Conheça 3 métodos gentis para ensinar seu filho a dormir (sem deixar chorar)

Por 84 Comentários


Por Michele Melão

aprendizagem de sono

Há alguns dias, escrevi aqui no Mil Dicas de Mãe sobre o choro controlado e outras técnicas para ajudar no sono dos bebês. E desde então, muitas mães vêm me pedindo para que eu explique um pouco mais sobre os métodos gentis que podem ser usados para ensinar os filhos a dormir melhor.

Por isso, no post de hoje, vamos falar sobre três métodos bastante usados pelas famílias, que são eficientes para muitas crianças e considerados gentis. Neles, os pais ficam ao lado dos filhos enquanto eles aprendem a dormir e ajudam a quebrar as associações de sono, como embalo, peito, colo e tantas outras, que precisam da interferência da família durante a madrugada (muitas vezes de hora em hora, a cada ciclo de sono que o bebê faz). Vamos a eles:

Método da Encantadora de Bebês:

Este método consiste em criar uma rotina onde o bebê é alimentado, faz alguma atividade (troca, banho, etc) e deve dormir. Para dormir, a mãe deve seguir a rotina dos horários e atender às necessidades do bebê sempre dentro desse esquema. Segundo a criadora do método, o bebê deve se ajustar a casa, e não o contrário.

Na hora de ir para cama, o bebê deve ir para o berço ainda acordado e quando chorar, a mãe deve tirá-lo do berço, acalmar o bebê no colo e quando ele parar de chorar, deve ser colocado no berço novamente (acordado). Nesse método, o bebê não deve dormir no peito, já que a ideia é amamentar sempre quando acorda, e não para dormir. De madrugada, os pais devem fazer a mesma coisa, quantas vezes forem necessárias, até que o bebê durma, sozinho, no berço e siga os horários propostos para amamentação.

Pontos positivos: funciona muito bem para bebês que são “reloginhos”. Bebês que mamam de 3/3 horas, acordam e dormem no mesmo horário. Além disso, é considerado um bom método para tirar a associação de mamar para dormir. Pode também ser interessante para mães que querem fazer a transição do quarto dos pais para o quartinho do bebê, já que os pais não saem de perto enquanto o bebê não dorme, e isso dá segurança e facilita a mudança do ambiente.

Pontos negativos: para bebês que mamam por livre demanda, esse método não funciona. Para suas mães, seguir a tal rotina proposta pode ser impossível, porque o sono e as atividades do bebê são regulados pela amamentação. Apesar do colo acalmar, muitos bebês ficam mais estimulados do que relaxados com esse processo de tirar todas as vezes do berço para acalmar (método PU/PD – Pick UP / Put Down).

Método da cadeira (Kim West):

Esse método, desenvolvido pela famosa “Sleep Lady”, consiste em ter uma rotina para mostrar para o bebê que a hora de dormir chegou e colocá-lo no berço também acordado. Depois disso, o adulto deverá sentar-se em uma cadeira ao lado do berço e em intervalos determinados (3 em 3 dias por exemplo), a cadeira deve ir se afastando do berço – até chegar do outro lado da porta. Nesse método, se o bebê chorar, ele não deve ir para o colo, mas sim ser acalmado no berço e a cadeira nunca deve retroceder. Uma vez afastada do berço, aquele é o ponto de partida para o próximo dia.

Ponto positivo: o método é feito bem aos poucos, ideal para bebês que têm medo de ficar sozinhos em seu quarto. A quantidade de dias pode ser ajustada de acordo com cada família.

Ponto negativo: apesar de ser considerado gentil, muitas famílias têm grande dificuldade em confortar o bebê no berço, especialmente aqueles que já ficam em pé, gritam e choram muito.

Método 12 Horas de Sono com 12 Semanas de Vida:

Método criado pela brasileira Susy Giordano, que aos 26 anos já tinha 5 filhos. Susy afirma que o controle dos pais sobre os horários e hábitos do bebê é primordial para melhorar o sono. Segundo a autora, os pais precisam se sentir no comando para que a criança se adapte à família. Um exemplo é que a autora não acredita que o ritmo da casa precisa diminuir durante as sonecas – para ela, o bebê deve se acostumar com isso.

A metodologia consiste em uma rotina rígida com alimentação de 4 em 4 horas para que o bebê espace mais a alimentação e consiga dormir por 12 horas durante a noite. Também os pais devem fazer uma rotina, ser firmes nos horários e confortar o bebê no berço quando ele chora. A autora é contra deixar o bebê chorar por muito tempo, mas o método também não sugere que os bebês venham para o colo para serem acalmados. Os confortos devem ser: chupeta (só para o sono), afagos, naninhas, brinquedos, encontrar alguma posição melhor para o bebê no berço e algumas palavras para acalmar.

Pontos positivos: os pais não devem sair de perto do bebê enquanto ele estiver chorando, portanto é considerado um método de aprendizagem gentil. É um meio termo entre os métodos de deixar chorar e os sem choro.

Pontos negativos: nem sempre conseguimos que o bebê se adapte à casa como a autora sugere. O que acontece na maioria das vezes é que a casa muda completamente com a chegada do bebê. Para as mães que amamentam (livre demanda ou não), até os 6 meses a indicação é que ainda mamem de madrugada.

Minha opinião sobre estes métodos (e todos os outros): é bastante interessante conhecer as maneiras de ajudar seu bebê a dormir e tirar o que há de melhor em cada uma, de acordo com o que a família considera importante. Todos esses métodos têm pontos positivos, que podem ser adaptados à rotina de cada casa.

Qualquer método de aprendizagem de sono requer paciência, calma e persistência dos pais. Começar um método, trocar para outro, atender o bebê de maneiras diferentes todos os dias, pode causar mais transtornos do que trazer alguma solução. Em uma consultoria de sono, pesquisamos bastante sobre os bebês e a dinâmica da família antes de sugerirmos os métodos e, mesmo assim, quase sempre ajustes são necessários para conseguirmos os resultados esperados.

Você não precisa de maneira nenhuma abandonar seu bebê no berço chorando para que ele aprenda a dormir sozinho, nem tampouco chegar à exaustão por não ter noites de sono restauradoras. Mas ensinar seu filho a dormir, funciona como uma lição de casa: você pode estar ao lado dele enquanto ele executa a lição, mas se fizer sempre tudo por ele, a solução poderá até ser eficiente num primeiro momento, mas o aprendizado ficará mais lento e prejudicado.

Seu bebê vai aprender a andar se você nunca colocá-lo no chão? Certamente vai, mas pode demorar mais tempo. O que vai dar segurança é a prática, a habilidade de cair e levantar. Com o sono acontece algo muito parecido. Percebemos que quando o bebê aprende a dormir, essa prática vira algo bom de fazer, e eles gostam de praticar, especialmente no sono noturno.

michele melão selo




Arquivado em: Cuidados diáriosSono do bebê Tags:

Comentários (84)

Trackback URL

  1. paula disse:

    Bom fui! Meu filho tem 1 ano e 3meses e ainda acordo no mínimo 2 vezes durante a noite desde que nasceu. Ele tira umas 2 sonecas de dia. Sei que estou deixando de fazer algo, mas não sei como solucionar esse problema. Não quero deixar lo em pé e chorando no berço, tenho medo que ele caia! Preciso de ajuda!

    • Michele disse:

      Olá Paula!
      Realmente com 1 ano e 3 meses seu bebê não precisaria mais acordar a noite (a não ser que haja recomendação do pediatra para alimentá-lo de madrugada). Na consultoria de sono, nós tentamos aliar o que há de melhor nos métodos de acordo com o perfil da família e personalidade do bebê. Não é preciso deixar seu filho de pé chorando no berço para dar qualidade ao sono dele.
      Se eu puder ajudar, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br

      Um beijo

    • Vanessa disse:

      Meu bebe tem 3 meses e 22 dias. Ate os 3 meses qdo percebia q ele estava com sono basrava eu colocar a chupeta e uma fraldinha do lado do rostinho que ele acabava adormecendo (no berco) mas, ja tem uns 20 dias que ele nao quer chupeta (sempre usou somente pra dormir) e chora bastante pra dormir. Um chororo qparece nao vai terminar.
      Agora seja no berco, carrinho ou colo ele so dorme depois de muito chorar!
      Espero q seja uma fase e que passe logo!

  2. Vanessa Gomes disse:

    Amei! Obrigada pelas super dicas. Só peço que Deus me dê coragem pra tentar um desses métodos, pois só penso no quão cansativo e desgastante será! Kkkkkk Mas é isso mesmo! Coragem, e vamos lá! Pior é continuar do jeito que está! Beijos

    • Michele disse:

      Oi Vanessa, tudo bem?
      Você pode tentar adequar algum dos métodos à sua necessidade e até onde você consegue seguir na aprendizagem de sono.
      Sempre que “contrariamos” nossos bebês, o processo não é fácil, mas pensar nos benefícios (não só para você que dormirá a noite toda mas principalmente para seu bebê porque o sono é primordial para a saúde e desenvolvimento dele), pode ajudar demais na continuidade do processo.
      Um beijo
      Michele

  3. Andressa disse:

    Minha filha esta com 1 ano e 4 meses e ñ quer saber de berço.. só de ver o berço ela se treme toda e entra em panico! ja apliquei todos esses metodos mais nenhum funciona ou quando ela dorme no berço ela acorda de madrugada e quando dorme comigo ñ… o que eu faço?? 🙁

  4. Adotei o método da encantadora de bebês desde o 1º mês de vida do meu bebe, e funcionou perfeitamente até hoje, temos muito orgulho de termos começado com esse metodoC pois cada vez q o baby vai para a cama, ele já sabe todos os procedimentos e ajuda, deita sempre com um sorriso estampado e feliz.
    É claro q há noites q ele depois de um tempinho acorda faz docinho e quer ficar com os papais, mas nós damos o que é necessário, carinho, amor, porém ele sabe que no final vai para a caminha dele( berço) dormir.

    Ser pai e mãe é dar o nosso melhor e reconhecer nossos limites, estudar o que podemos fazer para adaptar na nossa casa. É um m crescimento diário.

  5. Hannah Adelyta disse:

    Minha filha desde os 10 meses depois de uma gripe que não a deixava respirar direito, começou a dormir comigo na cama. Confesso que tenho medo de mudar a rotina e acostuma-la a dormir sozinha. Atualmente ela tem 1 ano e 7 meses e ainda dorme comigo. O porém da coisa é que nem eu e nem meu marido dormimos direito… Eu tenho o sono muito leve, e qualquer movimento dela eu acordo… E tenho medo dela acordar de madrugada e chorar e meu marido não conseguir dormir para trablhar no outro dia. Cada noite minha é um suplício e ultimamente sinto que algo vai acontecer comigo por tanta ansiedade e aflição que sinto. Rezo muito para que ela cresça logo e durma sozinha para eu poder dormir um pouco melhor. Só queria desabafar um pouco.

  6. Crislaine disse:

    Tenho uma filha de 1 ano e 2 meses, ela mama somente no peito. Durante o dia mama pra dormire a noite também! O problema maior e que mama a madrugada inteira! As vezes até de hora/hora. Não sei mais como agir, pois preciso tirar ela do peito, gostaria de introduzir mamadeira mais ela não aceita nenhum tipo de leite, já tentei vários. Alguém pode me dar uma dica? Por favor já estou cansada. Durante o dia ela dorme um sono curto de manhã e outro a tarde, não e de dormir muito.

    • Michele disse:

      Crislaine, bom dia.
      Com esta idade, sua bebê não precisaria mais ser alimentada de madrugada (a não ser que o pediatra peça que a esta alimentação continue). Se quiser conhecer um pouco mais sobre as técnicas de aprendizagem de sono, me escreva para que eu veja a melhor maneira de te atender.
      Além disso, não é necessário cortar completamente a alimentação noturna se você não desejar, apenas diminuir a frequência porque com esta idade, talvez ela mame apenas para se acalmar, e não porque está com fome.
      Um beijo
      Michele

      • Cristiane Nascimento disse:

        Eu tbem me chamo Cristiane e vivo o mesmo problema desta colega no meu caso um menino de 10 meses. Nao aceita nenhum tipo de leite . E eu ja estou abaixo do peso e tao irritada que quase me separando

  7. Roberta Rampineli disse:

    Olá! Tenho um bebê de 2 meses e meio e ele só mama no peito. Ele só dorme no colo e chora muito antes de dormir 🙁 às vezes coloco ele deitado com a chupeta e fraldinha, para tentar fazer ele dormir sozinho, mas ele resmunga e não dorme. Preciso pegar no colo e fazer ele dormir. Com quantos meses posso colocar ele para dormir sozinho?! Será que ele é muito novo e por isso não aprendeu a dormir sozinho?!

  8. Minha bebe tem 9 meses e desde os 4 acorda a noite toda, de hora em hora! Ja tentei o metodo do choro, o de tentar acalmar, acredito que todos os possiveis… ela toma banho, mama no peito, disperta, daqui a pouco suga o peito novamente. Quando pega no sono, coloco no berço e dale chorar e assim vai a noite toda a 5 meses. Eu e meu marido estamos num estagio mto complicado, pois estamos cansados e mais brigamos por causa disso do que qualquer outra coisa! Me ajude por favor

  9. meu filho tem 6 meses e não gosta do seu berço ate hoje ok eu faço para fazer ele dormi lá? me ajude por favor

    • Michele disse:

      Rosinha, ele dorme bem em outros lugares? Talvez você possa tentar as sonecas em outros lugares seguros e só o sono da noite no berço.
      Brinque um pouco com ele no berço, tente deixar o lugar mais agradável para que ele comece a gostar do local.
      Um beijo
      Michele

  10. Aline Ordine disse:

    Tem alguma dica para fazer o bebe aceitar a soneca? Os meus dormem 12 hrs a noite…mas para fazerem a soneca durante o dia é um martírio. Brigam com o sono até não poder mais…

    • Michele disse:

      Aline, bom dia!
      Não sei quantos anos tem seu bebê, mas pense que com o passar do tempo a necessidade de sono diurno vai diminuindo. Como seu filho dorme por 12hs a noite (o que é ótimo!), se ele tiver mais de 3 anos, pode ser que a soneca seja eliminada. Pensar nos horários das sonecas também ajuda para atender a necessidade do seu filho.
      Um beijo
      Michele

  11. Oi Michele, minha bebe dormia até 7 horas seguidas, depois mamava e dormia mais 4 horas até os 6 meses. Depois que completou 6 meses tudo mudou, agora ela acorda de três em três horas qdo não acorda de hora em hora. Acredito que o problema esteja no fato de que a acostumei adormecer sendo ninada já que ela tem uma rotina rígida. Li o seu post e adorei as dicas. Estou muito disposta a tentar mas estou na dúvida de qual método escolher. Vc poderia me ajudar? Obrigada

    • Michele disse:

      Valeria, tudo bem?
      A escolha do método vai depender muito da família e da personalidade do bebê. É necessário descobrir o que funciona para sua família e o que vocês conseguem aplicar com paciência e persistência.
      No nosso trabalho de consultoria, adaptamos os métodos às necessidades das famílias. Se você tiver dúvidas, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br para que eu possa verificar a melhor maneira de te ajudar.
      Um beijo

  12. Leia o livro "Nana nenê" (Gary Ezzo e Robert Bucknam). Não conheço ninguém que tenha praticado aqueles métodos que não tenha visto bom resultado. Lendo o livro, voce pode ter a impressao de que a coisa só funciona se colocada em prática desde que o bebê é bem pequenininho, mas no final do livro, na parte de perguntas e respostas, há uma mãe perguntando sobre usar o método para o bebê de 9 meses (idade da sua bebê) e o autor garante sucesso, se feito com paciência.
    Dá certinho MESMO, vejo resultado no meu bebê

  13. Minha filha tem 8 meses, tenhos vários problemas, minha filha não quer ficar em lugar nenhum durante o dia se não no meu colo, a noite acorda de 3 em 3 horas, mama uns 10 minutos e dorme. Está muito difícil, preciso de ajuda.

  14. ge silva disse:

    ola, minha filha tem quase sete meses e ainda acorda a cada duas horas, as vezes ela acorda a cada hora e eu ja estou muito cansada,preciso de ajuda,o que eu faço por favor.

  15. Maria goretti disse:

    Meu filho tem 1 ano e 7 meses, desde o inicio só dorme comigo e no peito. Ainda acorda uma vez a noite para mamar. Gostaria muito que ele dormice com outras pessoas e sem ser no peito. Como devo fazer???

  16. Sayonara disse:

    Meu bebê tem 6 meses,e desde que nasceu sempre dormiu no berço, mas na semana do dia das mães ele teve que ser internado,e nos sete dias que ele ficou no hospital durmi com ele na cama,e desde então ele não quer mais durmi no berço dele,não sei o que fazer,por favor me dê alguma sugestão, muito obg.

  17. Tatiana disse:

    Meu bebê tem 1 mês e 25 dias, no inicio acordava de 3/3hs pra mamar, mas logo voltava a dormir. Depois passou a ter cólicas e agora só quer ficar no colo, sempre que coloco no berço acorda e chora, já tentei acalmá-lo lá mesmo mas não para de chorar. Só dorme se for no colo. Teria alguma sugestão? Obrigada!

  18. Eliane disse:

    Minha filha tem 1 ano e 8 meses, e chora toda noite para dormir, tirei ela do peito e nao consegui achar um jeito de fazer ela dormir sem choro. Preciso de dicas para ela se acalmar, ela sempre dormia no peito e depois levava para o berço, agora ela chora até pegar no sono e depois coloco no berço, só que os choros são muuuito altos, desesperadores.

  19. Oi Eliane, como vai?
    Com a idade da sua filha, eles já protestam bastante e é importante fazer um ritual de sono de pelo menos 40 minutos para diminuir o ritmo da sua filha e consequentemente diminuir o choro. Troque este tempo que ela ficava no peito por algo como uma história para dormir, uma música calma, diminua o ritmo da casa 1 hora antes do horário de dormir. Veja também o horário do jantar (se não está muito longe do horário de dormir) e o que ela está comendo. Alguns alimentos ajudam e outros atrapalham o sono. Veja também o tempo de soneca (sua filha precisa estar preparada para dormir). Uma soneca no meio do dia para a idade dela está ótimo.
    Um beijo

  20. Glaucia Machado disse:

    Boa noite,

    Minha filha tem 5 meses e até os seus 3 meses dormia a noite toda, depois começou a acordar duas vezes na noite e agora acorda de hora em hora chorando, já tentei deixar chorar, dar água, acalmar no berço ela volta a dormir só q não para d acordar, tenho q levantar além hr em hr p acalmar ela, estou acabada, cansada e devido à td isso brigas com meu esposo estão constantes…. De dia ela dorme 4 soninho de 30 min cada, já tentei esticar mais ela desperta e não dorme mais, acorda sonolenta mais não dorme… Me ajude!!!

    • Oi Glaucia, como vai?
      Certamente sua bebê passou por uma regressão de sono, o que é bastante comum na idade dela. Ela deve acordar por hábito, não sabe voltar a dormir sem ajuda quando o ciclo de sono termina. Realmente ficar sem dormir abala toda a família, isso é sinal do cansaço de vocês. Veja a forma como você a coloca para dormir, verifique sua rotina, se você consegue dar oportunidade da sua bebê desenvolver a habilidade de dormir.
      Se quiser saber mais detalhes da consultoria de sono, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br.
      Um beijo
      Michele

  21. Karen disse:

    Olá Michele, meu bebê está com 7 meses e já faz umas três semanas que acorda diversas vezes na madrugada para mamar. A alimentação com sólidos com,eçou aos seis meses, ofereço o jantar as 18hs e uma “ultima” mamada as 21hs que é a mamada em que ele dorme. Mas após as 21hs ele começa a acordar de três em três horas e as vezes até menos que isso pra mamar, e logo após a mamada volta a dormir. Quando acorda só aceita voltar a dormir mamando no peito, não aceita ninar, dar chupeta, nada acalma ele, fica chorando desesperado até ganhar o peito. Será que é fome?

    • Oi Karen, como vai?
      Veja como está a alimentação dela. Ela aceita bem o jantar 18h00? O crescimento e peso dela estão adequados? O pediatra acredita que você ainda precisa alimentar sua bebê de madrugada? Pode ser que ela esteja passando por um pico de desenvolvimento, onde ela sentirá mais fome (porém isso acontece também durante o dia). Se for por hábito, reveja como você a está colocando para dormir, se ela adormece mamando. Se isso acontecer, pode ser por hábito (alguns bebês que adormecem no peito, precisam do peito para voltar a dormir no meio da madrugada em alguns despertares).
      Um beijo
      Michele

  22. Taciana Targino disse:

    Minha filha tem 46 dias e há 15 dias não dorme bem durante o dia. Dorme no máximo 45 mim. A noite ela dorme mais se eu colocá-la na cama. Ela só quer dormir no braço. Estou desesperada! Me ajuda!

    • Oi Taciana, como vai?
      Sua bebê ainda é muito pequena. Veja como está a alimentação dela e tente técnicas como cueiro, ruído branco e embalo. Tudo o que lembrar o ambiente que ela tinha no útero, vai dar mais segurança para sua bebê dormir melhor.
      Com esta idade, o mais comum é que ela durma por aproximadamente 2 horas e acorde para higiene e alimentação.
      Um beijo
      Michele

  23. Renata disse:

    Olá Michele. Meu bebe faz 8 meses amanhã. Desde os 5 meses conseguia fazer ele dormir sozinho no berço, mas de repente ele começou a virar e ficar em pé e desde então não dorme mais sozinho no berço e em nenhum lugar, não fica no colo e o único lugar que ele consegue dormir, mesmo assim a contragosto é o carrinho, afivelado no cinto porque ele cai. Ele tem acordado várias vezes à noite, e uma delas é para mamar, por volta das 3h, quero tirar essa mamadeira, estou diminuindo a quantidade gradativamente até conseguir.
    De dia ele tira uma soneca de manha por volta de 1 hora e outra soneca à tarde, também por volta de 1 hora.
    Penso que a dificuldade dele de conseguir dormir sozinho pode ser porque ele está extremamente elétrico, você poderia me ajudar?

    • Oi Renata, como vai?
      Te mandei uma mensagem por email. Aos 8 meses existe mesmo uma mudança grande no padrão de sono de muitos bebês mas é uma fase excelente para ensinar seu filho a dormir, com bastante carinho, dedicação e com as técnicas corretas.
      Um abraço,
      Michele

  24. Rafaela Passos disse:

    Olá. Minha filha tem quase cinco meses e agora quer fazer do berço local de treinamento das coisas novas que está aprendendo.

    Por vezes ela acorda porque está de bruços e não consegue virar e a posição fica desconfortável, mas mama ou pega a chupeta e logo dorme.

    Mas tem três noites que fica acordada pelo menos uma hora direta (acho que ela está entendendo como virar de barriga para cima). É visível que está com sono, mas não consegue dormir nem no peito, nem com presença minha ao lado do berço e nem no colo.

    Tem algo a fazer para que não vire hábito?

    P.S. ela dormia muito bem e até sozinha até pouco antes de completar quatro meses, se eu não a acordasse a noite para mamãe, ela dormia direto, mas como não estava ganhando peso suficiente, tive que pega-la do berço para mamar.

    • Oi Rafaela, como vai?
      Certamente ela está passando por um pico de desenvolvimento. O melhor a fazer nesta fase é deixar que ela treine muito esta nova habilidade durante o dia e, de preferência, em outro local que não seja o berço, para ela não sentir vontade de fazer isso de madrugada. De qualquer forma, se ela acordar de madrugada para “treinar” o ideal é não interferir muito, para que ela não crie uma associação de sono e só volte a dormir se você ajudar.

      Um abraço
      Michele

  25. Gabi Dutra disse:

    Meu filho tem 10 meses e acabei acostumando ele a dormir no colo (ou mamando ou sendo ninado). Ele sempre acordou varias vezes à noite para mamar, mas quando fez 3 meses, começou a dormir algumas noites inteiras (para minha felicidade!). Infelizmente, há alguns meses ele voltou a acordar várias vezes à noite, algumas chorando muito, só conseguia se acalmar e voltar a dormir no peito. Tem sido extremamente desgastante! Tentei aplicar uma rotina à hora de dormir, mas não vi resultado. É possível ainda aplicar essas técnicas com o bebê já mais velho? Obrigada!

    • Oi Gabi, como vai?
      Esta fase dos 10 meses é excelente para aplicarmos algum método de educação de sono para seu bebê. Geralmente em aproximadamente 2 semanas já conseguimos ver ótimos resultados. Me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes da consultoria.
      Lembro que sempre usamos métodos gentis onde priorizamos as necessidades da criança e o perfil da família, evitando o choro e ensinando o bebê a dormir com carinho e paciência.

      Um abraço,
      Michele

  26. Jerusa disse:

    A minha bebê tem 8 meses e não dorme bem à noite, tem vezes em que ela acorda 2,4 vezes, mas já chegou a acordar 11 vezes. Ela só dorme no peito, quando coloco ela na cama ela acorda. Eu sou adepta da cama compartilhada, existe algum método que possa ser utilizado na cama compartilhada mas que desassocie dormir ao peito ou ao embalar?

  27. Oi Jerusa, como vai?
    Sim, existem métodos que podemos ensinar os bebês a dormirem mesmo com a cama compartilhada. Como consultora de sono, não sou contra a cama compartilhada, desde que ela funcione e todos tenham qualidade de sono. Se houver interesse em conhecer a consultoria de sono, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes do trabalho.

    Um abraço.
    Michele

  28. vanessa disse:

    Boa tarde, meu filho Arthus tem 25 dias e estou tentando adaptar o sono noturno pois com 4 meses eu tenho que retornar ao trabalho.
    7 horas massagem e mama
    10 horas banho e mama
    13 horas mama
    15 horas massagem
    16 horas mama
    17 horas banho
    19 horas mama
    22 horas mama e dormir sono da noite
    1 hora mama
    4 horas mama
    e iniciamos as 7 horas novamente.
    Às vezes essa rotina sai do horário com atraso ou antecedência de hora, mais a dificuldade que encontro é que meu filho chora muito na hora de trocar a fralda, então tento trocar sempre antes das atividades e das mamadas e se ele se suja depois e está dormindo, não me encorajo a acordá-lo para trocar, pois ele sempre quer mamar novamente e isso só serve para ele jogar o leite fora.
    Como posso fazer para que ele continue dormindo durante as trocas de fralda?

    • Olá Vanessa, como vai?
      Dificilmente os bebês gostam de colocar fralda e roupa. Além do choque térmico, existe um gasto grande de energia para estas atividades, especialmente nos 2 primeiros meses de vida. Não existe uma forma de fazer garantindo que ele continue dormindo, mas você de madrugada, se houver necessidade, pode trocar a fralda da forma mais calma possível, não iluminar muito o quarto (apenas o suficiente para você enxergar) e tente usar algodão com água morna, para evitar o choque térmico.
      Um abraço.
      Michele

  29. Bruna Rocha disse:

    Boa tarde! Meu filho está com 1 ano e só dorme embalando. Não é tão demorado,mas somando as sonecas diurnas sobrecarrega minha coluna que além de ter um leve desvio,ainda conta com seus quase 1kg! Já tentei até deitar com ele na cama mas ele chora de sono e não fica. Estou mesmo precisando de uma.luz! Ele tbm acorda 1x na madrugada pra mamar L.A. Obrigada!

  30. Oi Bruna, como vai?
    Entendo seu cansaço. No começo da vida do bebê é uma delícia embalar a criança, ninar até dormir, porém quando eles ficam maiores e pesados a nossa coluna começa mesmo a reclamar. Você precisa ensinar seu bebê a dormir de uma outra forma, ele tem toda capacidade de aprender a fazer isso. Comece pelo sono noturno e depois você pode tentar nas sonecas. Deite com ele na sua cama, faça carinho e fale que as costas da mamãe estão doendo mas que você fica com ele até que ele durma. Trabalhe bastante com estímulos positivos, fazendo algumas brincadeiras calmas enquanto ele está deitado com você. Para ele acostumar, isso deve ser divertido. Insista bastante e em uma semana você já pode ter grandes resultados.
    um abraço
    Michele

  31. Fernanda disse:

    Olá, meu bebe tem 1 mês e não quer dormir no berço, nem no moisés. Ele dorme no colo e quando coloco no bercinho ou no moisés ele chora de berrar, é um choro bravo. Quando pego no colo ele para de chorar e dorme. Não sei o que fazer.

    • Oi Fernanda, como vai?
      Seu bebê ainda é bem pequeno, está em uma fase de adaptação fora do útero. Nesta fase, as crianças precisam de muito colo, carinho e segurança para conseguirem relaxar e dormir. Tente usar um cueiro, um ruído branco e nine levemente seu bebê. Depois que ele dormir, espere uns 15 ou 20 minutos para passar para o berço, assim você o coloca na superfície em sono profundo.
      Espero que estas dicas te ajudem.
      Um beijo
      Michele

  32. Carla Andressa Felipe disse:

    Olá, boa noite, minha bebê tem 6 meses e tenho bastante dificuldade com o sono dela, ela tem a rotina pra dormir, as 21:00 hs começo, dou um banho, coloco uma canção de ninar, leio uma história, dou mama, ela adormece no peito, quando coloco no berço ela acorda mais volta a dormir, acorda 3 horas depois, dai esta o problema, pois depois acorda de hora emhora, só melhora se coloco ela pra dorrmir comigo, o que eu faço para mudar isso? Estou desesperada, pois tenho q dormir no quarto dela e nao sei mais o q fazer. Por favor me ajude.

    • Oi Carla, como vai?
      Sua bebê certamente acostumou com você dentro do quarto e só consegue relaxar e dormir se estiver perto de você. Sei que a intenção de fazer isso em um primeiro momento é atender rapidamente a necessidade do bebê, mas isso acaba caindo no que chamamos de paternidade acidental. Fazemos algo para melhorar e depois voltar ao que era antes fica muito difícil.
      Certamente sua bebê vai protestar, mas se dormir com ela não é uma opção para você, o melhor seria sair do quarto e voltar quando ela solicitar (sei que é cansativo, mas ela tem capacidade de aprender a dormir sem você, como no começo da noite).
      O sono com o passar das horas vai se tornando mais leve e este deve ser o motivo da sua dificuldade depois de certo horário.
      Se estiver interessada em uma consultoria de sono, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes do trabalho
      Um abraço
      Michele

  33. Tais Ribeiro disse:

    Oi Michele,
    Adorei o post : )
    Minha Bb está com quase 2 meses e dorme super bem a noite… Quase 12hs, acorda 1x só.
    O meu desafio está sendo durante o dia… Ela dorme super pouco, raramente 1 hora… Já teve dia q ela dormiu sozinha no berço oi na cadeirinha de balanço, mas nunca consegui repetir o feito rsrs
    De dia ela mama 40 minutos a cada 2 horas… O q tenho percebido é q 1 hora mais ou menos depois da mamada ela demonstra sinais de sono… Tento por no berço ou na cadeirinha e começa a resmungar… Deixo ela até chorar, mas aí tenho q por no colo e andar, se não fizer isso ela não dorme ou se dorme é uns 10 minutos e desperta.
    Gostaria de dica para aplicar durante o dia.
    Obrigada!
    Tais

    • Oi Thais, como vai?
      Que bom que sua bebê dorme bem de noite! Geralmente nesta idade eles costumam acordar mais vezes para mamar, e ela vai muito bem.
      Provavelmente ela tem dificuldades no sono do dia porque o ambiente de sono é bastante diferente. Como ela é muito pequena e não tem um padrão de sono definido ainda, tente fazer parte da soneca no colo (veja se ela estica), escureça o ambiente e use um ruído para abafar os sons externos. Lembrando o ambiente do útero, ela deve relaxar e conseguir dormir melhor.
      Com esta idade, geralmente os bebês passam apenas uma hora ou no máximo 90 minutos acordados e já precisam de uma soneca.
      Um abraço
      Michele

  34. Camila disse:

    Minha filha vai completar um ano na próxima semana e só dorme no colo e se tivermos balançando. Depois que ela dorme, até conseguimos colocar ela no berço, mas normalmente ela acorda de hora em hora. Já não sei mais o que fazer para ela conseguir dormir sozinha, confortável. Alguma sugestão, por gentileza? Se puder responder por email eu agradeço.
    Ahhh, esse costume de dormir no colo ela tem desde recém nascida porque ela tinha cólicas terríveis e só dormia assim 🙁

  35. Oi Camila, como vai?
    Imagino o quanto está cansada sem dormir adequadamente por um ano!
    Certamente sua filha só sabe dormir desta forma, e precisa de ajuda todas as vezes que o ciclo de sono termina.
    Minha sugestão é ensiná-la a dormir de outro jeito, mesmo que com ajuda no começo para que ela desenvolva a habilidade de dormir sozinha. Tente deitar com ela em algum lugar para acalmar, depois passe para o berço fazendo um carinho até que ela durma.
    Não sugiro deixar chorar. Existem formas gentis de ensinarmos as crianças a dormirem bem.
    Se estiver interessada em uma consultoria, me passe um mail no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes do trabalho.
    um abraço
    Michele

  36. luciana disse:

    Olá, tenho uma filha de 3 meses e 10 dias que desde os dois meses e meio ela vem escandalizando muito antes de dormir!
    Durante o dia ela costuma dormir de 1 a 2 horas e fica no máximo 2 horas acordada durante o dia. A noite dorme as 20h e só acorda novamente as 3 ou 4 da manhã. Mas dou mamar as 22h ainda com ela dormindo.
    Gostaria de saber se é normal os berros quando está com sono e se também é comum os bebês ficarem pouco tempo acordados durante o dia.

    grata.

  37. Fernanda disse:

    Olá, Michele, meu bebê tem 5 meses e dorme um primeiro tempo das 20h a 24:30h direto, mas depois seu sono fica conturbado, se batendo, e quando acorda 2x fica brincando e balbuciando alto, não me deixando dormir. Sou obrigada a dar mamadeira e faze lo domir no colo ninando, senão perco muitas horas de sono. Nessa rotina vai até as 6h manhã. E durante o dia dorme umas 3 a 4 sonecas de 1 a 2h. Será que ela está dormindo muito de dia? Devo deixa-lo sozinho qdo acordar?

    • Oi Fernanda, como vai?
      O ideal para seu filho é dormir 3 sonecas (duas delas de até 2 horas e uma menor no fim do dia) para não compensar no sono da noite. Respondi seu email, acredito que as informações que estão lá também podem te ajudar.
      Um abraço,

  38. Monica disse:

    Olá, minha bebé tem 3 meses e 10 dias. Acordava somente duas vezes a noite pra mamar, amamento em livre demanda, mas após os dois meses e meio ela está acordando de hora em hora, e sempre dou o peito senão ela chora demais aí acorda e não quer voltar a dormir.Ela tem refluxo e por isso fico com ela em pé no colo por 20 minutos até colocar no berço. Não sei mais o que fazer, já tentei faze-la dormir sem pegar no colo mas ela chora horrores. Me ajude por favor!

    • Oi Monica, como vai?
      Apesar de eu achar a amamentação por livre demanda muito boa para o crescimento e desenvolvimento do bebê, dar de mamar todas as horas que ela acorda pode criar uma associação onde dormir e comer são habilidades complementares (uma não vai acontecer sem a outra).
      A partir de agora, você já pode tentar montar uma rotina para ela, verificando os horários que ela mama melhor, distribuindo o dia em 4 sonecas para que ela durma melhor de noite.
      Tente trocar este peito por carinho, colo, mudança de posição, mas não sugiro oferecer sempre o peito.
      Se você estiver interessada em um acompanhamento sobre isso, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br
      Um beijo
      Michele

  39. michele disse:

    Oi, meu filho esta com um mês e meio para as sonecas da tarde eu posso aplicar alguma técnica?? Ja fiz algumas mas ele briga muito para dormir, as vezes dorme mas geralmente dou o peito pois mama livre demanda ainda. Obrigada!

  40. Daniela disse:

    Olá, meu filho tem 2 anos e 1 mês e tira soneca a tarde de 2 horas. No início do ano tentei coloca-lo na escola, mas como não conseguia fazer a soneca, foi um desastre, não dormia mais a noite também, tive que tira-lo. Agora estou pretendendo coloca-lo novamente, pois preciso trabalhar e noto que ele está querendo fazer atividades, mas estou com medo da falta da soneca. Tens algumas dicas? Se ele dormir no carro na volta, o que faço, deixo dormir um pouquinho ou tento faze-lo não dormir? Obrigada.

    • Oi Daniela, como vai?
      A soneca ainda é importante para seu filho mas para deixar dormir um pouco no retorno depende de que horas isso iria acontecer porque se adormecer muito perto do sono da noite ele pode não estar preparado para dormir no horário adequado.
      Veja se a escola te ajuda a incentivar pelo menos uma hora de sono no meio do dia, eata seria a melhor alternativa.
      Um abraço
      Michele

  41. targila brasil disse:

    ola michele!!tenho um bebe de 1 ano e 4 meses nunca dormiu uma noite inteira sempre teve que ser posto pra dormir cantando e balançando ele, já tentei de tudo dormiu um período na cama comigo depois coloquei ele no seu berço depois passou a dormir de rede tentei fazer ele dormir sozinho ele não se aquieta no berço mesmo estando com sono se mexe durante o sono criei rotinas pra dormir e nada e com isso nao sei mas o que fazer.

    • Oi Targila, como vai?
      Na verdade a forma que ele aprendeu a dormir foi com canto e balanço, então esta dificuldade e o sono superficial, sempre precisando de ajuda pode ser por este motivo. Além da rotina você precisa dar oportunidade do seu filho aprender a dormir, deixando que ele faça isso sozinho. Tente diminuir a ajuda que você dá para ele e mantenha um lugar somente para ele dormir. Se for o berço, então que ele faça o sono noturno sempre lá, sem alterações do local.
      Se você estiver interessada em um acompanhamento / consultoria para te ajudar no processo, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes do trabalho.
      Um beijo
      Michele

  42. Maria disse:

    Bom dia
    Minha bebe tem 1 ano e 4 meses. Ela tem uma rotina de dormir, todos os dias as 22h apago as luzes da casa, deixo a tv baixa e vou faze-la dormir (no carrinho) e depois passo para a minha cama. Ate ai tudo bem, porem ela acorda pelo menos 5 vezes chorando muito, nada consegue acalma-la, dou remedio de dor, dou remedio de gases, faço naninha, carinho, pego no colo e nada !
    Quando deixei chorar pra ver se era manha, a vizinha do predio veio perguntar se estava tudo bem as 3h da manha ! Ela só parou quando coloquei a Peppa no meu celular para ela assistir. Ela dormiu assistindo 4h da manha, as 6h meu relogio despertou para ir trabalhar.

    Me ajuda, to desesperada 🙁

    • Oi Maria, como vai?
      Será que sua bebê não está estimulada demais? Talvez colocando para dormir um pouco mais cedo e tirando a TV ela fique mais preparada para dormir. Todo estímulo que você puder tirar pelo menos uma hora antes de dormir é importante.
      Um beijo
      Michele

  43. Gabriela disse:

    Olá Michele
    Gostaria que me ajudasse…
    Minha bebe acabou de completar 2 meses, até então dormia no Moisés ao lado da minha cama…acordava a cada 3h geralmente, mamava e voltava a dormir rápido.
    Há 2 noites q comecei a colocá-la no berço sozinha no seu quarto e tem sido uma tragédia…é só deitar no berço q ela acorda na msm hora… Qdo consegue dormir não passa de 1h de sono.
    Qdo acorda novMente fico horas literalmente ( essa madrugada ela ficou da 1 as 4:30 acordada – cochilava por 20 min e já acordava )
    Minha dúvida é se devo insistir ou retornar com ela pro Moisés no quarto.
    Obrigada

  44. giselle disse:

    minha filha de 2 anos e meio so dorme se eu deitar com ela… e segurando a minha mao…ja tentei boneca paninho tudo mas n adianta… nao sei o que fazer , e qnd acorda de madrugada nao volta a dormir sozinha e se eu nao estiver perto chora de solucar… antes qualquer membro da familia colocava ela pra dormir mas hj so eu ponho se eu nao colocar ela pra dormir chora de se tremer… tenho a rotina do sono mas n sei como ensinar ela agora com quase 3 anos a pegar no sono sozinha… sei q errei ao dormir c ela mas ainda da pra corrigir? ou so com o tempo ela crescendo mais?? socorro…

  45. Flavia disse:

    Oi Michele, tudo em paz?
    Meu bebe tem 4 meses de idade. Ele durante a noite tem um sono de três horas que vai de 7 horas ate as 11 horas, mas depois acorda de hora em hora, e precisa ser acalentado no colo para voltar a dormir, o que torna a minha noite muito cansativa. Durante a noite ele toma uma mamadeira por volta das 3/4 horas. Ele segue esse ritmo ate acordar por volta das 5/6 horas da manha. Estou no momento dormindo no quarto dele, pois acaba sendo mais comodo para mim, mas sei que isso pode futuramente trazer outros problemas. Não sou a favor de deixar o bebe chorando no berço, como posso ajudar ele nesse processo?

  46. Grazziella disse:

    Olá,
    Meu bebê tem 3 meses e faz uma semana que estou ensinando ele a dormir no berço sozinho. À noite ele vai para o berço as 20:30 e dorme até que rápido, depois acordamos ele para mamar as 23:00 ele mama (peito +formula) dormindo quase e vai até as 7:00 do outro dia, quando eu acordo ele para mamar.
    O problema é que de dia, depois que comecei a colocar no berço, ele só dorme 30 min 40 cada dia esta pior, hj de manhã ele dormiu 20 min.
    Antes ele dormia 2 hs de manha e 2 h a tarde e à noite começava a dormir as 21:30 e ia até as 6:30.
    Agora ele não quer mais domir de dia, chora muito no berço, chora para dormir e quando dorme, acorda depois de 30 min chorando.
    O que eu poderia fazer para prolongar o sono dele de dia? Me ajude por favor…

  47. Gessica disse:

    Olá, Michele, meu bebe tem 6 meses e 24 dias e durante o sono da noite não consegue voltar a dormir sozinho após cada ciclo. Acorda de 1 em 1 hora. Eu coloco ele no berço ainda acordado, não deixo mais ele dormir no peito. Quando ele acorda, tenho que ir até o berço e dar a chupeta pra que ele volte a dormir.
    Como posso fazer pra ajudá-lo a adormecer?

  48. Maiane disse:

    Olá Michele
    tudo bem?

    O meu bebê tem 11 meses. Não consigo fazer ele dormir no berço,se fica ele chora muito, se coloca em cima na cama ele se alcama e dorme sozinho. O que fazer neste caso?

    Por favor me ajude!!!

    • Oi Maiane, como vai?
      Se ele se acalma, dorme e depois você consegue colocar no berço e ele consegue dormir a noite toda, não tem problema nenhum em acalmar na cama. Se ele tem diversos despertares, aí é importante ensinar seu bebê a dormir no berço. Você pode ir bem aos poucos, atendendo seu filho todas as vezes que ele chorar, mas insistindo muito para que ele fique no berço. Em poucos dias ele deve parar com este choro e certamente terá mais qualidade de sono.
      um abraço,
      Michele

  49. Sara disse:

    Olá Michele, tudo bem?
    Meu bebê tem 7 meses. Ele dormia bem entre os 3-4 meses, mas voltou a acordar a noite com 5, pra mamar. Já tentei confortá-lo e dar somente o bico durante a madrugada, mas ele não volta a dormir sem mamar e pelo fato de estar grandinho, se vira, senta ou fica em pé e automaticamente desperta do sono. Já tentei dar formula (também tentei mucilon com formula, mucilon com leite, leite puro), mas como ele é acostumado com o peito, não pega. Ele dorme bem quando está perto de mim, na minha cama ou no colo, por isso acredito que na madrugada queira ficar perto pra dormir de novo, mas eu não aguento acordar às 3, as 5 e despertar de vez as 9, principalmente porque ele só dorme por volta de 11:30! Não sei mais o que fazer!

    • Oi Sara, como vai?
      Eu entendo seu cansaço, mas geralmente nesta fase dos 5 meses, a criança pode sentir mais fome, porque a alimentação básica é leite (geralmente ainda não aconteceu a introdução dos sólidos) e o bebê tem um grande gasto energético (porque não para um minuto enquanto está acordado).
      Acredito que um ajuste de rotina possa te ajudar, seu bebê dorme tarde, acorda um pouco tarde também, então ajustar as sonecas do dia, a hora de dormir e de acordar e reforçar a alimentação pode te ajudar a ter noites mais tranquilas.
      Um beijo
      Michele

  50. simone disse:

    Minha bebe tem 9 meses e até os 8 meses pegava no sono sem nem um problema e sempre dormiu a noite toda. Mas de uns 40 dias pra cá começou a chorar e gritar na hora de pegar no sono, isso tanto para as sonecas durante o dia como a noite. Ela fica na creche durante o dia e segundo as professoras da creche é todo dia mesma coisa e nos finais de semana em casa também, Mas durante a noite dorme a noite toda não acorda pra nada. O problema realmente esta em começar a dormir. O que fazer nesse caso por favor?

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail