A Chave do Sucesso para o Sono do Bebê – Consistência!

Por 21 Comentários


No post de hoje, nossa querida consultora de sono Michele Melão fala sobre um ponto crucial para que os bebês consigam ter um bom sono. E, lendo suas palavras, percebo que provavelmente foi um dos grandes motivos de Catarina dormir tão mal: a falta de consistência! Até então, eu achava ter sido uma mãe consistente em seus primeiros meses de vida, mas, com os exemplos do texto, percebi que pequei em vários aspectos. Leitura obrigatória para as mães que, como eu, dizem: “eu fiz de tudo, mas meu filho não dorme!”.

Por Michele Melão

Uma frase muito comum que ouço das mães quando iniciamos uma consultoria de sono é: “eu já tentei de tudo”. Nesses casos, o principal motivo do bebê não dormir bem logo me vem à mente – a falta de segurança. Tentar de tudo pode deixar o sono do bebê muito pior, ao invés de melhorar suas noites com o passar dos dias.

Este artigo do The New York Times fala exatamente sobre esse assunto, por isso achei bacana compartilhá-lo nesse post. Ele mostra que ainda mais importante do que a escolha do método de aprendizagem de sono, é a repetição que fará com que ele de fato funcione. Ou seja, a maioria dos métodos dá certo, desde que os pais tenham consistência nessa aprendizagem.

sono consistencia

Imagem: 123RF

Se o seu bebê não dorme bem, veja se alguma dessas situações é familiar para você:

– A família decide ensinar o bebê a dormir sozinho, porém depois de um dia de trabalho, quando todos estão finalmente dormindo, o bebê começa a chorar. Na tentativa de fazer com que o bebê volte a dormir rapidamente, você corre para o quarto dele, oferece a chupeta, a mamadeira ou o peito, sem nem ao menos lembrar se existe algum plano de sono que deve ser seguido nesses despertares.

– Os pais dividem os cuidados com o bebê, mas um não age da mesma forma que o outro. A mãe faz dormir no seio, às vezes no berço, enquanto o pai embala no colo, etc.

– Você virou uma chupeta humana e decidiu que é hora de acabar com as mamadas noturnas (se seu bebê se alimenta muito bem durante o dia ou já tem mais de 2 anos, por exemplo, e certamente não acorda porque está com fome).  Você faz um planejamento, consegue fazer isso por 2 ou 3 dias, mas está tão cansada a partir do 4º, que resolve dar o peito só por uma noite para ver se o bebê dorme por mais tempo.

– A avó fica com o bebê algumas vezes por semana e não concorda com a maneira que a família decidiu colocá-lo para dormir, e faz exatamente o oposto do que os pais pediram.

– Você resolve fazer um método de aprendizagem de sono para o seu bebê, e após tentar implementá-lo por 30 minutos, decide que aquele método não dará certo para sua família, e acaba cedendo e fazendo o que o bebê quer.

A falta de consistência faz com que aprender a dormir seja um grande desafio para o bebê, que rapidamente aprende que tudo o que ele precisa fazer para ser embalado ou colocado no seio para se acalmar é chorar, e esse reforço do hábito negativo pode ter como consequência um bebê que chora muito e tem extrema dificuldade para adormecer.

Pense na consequência de reforçar esse hábito negativo com um outro exemplo: seu filho, quando mais velho, pede um brinquedo e você explica que não será possível comprar naquele momento. Ele insiste, começa a chorar e pedir várias vezes, até que, depois da 5ª tentativa, você acaba cedendo e comprando o objeto. Da próxima vez, ele irá demorar muito mais tempo para desistir de algo (se você tivesse ficado firme em sua decisão desde o início, seria mais fácil, certo?). A mesma coisa acontece com o sono: a consistência vai te ajudar a conseguir resultados incríveis.

E como manter a consistência para que seu bebê aprenda a dormir?

– Escolha um plano de sono ou uma proposta de aprendizagem que todos na casa estejam preparados para colocar em prática.

– Tenha certeza de que a proposta de aprendizagem é ideal para a idade do seu bebê.

– Esteja comprometida para enfrentar os desafios. Toda mudança de hábito causa um certo transtorno, e isso pode ser difícil nos primeiros dias. Os resultados normalmente são excelentes, mas nos primeiros dias você pode sentir vontade de desistir. Ter o apoio do marido, dos avós ou mesmo da babá, especialmente na primeira semana, pode ser uma grande ajuda para se manter firme no plano escolhido.

– Se achar que há necessidade, procure ajuda. Grande parte das mães que acompanho já tentaram fazer sozinhas algum método de aprendizagem, mas na hora de agir, as dúvidas surgem e os pais ficam inseguros e não sabem se estão fazendo o certo. Ter alguém para quem perguntar o que fazer diante dos desafios pode ser bastante importante para algumas famílias.

– Tenha o objetivo final em mente. Pensar em noites inteiras sem interrupções e na qualidade de sono que você pode dar para seu bebê são incentivos importantes para manter a consistência. Seu esforço certamente valerá a pena!

Outra dúvida comum entre as mães é diz respeito às quebras de rotina – afinal, imprevistos acontecem e ninguém consegue ser consistente o tempo todo. Peço sempre bastante regularidade por pelo menos 2 meses. Depois desse tempo, seu bebê já deve ter criado um padrão de sono e estará dormindo bem, mesmo nos dias em que a rotina for quebrada.

Para as mães de bebês que despertam várias vezes durante a noite, fazem sonecas curtas ou têm grande dificuldade de adormecer e manter o sono e precisam de peito, de colo, de música ou de qualquer outra “muleta” de sono, o melhor a fazer é avaliar detalhadamente o que estão fazendo de errado. Dormir é uma habilidade que deve ser ensinada ao seu filho, assim como falar ou andar, e tem grande influência no desenvolvimento físico e psicológico do filhote. Dar qualidade de sono para seu bebê é um ato de amor, e certamente você não precisa deixá-lo chorando no berço para conseguir isso. Um bom plano de sono, aliado a carinho, paciência e bastante consistência, certamente trará resultados excelentes para seu soninho.

michele melão selo




Arquivado em: Cuidados diáriosSono do bebê Tags:

Comentários (21)

Trackback URL

  1. Lena disse:

    A quem posso recorrer para tirar dúvidas sobre métodos de colocar meu bb para dormir sem deixar chorar?

  2. Tamires disse:

    Gostaria de alguma dica minha filha têm quase 7 meses e até os 4 não tive problema mas dos 5 meses pra cá ela chora pra dormir fica irritada dorme super bem mas ta difícil de pegar no sono.

    • Michele disse:

      Tamires, tudo bem?
      Reveja o horário de dormir. Talvez sua filha esteja indo para cama um pouco tarde ou muito perto da última soneca. Com esta idade, duas sonecas por dia já são suficientes e você pode tentar uma janela de sono (tempo que sua filha fica acordada) de aproximadamente 3 horas.
      Um beijo

  3. Kariny Bueno disse:

    Boa noite! Li estes dias à respeito da técnica da Encantadora de bebês (PU/PD). Comecei a pôr em prática ontem (segunda, 17.08) e está dando super certo!!! Sugiro às mamães a darem uma pesquisada à respeito… Eu segui a risca, levei em torno de 1h com todo o processo de pegar do berço, colocar no berço, tirar do berço, e colocar novamente… E hoje, como de costume, dei mama pra minha bebê, a coloquei no berço e ela simplesmente dormiu. Não acordou, não resmungou e não chorou. Super indico!!! Nivea, parabéns pelo blog. O acompanho diariamente… adoro suas dicas! Um super beijo à todas!

    • aline disse:

      ola boa tarde, gostaria de saber qual o blog Kariny que vc conseguiu as dicas, minha bebe tem um ano e desde que nasceu não dormi uma noite toda, preciso muito de ajuda, meu wats e 3591455659, desde ja agradeço.

      • Kariny Bueno disse:

        Oi, Aline! Estou seguindo as dicas deste sitehttp://aencantadoradebebes.blogspot.com.br/2013/06/pupd-passo-passo.html?m=1 Está dando super certo. Minha filha dorme quando já a coloco no berço, e só acorda de manhã para mamar. Espero ter ajudado. Boa sorte!

  4. paula Feitosa disse:

    Ola boa tarde.
    como sei que meu bebê ja pode dormir sozinho. ?.
    o meu tem 4 meses. . Nessa idade ele ja consegui.?
    bj

    • Michele disse:

      Oi Paula,
      Nesta idade você já consegue sim. Tente manter uma rotina no dia (alimentação, sonecas e tempo para atividades), faça um ritual noturno e tente colocar o seu bebê no berço sonolento, porém ainda acordado. Se ele chorar, tente acalma-lo no berço e se precisar tira-lo, o ideal é que ele volte para o berço ainda sonolento. Com bastante carinho e paciência seu bebê certamente já tem capacidade para aprender a dormir sozinho.
      Um beijo
      Michele

  5. Vivian disse:

    Meu filho tem 7 meses e não dorme a noite toda, acorda de 2 a 3x toda noite, chorando e gritando muito… Já não sei mais o que faço… Mesmo se pego no colo, ele continua chorando até eu dar o peito, única maneira de acalmar… Sei que com isso ele acostuma e chora até conseguir o que quer, mas ele fica tão desesperado que não sei mais o que fazer! Poderia me ajudar???

    • Michele disse:

      Vivian, observe como é a alimentação do seu filho durante o dia. Ele se alimenta bem? Será que ele não chora desta maneira porque está com fome? Veja que não adianta tentar encher bem a barriguinha apenas antes de dormir, ele precisa ter uma boa alimentação durante o dia para conseguir dormir bem.
      Outra observação importante é se ele adormece mamando. Se isso acontecer, pode ser que ele só saiba dormir se sugar.
      Ele mama mesmo ou só precisa sugar um pouco para se acalmar?
      Quando o bebê continua acordando várias vezes após os 6 meses, é importante observar e mudar os hábitos se for necessário.
      Um beijo
      Michele

  6. Silvia disse:

    Oi Michele! Meu filho tem 8 meses, janta às 18h, dorme sozinho no berço às 19h, acorda às 3h para mamar e volta a dormir. Só que acorda normalmente por volta das 5h! Normalmente volta a dormir até umas 6:30 (no colo), mas não é sempre que consigo fazê-lo dormir de novo…
    Já tentei segurar para que ele dormisse mais tarde um pouco, mas só piora. Ele sente sono cedo.
    Alguma dica para que ele durma melhor no início da manhã?
    Obrigada!
    Beijos

    • Michele disse:

      Oi Silvia, tudo bem?
      O sono do seu bebê está ótimo. Ele dorme cerca de 10 horas seguidas (das 19h às 5h00) e volta a dormir depois de mamar.
      O sono é muito leve mesmo no começo da manhã e por isso você deve ter esta dificuldade. O que você pode fazer: colocar seu bebê para dormir perto das 19h30 para ver se ele estica um pouco mais de manhã, escurecer bastante o ambiente (a entrada de luz pode fazer com que ele não volte a dormir), tentar deitar um pouco com ele ao invés de pegar no colo (se você tiver uma cama auxiliar no quarto dele).
      Você também pode tentar amamentar novamente 5h00 para ver se ele volta a dormir mais rapidamente.
      Um beijo
      Michele

  7. Ruth disse:

    Oi Micheli, com quantos meses e o ideal colocar o bebe dormir sozinho? O meu filho tem 19 dias e dorme mto mal, ainda mais agora com colicas! Muitas pessoas falam que esta com manha e so quer dormi bo vraco que ele ja deveria dormir no berco mais ate durante o dia ele nao fica! Obrigada!

  8. Michele disse:

    Oi Ruth,
    Recomendo que o bebê vá para o quarto dele (berço) a partir dos 3 meses. Até lá, o melhor seria dormir em um berço portátil ao lado da sua cama. Você pode tentar fazer shantala nele para alívio das cólicas a partir do primeiro mês de vida. Esquentar um pouco o local, fazer a “bicicletinha” com as pernas também pode ajudar. Se ele mama no peito, repare na sua alimentação. Pode ser que você esteja ingerindo algo que faz com que a cólica aumente.
    Um beijo
    Michele

  9. Gabriela disse:

    Michele boa noite,
    Estou muito aflita com o sono do meu bebê, ele tem 4 meses e desde recém-nascido tem crises de gritos e choro ao longo do sono. Isso acontece durante a noite e também durante o dia, ao longo do sono ele começa a gritar desesperadamente e a chorar dormindo, eu tento acalmar,converso, dou a chupeta e vou cantando suavemente pra ele até ele acalmar, ele volta a dormir tranquilamente como se nada tivesse acontecido. Já aconteceu de ter essa crise em uma soneca de 1:30hs 4 vezes.
    Já conversei com o pediatra sobre os episódios, ele me disse para não estimular ele a noite, pois isso pode ser excesso de pensamentos que atrapalham o sono do bebê, mas isso não tem ajudado muito.
    A noite, sempre dou um banho nele para relaxar.
    Alguma dica do que possa estar acontecendo?.
    Obrigada!

  10. Michele disse:

    Gabriela, bom dia!
    Durante a madrugada, pode ser que seu bebê tenha episódios de terror noturno. Veja se acontece todos os dias no mesmo horário. Se isso acontecer, fique perto dele um pouco antes da hora que ele acordaria gritando e tente quebrar o ciclo de sono (acordando levemente o seu bebê). Isso não acontece nas sonecas, então pode ser sim que no sono do dia ele tenha pesadelos e nestes casos o melhor a fazer é não estimular muito antes das sonecas.
    Um beijo
    Michele

  11. Simony disse:

    Olá Michele!
    Tenho algumas dúvidas e gostaria de pedir o seu auxílio!
    Minha bebê tem 4 meses. Sempre teve dificuldade pra dormir! Eu a amamento em livre demanda, então ela associa o mamar com dormir e ultimamente não consigo fazer ela dormir nem ninando!
    Tem alguma forma de ensinar ela a dormir sozinha mesmo fazendo livre demanda?
    Não sei nem como começar a tentar ensina-lá! Já li varias dicas, tento criar rotina, mas essa associação faz ela sempre querer dormir no peito =(

    Obrigada!!

    Simony

    • Oi Simony, tem sim maneiras de ensinar sua bebê a dormir sozinha, mesmo com a alimentação por livre demanda. Até os 6 meses, ainda é possível que ela acorde duas vezes para mamar de madrugada (geralmente perto das 23h00 e 04h00) mas podemos já fazer uma educação de sono para sua bebê. Me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e te explico melhor como funciona a consultoria e as técnicas usadas. Para a idade da sua bebê, fazemos tudo com bastante calma, para ensiná-la a dormir respeitando as necessidades dela e evitando o choro.
      Um beijo
      Michele

  12. Talita Devecchi disse:

    Michele, boa noite!
    Tenho uma bebê de 7 meses que até os 5 meses chegava a dormir umas cinco ou seis horas seguidas no primeiro sono noturno. Acordando umas 2:00 e 6:00 para mamar.Após os cinco meses começou a acordar de hora em hora no primeiro sono,ela acorda e não consegue dormir sozinha somente se pegar no colo,chega a acordar sete vezes em uma noite. Não sei o q pode estar acontencendo…poderia me dar alguma dica? Abraços.

    • Oi Talita, como vai?
      Provavelmente sua bebê criou alguma associação de sono onde ela precisa de ajuda para voltar aos ciclos (colo) e por isso te chama todo o tempo. Seria muito importante fazer com que ela adormeça sem ser no colo. Vai aos poucos, colocando sonolenta no berço, até que você consiga colocar cada vez mais acordada. Isso pode te ajudar.
      Se quiser um acompanhamento no processo, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes da consultoria.
      Um beijo
      Michele

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail