Limpar o umbigo do bebê após o nascimento é uma das tarefas que podem deixar os pais de primeira viagem aflitos (lembro que nos primeiros dois ou três dias de vida de Catarina, eu levava um tempão no processo, porque queria fazer tudo direitinho e ainda me sentia um pouco insegura! Mas em pouco tempo peguei o jeito e percebi que não era um bicho de sete cabeças, muito pelo contrário!).

Se chegou seu momento de cuidar do umbigo do filhote, não há o que temer: o importante é ter atenção e dedicação. Mantê-lo limpo e sequinho é essencial para garantir a saúde do seu pequeno. A seguir eu mostro dicas de como fazer essa limpeza da melhor forma possível, vem dar uma espiadinha!

coto umbilical do bebê

coto umbilical do bebê. Foto: freepik

A formação do umbigo do bebê

O cordão umbilical liga o bebê à placenta da mãe, e é cortado pelos médicos no momento do nascimento.

Publicidade

Depois disso, um pequeno coto fica no local, até que ocorra sua cicatrização e queda – geralmente, entre 7 e 15 dias após o pequeno vir ao mundo (mas como esse momento varia de bebê para bebê, não se preocupe se demorar um pouquinho mais do que a média).

Enquanto o coto umbilical está na barriguinha do filhote, e alguns dias depois de sua saída, os pais ou outros cuidadores devem higienizar diariamente o umbigo do recém-nascido. Esse cuidado faz com que inflamações e infecções sejam evitadas – o tétano, por exemplo, é uma grande preocupação nessa fase.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
médicos cortando o cordão umbilical no nascimento

médicos cortando o cordão umbilical no nascimento. Foto: freepik

Quais são os cuidados a serem tomados para limpar o umbigo do bebê corretamente?

A limpeza do umbigo do bebê é um processo bem simples, mas deve ser feito levando-se em consideração todos os passos, para que fique bem feita. Por experiência própria posso dizer que a dúvida de quem está fazendo isso pela primeira vez é muito maior do que a dificuldade de execução – então fique tranquila e mãos à obra!

1º passo

Antes de qualquer coisa, quando for higienizar ou colocar as mãos no coto umbilical do bebê, lave-as antes. Limpá-las bem é essencial para manter a saúde do pequeno e não contaminá-lo.

Publicidade

2º passo

Separe todos os itens necessários para limpar o umbigo do recém-nascido antes do banho e nas trocas de fralda – quando, geralmente, a higienização acontece. Deixe sempre à mão algodão, hastes flexíveis e álcool 70% – um frasquinho pequeno que pode ser encontrado em qualquer farmácia.

limpeza do coto umbilical com algodão

limpeza do coto umbilical com algodão. Foto: freepik

3º passo

Coloque o pequeno no banho e limpe o coto com água e sabão – de preferência, opte por um sabonete líquido e neutro. Faça movimentos suaves para não machucar ou assustar o filhote.

4º passo

Publicidade

Depois de tirar o bebê do banho, seque bem todo o seu corpinho, incluindo o umbigo.

5º passo

Coloque um pouco de álcool 70% na ponta de uma haste flexível e comece a limpar o umbigo do bebê para retirar as sujeiras que se acumulam ali.

Sempre comece a higienização pela base (local em que o coto está grudadinho na pele da barriga), deslocando-o para os lados suavemente e passando o algodão ao seu redor: assim você conseguirá retirar todos os resíduos.

Pegue a outra ponta da haste flexível, molhe no álcool e limpe o restante do coto.

Importante: não faça o movimento contrário, limpando da ponta do toco para a base, pois dessa forma você pode levar bactérias para essa região, que é a mais susceptível a infecções.

6º passo

Manter o umbigo seco também é muito importante para prevenir inflamações/infecções. Então, após a limpeza, deixe que o álcool seque naturalmente e não coloque nada em cima.

7º passo

Depois que perceber que a região está sequinha, você pode começar a vestir o bebê. A orientação que eu recebi quando tive Catarina era a de não tampar* o umbigo da pequena com nada – fraldinhas ou gazes.

Por isso, eu deixava o umbigo dela por fora da fralda. Se o modelo da fralda que você está utilizando não permitir, faça um pequeno recorte nela com uma tesoura (antes de colocá-la no bebê, obviamente), para deixar o local livre.

higienização do coto umbilical com álcool 70º

higienização do coto umbilical com álcool 70º. Foto: freepik

E o bebê, como reage à limpeza do umbigo?

Durante esse processo de limpeza, o bebê pode chorar um pouco. No entanto, na maioria dos casos, o choro não indica dor, e sim estranhamento, uma vez que o álcool é gelado e pode assustar os pequeninos.

Mesmo assim, insista na higienização diária, porque ela é essencial para a saúde do seu filho. Alguns pediatras sugerem que ela deve ser feita três vezes ao dia, outros recomendam após os banhos ou em trocas de fraldas nas quais você perceber que o xixi ou o cocô vazaram (eu fazia depois do banho e em todas as trocas de fralda, como precaução máxima).

Também é importante ficar atenta aos sinais do bebê – se o seu umbigo está inchado, vermelho, ou se o pequeno apresenta febre e está demonstrando um incomodo fora do comum, procure o pediatra. Pode ser que o recém-nascido esteja com alguma inflamação ou infecção, que deve ser tratada o quanto antes.

*Tampar ou não o umbigo do recém-nascido é um tópico que gera bastante controvérsia entre os pediatras. Por isso, consulte o médico do seu filho para saber qual é a indicação dele.

bebê chorando durante a limpeza do coto umbilical

bebê chorando durante a limpeza do coto umbilical. Foto: freepik

Sinais de infecção do cordão umbilical

Os umbigos em cicatrização quase sempre parecem piores do que realmente são – mesmo quando estão cicatrizando normalmente. Fique de olho no coto do bebê se ele nascer prematuro ou com baixo peso ao nascer, ou se o coto cair prematuramente, já que pesquisas sugerem que isso pode aumentar o risco de infecção.

É raro que um coto do cordão umbilical em cicatrização infeccione , mas pode acontecer. Uma visita ao médico é necessária se seu recém-nascido parecer estar com dor ou se você notar algum destes sinais de infecção:

  • Aparência vermelha e inchada
  • Um caroço cheio de líquido no coto do cordão umbilical do seu bebê ou próximo a ele
  • Pus escorrendo ou qualquer secreção fétida
  • Sangramento da crosta (embora um pouco de sangue seco seja normal)
  • Febre
  • Letargia, pouco apetite, irritabilidade
  • Edema abdominal

Então, se o bebê tiver uma infecção, seu médico prescreverá antibióticos para curá-la.

coto umbilical do bebê

coto umbilical do bebê. Foto: freepik

Depois que o toco cair

Quando o coto do cordão umbilical cai, você pode notar uma pequena mancha crua ou uma pequena quantidade de fluido tingido de sangue escorrendo. Isto não é nada para se preocupar; a maioria dos cabos seca completamente e depois cai.

Em alguns casos, o cordão pode formar uma cicatriz rosada chamada granuloma, que secreta uma secreção amarelo-clara. Isso deve desaparecer em uma semana, mas se não, chame o médico do seu bebê. Você também deve chamar o médico se o coto ainda não tiver caído após quatro semanas.

Quando devo ligar para o pediatra do meu bebê?

  • Se houver sinais de infecção.
  • Se o cordão estiver sangrando ativamente. Isso normalmente ocorre se o cabo for puxado prematuramente. O sangramento ativo é definido como quando uma gota de sangue é enxugada, aparece outra gota.