duas mamadas por uma e depois tentar fazer com que ela pare de mamar de madrugada, trocando este mamar por algum conforto, como carinho, colo, para que ela durma direto, sem estas interrupções.
    Um beijo
    Michele

  6. Ester Correia disse:

    Boa tarde Michele,

    Minha filha fará dois meses e só dorme, ou no peito ou no braço em pé e embalada.

    Durante o dia ela tira uma única sonequinha de uns 20 minutinhos…como introduzir uma rotina sem esses “vícios” no soninho dela.

    Obrigada.

    • Michele disse:

      Oi Ester, como vai?
      Com 2 meses fica bem difícil mesmo estabelecer rotina com horários para mamar e ensinar os bebês a dormirem. A produção do hormônio do sono já é bem mais regulada a partir dos 3 meses, então sugiro que mesmo que seja no colo, você tente esticar estas sonecas para 3 por dia, com duração de 1 hora. Estes hábitos de embalo você consegue tirar também nesta fase. Até os 3 meses, os bebês precisam mesmo sentir a segurança que tinham dentro do útero (embalo, ruído e ficar mais apertadinhos como no colo).
      Uma sugestão para melhorar isso é fazer a shantala, porque a massagem relaxa e pode dar mais segurança para seu bebê.
      Um beijo
      Michele

  7. Paula disse:

    Olá, Michele
    Primeiramente gostaria de parabeniza lá pelas dicas.
    Tenho um bebê de 1 ano e 1 mês e por mais que tente não consigo inserir uma rotina de sono. Ele dorme cada dia mais tarde e consequentemente acorda super tarde tbm.
    Será o caso acorda lo cedo mesmo não completando as horas necessárias de sono?
    A família toda anda e stressada com essa falta de rotina,preciso da sua ajuda.

  8. marcela peron disse:

    Minha bebê tem 40 dias. Ela dorme mto pela manhã e a tarde so acordando para mamar de 3 em 3 horas. Contudo, durante a noite ela tem acordado para mamar e depois fica com dificuldade de dormir. Chora após mamar e só acalma com a chupeta. Qd a coloco no berço e a chupeta cai toda hora da boca dela e ela chora. No fim, nem ela dorme nem eu. Acho q ele tem trocado o dia pela noite. Devo acordar ela Durante o dia?

  9. Oi Marcela, como vai?
    Sua bebê ainda é muito pequena para ter um padrão de sono definido. Você já tentou usar um ruído branco? Lembre que no útero ela tinha um barulho constante, portanto o silêncio da noite pode ser estranho para ela, fazendo com que o relaxamento para dormir melhor não aconteça. Você também pode usar um cueiro, para que ela fique mais apertada e tenha mais segurança em dormir. Durante o dia, com esta idade, ela deve conseguir ficar acordada por 1 hora, depois disso já pode passar do ponto.
    Um beijo

  10. Izany disse:

    Oi Michele!
    Adorei as dicas! Queria saber se vc tem alguma sugestão para o cocô de madrugada. Meu bebê tem 3 meses e meio e desde que fez um mês tirou a mamada da madrugada. Mama as 19:30 e dorme. Eu pego ele para mamar as 22:30 e aí ele vai até as 5 sem querer mamar. Mas sempre acordou as 2:30 com gases e tem 10 dias que ele começou a acordar entre 3 e 4 da manhã para fazer cocô. Aí ele desperta, e às vezes leva 1 hora pra dormir de novo.
    Alguma sugesrão pra esta mãezinho com sono?
    Obrigada!
    Beijos

    • Oi Izany, como vai?
      Que bom que seu bebê dorme bem!
      Se ele se alimentar por leite materno, reveja os seus alimentos. Pode ter algo que você come especialmente no fim do dia que está causando isso (os gases e um aumento no cocô).
      Você também pode fazer uma massagem com movimentos circulares na barriguinha dele durante o dia, para estimular que ele faça cocô durante o dia, mas ainda acredito que a alimentação dele (ou seja, a sua se for LM) está influenciando muito este comportamento.
      Um beijo
      Michele

  11. Diana disse:

    Oi Michele, tudo bem?
    A minha bebê tem 9 meses e acorda, religiosamente, todos os dias, às 04:30 (com variações tipo 04:25, 04:27 rs). Parece um relógio. Inicialmente esse era o horário da mamada da madrugada (que começou 00:00 e foi ficando cada vez mais tarde, mas estacionou nas 04:30). Quando ela passou a comer, a pediatra me orientou a retirar a mamada da madrugada e foi o que fiz. Porém, ela simplesmente não dorme novamente. Sei que não é fome, porque ela está ganhando peso super bem e não chora. Fica conversando sozinha no berço até amanhecer (mas aí eu não consigo dormir escutando a babá eletrônica) e depois fica a manhã inteira cheia de sono, resmungando e tirando cochilos fora de hora. Pensei em usar a técnica do “acordar para dormir”, mas confesso que não sei se a compreendi bem. Devo mexer nela 1 hora antes desse horário do despertar habitual? Ou devo ficar perto do berço uns 10 minutos antes desse despertar habitual para ajudar que ela emende o sono assim que começar a acordar? Obrigada!

  12. Camila Carvalho disse:

    Bom dia! Primeiro, parabéns e obrigada pelas dicas! É o site que tenho mais confiança em me informar sobre diversos assuntos em especial o sono dos bebês!
    Minha bebê tem 7 meses e meio e nunca teve um padrão de sono noturno bom…qq coisa a tira da rotina, dentes novos, picos de crescimentos, que duram cerca de uma semana, novas habilidades, e ela é beem agitadinha, ja anda com essa idade…bom, tento seguir uma rotina o melhor possivel. Mas de 1 mês e meio pra ca ela tem acordado todos os dias entre 4:00 e 4:30 e por mais que nao a tire do quarto, converse ou a estimule, ela só volta a dormir cerca de 1-1:30 apos! Acaba dormindo sozinha, ela dorme num colchao no chao do quarto desde os 5 meses qdo escalava o berço…o que dificulta um pouco deixa-la sozinha esse horario.
    Venho pro quarto dela e me deito a seu lado…ela nao chora, fica quietinha, e parece tentar dormir, virando de um lado pro outro, mas nada…existe insonia em bebês? Será uma fase somente?? Obrigada!

    • Oi Camila, como vai?
      Eu também adoro este blog! Acho a Nívea incrível e as os textos com informações preciosas.
      Sobre o sono da sua bebê, a partir das 4h o sono é realmente muito leve e talvez algum ajuste de rotina seja necessário.
      Veja se sua bebê não está dormindo demais durante o dia (ou muito pouco), se está muito estimulada antes de adormecer e se está indo para o sono noturno em um horário adequado. Muitas vezes arrumar este despertar pode ser apenas um ajuste dos outros horários.
      Um beijo
      Michele

  13. Andreza disse:

    Ola, bom dia!
    Li tudo por aqui e vejo que minha bebê dorme mais do que o normal a noite. Costuma adormecer entre 21:00 e 22:00 e o acorda as 6:00, ou seja, fica 8 horas ou um pouco mis sem dormir. Ela so tem 2 meses. Podemos continuar assim? No primeiro mes acordava ela de 3 em 3 horas mas isso foi ficando estressante para ela e para mim e resolvi deix-la dormir.

    • Oi Andreza, como vai?
      Como ela ainda tem 2 meses, o ideal seria acompanhar com o pediatra, para ver se está ganhando peso, se está tudo ok com o desenvolvimento e se há necessidade de incluir alguma alimentação de madrugada.
      Um abraço,
      Michele

  14. Priscila Bastos disse:

    Olá, minha bebe tem 11 dias e acordo ela pra mamar de madrugada com umas 5 horas de sono. Estou na dúvida se já deixo ela dormir por
    Quanto tempo quiser.. Ela tá ganhando peso normal. A pediatra disse pra
    Não deixar de 5 horas nesse primeiro mês. Obrigada

  15. Luciana Azevedo disse:

    Olá, o meu filho tem 1 ano e dois meses. Ele forme as 23 horas e acorda as 9 horas todos os dias e sozinho. São dois cochilos no dia:um as 11:30 da manhã e outro as 16:30 ,pela manhã ele passa duas horas, duas horas e meia acordado então. Eu devo acorda lo mais cedo? Quanto tempo de soneca ele deve ter no dia e quais os horários? Ele tem dificuldade para ganhar peso e não come se estiver com sono.

  16. olá, boa tarde. minha filha tem apenas 3 meses, toma o LA, mas, só 100 ml em 3 em 3 horas. Será que tem algo errado? Hj está com 6;300 kg.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Marcela,

      O que o pediatra da sua filha diz? Acredito que o melhor seja seguir sua opinião, pois ele deve saber como está sendo o ganho de peso, de acordo com sua curva desde o nascimento.

      Beijos!

  17. Juliana disse:

    Olá , tudo bem? Tenho duvida sobre a rotina do meu filho. Ele tem 5 meses e costuma dormir as 22:30 22:00. Acorda geralmente as 10 da manhã. Tira uma soneca ao meio dia, de uns 30 min e as lá pelas 16h dorme novamente. Esta última soneca é de aproximadamente 2 horas. Ele ainda acorda de madrugada para mamar, de 2 a 3 vezes (só leite materno). De uns tempos pra cá tem dado muito trabalho para pegar no sono. Chora muito, não quer colo e muitas vezes apelo para a volta de carro, que o faz dormir na hora. Percebi que o sono dele está mais agitado. Isso é normal? Essa rotina de sono dele está correta ou posso ter problemas? Obrigada!

    • Oi Juliana, bom dia!
      Acordar de uma a duas vezes de madrugada para mamar na idade dele é normal. Talvez esta dificuldade para adormecer seja por causa da rotina, mas de verdade a melhor rotina para o bebê é aquela que funciona. Pela quantidade de horas, ele dorme bem. Se você quiser melhorar esta rotina (começar o dia mais cedo e colocá-lo para dormir mais cedo também) eu sugiro despertar seu bebê mais cedo, aos poucos, e vá “subindo” esta rotina em intervalos de tempo de pelo menos 3 dias.
      Um beijo
      Michele

  18. manuela alves disse:

    Bom dia,
    Minha bebê tem 13 meses e está há cerca de 2 meses com a rotina de acordar umas 3h e ñ dormir mais. Aí vai pra cama dos pais e tb demora pra dormir.
    isto ocorre umas três vezes na semana.
    O q pode estar ocorrendo? Como devo agir?

    • Oi Manuela, bom dia!
      Veja o quanto sua filha tem dormido de dia e como ela adormece. Ela vai para o sono sozinha? A alimentação dela é adequada? Não tem alimentos que tiram o sono? Você tem um ritual de sono bom para a idade dela?
      Quando ela acorda, o ideal seria você ir ao quarto dela, para que ela não comece a despertar apenas porque sabe que irá para a cama dos pais.
      Um beijo
      Michele

  19. Karina Correa disse:

    Tenho um bebê de 7 meses. Ele dorme por volta das 22:00 e acorda de duas a três vezes na madrugada chorando e só para se mamar no peito. Quando é 06:30 da manha ele ja está acordado.Eu e meu marido estamos exaustos.
    O que posso fazer para ele acordar menos vezes?

    • Michele disse:

      Oi Karina, como vai?
      Talvez seu bebê precise dormir mais cedo, porque ele pode estar passando do ponto para dormir com mais facilidade e por mais horas. Se ele acorda até 3x para mamar, ele mantém um ritmo de 2 a 3 horas de intervalo, o que é pouco para a idade dele. Veja como ele adormece. É importante que ele consiga adormecer sem ser mamando, para não ter esta associação de sono.
      Se quiser saber como funciona a consultoria, certamente podemos te ajudar neste processo. Me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes do trabalho.
      Um beijo
      Michele

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail