Quando é hora do meu filho parar de dormir durante o dia?

Por 23 Comentários


Hoje é dia da coluna da nossa especialista em sono, Michele Melão. E com um assunto que deixa dúvidas na maioria dos pais: o melhor momento para que o bebê deixe de dormir durante o dia.

Está difícil de manter o pequeno na rotina de sonecas? Então não deixe de conferir as duas dicas dadas no fim do post – elas podem facilitar (e muito!) a convencer o filhote a descansar um pouquinho. Vem dar uma espiadinha!

Por Michele Melão

parar de dormir

Muitas mães me procuram porque seus filhos de 3 ou 4 anos não dormem mais durante o dia. Mas seria essa a hora certa de acabar com a soneca? Os pequenos mudam muito a partir dos dois anos de idade e isso pode ser um grande desafio para os pais. Muitos enfrentam a “adolescência do bebê” – também conhecida como terrible two – e depois que a fase passa e aparentemente o temperamento melhora, a falta de sono chega e os bebês voltam a ficar irritados. Grande desafio!

Esta época do ano é especialmente difícil para as sonecas, como você já deve ter percebido. O calor do verão (que parece nunca acabar!) atrapalha demais o sono das crianças, assim como a mudança da rotina durante as férias, as viagens, alterações na alimentação e o retorno para a escola. Grande parte das crianças de 3 anos para de dormir à tarde durante as férias escolares, e depois é bastante difícil para os pais retomarem a antiga rotina. É aí que muitos pais e mães assumem que a necessidade de sono da criança mudou e que ela não precisa mais dormir no meio do dia – entretanto isso pode ser apenas uma fase!

Apesar da maioria das crianças eliminar totalmente a soneca a partir dos 4 ou 5 anos, dormir no meio do dia até essa idade ainda é muito importante; por isso, vale a pena insistir nesse descanso. O sono deve ser um momento agradável, gostoso e de prazer para a criança. Já presenciei casos onde a mãe insistia, fazia acordos, ameaças e tudo que podia para o bebê descansar à tarde; e era exatamente isso que o mantinha acordado – chamar a atenção da mãe! Quando ela deixou de dar importância e apenas se deitou ao lado do bebê e fechou os olhos, ele se rendeu ao sono e a confusão para dormir terminou.

Por isso a abordagem de convencimento dos pequenos é tão importante. Queria deixar aqui duas sugestões para você trabalhar a soneca com seu filho dos 2 aos 4 anos:

– Talvez esse seja um excelente momento para fazer um acordo com seu bebê para a hora do silêncio. Durante uma hora, você e ele não poderão fazer barulho na casa. Diminua o ritmo, apague a luz do quarto e fique com ele na cama por um período. Depois de alguns dias, esse momento entra na rotina, e o bebê até espera por ele. Faça também um quadro de recompensa: se ficar quietinho por 2 semanas seguidas, ele pode ganhar algo que gosta. Se o bebê levantar ou não parar quieto, não ganha a estrelinha para chegar ao seu prêmio.

– A outra sugestão é a brincadeira diária. Você pode marcar no relógio por quanto tempo seu bebê fica deitado descansando ou dormindo, e estipular que você vai brincar de algo bem legal com ele pelo mesmo período de tempo. Logo após o descanso, chega a brincadeira: dormiu por uma hora, brincadeira de uma hora. Essa sugestão funciona melhor com bebês de 3 anos, que já entendem melhor a passagem do tempo e conseguem ficar focados por períodos maiores nas brincadeiras.

Para os bebês que frequentam berçário, as coisas podem ser mais fáceis. Isso porque, com a rotina e a hora da soneca normalmente fixada para todas as crianças, eles acabam se rendendo ao sono – ou pelo menos descansando por um tempo. Para aqueles que ficam com a babá, você pode contar com a ajuda dela no processo, usando as mesmas técnicas que falamos.

A fase de transição (quando realmente for a hora de eliminar a soneca da tarde) é geralmente marcada pela irregularidade. Seu bebê a partir dos 4 anos começará a dormir uns dias, ficar acordado em outros, e os horários de ir dormir e acordar certamente precisarão de ajustes. É importante acordar o bebê sempre no mesmo horário até que o padrão de sono se firme, evitando assim que a criança fique muito cansada, irritada e chorona no fim do dia.

É importante ressaltar que dormir é hábito, e quanto mais você investir tempo e paciência para ajudar seu bebê a dormir, mais ele terá o costume de dormir sonecas de qualidade. As vantagens de bebês dormirem melhor são inúmeras, mas podemos listar algumas: bom humor, foco, capacidade de concentração, melhor aproveitamento escolar, facilidade de relacionamento e crescimento.

Se seu bebê tem menos de 4 anos, avalie a quantidade de horas de sono noturno que ele tem, e principalmente seu comportamento, para ter certeza de que é hora de abolir de vez a soneca no meio do dia.

michele melão selo




Arquivado em: Cuidados diáriosSem categoriaSono do bebê Tags:

Comentários (23)

Trackback URL

  1. Jeicy Ellen disse:

    Olá, amei o texto… minha filha te 2 anos e 5 meses, mais tem semana que não dorme de jeito nenhum durante o dia, e quando ela não dorme a tarde, dorme a noite toda, porem até ir dormir é uma birra tremenda, tudo que fala com ela é motivo de choro…

    • Michele disse:

      Jeicy, tudo bem?
      É assim mesmo. Quando eles não dormem de tarde, o fim do dia fica bem difícil porque o cansaço fica muito grande e eles não conseguem se acalmar. Insista para que sua filha durma um pouco. Nesta idade ainda é importante.
      Um beijo
      Michele

      • ana maria da silva cavalcante disse:

        Meu neto acabou de fazer 6 anos e a mãe dele ainda o obriga a dormir durante o dia, mesmo contra a vontade dele. Ele sempre dorme a tarde, mas ele só vai dormir chorando. Percebo que ela faz isso mais para a comodidade dela do que para o descanso dele. Queria saber se isso é certo.

  2. Patricia Sousa disse:

    Tenho uma bebê de 1ano e 9meses, ela tem o sono muito agitado.Não sei o que fazer, ja mudamos a alimentação dela.E nada mudou, gostaria de sua ajuda.
    Desde já agradeço.

    • Michele disse:

      Patricia, tudo bem?
      Não é só a alimentação que agita o sono das crianças. Veja também as atividades, as sonecas, os horários que ela dorme de dia e de noite. Avalie também o tempo de TV e como é o processo para chegar ao sono.
      Além disso, algumas crianças tem o sono mais agitado que outras, sonham muito e até choram dormindo. Seria legal avaliar estas coisas e pedir também a opinião do pediatra.
      Um beijo
      Michele

  3. jarlison disse:

    Tenho uma filha de 3 anos e vários sobrinhos que sempre acompanhei a aflição dos meus irmãos e irmãs nesta questão do sono.
    O que percebi que muitas vezes que o ambiente da casa, pode influenciar no sono da criança.
    O que os pais devem perceber é a rotina que é passada para a criança, onde que ela está sendo afetada. Cada criança reage de uma maneira diferente aos ambientes que vivem.
    Não podemos apegar que, algo que deu certo pra fulano irá dá certo pra você, pensei no seu filho como um ser que está em desenvolvimento que ainda precisa se adaptar ao mundo que vive.

  4. Juliane disse:

    Concordo com o texto. Até hoje minha filha tira sonecas (ela tem 4 anos e meio). A partir dos 3 anos e meio a soneca deixou de ser diária. Passou a ser de 2 a 3 vezes por semana. Mas faz uma diferença enorme investir nesse tempinho de descanso e de “recarga das baterias”.

  5. Karina disse:

    Adorei a matéria!Parabéns!Tenho um bebê de 1 ano e dois meses que demora cerca de uma hora e meia pra dormir.Uma criança que tem rotina,alimentação saúdavel,não sei mais o que fazer.Tem alguma dica?Abraços

  6. Marta disse:

    Acho que cada caso deve ser analisado separadamente.
    No meu caso, minha filha sempre teve muita dificuldade para dormir, desde bebê, o que nos fez recorrer a homeopatia quando ela tinha 10 meses, o que ajudou muito, mas não resolveu 100%.
    Ela parou de fazer a soneca da tarde, quando tinha 3 anos, pois começou a ir para a escola meio período.
    Para nossa surpresa, ela começou a dormir antes a noite e dormir melhor e mais tempo. Foi quando constatamos que a soneca que ela fazia a tarde, no máximo de uma hora, atrapalhava o sono noturno, por isso foi abolido.

  7. andreia disse:

    Psicólogos e estudiosos são contra estipular prêmios para conseguir as coisas, inclusive a criança pode ficar ansiosa esperando a hora da brincadeira e não descansar, ficando quieta só pelo prêmio. Condicionar uma criança a cumprir tarefas sempre em troca de algo me parece cruel…. principalmente pq brincar é um momento importante entre pais e filhos e não moeda de troca.

  8. Adriana Poggioli disse:

    Meu filho de 4 anos tira soneca durante o dia desde que nasceu. Agora na escola não tem mais esse período do soninho e ele chega em casa muito cansado e irritado.
    Porém se o deixo dormir no caminho até em casa ele acorda mais irritado ainda.
    Sempre foi uma criança tranquila, esta difícil conciliar cochilo as 18h com dormir as 21h.

    • Oi Adriana, como vai?
      Muitas crianças precisam mesmo de um cochilo no meio do dia até os 5 anos pelo menos. No seu caso, o ideal seria conversar na escola para que ele tivesse o cochilo no meio do dia. Não aconselho você o deixar dormir 18h00 por uma questão de produção do hormônio do sono e pela proximidade com o horário de dormir. Se a escola tiver esta flexibilidade, esse seria certamente o melhor caminho.
      Um beijo

  9. Juliana disse:

    Gosteis muito da matéria, mas o meu caso é um pouquinho diferente… Meu filho tem 2 anos e nove meses e as sonecas dele à tarde chegam a durar 4 horas ou mais. Isso é normal ? Quando tento acorda-lo ele fica bastante irritado. Agora que está indo para escola chega muito cansado e dorme assim que chega por 2 a 3 horas. Aí desperta e dorme entre 11 e meia noite. E no outro dia só desperta lá pelas 10 horas. Será normal precisar de tanto sono?

  10. Julhana disse:

    Olá Michele!

    Minha preocupação vai em sentido contrário ao da maioria das mães…. meu filho completará 3 anos em julho e ainda dorme durante o dia… mesmo quando vai a escola acaba dormindo por lá… e quando não dorme lá, quando chega em casa as 5:20 dorme até por volta de 7:00… ai desperta e dorme por volta das 11:00… minha preocupação é com o fato de meu filho dormir por longos períodos… ele dorme 4, 5 horas!! Se dorme 1:00 da tarde acorda depois das 5! Isso é normal?

    • Oi Juliana, como vai?
      Fazer soneca aos 3 anos é normal, mas os horários do seu bebê podem ser ajustados, para que você dê mais qualidade de sono para ele. Seria ideal acordar perto de 8h00 e dormir até 21h00, fazendo uma soneca por dia de no máximo 120 minutos.
      Veja com o pediatra o desenvolvimento dele e o ganho de peso, se não há alguma alergia ou algo que faça com que ele sinta mais sono.
      Uma soneca boa é uma soneca de 2 horas.
      Um abraço,
      Michele

  11. Patricia disse:

    Olá tenho um filho de 2 anos e 4 meses e tenho uma dúvida… a soneca da tarde tem um limite??? se deixar ele dorme 4, 5 horas… sempre que o acordo fica mal humorado…. mas sei que se dormir muito vai querer dormir tarde da noite e isso não é saudavel.. quanto tempo posso deixar ele dormir a tarde??

  12. Daniela disse:

    Meu filho tem 2 anos, quando tinha 1 ano e 6 meses coloquei no colégio do irmão mais velho, que funciona só à tarde, só que ele não conseguia tirar o cochilo lá. Então começou a ficar muito irritadiço e choroso, acabei tirando da escola e deixando em casa. Agora dorme bem à tarde, geralmente duas horas e voltou a normalidade. Naquele período ele nem mais à noite estava conseguindo dormir. Agora estou começando a sentir necessidade de coloca-lo na escola novamente, só não quero prejudicar o sono. Como a soneca dele é à tarde, pensei em colocar em uma outra escola que funciona pela manhã, pois aí ele volta para casa e pode tirar a soneca de hábito. Talvez seja uma solução, pois se colocar à tarde novamente, creio que terei problemas, embora ele já tenha dado sinais de talvez comece a não dormir mais, tem dormido mais tarde e alguns dias, não dorme.

  13. Cintia disse:

    Oi boa noite , meu problema é com meu filho ele tem 3 anos ele dorme a tarde das 15:00 horas até umas 17:40 sendo que toda vez que ele dormir a tarde à noite ele só tem sono depois da meia noite e quando não dorme a tarde 21:00 horas já ele está dormindo, o problema é que ele dormi a tarde todos os dias nem preciso colocar ele pra dormir ,quando vejo já está dormindo no sofá o que devo fazer ?

  14. Bruna disse:

    Olá Nívea, Boa noite eu amo seus textos me identifico muitooo. Se trabalho é maravilhoso e a nossa Catarina é uma fofa.
    Desde que desmamei minha bb com 1 ano e 9 meses ela nao dorme mas a tarde, ela nao chupa chupeta e nem mama mamadeira ,a tarde ela faz o lanche dela e toma o leitinho no copo eu deito com ela e apago a luz do quarto e fico cantando musiquinhas e ela não dorme se eu insisto ela levanta sozinha e sai do quarto e chora chora , porém não dorme e já tem mas de 3 meses que ela não dorme a tarde eu acho ela muito bb pra parar de tirar sonequinhas a tarde , porém não estou conseguindo fazê – la dormir a tarde , alguma dica ?
    desde já agradeço

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Bruna,

      Depois de uma certa idade fica cada vez mais difícil fazer com que os pequenos durmam durante o dia!

      Talvez o único jeito, no seu caso, seja reduzir o número de horas que ela dorme à noite, para ficar mais cansada durante o dia. Isso pode ser feito acordando a pequena mais cedo, ou fazendo com que ela durma um pouco mais tarde.

      Boa sorte!

      Beijos!

  15. Ana disse:

    Olá minha bebe tem 2meses e de uns dias para cá está difícil a soneca diurna, fica resmungando e às vezes ate chora muito. O pediatra falou para fazer barulho normal durante o dia, mas tenho medo dela acordar e chorar, quando dorme se assusta com tudo e chora, não é um sono contínuo, alguma dica? Obrigada

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail