Deliciosas receitas de outono para melhorar a imunidade do bebê

Por 5 Comentários


Hoje tem uma estreia muito bacana aqui no blog: a talentosa Priscilla Moretto, chef de cozinha dedicada à alimentação infantil, compartilha suas primeiras receitas conosco! E já começa com um post incrível: dando dicas de como usar alimentos típicos do outono para melhorar a imunidade das crianças. Vem ver e se deliciar (eu amei!)

Por Priscilla Moretto

O outono chegou para fazer a transição do verão para o inverno, e também para trazer suas delícias. Nessa época do ano as temperaturas baixam e o clima fica mais ameno. O que para alguns pode ser maravilhoso, para outros é uma estação complicada – a baixa umidade do ar facilita a proliferação dos vírus, o sistema respiratório fica mais comprometido, e as crianças ficam doentes com maior facilidade. Para quem tem filhos, essa é uma preocupação extra!

Por outro lado, a natureza é maravilhosa e nos traz, a cada estação, os alimentos necessários para aquela determinada fase do ano. Por isso devemos respeitar o ciclo e nos aproximar sempre dos alimentos sazonais, ou seja, daqueles encontrados em sua época natural. Além de serem mais fáceis de se encontrar, apresentam um preço mais em conta (você sempre fará um bom negócio aproveitando o alimento em seu período de safra), e apresentam os nutrientes necessários para garantir uma boa saúde. E sempre é uma ótima alternativa optar pelos orgânicos, que auxiliarão ainda mais no funcionamento do sistema imunológico do seu filho.

É importante explicar que safra é o período natural em que o alimento é produzido, e por isso mais rico em nutrientes. Isso porque, com o desenvolvimento de novas tecnologias, é possível encontrar os alimentos fora da época, mas eles têm qualidade inferior e, em geral, são cheios de agrotóxicos. E é tão delicioso aproveitar as novidades em verduras, frutas e legumes que uma nova estação proporciona! No caso do outono, podemos dizer que trata-se de uma estação doce, porque é conhecida por suas frutas. Acompanhe a seguir os alimentos trazidos por ele:

Frutas: Abacate, banana, goiaba, caqui, coco, figo, kiwi, laranja, mamão, limão, maçã, maracujá, pera, tangerina e melancia.

Legumes e verduras: repolho, agrião, abobrinha, jiló, rúcula, nabo, espinafre, brócolis, chuchu, beterraba, berinjela, agrião, batata doce e almeirão.

Aproveitando essa época tão doce, resolvi apresentar receitas simples, práticas e saudáveis feitas com algumas dessas frutas, contando também seu benefícios:

SUCO (DELICIOSO) DE GOIABA COM MEL E ALECRIM: recomendado para bebês acima de 1 ano.

O mel, além de ser um ótimo adoçante natural, apresenta ação antimicrobiana (é capaz de impedir o crescimento ou destruir micro-organismos, protegendo um indivíduo de várias doenças, como as respiratórias e infecções urinárias). É também fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que é o hormônio responsável por baixar os níveis de estresse do organismo. Assim, ele aumenta a sensação de bem-estar e deixa as crianças mais tranquilas, melhorando também a qualidade do sono. Já o alecrim dá uma “turbinada” ainda maior no sistema imune do seu filho, por ser rico em antioxidantes e ter poder anti-inflamatório. Além de ser delicioso e estimular o paladar!

É importante lembrar que mel não deve ser consumido por bebês menores de 1 ano. Isto porque o alimento pode conter a Clostridium botulunum, bactéria causadora do botulismo. Se o seu bebê ainda não estiver com essa idade, troque o mel por três laranjas bem doces espremidas e então retire a água. Esse suco é rico em vitamina A, B1 e C por conta da goiaba, o que ajuda muito na imunidade do seu bebê, além de fortificar os ossos e os dentes.

suco goiaba

Ingredientes

1 goiaba integral bem limpa (só use integral se for orgânica, senão retire a casca)

1 colher de chá de mel rasa

1 copo americano de água

4 folhinhas de alecrim

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador, peneire para retirar as semente e sirva.

Observação: segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria é recomendado oferecer no máximo 100 ml por dia de suco para bebês a partir de 6 meses, e de 120 a 180mL para crianças de 1 a 6 anos.

 

MAIONESE DE ABACATE COM MANJERICÃO: recomendado para bebês acima de 1 ano.

O abacate é uma fruta de mil e uma utilidades – ele serve tanto para preparar um prato doce, como alguma delícia salgada (por isso vou dar duas receitas – uma de cada tipo!). É considerado um dos principais alimentos para o bebê assim que a introdução alimentar começa, por ser rico em vitamina E e em gorduras saudáveis que aumentam o HDL (considerado o colesterol bom para a saúde).

maionese de abacate

Ingredientes

1 abacate pequeno maduro

suco de 1/2 limão thaiti

1 colher de café de alho

3 colheres de sopa de azeite extra virgem

6 folhas grandes de manjericão

pimenta do reino e sal a gosto

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Se necessário, acerte o tempero. Use para montar algum lanchinho, como patê, ou ainda misture com legumes cozidos e ofereça uma maionese tradicional feita com essa delícia!

 

MOUSSE DE ABACATE COM CACAU: recomendado para bebês acima de 1 ano.

abacate cacau

Ingredientes

1 abacate pequeno

2 colheres de chá de cacau em pó

2 colheres de sopa de mel (ou agave ou mel do engenho)

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador, acerte o sabor caso necessário. Deixe na geladeira por duas horas e sirva!

 

GELATINA DE MELANCIA

A melancia é rica em nutrientes importantes para o nosso organismo – principalmente para as grávidas, bebês e crianças! Na melancia são encontradas vitaminas A, C e B6, fibras, os carboidratos, fósforo, cálcio, potássio, ferro e magnésio. Sua polpa avermelhada tem grande concentração de licopeno, um poderoso antioxidante que neutraliza os radicais livres.

As sementes da melancia também são interessantes: contêm zinco, que ajuda a abrir o apetite dos pequenos! Para aproveitá-las, você pode batê-las junto com a fruta para fazer o suco, preparar um chá utilizando-as ou tostá-las no forno e salpicar nas saladas ou iogurtes.

Já o ágar é uma gelatina vegetal, originaria da Ásia, à base de algas marinhas.  É rica em fibras e minerais, o que ajuda (e muito!) no transito intestinal. Nessa versão, eu apresento a gelatina dentro da própria fruta. É um jeito diferente e divertido que coloca a criança ainda mais em contato com o alimento.

IMG_9756

Ingredientes

1 melancia pequena ou ½ melancia grande

6 colheres de chá de ágar-ágar

Água o quanto baste

Modo de preparo

Bata as frutas no liquidificador e reserve metade. Misture a outra metade com o ágar-ágar e leve ao fogo até esquentar. Misture com o restante e encha metade de uma melancia vazia e coloque na geladeira. Sirva!

Espero que vocês tenham gostado das receitas e que aproveitem com muita criatividade os alimentos da época!

* Agradecimentos à Tatiana de Vuono, autora do Blog Criança Bem Nutrida (www.criancabemnutrida.com), pelas informações nutricionais das receitas.

selo priscilla




Arquivado em: AlimentaçãoCuidados diáriosReceitas Tags:

Comentários (5)

Trackback URL

Sites que possuem links para este Post

  1. Links da Semana #63 - Blog do Dengucho | Denguinho o Universo da Criança | 1 de maio de 2015
  1. Patricia disse:

    O mousse de abacate com cacau deve ser uma delicia.Adorei a dica vou fazer com certeza:)

  2. Deisy disse:

    Receitas aprovadas!! Mamãe e bebê agradecem!

  3. Luana disse:

    Poderiam postar receitas de outono também para bebês de 8 meses. Amei as receitas mas o meu ainda não pode.

  4. Diana disse:

    Fiquei preocupada com a quantidade máxima de suco recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria. No máximo 180 ml para crianças de 1 à 6 anos. Minha filha de 3 anos toma muito mais que isso.

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail