Com a correria do dia-a-dia, sabemos o quanto é difícil preparar as papinhas diariamente. Então que tal congelar papinhas?

Aqui em casa eu costumava prepará-las sempre fresquinhas para Catarina, mas acabava congelando o excedente, para um momento de emergência (ou para levar em um passeio, por exemplo).

Sim, você pode congelar os alimentos do bebê e ter uma papinha cheia de nutrientes, perfeita para o consumo do filhote. Para isso, alguns cuidados são importantes, vem dar uma olhadinha!

mãe dando papinha ao bebê

mãe dando papinha ao bebê. Foto: freepik

Publicidade

Benefícios da comida caseira para bebês

Quando você faz sua própria comida para bebê, sabe exatamente o que está alimentando seu filho. Você pode escolher seus próprios sabores e acostumar seu bebê com o que todo mundo está comendo – apenas em forma de purê.

A única desvantagem da comida para bebês feita em casa é que ela tem uma vida útil curta na geladeira, de apenas 24 a 48 horas. Felizmente, armazenar comida de bebê no freezer resolve esse problema.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Controle de qualidade

Já que é você quem compra os ingredientes e manipula, prepara e cozinha os purês , você pode ter certeza de que sabe exatamente o que está acontecendo em toda a comida do seu bebê .

O que você faz é o que você obtém! Não há enchimentos, espessantes, ingredientes suspeitos com nomes que você não consegue pronunciar, estabilizadores de prateleira ou água desnecessária.

Economia de custo

Isso pode ser uma surpresa para você, mas fazer sua própria comida para bebê com todos os ingredientes orgânicos é mais de 50% mais barato do que comprar sua versão comprada em loja !

Dependendo da quantidade que seu bebê come – isso pode te poupar algum dinheiro sério.

Publicidade

Que tipo de papinha pode ser congelada?

papinha de vegetais para serem congeladas

papinha de vegetais para serem congeladas. Foto: freepik

Papinhas que contenham ovos, vegetais crus, folhas de verduras e de frutas, banana e iogurte NÃO podem ir ao freezer. Também NÃO vale congelar o que sobrou da papinha que o bebê comeu, porque alimentos que entraram em contato com a saliva ficam sujeitos à contaminação.

Eliminando essas restrições, qualquer papinha que seja feita com alimentos frescos pode ser congelada.

Potinhos de vidro, inox e silicone são os mais indicados para armazenar as comidinhas – se for usar os de plástico, certifique-se de que eles sejam livres de Bisfenol A (BPA), que poderia ser liberado, por exemplo, durante o descongelamento com aquecimento.

Como preparar os recipientes para o congelar papinhas?

A esterilização dos potinhos que vão ao freezer é fundamental. Leve-os ao esterilizador de micro-ondas ou mergulhe-os em água fervente, para garantir que estejam aptos para receber as papinhas.

Uma boa dica é adesivar os potes com algumas informações: a data de produção e validade das papinhas, e, de quais alimentos elas são compostas (caso seu filho manifeste alergia depois de ingerir algum tipo, você saberá exatamente quais eram os ingredientes contidos ali). Isso vai ajudá-la a se organizar melhor!

Publicidade
papinhas armazenadas em vidros

papinhas armazenadas em vidro. Foto: freepik

Como congelar papinhas?

Depois de preparar a refeição e despejá-la em uma vasilha ou pote, você deve colocar esse recipiente sobre outro maior coberto com água e gelo – tomando cuidado para que o alimento não entre em contato com a água. Esse processo é chamado de branqueamento, que causa um choque térmico e faz com que a papinha fique pronta para o resfriamento.

Quanto tempo duram as papinhas?

Em geral, as papinhas duram até 2 dias na geladeira (antes de congelar) e 30 dias no freezer. Mas é importante lembrar que essa não é uma regra, porque tudo depende de quais alimentos foram usados na hora de preparar a refeição.

Depois do descongelamento, as papinhas devem ser consumidas pelo bebê em até 24 horas. Se esse período for excedido, descarte a refeição, pois não é recomendado um novo congelamento.

papinhas para o bebê

papinhas para o bebê. Foto: freepik

Como descongelar a papinha?

Para descongelar as papinhas do bebê, o ideal é que você as retire do freezer e coloque-as na geladeira – esse processo demora cerca de 5 horas. Tomar esse cuidado é importante porque o descongelamento em temperatura ambiente pode favorecer a contaminação dos alimentos.

Feito isso, basta esquentar a refeição do dia e oferecê-la ao bebê. Lembre-se de que a recomendação é que você congele as papinhas em pequenas porções, porque depois que foram descongeladas, elas não podem voltar para o freezer devido ao alto risco de proliferação de bactérias.

Quando você não conseguir se programar com antecedência para o descongelamento na geladeira, ou estiver com pressa, pode fazê-lo no micro-ondas ou no banho-maria. Sirva em seguida para o bebê.

Segundo os nutricionistas, todos os alimentos que são congelados perdem alguns nutrientes. Por isso é essencial realizar o branqueamento antes de levar as refeições ao freezer – dessa maneira, o valor nutricional sofrerá menos perdas.

Ainda assim, congelar as papinhas pode ser uma boa alternativa para as mães que não têm tempo de cozinhar todos os dias ou mesmo para viagens com o bebê. Sempre que possível, opte por oferecer ao pequeno alimentos caseiros – mesmo que congelados – do que os industrializados. A saúde do seu filho agradece!

papinha

papinha. Foto: freepik