Chá da mamãe da Weleda: ele realmente funciona?

Por 15 Comentários


Recentemente eu postei no Facebook um dos primeiros textos que escrevi para o blog – com dicas de como aumentar a produção de leite materno. E como nesse post eu comentei que tomei o Chá da Mamãe, da Weleda, muitas mães me escreveram com dúvidas sobre o produto. “Mas, afinal, o chá funciona? Quantas vezes por dia é preciso tomar? Onde comprar?”. Assim, achei que seria interessante escrever esse post, contando um pouco da minha experiência pessoal e do que encontrei na internet sobre o famoso chazinho para lactantes.

cha da mamae weleda

O Chá da Mamãe é um produto comercializado internacionalmente pela Weleda – que é uma empresa internacional, com sede na Europa, e que segue os preceitos da antroposofia. Seus ingredientes são o funcho, a erva-doce, a melissa, a alcarávia, a rosa silvestre, entre outros frutos e flores. Eu achei bem interessante saber que mães de outros países também fazem uso dele – pesquisando um pouquinho, encontrei relatos de mulheres europeias, dos EUA, e até da Oceania que utilizam o chá. E se algo é usado ao redor do mundo (inclusive em países onde os consumidores são até mais críticos do que no Brasil), costuma ser um sinal de que minimamente funciona.

Essas ervas usadas na composição do chá também são encontradas em receitas naturais de outras infusões, que prometem aumentar a quantidade de leite materno. E especialmente em relação ao funcho e à erva-doce, acredita-se que elas tenham propriedades digestivas, que reduziriam a chance de cólica no bebê (pensando que a mãe tomará o produto e que esses compostos serão passados ao filhote pela amamentação). Ou seja, se você está produzindo pouco leite, acredito que seja uma tentativa válida, e completamente natural, para conseguir amamentar seu filho com mais tranquilidade (já vi relatos de mães que diziam perceber que o bebê mamava mais após terem tomado o chá da mamãe – talvez por um gostinho diferente no leite? – e essa maior sucção, por si só, também é importantíssima para estimular o peito).

Minha experiência com o produto foi boa – embora eu não tenha notado um aumento muito grande na produção de leite materno (a ponto de ter certeza absoluta de que isso era causado pelo chá). Mas a impressão que eu tinha é que, quando o tomava, produzia mais leite (sinceramente não sei se havia algum tipo de efeito psicológico – o fato é que eu o tomei por alguns meses, e acredito que isso tenha ajudado a não deixar meu peito secar nesse período).

Se quiser fazer o teste, o ideal é que você tome uma a duas xícaras, 3 vezes ao dia. Você pode comprar o chá em drogarias físicas, ou mesmo em lojas online que entregam em todo o Brasil (encontrei, por exemplo, na Drogaria Onofre). Há ainda a opção de adquirir diretamente pelo site da Weleda.

E você, já tomou o Chá da Mamãe? Notou alguma diferença na produção de leite? Conte pra gente e ajude mais mães a terem uma boa ideia sobre o assunto!




Arquivado em: Amamentação Tags:

Comentários (15)

Trackback URL

  1. Claudia disse:

    Tomei litros deste chá durante a amamentação, principalmente quando tive ai voltar a trabalhar e a produção diminuiu. Achei sim que ele funcionou e meu palpite é que tem mais a ver com o seu efeito calmante. Não custa tentar mesmo. É gostosinho.

  2. Janaina disse:

    Oi Nívea,
    Obrigada pela postagem desse assunto. Eu estava tomando somente pela manhã, vou aumentar para 3 x ao dia pra ver se a produção do meu leite aumenta.
    Bjs
    Janaina

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Janaina,

      Que bom que o post ajudou! Vi sua mensagem anterior e ele foi feito especialmente para você 🙂

      Grande beijo,

      Nívea

  3. Daniele disse:

    Não consegui tomar, o chá me deu muito sono. Só dava pra tomar se eu tivesse alguém que cuidasse do bebê pra eu dormir!

  4. THAISA disse:

    Olá,

    todas as vezes que vou visitar uma amiga ou prima, vejo essa caixinha na casa delas, e sempre me indicaram. Meu bebê deve nascer dentro de alguns dias e já vou providenciar esse chá. Mal não pode fazer né? Sem contar que eu adoro chás!!!

  5. Ana Flávia disse:

    Eu estou tomando o chá há 2 meses e notei um aumento na produção de leite. Indico o uso sem medo.

  6. Bianca disse:

    Particularmente não notei diferença. E também fazia uso de outros métodos concomitantes, tipo tintura de algodoeiro. Mas eu senti muita dificuldade em tomar 3 vezes ao dia como recomendado. Depois de uma semana não aguentava mais sentir nem o cheiro. Quando fui comprar numa loja da Weleda a vendedora disse que pra funcionar tem que tomar as 3 vezes ao dia.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Bianca,

      Muito obrigada por compartilhar sua experiência! O mais bacana do blog é justamente conhecer as histórias de muitas mães que o acompanham!

      Grande beijo!

  7. Audrey Lustig disse:

    Eu tomo ele geladinho… Faço 1l com 2 saquinhos e deixo na geladeira. Eu estou com uma boa produção de leite.
    Acho melhor ele gelado e acabo tomando a jarra toda em 1 dia ou mais.
    Também imagino que ele acalma o bebe.

  8. Poliana Silva disse:

    Boa tarde,

    Acham ideal começar a ingestão do chá durante a gravidez ou somente no período da amamentação em. si. Estou com 25 semanas de gestação.
    gratidão!

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Poliana,

      Acredito que a ingestão do chá na gravidez não tem muita função. Se quiser testar, deixe para o pós-parto.

      Beijos!

  9. Regiane Aparecida da Silva Silva disse:

    OLA NIVEA
    SÓ POSSO TOMAR ESTE CHÁ QUANDO O MEU BEBE NASCER E COMEÇAR AMAMENTA-LO OU POSSO TOMAR ANTES?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Regiane,

      Espere para tomar o chá depois que o bebê nascer, ok? Tomar antes não trará benefícios adicionais. Depois me conta se ele funcionou para você.

      Beijos!

  10. Lilian Ribeiro disse:

    Olá!
    Tomei o chá por um mês com o intuito de aumentar o leite, mas não percebi diferença na produção. Tomava um litro do mesmo por dia. Acabei desistindo de continuar tomando devido ao calor do mesmo.

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail