Alimentação durante a amamentação: 7 dicas sobre o que você pode (e não pode) comer

Por 9 Comentários


Eu me lembro que, durante a amamentação de Catarina, tinha diversas dúvidas sobre o que podia ou não comer. Será que comer feijão causa cólicas? E amendoim? E café, será que deixaria a pequena mais alerta? Nós ouvimos tantas coisas, relatos de outras mães dizendo que isso pode, aquilo não, que é difícil saber o que seguir.

Por isso resolvi falar sobre o assunto nesse post, separando 7 dicas de alimentação saudável para quem está amamentando. E se você tiver algum relato pessoal, algo que comeu e que deu cólica no bebê, ou que bebeu e achou positivo para a amamentação, conte nos comentários! O bacana é reunir o conhecimento de muitas mães aqui!

Imagem: 123RF

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1) Hidrate-se: principalmente durante o período em que você estiver amamentando seu filho, tome muita água! Além de hidratar o corpo, este hábito também ajuda na produção de leite. Então, tenha sempre por perto uma garrafinha de água mineral (eu já deixava na mesinha de apoio, ao lado da cadeira de amamentação, e a enchia novamente a cada mamada)!

2) Fique longe do café e do álcool: eles não são indicados para as lactantes, pois essas substâncias podem passar através da corrente sanguínea para o leite, chegando até o bebê. O ideal é ficar longe da cafeína e das bebidas alcoólicas durante a amamentação, assim como da nicotina. Alguns obstetras liberam uma xícara pequena de café por dia (há quem diga que isso faz o bebê ficar mais alerta, então eu decidi não arriscar – afinal, Catarina já dormia tão mal!), e outros ainda permitem uma taça de bebida muito esporadicamente (nesse caso, o ideal é que você ordenhe a mamada seguinte, para eliminar o que restou de álcool em seu sangue, para aí sim dar o peito ao filhote). Mas como as recomendações variam de profissional para profissional, o ideal é discutir o assunto diretamente com aquele que faz seu acompanhamento. Ah, e aquela velha história de que cerveja preta aumenta o leite, você conhece? Pois cientificamente não há nada comprovado – minha opinião própria (de quem só observou as amigas, porque eu mesma não tomei) é que a produção do leite pode até aumentar, mas simplesmente porque a mãe ficou mais tranquila!

3) Atenção aos alimentos que podem causar cólicas: essa é uma questão que gera controvérsia entre os médicos. Alguns acreditam que não há relação entre a cólica do bebê e o consumo de determinados alimentos; já outros dizem que isso tem fundamento, sim (eu me lembro que na própria maternidade me orientaram a não comer chocolate, por exemplo). Mas além de seguir as orientações do obstetra, toda mãe deve sempre ficar de olho na dieta, para ver seus efeitos na prática. Percebeu que quando você come algo específico, seu filho fica com cólicas? Então, retire temporariamente essa comida do seu cardápio e faça o teste novamente em algumas semanas (o pequeno teve cólica novamente? Então esqueça essa comidinha enquanto estiver amamentando!). De qualquer forma, alimentos como feijão, brócolis, repolho, chocolate, comidas picantes podem causar cólicas no pequeno. Perceba se isso aconteça com o seu bebê quando você os consome!

4) Tenha uma alimentação equilibrada: alimentar-se corretamente é importante, para garantir os nutrientes necessários para a mãe e o bebê e também para ajudar na produção de leite. Consuma carboidratos, proteínas, legumes e verduras, frutas. Evite doces e alimentos muito gordurosos (mas estão liberados aqueles com gordura “boa”, como o salmão e o abacate – aliás, nesse post aqui, eu contei que essa pode ser uma boa maneira de aumentar a quantidade de leite).

5) Jamais faça dieta nesse período: não é indicado fazer dieta enquanto você estiver amamentando. Lembre-se de que você precisa estar saudável para produzir mais leite. Aposte em uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes – a recomendação é que as lactantes consumam cerca de 2500 calorias por dia. E não se preocupe: naturalmente a amamentação já é uma boa forma de perder peso, pois o gasto calórico do corpo da mãe é imenso!

6) Evite alimentos industrializados: eles são cheios de corantes e produtos químicos maléficos, por isso, consuma alimentos caseiros, frescos e naturais. Essa regra também vale para as frutas, legumes e verduras: sempre que puder, prefira os orgânicos. Os outros, comuns, possuem alto índice de agrotóxico e podem ser prejudiciais para a mãe e o bebê (o morango é um dos campeões em agrotóxicos, sabia?).

7) Se achar necessário, procure um nutricionista: se você é vegetariana, tem alguma carência nutricional ou está com dificuldade de se alimentar de forma equilibrada, não hesite em procurar um profissional especializado. Ele a ajudará com suas dúvidas e nas montagens de cardápios.




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Comentários (9)

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  1. Fernanda disse:

    Pimenta tb e proibido! Faz mal a mucosa do intestino do bebe

  2. Thais Marques disse:

    Bom… Meu filho esta com 1 mes, e desde quando ele nasceu, ele nasceu com muito, mas muitos gases , e portanto cheguei a conclusão que alguns alimentos passam sim pro bebe durante a gestação e durante a amamentação. Quando o pediatra fala que alimentos pesados, com difícil ingestão faz mal, eu acredito que seja o alimento que faz mal aquela mãe especificamente…
    Ex: eu tenho muita dificuldade de digerir lactose. Portanto quando como comidas com lactose, meu filho tem maia cólica ainda.
    Essa tem sido minha experiência….

  3. Jamily Mendonça pavão disse:

    Meu filho nasceu está com 10 dias hoje e não aguento mas ver-lo chorando… gases presos, já fiz de tudo e nada adianta.

    • Priscila disse:

      Como esta seu filho? O meu tbm tem muitos gases e chora muito, faz força, se contorce… Está tomando 3 remédios mas mesmo assim ainda chora… Você conseguiu resolver a dele?

      • Esther disse:

        Meninas! Meu baby está fechando 5 meses amanhã. Ele sofreu com muuuuuuuuita cólica. O pico das cólicas é com 6 semanas e ela vai até os 3 meses, podendo ir até 4 meses. No meu caso foi até 3 meses e meio. Do nada a cólica para! E vai ser um alívio danado. Ele continua com alguns gases, mas nada comparado com as crises de cólica. É horrível, mas não tem muito o que fazer. Usamos tudo que é indicado pela pediatra, mas como ela diz: eles podem ajudar, mas não acabar com as cólicas. O negócio é mantermos calma e dar carinho no momento das crises. No início, é desesperador, meninas! Depois a gente aprende a ter calma, daí até passamos calma p bebê. E é normal cólica, em função da imaturidade do sistema digestivo do nenê. Mas vai passar e ficar uma maravilha!

  4. Luciana disse:

    Oi meninas.
    Minha filha estar com 1 mês de vida e tem muitos gases também. A pediatra indicou o probiótico Coli Kids, estou dando a 3 dias, mas ela continua se espremendo por causa dos gases. Faço as manobras e massagem na minha bebê e alivia bastante. As vezes dou o Luftal também, funciona bastante. Mas tem um medicamento importado que não dei ainda, o Colic Calm.
    Suspendi a ingestão de leite e estou tirando os derivados também. Estou tomando leite sem lactose, uma pequena quantidade pela manhã.
    Abraços.

  5. maria fernanda disse:

    Meu sobrinho tmb tem cólicas ele se aperta fica vermelhinho e chora Qnd sente ai não dorme direito minha irmã tem dado luftal mais continua tem dias que melhora mais em outros piora o que fazemos?

  6. Débora disse:

    Olá, mãezinhas, no meu caso iogurte grego deu muita cólica nos meus dois bebês, chocolate branco também, derivados de leite em geral!!!

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