Todo mundo sabe que brincar é importante para garantir uma infância saudável para as crianças. Mas, sendo muito sincera, vejo que, atualmente, sobra pouquíssimo tempo de brincadeira para os pequeninos. Suas agendas estão lotadas: fazem duas ou três modalidades esportivas como atividade extra-curricular, têm aulas de inglês, aprendem técnicas de estudo de matemática; e, no único dia da semana que sobraria para ficar em casa, têm aula de música.

brincando criancas

Mas e o brincar livre, descompromissado, prazeroso? Eu adoro falar sobre esse assunto, porque acredito, do fundo do coração, que ele é a chave para o desenvolvimento de muitas habilidades: a criatividade e a capacidade de se relacionar com outras pessoas são algumas delas. Além disso, quando abrimos a possibilidade de interagir com um filho através de uma brincadeira, reforçamos o vínculo de cumplicidade e de amizade com ele.

E se gastássemos um minutinho pensando em todos os benefícios que as brincadeiras trazem aos nossos filhos? Pois é isso que eu te convido a fazer agora, vem comigo!

Publicidade

1) Estimulam o desenvolvimento: por meio das brincadeiras, as crianças desenvolvem os aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. São as habilidades apreendidas durante a infância que acompanharão os indivíduos durante toda a sua vida. E, nem que seja por entender que essas são características cada vez mais valorizadas na vida profissional que um dia seu filho terá, é importante criar espaço e oportunidade para que o brincar aconteça.

2) Garantem uma boa saúde: além de auxiliar no desenvolvimento, as brincadeiras fazem com que os pequenos gastem energia, concentrem-se nas atividades e também se exercitem. Crianças que ficam por muito tempo na frente da televisão, do computador, celular e vídeo-game podem se tornar sedentárias e ansiosas.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

3) Deixam as crianças mais tranquilas: as brincadeiras fazem com que os pequenos se divirtam, interajam com outras pessoas e, por isso, relaxem. Nos tempos de hoje, cercados pela tecnologia e pelo excesso de tarefas, muitas crianças se tornam apreensivas e impacientes. O tempo livre permite que os pequeninos brinquem e fiquem mais tranquilos.

4) Estimulam a criatividade: o brincar transporta as crianças para um mundo de faz-de-conta, repleto de fantasias. Assim, as atividades também incentivam a criatividade, o que traz grandes benefícios para o desenvolvimento dos pequenos.

5) Permitem que as crianças se expressem: as brincadeiras são a maneira que as crianças encontram para se expressar. Muitas vezes, no vocabulário usado, no tipo de atividade escolhida para divertir, e nas atitudes do próprio brincar é possível identificar como o filhote entende o mundo e as situações que vive.

6) Incentivam a socialização: são as brincadeiras que permitem que as crianças entrem em contato com outras crianças e até mesmo com os adultos. Isso é muito importante porque, além de divertir, os pequenos apreendem as noções de convivência que são necessárias para viver em sociedade.

Publicidade

7) Refletem a maneira como os pequenos entendem o mundo: por meio das brincadeiras, as crianças aprendem que normas são importantes para que as pessoas possam conviver em harmonia. De maneira lúdica, o ato de brincar faz com que regras sejam entendidas, seguidas e até mesmo construídas.

E agora, que tal desligar o computador e brincar um pouco com o filhote?