Diversas vezes eu já me deparei com reportagens sobre crianças com câncer. E sempre que vejo esses pequenos heróis, lutando por suas vidas, eu não consigo deixar de pensar como uma experiência assim pode ser dificílima para toda a família. Ver um filho doente, com risco de morrer, deve ser a coisa mais triste experimentada por um pai e uma mãe. E como fazer para dar força, para não deixar a peteca cair, para mostrar que, lutando, há chances de cura? Meu coração dói só de pensar!

Por isso eu não poderia deixar de compartilhar com vocês um e-mail que recebi esses dias, contando sobre um projeto incrível que tenta deixar mais amena essa realidade, que é tão pesada para os pacientes com câncer infantil: o Beaba do Câncer. Se o ambiente hospitalar e os termos médicos já assustam um adulto, imagine então como fica a cabeça de uma criança? Ela pode até não falar, mas quem a conhece sabe ler o medo no fundo dos olhinhos!

O Beaba do Câncer foi criado por uma designer, a Simoni Mozzilli, que sempre foi voluntária em hospitais que tratam crianças com câncer. O fato é que, nas voltas que a vida dá, essa moça descobriu que estava doente (também com câncer). Ela se tratou e, depois que ficou boa, teve a ideia de criar o projeto, que ajuda os pequenos que têm a doença. O objetivo é conscientizar as crianças e os pais sobre o tratamento, mas fazendo isso de uma forma leve, lúdica e acessível para todos – usando ilustrações e manuais.

Como os pequenos aprendem muito por meio da associação, achei super interessante esse dicionário que eles fizeram relacionando termos médicos do tratamento com sentimentos e palavras positivas! É bem melhor explicar dessa forma para o seu filho do que colocar no Google e pegar uma definição fria, que pode gerar uma certa angústia, não é mesmo?

Publicidade

beaba-cancer-1

beaba-cancer-2

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

beaba-cancer-4

Atualmente, pessoas de diferentes áreas – como comunicadores, médicos, ex-pacientes, empresários – fazem parte do Beaba do Câncer. Elas atuam por meio da Internet (sites, redes sociais e etc), através de eventos presenciais (como palestras, visitas) e também por pesquisas científicas. E agora esse grupo está levantando um fundo coletivo para conseguir elaborar as cartilhas educativas, que serão distribuídas para os hospitais parceiros do projeto e para as crianças que já fazem parte dele.

Para quem deseja contribuir (clique aqui), é possível comprar um dos itens que o Beaba do Câncer produz, como esses do exemplo abaixo (mas com apenas R$10,00 já dá para participar!). No sábado, dia 12/09, eles também realizarão um evento em São Paulo, no Redbull Station (Praça da Bandeira, 137), onde as pessoas poderão comprar pinturas, fotografias e artesanatos para ajudar a viabilizar os projetos do Beaba.

Gostou da ideia e quer ajudar de alguma forma? Basta acessar o site do projeto e buscar as informações necessárias. Ou então compartilhe o post, para que mais pessoas fiquem sabendo desse lindo trabalho! Eu adorei essa iniciativa!

Publicidade

beaba-cancer-5