Finalmente o pequeno chega ao mundo, e nós ficamos ansiosos por acompanhar cada etapa do seu desenvolvimento, não é mesmo? A dúvida se o filhote consegue enxergar as coisas ao seu redor e, principalmente, se nós, pais, somos visíveis a ele, aparece. Há quem diga que os recém-nascidos não consigam ver quase nada – mas quem tem filhos jura que eles acompanham visualmente o que está por perto, mesmo nos primeiros dias de vida.

Até hoje, poucas pesquisas científicas foram conclusivas a respeito desse assunto, mas, recentemente, um estudo muito bacana da Universidade de Psicologia de Oslo veio ajudar a elucidar essa questão. Aliando tecnologia, matemática, psicologia e conhecimentos sobre a visão das crianças, pesquisadores da Noruega estimaram que bebês de 2 a 3 dias de vida são, sim, capazes de identificar os rostos e as expressões dos pais, a uma distância de 30 cm.

imagem-recem-nascido

Imagem: Reprodução

A foto acima é um esquema produzido por esse trabalho e procura mostrar como o recém-nascido enxerga. Repare que quanto mais longe a pessoa está, menos nítida se torna sua imagem para o pequenino. A partir de 60 cm, o bebê já não consegue identificar os rostos dos pais – por isso, se você deseja que seu filho o veja, aproxime-se dele (a distância em que a mãe fica do pequeno durante a amamentação está dentro da faixa que permite uma boa visualização, e também por isso essa interação é maravilhosa!).

Publicidade

Outro ponto interessante sobre esta pesquisa é que ela ajuda a explicar o fato de que alguns bebês, nas primeiras semanas de vida, já conseguem imitar expressões faciais que veem (ou seja, muito antes de sua capacidade de visão estar totalmente desenvolvida). E algo que me chamou a atenção: a expressão mais facilmente detectada pelos filhotes seria o sorriso dos pais (muito mais do que o ar de surpresa, ou de irritação).

Portanto, vamos encher os dias de nossos pequenos com sorrisos, desde o dia em que os pegamos nos braços pela primeira vez? Sim, eles conseguem ver (e talvez aquela risadinha que você vislumbrou de volta não seja apenas um reflexo)!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!