Muita mamães tem dúvida sobre o Chá da Mamãe, da Weleda. Afinal, o chá funciona? Quantas vezes por dia é preciso tomar? Onde comprar?”.

Assim, achei que seria interessante escrever esse post, contando um pouco da minha experiência pessoal e do que encontrei na internet sobre o famoso chazinho para lactantes.

O que é Chá da Mamãe?

O Chá da Mamãe é um produto comercializado internacionalmente pela Weleda – que é uma empresa internacional, com sede na Europa, e que segue os preceitos da antroposofia.

Ingredientes

Seus ingredientes são:

Publicidade
  • Funcho;
  • Erva-doce;
  • Melissa;
  • Alcarávia;
  • Rosa silvestre;
  • Outros frutos e flores.

Eu achei bem interessante saber que mães de outros países também fazem uso dele – pesquisando um pouquinho, encontrei relatos de mulheres europeias, dos EUA, e até da Oceania que utilizam o chá. Mas se algo é usado ao redor do mundo (inclusive em países onde os consumidores são até mais críticos do que no Brasil), costuma ser um sinal de que minimamente funciona.

O Chá da Mamãe funciona?

Essas ervas usadas na composição do chá também são encontradas em receitas naturais de outras infusões, que prometem aumentar a quantidade de leite materno.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

E especialmente em relação ao funcho e à erva-doce, acredita-se que elas tenham propriedades digestivas, que reduziriam a chance de cólica no bebê (pensando que a mãe tomará o produto e que esses compostos serão passados ao filhote pela amamentação).

Ou seja, se você está produzindo pouco leite, acredito que seja uma tentativa válida, e completamente natural, para conseguir amamentar seu filho com mais tranquilidade (já vi relatos de mães que diziam perceber que o bebê mamava mais após terem tomado o chá da mamãe – talvez por um gostinho diferente no leite? – e essa maior sucção, por si só, também é importantíssima para estimular o peito).

Minha experiência com o produto foi boa – embora eu não tenha notado um aumento muito grande na produção de leite materno (a ponto de ter certeza absoluta de que isso era causado pelo chá).

O Chá da Mamãe ajuda a produzir mais leite?

Mas a impressão que eu tinha é que, quando o tomava, produzia mais leite (sinceramente não sei se havia algum tipo de efeito psicológico – o fato é que eu o tomei por alguns meses, e acredito que isso tenha ajudado a não deixar meu peito secar nesse período).

Publicidade

Então, se quiser fazer o teste, o ideal é que você tome uma a duas xícaras, 3 vezes ao dia.

Onde comprar?

Você pode comprar o chá em drogarias físicas, ou mesmo em lojas online que entregam em todo o Brasil (encontrei, por exemplo, na Drogaria Onofre). Além disso, há ainda a opção de adquirir diretamente pelo site da Weleda.

E você, já tomou o Chá da Mamãe? Notou alguma diferença na produção de leite? Então, conta pra gente e ajude mais mães a terem uma boa ideia sobre o assunto!