É provável que você já tenha ouvido que o sono ajuda no aprendizado de crianças e adultos. Mas e em relação aos bebês, será que acontece o mesmo? Pois um estudo muito interessante publicado por pesquisadores da Ruhr University, na Alemanha, demonstrou que sim! E são os resultados desse trabalho que eu compartilho hoje com vocês (você nunca mais pensará nas sonecas do seu filho da mesma maneira!).

dormir

Nessa pesquisa, uma das mais conclusivas feitas até hoje sobre a importância da soneca sobre a capacidade de aprendizado, foram avaliados bebês de duas idades: 6 e 12 meses – que assistiram a um teatro de fantoches. Durante o show, era repetida uma sequência para que os pequenos a gravassem – e depois de algumas horas, os bebês assistiam ao teatrinho novamente. Dependendo da reação dos pequeninos, os pesquisadores conseguiam identificar se eles se lembravam do que haviam assistido (ou se reagiam como bebês que estavam vendo pela primeira vez).

Agora a conclusão importante: apenas os bebês (tanto os de 6 quanto os de 12 meses) que haviam tirado sonecas de no mínimo 30 minutos após o teatro se lembravam do que haviam visto na primeira apresentação. Aqueles que não haviam dormido depois do show comportavam-se como se estivessem vendo os fantoches pela primeira vez, quando os assistiam novamente.

Publicidade

Quando esse teste de memória foi feito 24 horas após a primeira apresentação, novamente apenas os bebês que haviam dormido após o teatro se recordaram da sequência de movimentos feita com os bonecos. Isso demonstra que o sono é fundamental para a fixação dos conhecimentos que o bebê adquire durante o dia.

Mais um motivo para você valorizar as sonecas do pequeno e fazer o possível para manter uma rotina de sono bem estruturada em casa!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!