Como já comentei aqui no blog, a pele do bebê é um dos órgãos mais exigidos nos primeiros anos de vida. Isso porque, além de conter terminações nervosas que permitem que os pequenos sintam o mundo e interajam com ele (o sentido do tato), ela é uma barreira semipermeável – ou seja, barra micro-organismos e algumas substâncias, mas deixa passar tantas outras. Nós sabemos que corpo do bebê ainda é imaturo, inclusive seu sistema imunológico. Assim, utilizar produtos feitos especificamente para essa faixa etária é fundamental pois eles diminuem as chances de ocorrer um processo alérgico ou de algum efeito indesejável no filhote.

Sendo assim, o primeiro alerta é para nunca utilizar os produtos que você comumente usa na sua pele na criança, seja ela recém-nascida ou pequena,. A permeabilidade da pele do bebê é ainda maior do que a de um adulto, e os danos causados por um produto com composição própria para uma pele mais velha podem ser grandes.

Outro ponto que aprendi pesquisando sobre a pele do bebê é que algumas características são especialmente importantes – entre elas o pH dos produtos de higiene. Mas o que é isso, afinal? É uma medida que diz quão ácida ou alcalina é uma substância: o pH intermediário, o 7, é considerado neutro – abaixo dele o pH é ácido e acima, alcalino. Parece difícil de entender? Mas colocando em termos práticos, fica fácil.

Por exemplo, quando você escolhe um sabonete em barra para usar na criança, o ideal é que o pH do produto seja o mais próximo possível ao da pele, para não alterar seu equilíbrio. Esse será um sabonete mais suave, que irritará menos.  Agora você me pergunta: mas como vou saber o pH do sabonete que vou comprar para o meu filho? Pois é, essa informação não está na embalagem!

Publicidade

Por isso, fiz o teste para mostrar para vocês. Separei duas marcas conhecidas de sabonete infantil em barra – uma delas sendo o Baby Dove, que venho usando em Catarina – e usei uma fitinha que mede quimicamente o pH, para mostrar aquele que mais se assemelha às características da pele do bebê (que, em média, tem pH 5,5).

Vejam o teste abaixo:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
dove post teste 1

O teste do pH do sabonete: duas marcas foram testadas, entre elas Baby Dove. Com o uso de uma fitinha marcadora e de uma tabela, podemos determinar o pH dos produtos.

dove post teste 2

Em cima: o teste com Baby Dove mostrou que o pH do produto é 7 (neutro). Embaixo: a fitinha do teste mostrou que o pH do outro sabonete é aproximadamente 12 (bastante alcalino).

Achei bacana saber que o Baby Dove foi o sabonete com o pH mais próximo ao da pele infantil – ou seja, o sabonete mais suave. Se você ainda não conhece o produto, pode dar uma espiadinha no site da marca (clique aqui), e ver as duas linhas disponíveis: a de Hidratação Enriquecida (mais completa, com um cheirinho delicioso) e a de Hidratação Sensível (para os filhotes mais propensos a problemas alérgicos, e que tem fragrância mais suave). Ambas têm em sua composição creme hidratante, e repõem a hidratação e os nutrientes da pele do bebê durante o banho.

selo

Publicidade