Como já contei aqui no blog, Catarina nasceu em dezembro. Na hora de montar o enxoval, fiquei em dúvida sobre quais peças deveria escolher para a pequena – afinal, essa época do ano é muito quente! Por isso, para ajudar as mamães de primeira viagem, selecionei itens que não podem faltar em um enxoval para bebês que vem ao mundo em pleno verão.

escolhendo roupa para o bebê

escolhendo roupa para o bebê. Foto: freepik

Bodies são sempre uma boa pedida: invista em modelos de manga curta, mas sem esquecer as peças de manga longa, para os dias nublados ou mais friozinhos. O importante é lembrar que, nas primeiras semanas do bebê, naturalmente você preferirá a manga longa, que dá maior conforto ao pequeno e mantém sua temperatura corporal estável.

Macacões e pijamas curtos são ótimos para manter os bebês confortáveis e fresquinhos. Não deixe de incluir na lista meias para recém-nascidos, pois os pequeninos sentem frio nos pés (pessoalmente, eu nunca usei os sapatinhos de lã e acho um item dispensável para os bebês que nascem no calor; prefira os de malha, mais gostosos, práticos e fáceis de usar).

Publicidade

Por fim, as tradicionais mantinhas para cobrir os filhotes: como nos demais itens, o importante é que você escolha tecidos leves, como o algodão.

Vem ver comigo as fofuras que reuni (e aguarde, que vem por aí um post quentinho com todos os detalhes sobre enxoval de bebê para o verão! Porque são tantas dicas para dar, que só escrevendo um texto especial sobre isso!).

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
mãe organizando as roupas do bebê

mãe organizando as roupas do bebê. Foto: freepik

Marcas citadas:
Baby Chocolate: www.babychocolate.com.br
Bb2: www.bb2.com.br
Bobotchô: www.bobotcho.com.br
Carter’s: www.cartersforbaby.com
Elian: www.elian.com.br
Grão de Gente: www.graodegente.com.br
Milon: loja.milon.com.br
Puket: www.puket.com.br
Tip top: www.tiptop.com.br
Titétis: www.titetis.com.br
Yandoo: www.yandoo.com.br

Outras dicas de cuidados de verão para bebês e crianças pequenas:

Relaxe e aproveite para se ajustar ao calor. Seu bebê e você vão encontrar o seu ritmo, e você vai curtir o verão em paz muito em breve. Então, aqui estão algumas dicas para manter seu bebê fresco no verão.

1. Tome cuidado especial com a dieta do seu bebê

Se o seu bebê ainda estiver amamentando , certifique-se de alimentá-lo com frequência para mantê-lo hidratado. Se não estiverem mais, não estão mais sob a proteção dos anticorpos da mamãe e precisam aumentar sua imunidade. Consulte seu médico sobre o que dar a eles.

Publicidade

Deixe-os chupar frutas para esfriar quando se trata de comida para o bebê de um ano no verão. Se eles acabaram de começar com alimentos sólidos, então um par de alimentos acompanhados de comida fervida é o ideal. Mantenha o leite em pó à mão, pois o produto normal estraga rapidamente com o calor.

2. Dê ao seu bebê apenas água higiênica

Conforme mencionado acima, aos seis meses e abaixo, a imunidade do seu filho está baixa e você precisa protegê-lo. Toda a água deve ser fervida e totalmente higiênica para prevenir quaisquer doenças. Manter o bebê fresco no verão  não deve comprometer sua saúde. Se for água engarrafada, verifique novamente o lacre e fique atento a sinais de desidratação.

bebê bebendo água

bebê bebendo água. Foto: freepik

3. Evite a ocorrência de erupções cutâneas

As erupções cutâneas são bastante comuns entre os bebês no verão. Os especialistas recomendam colocar duas colheres de pó de sândalo na água do banho e aplicar o pó de talco da maneira descrita para manter o seu filho fresco. Troque fraldas e roupas soltas se forem desconfortáveis.

4. Certifique-se de que seu bebê não está desidratado

A desidratação pode atingir seu bebê e seus filhos sem que ninguém saiba. Toda a energia deles pode enganá-lo, e você nunca saberá.

Monitore a produção de urina do seu bebê e quaisquer outros sinais de desidratação como febre, vômito, diarreia , incapacidade de beber água, sem fralda molhada por mais de seis horas, sonolência excessiva ou agitação, boca e lábios secos, sem lágrimas ao chorar e tontura.

Publicidade

5. Evite sair de casa entre 10h e 14h

Os raios solares são mais fortes entre as 10h e as 14h, por isso é melhor evitar sair ao ar livre com seu filho durante esse período. Se for realmente necessário, certifique-se de tomar todas as precauções necessárias. A pele do bebê é extremamente sensível aos raios solares.

Certifique-se de que se você sair especialmente ao meio-dia, seu bebê está bem coberto. Então, vista-os com roupas de cores claras, de preferência uma camisa de manga longa e calças. Você pode até carregar um guarda-chuva para proteção adicional.

6. Mantenha mosquitos e insetos longe

Os insetos se aglomeram ao redor de seu delicado bebê tanto quanto qualquer outra pessoa durante o verão, mas precisam de proteção adicional. Use repelente de insetos, mas certifique-se de que é orgânico e que seu filho não é alérgico ou vulnerável a qualquer tipo de perigo.

Use ar condicionado ou refrigeradores de ar que são limpos regularmente para manter os mosquitos afastados. Uma temperatura de 25 ° C é o ideal.

bebê com picadas de mosquito no rosto

bebê com picadas de mosquito no rosto. Foto: freepik

7. Escolha as roupas certas

Roupas largas garantem que seu filho possa respirar e sua pele não fique sufocada, pois isso evitará erupções cutâneas e fará com que eles se sintam frios.

Embora seja a norma cobrir a cabeça do seu bebê com um boné em alguns países, é melhor evitar isso, a menos que esteja muito calor e sol lá fora. Seque a cabeça com uma toalha úmida se superaquecer e não com um pano seco.

8. Proteja seu filho de doenças comuns

Seu bebê depende da imunidade da mãe enquanto está sendo amamentado até os seis meses. Quando isso termina, eles ficam desprotegidos e abandonados à própria sorte.

Você pode ajudá-los até que seu sistema imunológico fique forte o suficiente. Certifique-se de que sua dieta apoia um sistema de proteção saudável e que eles estão bem hidratados. Ou seja, não os deixe suar muito ou deixá-los úmidos por muito tempo. Troque também os suplementos alimentares que aumentam a imunidade recomendados pelo seu médico.

9. Proteja seu bebê de queimaduras solares

A pele de um bebê é incrivelmente delicada e sujeita a queimaduras fáceis. Então, quando você for sair, certifique-se de colocar um protetor solar amigo do bebê para manter os raios nocivos afastados. Seu filho vai agradecer por isso mais tarde. Um boné também é ideal para dias muito quentes e ensolarados.

bebê dormindo

bebê dormindo. Foto: freepik

10. Mantenha a temperatura ambiente correta

Muitos pais são paranoicos com a temperatura e a suscetibilidade do bebê ao resfriado e a doenças. Ter cuidado com seu bebê nem é preciso dizer, mas lembre-se de que eles não são tão delicados quanto parecem.

Um pouco de ar condicionado nunca faz mal a ninguém e uma temperatura de 25 ° C é o ideal. No entanto, se você estiver usando um refrigerador de ar, certifique-se de que esteja limpo. Em contrapartida, a cabeça úmida de um bebê não deve ser exposta ao ar condicionado e deve ser seca com um pano úmido ou lenço umedecido.

11. Cuidado com os sinais de desconforto do seu bebê

Não há uma indicação clara para você perceber se seu bebê está se sentindo desconfortavelmente quente. Isso ocorre porque os bebês não têm glândulas sudoríparas totalmente desenvolvidas.

No entanto, existem alguns sinais que seu bebê pode apresentar quando se sente desconfortável durante o verão. Estes incluem letargia, pele seca, irritabilidade, recusa em beber leite, etc.

12. Consulte um médico se necessário

Se seu bebê estiver apresentando sintomas de desidratação ou tiver uma erupção cutânea persistente que não desaparece com outros métodos, como tratamentos exagerados, consulte um médico. Ou seja, se eles parecem estar realmente lutando com o calor e sofrendo muito, o problema pode ser totalmente diferente e exigir intervenção médica.

Como acontece com cada etapa do desenvolvimento do seu bebê, o primeiro verão será difícil, mas maravilhoso para você. Anote o que o seu filho precisa e ele o avisará, não se preocupe!

Alimente-os com uma variedade de frutas e vegetais orgânicos, não economize nos sucos e solte o guarda-roupa de verão. Além disso, nunca hesite em consultar um médico se sentir que algo não está bem com seu bebê.

Seu papel como pai foi expandido para incluir uma nova responsabilidade que pode ser bastante agradável!