Você já foi impedida de amamentar seu filho em público? Eu nunca passei pela situação, mas imagino como deve ser constrangedor para uma mãe ter o direito de amamentar o filhote fora de casa tolhido. Em tempos em que a livre demanda já é reconhecida como a melhor forma de estimular o aleitamento materno, alguns estabelecimentos ainda fazem “cara feia” para as mulheres que optam por colocar o bebê ou a criança no peito.

amamentar ao ar livre

Mas a tendência é que isso comece a mudar – em São Paulo, por exemplo, foi aprovada em segunda votação pela Câmara, nessa semana, um projeto de lei que prevê multa para os estabelecimentos (públicos ou privados) que impedirem ou constrangerem a mãe durante a amamentação. O valor da multa, na minha opinião, é relativamente baixo: R$500,00 (e dobra em caso de reincidência); mas imagino que já seja o bastante para que as mães possam amamentar tranquilamente seus bebês, estejam onde estiverem (engraçado como em nosso país muitas mudanças só comecem quando se mexe no bolso das pessoas, não é verdade? Mas no fundo, é bem assim que acontece!).

A ideia do projeto surgiu depois que uma mãe foi impedida de amamentar no Sesc Belenzinho, em 2013. Foi justamente porque muitas mães se mobilizaram nas redes sociais, e em um mamaço realizado no local, que os vereadores Aurélio Nomura (PSDB), Edir Sales (PSD) e Patricia Bezerra (PSDB) propuseram a multa. Agora o projeto de lei só precisa da aprovação do prefeito Fernando Haddad para ser sancionado. Vamos voltar a fazer barulho para mostrar o quanto desejamos que a lei seja definitivamente aprovada? Compartilhe!

Publicidade