Desde que eu escrevi o post com dicas para se ter uma menina, recebo um número muito grande de mensagens pedindo para que eu conte as técnicas de como engravidar de um menino. Eu poderia começar dizendo o seguinte: basicamente faça tudo ao contrário, pois os fatores que favorecem a concepção de um sexo dificultam a de outro, certo?

Mas dá para contar um pouco mais, e esclarecer alguns pontos que, segundo os especialistas, aumentam as chances de uma gravidez de menino. Eles funcionam em 100% dos casos? Claro que não, obviamente! Se determinar o sexo de um filho fosse tão fácil e corriqueiro, acredito que muita gente estaria fazendo isso por aí. Mas, se você tem a preferência por um menininho, não custa tentar, não é mesmo? Veja a seguir algumas tentativas válidas:

como engravidar de menino

1) Tenha relações sexuais o mais próximo possível do dia da ovulação.

Publicidade

Isso se explica porque os espermatozoides com o cromossomo Y, capazes de gerar um menino, são mais rápidos e mais sensíveis do que aqueles com cromossomo X (responsáveis pela concepção de uma menina). Ou seja: eles “correm” mais rapidamente até o óvulo, mas duram pouco tempo: cerca de 24 horas. Tendo a relação sexual próxima ou, idealmente, no dia da ovulação, você facilitaria a chegada do espermatozoide com o cromossomo Y, antes que ele degenere. Por outro lado, ter relações dias antes da ovulação favorece a gravidez de uma menina, uma vez que apenas os espermatozoides femininos ainda estariam ativos.

Mas então vem a seguinte pergunta: “como saber o dia da ovulação?”. Para quem tem ciclos regulares certamente a resposta é mais fácil. E a conta é simples: o dia da ovulação = duração média do ciclo menstrual – 14. Um exemplo: Se seu ciclo dura geralmente 26 dias, faça a subtração 26 – 14 = 12 (portanto, sua ovulação ocorreria no 12º dia após o início da menstruação). Entretanto, se seu ciclo é irregular, anote por alguns meses sua duração e use como referência uma média desses períodos.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Uma outra forma de se determinar o dia da ovulação é observando o muco cervical. Próximo à ovulação ele se torna mais elástico e fluido, e vai engrossando e perdendo elasticidade depois que ela ocorre.

 

2) Dê preferência para algumas posições.

Teoricamente as posições de penetração mais profunda facilitariam a concepção de um menino. Fazendo com que os espermatozoides sejam colocados o mais próximo possível do colo do útero, você aumenta as chances da chegada de um espermatozoide com cromossomo Y ao óvulo, antes que ele morra.

Publicidade

 

3) Nada de banho quente antes da relação.

Alguns estudos afirmam que os espermatozoides com cromossomo Y são mais sensíveis ao aumento de temperatura, e que não a suportam bem (morrem com mais facilidade). Por isso, evite banhos quentes logo antes da relação (e nem pense na banheira como local para a tentativa!).

 

4) Tente chegar ao clímax antes do companheiro.

Os espermatozoides com cromossomo Y, exatamente aqueles que te interessam para que a gravidez de um menino aconteça, preferem o ambiente alcalino (com pouca acidez). Durante o clímax feminino, o corpo da mulher libera substâncias que neutralizam o ambiente ácido e aumentam a mobilidade desses espermatozoides, fazendo com que eles cheguem mais rapidamente ao óvulo, para fertilizá-lo.

Publicidade

 

5) Tome cuidado com a alimentação.

Em primeiro lugar, fuja dos cítricos, que podem tornar o pH vaginal mais ácido (esse dificulta a sobrevivência dos espermatozoides com cromossomo Y, e facilita a fertilização por um com cromossomo X). Sucos como o de laranja e o de limão devem ser evitados, assim como outros alimentos que promovem o aumento da acidez, como vinagre e chocolate.

Por outro lado, prefira alimentos que ajudam no desenvolvimento de um ambiente alcalino, como banana, cogumelos, carnes, farináceos e peixes. Há pesquisas que mostram que alimentos ricos em sódio e potássio também aumentam as chances de uma gravidez de menino, por modificarem o pH do sangue da mãe; mas o ideal é que você comece a consumi-los em maior quantidade pelo menos dois meses antes de iniciar as tentativas. São eles: ovos, carnes (peito de peru tem alta quantidade de sódio!), trigo, quinoa, aveia, milho, arroz e feijão.

O leite é um alimento controverso: se, por um lado, é rico em sódio e potássio, por outro ajudaria a tornar a vagina mais ácida. Na dúvida, evite-o, assim como seus derivados.

6) A influência da cafeína

Acredita-se que bebidas com cafeína, como o café, alguns chás (como o preto ou mate) e alguns refrigerantes, possam aumentar a mobilidade dos espermatozoides com cromossomo Y (que geram um menino), facilitando sua chegada ao óvulo. Por isso, a ingestão desses líquidos pelo homem antes da relação poderiam aumentar as chances de você engravidar de um menininho.

 

7) Faça uma ducha com bicarbonato de sódio antes da relação.

A explicação para isso também está no fato dos espermatozoides com cromossomo Y se comportarem melhor em ambiente alcalino – e é exatamente esse o efeito que o bicarbonato de sódio irá promover. Por isso, cerca de duas horas antes da relação, faça uma ducha com uma mistura de 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e um litro de água.

 

8) Tente a Tabela Chinesa.

Dizem que ela reúne um conhecimento milenar, e que, seguindo-a, suas chances de ter um menino são maiores, pela combinação entre sua idade e o mês da relação que irá conceber a criança. Eu já mostrei a tabela aqui, dê uma olhadinha que lá eu conto exatamente como fazer o cálculo para saber quais os melhores meses para se engravidar de um menino.

 

9) É possível determinar o sexo com FIV, mas não é ético.

As técnicas atuais de fertilização em vitro permitem que sejam selecionados espermatozoides que geram apenas um sexo, garantindo que você tenha um menino ou uma menina, conforme sua vontade. Embora não seja um crime, o Conselho Federal de Medicina considera essa prática anti-ética e recomenda que ela não seja feita pelos profissionais. A única exceção são os casos em que existe a chance do filho ter uma doença ligada ao sexo (em geral, ao masculino, fazendo com que sejam selecionados apenas espermatozoides capazes de gerar uma menina).

 

Enfim, essas são algumas dicas que você pode usar para tentar engravidar de um menino. Mas é importante ter em mente que a biologia não é uma ciência exata – mesmo tomando todos esses cuidados, é possível que você engravide de uma menina. Se isso acontecer, veja o fato como um presente – eu sou mãe de uma linda menininha e a considero a melhor companheira que eu poderia ter na vida!