Você sabe a importância de hidratar a pele do bebê? Talvez você não tenha reparado, mas a pele do seu filho é um dos órgãos mais exigidos em seu início de vida.

Ela tem funções importantíssimas: é uma barreira contra microrganismos invasores; regula a temperatura do seu corpinho e elimina substâncias que seu organismo considera indesejáveis; recebe a luz solar para a produção de vitamina D; e também está relacionada a um dos meios que seu bebê usa para conhecer o mundo: o tato!

pele do bebê

pele do bebê. Foto: freepik

O que observar?

Olhando para a pele, parece que ela está ali, paradinha, sem apresentar mudanças. Mas a todo o momento ela permite a troca de substâncias com o meio ambiente.

Publicidade

E assim como ela libera várias substâncias que o corpo quer eliminar, também perde água – e, no caso dos bebês, esse fato merece especial atenção.

Isso porque a pele do bebê é mais fina do que a de um adulto, mais delicada, e acaba perdendo água até cinco vezes mais rápido.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Conclusão: se bobear, fica sem a hidratação de que necessita para executar todas as suas funções.

Não sei se você sabe, mas bebês com a pele seca são mais propensos a desenvolver dermatite atópica, um dos problemas mais comuns entre os pequenos.

São manchas avermelhadas que surgem pelo corpo e podem produzir coceira (pior: se a criança coçar e arranhar, pode ser uma porta de entrada para bactérias!).

No entanto, se você quer que o pequeno passe longe disso, uma das primeiras providências é deixar sua pele sempre hidratada.

Publicidade
hidratando a pele do bebê

hidratando a pele do bebê. Foto: freepik

Para manter a pele da Catarina hidratada, além de cuidar da quantidade de água e sucos que ofereço a ela, costumo passar uma loção hidratante infantil, que ajuda bastante.

Dica de produto para hidratar a pele do bebê

Na nossa última viagem para a praia, por exemplo, eu havia levado o hidratante da Baby Dove para experimentar (como comentei nesse post aqui) e ajudou muito em uma região que havia ficado vermelhinha, porque o filtro solar não tinha sido bem passado.

Cuidados mais importantes para manter a pele do bebê sempre hidratada

Veja a lista a seguir:

  • No verão, quando os filhotes ficam sujeitos à agua do mar e da piscina, além estarem mais expostos ao sol, é fundamental prestar atenção à hidratação. Por isso, a ingestão de água, sucos, ou de leite materno, naqueles que estão sendo amamentados, é tão importante. Ofereça sempre, mesmo que o pequeno não peça.
  • No inverno também ocorre o risco de perda excessiva de água, pois é quando o banho está mais quente (o que naturalmente resseca a pele). Em vez de esquentar muito a água, prefira aquecer o ambiente do banheiro – e usar a água na temperatura habitual.
  • Outro cuidado importante é usar um sabonete específico para bebês. Ele deve ter o pH neutro, para não causar agressões a essa pele tão delicada. E mais: um produto infantil é pensado como um todo, porque se sabe que ele vai entrar no organismo do bebê, que não está preparado para qualquer tipo de química. De forma alguma passe um sabonete que você usa em sua pele, pois além de todos os problemas já citados, ainda pode causar alergia.
bebê deitado

bebê deitado. Foto: freepik

No caso da linha Baby Dove, achei interessante o fato de que todos os produtos, pois além de serem suaves e pensados especialmente para a pele dos bebês, também têm em sua fórmula um pouco de hidratante.

Publicidade

Com isso, a chance de desidratação da pele é menor. Então, se você ainda não conhece os produtos (nem a bolsa linda, que vem com a linha completa e que é um grande sucesso entre as mães), CLIQUE AQUI.

Eles têm me ajudado a cuidar do meu jeito da pele da Catarina, o que me deixa tranquila e segura. #ConfieNoSeuJeito

Quando consultar um médico

Consulte o pediatra se:

  • Seu bebê tem uma erupção persistente e não está bem;
  • A pele do seu bebê coça;
  • Seu bebê tem assaduras persistentes;
  • Há vermelhidão, inflamação ou inchaço assim que o coto do cordão umbilical caiu;
  • A área ao redor do cordão está inflamada ou tem um cheiro desagradável;
  • O tratamento com a tampa do berço não é eficaz – seu bebê pode precisar de um creme antifúngico.

selo