O post de hoje está simplesmente delicioso! Eu sou suspeita para falar, porque adoro hambúrguer – desde que morava na casa da minha mãe, aprendi que o melhor é fazê-lo em casa (muito mais saudável, nutritivo e sem aquele monte de conservantes que a gente encontra nos industrializados). E não é difícil, não – aliás, se você tem crianças de 4, 5 anos de idade, elas podem entrar na brincadeira na hora de moldá-los (é muito divertido!). E se o filhote ainda é bebê, você vai amar a receita vegetariana que nossa querida parceira, Priscilla Moretto, compartilha conosco hoje – com um gostinho ligeiramente adocicado, que agrada em cheio os pequenos!

São três receitas: hambúrguer de carne, vegetariano e vegano (feito com casca de banana, um show!) – assim que o pediatra do seu bebê liberar os grupos alimentares das receitas, seu filho já poderá provar todas elas (tire condimentos mais “pesados”, como a pimenta, para oferecer aos filhotes, e libere o sabor para os adultos)! Vem ver!

Por Priscilla Moretto

Publicidade
hamburguinho (2)

Hambúrguer de carne caseiro no pão de queijo

É dia de festa, sim, senhor! O aniversário do senhor hambúrguer é dia 28 de maio e não tem como não comemorar!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Digo senhor, porque ele já está um pouco velhinho – apesar de ter sido apresentado para o mundo através dos americanos, em forma de sanduíche, o que poucos sabem é que essa iguaria foi criada pelos bons e velhos alemães.

Na época, eles embarcavam do porto de Hamburgo para irem trabalhar nos Estados Unidos, e levavam essa delícia para o novo mundo. Por conta da origem do porto, a carne em forma de disco ficou conhecida por hamburg steak – isso em meados do século XIX.

Apesar de ter vindo da Alemanha, o sanduíche é considerado o símbolo máximo do fast food, e é super querido pela criançada. Mas também há versões caseiras bem nutritivas – e nesse post vamos falar exatamente sobre elas!

Hoje vamos aprender como é fácil fazer o clássico hambúrguer sem ter trabalho algum, além de uma receita vegetariana e outra vegana. Ou seja, hambúrguer para todos os gostos! São opções nutritivas e deliciosas, tanto para acompanhar uma refeição, como para fazer um lanchinho saudável.

Publicidade

 

Hamburguer de carne (clássico e com sugestões nutritivas)

Um bom hambúrguer de carne tem que ser suculento. O grande segredo é pegar uma carne um pouco mais gordurosa e não usar nada além de sal e pimenta do reino. Digo nada mesmo, nem óleo e nem azeite para colocar na frigideira ou chapa, já que a própria gordura se encarrega de fritar a carne.

Nunca se esqueça, que o grande protagonista do hambúrguer é a carne!!!

Ingredientes:

½ kg de carne (fraldinha, picanha ou contra-filé). Peça para o seu açougueiro limpar a gordura da carne, mas deixar um pouco para moer junto.

Publicidade

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Molde o hambúrguer no tamanho desejado (sugestão 120g). Coloque na frigideira e salpique sal na parte de cima. Deixe grelhar por uns minutos (o ponto vai do gosto do freguês), vire para o outro lado e salpique sal e pimenta do reino. Deixe grelhar e sirva com salada, ou coloque dentro de um delicioso pãozinho de queijo, como na foto abaixo. É o preferido da criançada, além de ser um sanduíche delicioso para intolerantes e alérgicos a glúten!

hamburguinho

Hambúrguer de carne

Para turbinar o seu hambúrguer você pode colocar: alguma folha (espinafre, escarola, rúcula, etc) bem picadinha misturada na carne; beterraba ou cenoura raladinha; um pouco de quinua hidratada; um pouco de linhaça em grão ou farinha, entre outros. Escolha o seu “up” preferido e apenas misture, seguindo a receita acima!!!

Como escolher uma boa carne: primeiro ponto importante é comprar de um fornecedor de confiança, e na hora da escolha observar bem os aspectos da carne. A carne precisa estar firme, sem partes escurecidas e sem nenhuma textura pegajosa. Observe bem esses pontos para garantir uma carne mais fresca.

No caso de comprar a carne moída, prefira que seu açougueiro moa a carne na sua frente, para garantir que a mesma esteja em boas condições. Muitas vezes eles aproveitam as aparas para colocar a carne na bandeja, e expor para o consumidor.

Outras sugestões são: procurar uma carne que possuem o selo SIF (que é um selo que garante a fiscalização federal, estadual e municipal, para que o consumidor tenha uma garantia de comprar uma carne com mais qualidade). E comprar carnes sustentáveis, que implicam em produções menos agressivas ao meio ambiente e com garantia de trabalhadores em regime de trabalho mais adequado.

Benefícios: todos sabemos que a carne vermelha em excesso não faz bem, pois sua gordura aumenta o nível de colesterol ruim e a pressão arterial. Mas consumida com moderação, ela é uma ótima fonte de ferro e vitaminas do complexo B, e por isso é muito importante na alimentação dos pequenos (já que esses nutrientes trazem ótimos benefícios para o desenvolvimento muscular e crescimento de órgãos e tecidos).

 

Hambúrguer vegetariano de beterraba com lentilha

Para você que escolheu uma alimentação vegetariana para o seu pequeno, não pode perder essa receita!

Esse hambúrguer é uma opção muito saborosa e nutritiva, além de ter uma cor maravilhosa. Ele também pode ser vegano – não coloque o ovo e também dará certo! Importante: contém glúten.

hamburguer de beterraba 2

Hambúrguer vegetariano de beterraba

Ingredientes:

1 e 1/2 beterraba grande cozida e ralada

3/4 de xícara de farelo de aveia

3/4 de xícara de lentilha

4 colheres (de sopa) de amêndoas, nozes ou qq fruta seca

1 ovo (funciona sem ovo também)

Sal

Pimenta

Salsinha e cebolinha

2 dentes de alho

1/2 cebola roxa

Modo de preparo:

Rale a beterraba cozida. Pique a cebola, a salsinha, a cebolinha, as amêndoas e o alho. Misture tudo e tempere a gosto, com sal e pimenta do reino.

Molde em formato de hambúrguer e leve à frigideira com um fio de azeite.

Sirva com um molho de iogurte, alho, limão, azeite e hortelãs.

Benefícios: a beterraba é um excelente alimento para os pequenos. Para o bebê, é ótima por ser bem docinha, o que agrada seu paladar na introdução alimentar. É também muito rica em ferro, combatendo assim a anemia. Ótima para a saúde do fígado, baço e combate a prisão de ventre. Aqui ela ainda aparece aliada a vários ingredientes incríveis que só vão ajudar a turbinar a saúde do seu pequeno.

 

Hambúrguer vegano de casca de banana

Além de gostoso, esse hambúrguer é sustentável. Se você acha que casca de banana não serve para nada, está muito enganada! Embora não tenha muito sabor, ela dá uma consistência ótima que é o segredo dessa receita.  A sugestão é: use e abuse dos temperos de sua preferência. Aqui coloquei minha sugestão, mas aproveite para ousar!

IMG_9498

Hambúrguer vegano de casca de banana

Ingredientes:

3 cascas de banana nanica

4 colheres (de sopa) de pimentão vermelho

3 colheres (de sopa) de cebola

2 colheres (de chá) de alho picado

4 colheres (de sopa) de azeite

3/4 de xícara de farinha de trigo

Cominho, sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Coloque tudo, menos a farinha, no processador e processe por uns 10 minutos – ou até que fique uma pasta. Incorpore a farinha até dar o ponto. Faça hambúrgueres e frite-os no azeite de oliva, até que fiquem dourados dos dois lados.

Benefícios da casca de banana: a casca da banana, segundo estudos da Unesp, tem o dobro do potássio da polpa, o que ajuda na formação de ossos e dentes saudáveis nas crianças, além de prevenir câimbras. É rica em fibras, por isso ajuda no bom funcionamento do intestino. Por fim, contém luteína, um carotenoide que protege a mácula do olho. Para as crianças que estão com dificuldade de aceitar o verdinho, é uma ótima opção !!!!

Espero que vocês tenham gostado! Aproveitem as dicas e façam a festa do hambúrguer para os seus pequenos. Com certeza eles vão amar!

 selo priscilla