Você já parou para pensar como seu relacionamento com seu parceiro influencia o comportamento de seu filho? Imagino que todos nós tenhamos em mente que, quando pai e mãe têm uma boa convivência, falam a mesma língua e se ajudam na criação das crianças, tudo fica mais fácil. Mas será que existem provas de que o comportamento dos filhos está relacionado ao entendimento entre os pais? Pois um estudo recente da Universidade de Sussex, no Reino Unido, mostra exatamente isso.

relacionamento pais

Apesar de alguns outros estudos já terem mostrado a relação entre a forma como pai e mãe trabalham juntos na educação dos filhos e o comportamento das crianças, poucos trabalhos analisaram de maneira isolada a percepção do pai e da mãe sobre o próprio relacionamento, e como isso interfere na expressão dos pequenos. Nessa pesquisa, foram analisadas 106 famílias, todas com filhos biológicos e nas quais pai e mãe moram juntos na mesma casa. Os pais responderam questionários e tiveram entrevistas por telefone com os pesquisadores, para relatar como se relacionavam com o cônjuge e atuavam na criação das crianças. E o resultado foi interessantíssimo.

Quando as mães que participaram do estudo afirmavam não receber suporte do marido, não foi estabelecida uma relação com o bom ou mau comportamento dos filhos. Entretanto, no caso dos homens que se disseram não apoiados por suas esposas na educação dos filhos, foi identificado um padrão desafiador das crianças, que demonstravam comumente atitudes como jogar os brinquedos no chão, ou responder de forma áspera aos pais.

Publicidade

Embora a pesquisa tenha identificado essa relação, mas não tenha estudado as causas que levam a ela, uma possível explicação para o mau comportamento dos filhos quando a parte paterna não encontra o apoio materno é a de que o papel atual do pai na criação dos pequenos ainda não está bem estabelecido. Como ainda hoje é a mãe a considerada responsável por essa tarefa (e a família inteira tem essa consciência, inclusive os filhos), é importante que ela abra espaço para que o pai também seja atuante – só assim ele ganhará autoconfiança e poderá construir um relacionamento de amizade e respeito com as crianças.

Fica a dica: vamos deixar que os pais sejam pais, que participem, que estejam próximos. Seja na hora de trocar uma fralda, de ajudar o filho a dar os primeiros passos, no momento de repreender e também no de demonstrar carinho. Certamente, dessa forma, teremos pais e filhos cada vez mais amigos e felizes.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!