5 coisas que você precisa saber sobre as sonecas curtas do bebê

Por 61 Comentários


Vocês que acompanham o blog sabem que um dos maiores problemas que tive nos primeiros meses de Catarina foi a falta de sonecas longas e reparadoras. A pequena dormia “picadinho”, e acordava extremamente irritada das sonecas curtas. Já comentei aqui no blog sobre as técnicas que usei para tentar minimizar o problema, mas achei que seria bacana pedir a opinião da nossa querida consultora de sono Michele Melão sobre o assunto. É ela quem dá as dicas do post de hoje (experimente e depois nos conte se elas funcionaram aí na sua casa, combinado?).

Por Michele Melão

Uma das grandes preocupações das mães que me procuram com problemas de sono são as sonecas (geralmente curtas) de seus bebês. Por isso, no post de hoje, resolvi falar um pouco mais sobre este assunto aqui no Mil Dicas de Mãe. Listei as principais dúvidas das mães e espero que este post ajude muitas famílias preocupadas com o soninho dos bebês.

 bebê dormindo mão

1) O que é uma soneca curta?

Consideramos curta qualquer soneca que dure menos de 1 hora (em geral, essas sonecas variam de 20 a 45 minutos). O sono imprevisível é muito comum em recém-nascidos (nessa fase ele é regulado basicamente pela necessidade de alimentação), mas com o passar do tempo – após os 3 meses – o padrão de sono do bebê deve se estabilizar.

 

2) Quando não é um problema fazer sonecas curtas?

Não devemos nos preocupar com sonos curtos nos períodos das transições das sonecas: por exemplo, quando o bebê passa de três para duas sonecas ao dia (quando é comum que a última soneca fique curta antes de desaparecer completamente). Além disso, se seu bebê faz duas sonecas mais longas de manhã e após o almoço, mas dorme menos no fim do dia, isso também não deve ser um grande problema.

 

3) Quando então as sonecas curtas são de fato indesejáveis?

Se seu bebê tem pelo menos 6 meses e ainda faz sonecas muito curtas (menos de 1 hora), talvez você deva repensar seus hábitos e ajudá-lo a melhorar seu padrão de sono.

Para isso, é importantíssimo que você descubra o que está fazendo seu bebê acordar tão rapidamente, ou mesmo fazer vários sonos curtos durante o dia. Sabendo a causa, ficará bem mais fácil solucionar o problema.

4) Quais são as principais causas das sonecas curtas?

A seguir, listei os principais fatores causadores das sonecas por tempo insuficiente. Veja só:

– Associações de sono: essa é a principal razão de seu bebê fazer sonecas curtas, ou mesmo de não ter um sono de qualidade durante a noite. Se seu filho precisa ser embalado ou amamentado para dormir, muito provavelmente ele precisará voltar às mesmas condições no final de cada ciclo de sono. Geralmente o sono do dia é mais leve que o noturno, por isso, diferentemente da noite, seu bebê vai acordar com mais facilidade. Se você percebe que seu bebê ainda está com sono, não dormiu o suficiente, mas precisa ser embalado ou amamentado para estender um pouco a soneca, provavelmente esse é o problema que precisa ser resolvido. Outra característica das associações é que o bebê não demora tanto para dormir (quando ele recebe o estímulo – mamar ou ser embalado – ele já começa a se acalmar).

– Rotinas inadequadas: se seu bebê acorda a cada dia em um horário, provavelmente as sonecas ficarão prejudicadas. Criar uma rotina e seguir os horários com certa regularidade é fundamental para que o bebê faça sonecas mais longas. Se você espera sempre os sinais de sono do bebê para colocá-lo no berço e não segue um horário regular para começar o dia, provavelmente os cochilos do seu bebê estão sofrendo as consequências disso.

– Inconsistência: além dos horários para dormir, é importante incluir na rotina do seu bebê a sequência e os horários para as outras atividades, como higiene, alimentação e brincadeiras. Bebês gostam e precisam de previsibilidade. Isso dará segurança e ajudará muito seu filho a ter sonecas mais longas e restauradoras.

– Ambiente de sono: pense no sono como o de um adulto. Você conseguiria dormir com o aspirador de pó ligado, TV, aparelho de som ou em um ambiente totalmente iluminado? Provavelmente não, a não ser que você esteja tão cansada a ponto de dormir em qualquer lugar. Com o bebê é a mesma coisa: além de seguro, o ambiente das sonecas deve ser agradável e propício para o sono. Se sua casa for mais barulhenta, talvez um ruído branco possa ajudar a isolar um pouco esse barulho. É interessante que o ritmo da casa também diminua e que você consiga escurecer um pouco o ambiente.

– As janelas de sono estão muito grandes: deixar o bebê acordado por muito tempo pode ter um efeito devastador nas sonecas. Bebês muito cansados ficam chorões, irritados, demoram mais tempo para se acalmar para dormir e acordam com mais facilidade. Bem sonolentos e calmos os bebês chegam ao sono mais rápido e tem sonecas mais longas.

5) A tabela dos intervalos de sono é uma boa referência.

Na tabela a seguir, apresento a vocês uma ideia da janela de sono ideal, de acordo com a idade do bebê. Não se assuste se seu bebê fica mais tempo acordado. Observe se ele fica bem, se a alimentação é adequada e se o tempo de sono dele é dentro do esperado para a idade (se a resposta for positiva, não há motivo para preocupação).

Até 2 meses – 45 minutos à 1 hora no máximo
3 meses – 1 hora e 30 minutos no máximo
4 meses –  1 hora e 45 minutos
5 meses – 2 horas no máximo
6 meses – 2 horas e 30 minutos no máximo
7 meses – 2 horas e 45 minutos
8 e 9 meses – 3 horas e 30 minutos
1 ano – 4 horas (quando faz 2 sonecas) e 6 horas quando faz apenas 1 soneca
Dos 15 aos 18 meses – 6 horas e 30 minutos

No próximo texto falarei com vocês sobre a hora em que o bebê para de dormir durante o dia. Até lá!

michele melão selo




Arquivado em: Cuidados diáriosSono do bebê Tags:

Comentários (61)

Trackback URL

Sites que possuem links para este Post

  1. Por que meu bebê não faz boas sonecas? : Mil dicas de mãe | 9 de novembro de 2015
  1. Meu bebê tem quase 5 meses e tem dificuldades pra dormir sozinho… ele dorme muito bem se eu colocá—lo no peito… mas agora voltei a trabalhar e chora, resmunga muito pra dormir. O que faço??? 🙁

  2. Fernanda disse:

    Boa tarde.Minha filha vai fazer 6m agora dia 8 e desde q nasceu nai dorme direito.As sinecas nao passam de 40min e de madrugada acorda varias vezes e chorando.Ando muito cansada

  3. Renata disse:

    Meu bebe tem 7 meses e só dorme 30 mim ou as vezes até menos,ele tem a rotina tudo certinho mais nao tem jeito,a pediatra disse que tem bebes que dormem pouco,mais eu nao acho normal 🙁

    • Michele disse:

      Renata, alguns bebês dormem menos mesmo (assim como os adultos). Veja o temperamento do seu bebê, se ele é bem humorado, se alimenta e se desenvolve bem e se dorme adequadamente durante a noite.
      Se ele estiver bem, a soneca curta não deve ser um problema.
      Um beijo
      Michele

  4. Karine disse:

    Olá, meu bebe tem 2 meses e 8 dias, conheci mamães de bebês que nasceram no mesmo mês que ele e os bebês delas já dormem um longo período de noite, quase a noite toda e meu bebê continua acordando a cada 3 horas, de dia ele não mama mais a cada 3 horas… É normal isso? Tem alguma dica pra me dar, pra que ele passe a dormir mais tempo durante a noite?
    Obrigada, suas dicas são muito interessante

    • Michele disse:

      Oi Karine,
      Geralmente com 2 meses o sono ainda é regulado basicamente pela alimentação. Alguns bebês dormem mais, outros acordam mesmo de 3/3 horas. Tente aumentar um pouco a alimentação dele durante o dia para ver se você consegue compensar a alimentação noturna e dormir mais tempo. Uma outra dica que funciona com muitos bebês é tentar a mamada dos sonhos, perto das 23h00 com seu bebê dormindo para ver se ele estica mais um pouco.
      Um beijo
      Michele

  5. Daiana Amaral disse:

    Meu filho acorda varias vezes durante a noite para mamar e tem um sono agitado e naosei oque fazer para ele dormir melhor.

  6. Daiana Amaral disse:

    Ele tem 10 meses e sempre foi assim

    • Michele disse:

      Daiana, pense na alimentação da sua filha durante o dia. Se for adequada e não haja recomendação do pediatra para continuar amamentando de madrugada, provavelmente é um problema de associação de sono / comportamental.
      Reveja sua rotina e sua resposta quando ela acorda de noite. Se precisar de ajuda e orientação, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te explico como funciona nosso trabalho. Um beijo

  7. minha filha dorme td a noite e mais um pedaço da manha desde os 3 meses…hj tm 7 mesinhos

  8. ISABEL C disse:

    Olá

    A minha filha de seis já dorme sozinha no seu quarto. Andava a dormir muito bem, enquanto comia a meio da noite. Mas agora já dorme de seguida (sem comer) e acorda muito cedo. 6.50, 7 da manhã. Depois disso eu não consigo que ela durma até ao meio dia, uma da tarde. ando preocupada pq acho estranho ela não querer dormir de manhã. Depois do almoço ela faz uma sesta boa, e dorme um bocadinho ao final da tarde tb. Mas de manhã passa muitas horas acordada e mal disposta (pq tem sono mas nao consegue adormecer). Algum conselho?
    Agora que ela está no quarto dela tb n consigo monitorizar o sono dela, por isso não sei se ela de facto dorme ou muitas vezes ficar durante algum tempo acordada a meio d noite. Tenho a sensacao que ela acorda muitas vezes cansada.

  9. Cintia disse:

    Olá

    Sou mãe de gêmeas e elas sempre tiveram um sono bom. Nunca dormiram a noite toda, mas acordavam pra mamar e já dormiam de novo.

    Só que, desde o início deste ano elas começaram a acordar de madrugada e ñ querer dormir. Elas ficam umas 2 horas acordadas até pegar no sono novamente.

    Pra mim está bem difícil pois meu marido e eu trabalhamos, acordamos cedo e ñ estamos conseguindo descansar.

    Tento sempre seguir uma rotina de sono antes de dormir.

    Gostaria de uma sugestão…

    Obrigada

  10. elizianne Gomes disse:

    Bom dia! Minha bebê está com 5 meses e até os 4 meses dormia a noite toda só que depois que voltei a trabalhar ela acorda de hora em hora. Não sei mais o que faço estou exausta. Sempre sigo a rotina quando chegamos em casa dorme sempre no mesmo horário e sozinhs junto com a naninha mas dorme no máximo uma hora e meia.

  11. Aline disse:

    Olá Michele, minha bebê tem um ano e oito meses e ainda não dorme bem. Ela tira uma soneca de 40 minutos de dia e a noite acorda umas quatro vezes. O que será que fiz errado? Como posso fazer com que ela durma melhor? Obrigada!

  12. Nicy disse:

    Oi Michele. Estou desesperada! Meu filho tem 10 meses e cochila 30 a 40 minutos, duas sonecas no período da tarde.E pela manhã acorda 07:00, mas volta a dormir às 10:00 e logo desperta. Só que o problema maior é que durante a madrugada acorda bastante. Tirei a mamada da madrugada para ver se não acordava, mas insiste em continuar. Por favor me ajude.

  13. Nicy, boa noite!
    Provavelmente seu bebê está com esse sono diurno ruim por causa dos despertares de madrugada. Com 10 meses nós podemos fazer uma educação de sono para ele e se não há recomendação do pediatra para que ele seja alimentado de madrugada, ele poderia dormir a noite toda. Podemos fazer com bastante calma e carinho, para que ele aprenda a dormir e melhore o sono diurno também.
    Me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes da consultoria.
    Um beijo

  14. Liliana disse:

    O meu bebe faz sestas de cerca de 20 ou 30 min no maximo, adormece sozinho.o que posso fazer para melhorar?! Obrigada

    • Liliana, como vai?
      Tente ficar ao lado dele e pegue no colo, nine, tente ajudar seu bebê a voltar a dormir antes que ele desperte completamente. Faça em todas as sonecas por vários dias. Esta atitude vai ajudar a quebrar este padrão de sonecas tão curtas e com o tempo ele pode esticar o sono naturalmente, sozinho.
      Um beijo
      Michele

  15. Priscila disse:

    Meu bebe de 20 meses começou na escola e o problema é que ele costumava tirar a soneca exatamente neste periodo( a tarde) só que as sonecas dele duram 3 horas ou mais… O que faço ? Ele fica chato na escola, não come e nem aproveita os momentos pq tem sono e não consegue dormir.

    • Oi Priscila, tudo bem?
      É um problema mesmo porque até os 3 anos seu filho ainda deve precisar de uma soneca no meio do dia. Veja com a escola se eles conseguem colocá-lo para dormir por pelo menos 90 minutos. Esta quantidade de sono na idade dele já deve ajudar bastante.
      Um beijo
      Michele

  16. Rebeca disse:

    Michele, tudo bem?
    Gostaria de tirar uma dúvida. Já li em alguns livros que o tempo máximo pra uma soneca é 2h, se não pode atrapalhar o sono noturno. Geralmente se da 2h e meu filho não acorda, eu o acordo, até porque se não a rotina de mamadas fica um pouco bagunçada. Ele tem 3 meses. Isso é verdade? Existe um limite máximo de tempo pras sonecas do dia? Se deixar as vezes ele dorme 3h direto!
    Beijos e obrigada!!

  17. Oi Rebeca, como vai?
    Realmente para que seu bebê não tenha problemas com o sono noturno especialmente nos meses que ocorrem mudanças no padrão de sono (4, 6 e 8 meses) o ideal é que as sonecas não ultrapassem 2 horas. Veja que seu bebê vai ter um limite de horas de sono e se dormir demais durante o dia, acabará compensando no sono da noite, ou seja, se dormir 2 sonecas de 3 horas com um padrão de dormir 14 horas dentro das 24 horas do dia, sobrará apenas 8 horas para o sono noturno e ele terá dificuldade para adormecer, pode picar o sono noturno ou mesmo começar o dia muito cedo, porque já dormiu muito durante o dia.
    um beijo

  18. Liliana disse:

    Oi Michele… Tenho um bebe de 4 meses e meio. A noite adormece quase sempre sozinho , dou mamada dos sonhos as 23 e geralmente vai ate as 6, mama e volta a dormir.dorme cerca de 12h por noite. Nas sestas, chora MT para dormir, e n adormece sozinho, e dorme cerca de 30 min..as vezes acorda a chorar… Cm posso ajuda lo a adormecer sozinho e por mais tempo? Obrigada

    • Oi LIliana, como vai?
      Muitos bebês não conseguem adormecer sozinho nas sonecas e precisam mesmo de ajuda. Reveja os horários do seu bebê (se você não está esperando demais para colocá-lo para dormir ou mesmo deixando uma janela de sono muito curta), veja o ambiente (se é agradável, se a iluminação não é muito forte) e você também pode usar um ruído branco ou qualquer outro som estático para abafar os ruídos externos.
      Espero que te ajude.
      Um beijo

      • Letícia Motta disse:

        Ligo o ventilador do quartob dela(virado para a parede mesmo), só pra fazer um ruído branco e ajuda mt, já q minha filha tem sonecas mais sensíveis que o sono noturno. Mas não costumam passar de 1h não.

  19. Marcia disse:

    Boa tarde Michelly, meu filho tem 1 ano e 10 meses, o sono da noite é perfeito, dorme as 22 hs e acorda as 8 hs. Estou com um problema qto a soneca da tarde.. Ele dorme no carrinho passeando, mas qdo dá uma hora ele acorda e eu balanço novamente, ele dorme de novo. Qdo eu deito ele na cama, acorda e nao dorme mais, o que posso fazer? Obrigada

    • Oi Marcia, como vai?
      Ele dorme por uma hora mas fica bem? Tem se desenvolvido adequadamente? Veja que com a idade do seu bebê, uma soneca por dia é suficiente, então se ele dorme por uma hora mas não apresenta cansaço, sinais de sono, se consegue brincar, se tem uma boa adaptação com as pessoas, não há motivos para se preocupar tanto. O sono do dia é mais difícil do que o da noite para muitas crianças então é normal que seu filho precise de um pouco de ajuda para esticar as sonecas, mesmo com 1 ano e 10 meses.
      Um beijo
      Michele

  20. Marina disse:

    Olá Michele. Minha bebê tem dois meses e 9 dias. Ela dorme por volta de 19:30 e vai até 23:30/00:00 qdo acordamos para mamar. Depois da mamada dorme até 5:00/6:00. Mas durante o dia as sonecas são curtas e ela só dorme no colo. Ainda é cedo para tentar educar o sono dela?

    • Oi Marina, como vai?
      Com 2 meses ainda é bem cedo para fazer uma aprendizagem de sono. A partir dos 3 meses você já pode tentar adequar as sonecas da sua bebê para horários mais adequados, respeitando a janela de sono e tentando esticar as sonecas. Por enquanto, o que você pode fazer é escurecer um pouco o ambiente, tentar um ruído para abafar os sons externos, fazer uma parte da soneca no colo e assim ir quebrando o padrão de sonecas curtas.
      Um beijo
      Michele

  21. Michelini disse:

    Olá Michelle,
    Tenho gêmeos e eles gostam de tirar cochilo depois das18h. Isso atrapalha o sono? É saudável jogar a hora do sono para mais tarde, tipo as 21h?
    Obrigada

  22. Oi Michelini, como vai?
    Não sei a idade dos seus bebês, mas o mais importante é verificar o comportamento deles. Eles fazem esta soneca, adormecem 21h00 mas dormem bem durante a noite? O crescimento e desenvolvimento deles estão adequados para a idade? Não são todas as crianças que tem o sono noturno prejudicado por uma soneca no fim do dia, mas em muitos casos, dormir este horário pode fazer com que seu bebê pique o sono noturno, tenha dificuldade para adormecer ou mesmo se torne um bebê madrugador, ou seja, que ele acorde muito cedo para começar o dia.
    Um beijo
    Michele

  23. Mariana Silva disse:

    Olá Michele, minha filha acabou de completar 3 meses, duas semanas antes ela estava dormindo durante o dia cerca de 3horas de manha e 3 a tarde e a noite dorme bem, um pouco agitado o sono mas dorme bem, agora não consigo faze-la dormir durante o dia, no maximo dorme 1 hora no periodo da manha e a tarde faz varias sonecas de 15 a 30 minutos, está fazendo associação com o peito, o que você sugere que eu deva fazer para melhorar a qualidade de sono de minha filha?

  24. Olá Mariana, como vai?
    3 horas de sono de manhã e 3 de tarde é bastante tempo mesmo de sono. Uma soneca de 90 minutos ou 2 horas seria o ideal, para você conseguir adequar o dia em 3 sonecas e melhorar o sono dela.
    Tente rever os horários, as janelas de sono, verificar os sinais de sono dela e tentar esticar esta soneca da tarde ficando perto dela e ajudando a voltar a dormir assim que ela começar a se mexer (nem que no começo você tenha que fazer metade da soneca no colo). Isso deve te ajudar a melhorar este padrão de sono.
    Um abraço,
    Michele

  25. jacke carvalho disse:

    as sonecas do meu bebe de 10 meses não duram mais que 30 minutos,durante o dia ele fica muito enjoado bocejando toda hora e com olheiras, a noite ele também não dorme direito

    • Oi Jacke, como vai?
      30 minutos realmente é um tempo bastante curto para as sonecas. Minha sugestão é que você veja como está o ambiente de sono, o horário desta soneca e que você tente as dicas do texto para tentar esticar. Veja também se ele faz duas sonecas por dia e não fica dormindo picado, sempre em 30 minutos.

      Um abraço,
      Michele

  26. Pamela Greice Toma Farias disse:

    Meu bebê tem 4 meses e tbm tem problemas com o sono. Na verdade desde recém nascido, no início achávamos que era por conta do refluxo e da alergia a leite que ele tem. Mas mesmo depois do tratamento ele continuou dormindo muito pouco durante o dia e a noite. A noite diminuímos as luzes e o barulho e desde o 1 mês ele dorme durante a noite, porém acorda várias vezes e precisa mamar ou ninar para dormir novamente. Ele não consegue se confortar sozinho, e quando tento ensiná-lo ele chora sem parar. Ele dorme 6h e acorda não querendo dormir mais e passa 2h acordado até dormir novamente por mais 1h30 apenas. Durante o dia confesso que não tenho rotina e nem sei como faze-la. Estou exausta, mas vou tentar as suas dicas, pq não sei o que fazer mais.

    • Oi Pamela, como vai?
      Alguns bebês são bastante sensíveis ao sono mesmo e é necessária muita dedicação, paciência e persistência para melhorar o soninho deles. Tente sim as dicas e se você estiver interessada em uma consultoria personalizada, onde olharemos o sono do seu bebê bem de perto para descobrir o que está atrapalhando e gentilmente ensiná-lo a dormir sozinho, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br
      Um abraço,
      Michele

  27. Erika disse:

    Olá, meu bebê desde que nasceu dorme a noite toda, adormecia por volta das 21hs e acordava as 7 ou 8 da manhã. Só que agora com 5 meses, faz umas duas semanas que tem demorado muito para dormir, tem dormido por volta de meia noite, sem sonecas neste período (a última soneca as 17hs mais ou menos) e acordado na mesma hora de manhã, por volta de 7hs. O que pode ter acontecido?

    • Oi Erika, como vai?
      Este é um período de mudanças no sono. Veja se seu bebê não tem feito muitas sonecas por dia, se está se alimentando corretamente e se não há algo como uma alergia ou outro problema atrapalhando o sono dele.
      Se for apenas um fator comportamental, acredito que com uma rotina estruturada e bastante paciência, você deve conseguir, um pouco por dia, trazer este horário de dormir para mais cedo, perto de 20h00, que seria ideal para a idade do seu bebê.
      Um abraço,
      Michele

  28. carolina disse:

    minha filha tem hoje quase 10 meses, ate o 6 mes dormia a noite toda, no 6 mes tivemos uma fase complicada com a minha volta ao trabalho e ela passou acordar bastante, sempre oferecia o peito apenas no final da madrugada, iniciando a manha, antes tentava apenas ninar, em 3 semanas voltou a rotina: dormia as 21 e acordava as 6h; porem desde o final do 8 mes nao dorme mais a noite toda! Largou o peito com 7 meses e parece nao ter sentido (eu que senti) pois dormiu muito bem no 7 e inicio no 8 mes, mas agora acorda 2vzs e permanece acordada por mais de uma hora em cada uma! faco o mesmo ritual desde que nasceu! papinhas as 19:30, banho relaxante com massagem as 20:30, mamadeira e cama! porem as 2h em ponto ela acorda! ela dorme no quarto dela e ja aprendeu a dormir sozinha, mas mesmo assim insiste em acordar as 2 e so dorme novamente as 3, 3:30 e as 5h ja esta de pé de novo! nao sei o que mais posso fazer, trabalho muito e estou muito cansada! Nao acho que seja fome pois ja tentei oferecer a mamadeira e ela so aceita apos as 5, o quarto eh fresco e bem arejado! nao tem absolutamente nada que eu vejo de errado, mas a fase nao passa =( ja tem mais de um mes que esta assim!

  29. Oi Carolina, como vai?
    Entendo seu cansaço, realmente é bastante difícil ficar acordada tantas horas de madrugada.
    Repare como está o sono diurno da sua filha. Muitas vezes o bebê dorme muito ou mesmo dorme pouco durante o dia e isso acaba prejudicando a noite. Repare também na alimentação. Alguns alimentos são muito estimulantes e atrapalham o sono, enquanto outros ajudam os bebês a dormirem melhor. Veja também a forma que você a atende de madrugada porque estes despertares podem ser uma forma que ela encontrou de chamar sua atenção. Tente ajuda-la a voltar a dormir sem estímulos, sem muita conversa, da forma mais tediosa possível.
    Um abraço
    Michele

  30. liliana disse:

    Ola Michele…tenho um bebe de 6 meses e 10 dias k ate cerca d 2 semanas dormia por noite cerca de 12 a 14h, com apenas uma mamada na madrugada. No entanto desde ha 2 semanas acorda mtas vezes durante a noite e mama 2 vezes, faz 4 em 4h… E dorme apenas 10 h.adormece sempre a mesma hora, dou mama e deito o acordado e quase sp adormece sozinho… Comecei a trabalhar e n denho dormido quase Nada ha 2 semana.. Isto comecou antes d comecar a trabalhar e dele ir para a creche.NESTA’s 2 semanas teve 3 dias seguidos k dormiu mt Ben, 8h seguidas, mas so durou 3 dias… Sera k é mesmo fome? È k ele mama tudo d madrugada!!! Mas durante o dIA ele come e mama mt Ben. Obrigada

  31. Giovana Rampin disse:

    Ola Michele!!
    Minha bebe tem 4 meses. No comeco dos 3 meses ela dormia lindamente as 21h e acordava as 7h…porem com o passar dos dias ela passou a ter mta dificuldade para ir dormir, grita e faz um show se a gente tenta fzr ela dormir.. ela quer brincar e bagunçar..com muito custo conseguimos fzr ela dormir por volta da meia noite.. no dia seguinte ela dorme ate mais tarde, cada dia acorda um horario. Ja tentei acorda-la cedo mas nao adianta, ela fica mais irritada ainda e vai dormir meia noite do mesmo jeito!
    Por conta disso tudo estou com muita dificuldade para introduzir o suco e a fruta, pq ela tem o mesmo comportamento para as sonecas diurnas, esta o tempo todo irritada e sonolenta, fazendo com que muitas vezes acabe recusando comer as frutas e tomar os sucos.
    Nao estou conseguindo colocar uma rotina, ela nao segue de jeito nenhum!!
    Obs: tbm andou acordando no meio da noite, coisa q nao fazia desde q completou 2 meses!
    Ela dorme com a naninha, no berco no quartinho dela.

    O que pode estar errado?

    Por favor se puder me ajudar..

    Obrigada

    • Oi Giovana, como vai?
      Existe uma mudança grande no padrão de sono dos bebês aos 4 meses e esta regressão é muito comum, não se culpe porque o bebê muda mesmo o hábito de sono nesta fase.
      Você precisa sim por pelo menos 3 dias acordar sua bebê em um horário mais adequado para começar o dia e tentar seguir ao menos uma regularidade nas atividades dela. Seguir uma rotina de acordar, mamar, ter alguma atividade e dormir. Tente não se apegar ao relógio (a não ser na hora de acordar) mas se atente em seguir uma sequência de coisas durante 3 dias. Isso deve ajudar o ajuste do relógio biológico dela. Mesmo que ela não durma, vá para o quarto e diminua as atividades perto de 20h00, que seria o horário mais adequado para sua bebê dormir. Esta dificuldade em adormecer pode ser porque ela está passando do ponto, está muito cansada e não consegue relaxar.
      Um abraço
      Michele

  32. Ana Paula disse:

    Primeiro gostaria de parabenizar pelo site,é muito bom e ajuda demais as mamães de primeira viagem! sempre venho aqui tirar algumas dúvidas!
    Hj preciso da sua ajuda na questão da soneca! Meu bebê tem 4 meses e meio, acorda às 7:30, tira a primeira soneca as 9:30 por 1 hora e meia, depois dorme mais 1 hora por volta de 13:00, dorme mais 1 hora as 4 da tarde, depois q acorda dessa ultima soneca fica super enjoado, as 8 da noite no máximo 8:30 já está dormindo e acorda 4 horas da manhã sem fome mas muito agitado, enfim, gostaria de saber o que posso mudar na rotina dele pra fazer com que ele durma um pouco mais tarde, as 21:00 por exemplo! Muito obrigada

  33. Marcela Ferrari disse:

    Ola, meu bebê tem 5meses e 1 semana, Ele acorda uma vez durante a noite para mamar, mais ou menos às 4 da manhã, depois acorda às 6h, mama e dorme novamente até às 8h. Às 10h tira uma soneca de 1 hora e as 13:30h outra soneca de umas 3 hrs ou mais. Depois outra as 18h. Agora estou tentando acorda-lo para não dormi muito. Pois ele vai dormir muito tarde 00:00. Essas sonecas muito longas prejudicam o sono? Estou perdida.

    • Oi Marcela,
      As sonecas que são consideradas boas sonecas, tem uma duração de 2 horas. Seu bebê dorme tarde para a idade dele, provavelmente por causa da soneca do meio do dia que ultrapassa os 120 minutos e por causa desta soneca 18h00. O melhor para ele seria dormir por 2 horas (até 15h30) e depois você fazer uma soneca rápida 17h00 (de 30 minutos) para que ele não fique muito cansado para dormir. A hora de ir para o sono noturno pode ser perto das 20h00.
      Um beijo

  34. Sofia Nogueira disse:

    Olá Michele,
    Tenho um bebê de 4 meses e meio, apesar de tirar sonecas boas durante o dia durante a noite ele ainda acorda muitas vezes e não segue um padrão entre um despertar e outro. Às vezes ele acorda depois de 1h de sono e só volta a dormir se mamar no peito, se não fica agitado e desperta. O que posso fazer?

    • Oi Sofia,
      Que bom que ele faz boas sonecas! Se uma hora depois de mamar seu bebê acorda e precisa mamar novamente para voltar a dormir, ele certamente criou uma associação de mamar para dormir, ou seja, ele precisa do peito para se acalmar, e não para atender uma necessidade de fome. Você precisa ensinar seu filho a dormir de outra forma, ou seja, sem ser no peito. Minha sugestão é rever a forma como ele vai dormir, o ritual noturno e mudar a forma de atender estes despertares. Não precisa deixar chorando sozinho, mas mude o conforto que você dá para ele e assim você vai conseguir quebrar esta associação.
      um beijo
      Michele

  35. Luciene disse:

    Olá boa tarde. Preciso de muita ajuda. Minha filha já tem 4 meses e as sonecas dela são péssimas. Ela acorda as vezes as cinco e meia ou mais tardar as 6:30. Ela dorme no peito. Sempre foi assim e eu nunca soube como não deixar isso acontecer. Ela acorda geralmente soltando puns de madrugada. Antes ela dormia as 18:30 e ia até quase as 2 da manhã acordava se contorcendo e ao conseguia soltar os gases quando eu tiro a fralda e faço massagem e aí dou o peito. Ela mama e aí depois acorda muito rápido de novo com gases tb e é o mesmo processo. De dia já tentei com tv ligada. TV desligada. Som ligado. Sem som. E ela não dorme no máximo 30 minutos. Ela sempre está com sono. Pq não dorme direito e eu não sei mais o que fazer. Dou banho de manha e no final da tarde quando da.

  36. Brena disse:

    Olá meu bb tem três meses,e sempre quando chega a noite ele fica muito irritado, chorão e sempre que escuta a voz de alguém fica mais chorão ainda, como se fosse estranhando as pessoas. não sei se é sono, o que vcs acham?

  37. Oi Luciene, como vai?
    O problema dos gases deve ser tratado com o pediatra, pois fica bastante difícil você arrumar o comportamento do sono dela, alterar o padrão de sonecas e do sono diurno, se ela estiver incomodada com a barriguinha.
    Com esta idade, você já pode criar uma rotina de 3 ou 4 sonecas, com horários aproximados, além de regular hora de alimentação e atividade.
    Se você estiver interessada em um acompanhamento para avaliarmos de perto o padrão de sono dela, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes da consultoria.
    Um beijo
    Michele

  38. Daniela disse:

    Olá, Michele. Coloquei meu bebê na escola, que só funciona à tarde, quando tinha 1 ano e 6 meses. Só que lá ele não conseguia tirar a soneca. O soninho da tarde fez tanta falta para ele que já não estava conseguindo dormir à noite também, só chorava. Então acabei tirando da escola e agora, atualmente está com 2 anos, voltou a dormir super bem à tarde e à noite. No entanto estou pensando em coloca-lo novamente na escola ano que vem, quando ele estará com 2 anos e meio, mas não quero prejudicar seu sono, embora agora já tenho notado uma dificuldade em faze-lo dormir à tarde. Eu faço ele brincar, correr bastante, só assim fica cansadinho e acaba conseguindo a soneca, geralmente de duas horas. Mas só está conseguindo dormir mais tarde, das 15h30min ou 16h. Se não está cansado, dorme só pelas 17h. Ainda assim, noto que é melhor que durma, senão, não fica de bom humor e tem dificuldades para pegar no sono à noite. Mas já sinto que está fazendo falta a escola(está muito apegado comigo, pois trabalho em casa)pela socialização e também para que eu possa trabalhar melhor, já que não consigo dar toda atenção para ele. Só que estou com medo de prejudicar seu sono novamente. Quero coloca-lo na escola do irmão, e somente é possível no início do ano – quando ele tiver 2 anos e meio ou no outro ano – com 3 anos e meio. Como eu vi que na escola ele não consegue mesmo dormir, estou em dúvida se coloco ele já o ano que vem ou somente com 3 anos e meio. O que você acha? Agora (com 2 anos feitos em julho) ele já está dando sinais de que está querendo deixar de fazer a soneca, ou é muito cedo ainda para avaliar? Até dezembro vou ter que fazer essa opção. Obrigada!

    • Oi Daniela, como vai?
      Muitas crianças deixam de fazer a soneca do dia aos 2 anos e meio, porém algumas ainda fazem esta soneca até os 5 anos, e é importante que esta transição seja feita naturalmente.
      Como sua decisão será em dezembro (eu acredito que ele não vai mais precisar dormir) você tem estes meses para avaliar.
      Se ele não quiser dormir, não precisa forçar, assim você poderá ter certeza que não haverá prejuízo do sono noturno por conta desse descanso no meio do dia.
      Um beijo
      Michele

  39. Bruna piekarski disse:

    Olá, tenho gêmeas de 9 meses, Estou muito cansada porque elas tiram várias soneca durante o dia mas não passam mais que 20 minutos, elas acordam bem humoradas, mas elas ficam no máximo 2 horas acordadas e já começam a brigar com o sono de novo. A noite é outra novela, elas dormem as 20 horas, mamam meia noite e acordam as 6, mas elas não dormem direto, a chupeta cai umas 3 vezes, de cada uma, ou seja, eu levanto de hora em hora. Não conheço ninguém que possa me ajudar com dicas, algum profissional. Muito obrigada pela atenção

    • Oi Bruna, como vai?
      Imagino como você está cansada. Pela idade delas, o ideal é fazer 2 sonecas por dia, ter uma rotina mais estruturada e quando a chupeta se torna um problema desse, é importante que elas aprendam a dormir sem a chupeta. Pode dar bastante trabalho, mas talvez uma educação de sono seja interessante para elas. Se você estiver interessada em um acompanhamento, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br
      Um beijo
      Michele

  40. Jeani disse:

    Minha bebe está com 40 dias, dorme por 6 horas à noite, acorda e mama uns 20 mim. Dorme mais umas 2h, mas fica se contorcendo e fazendo barulhos e depois durante o dia fica cochilando no seio, e quando larga não continua dormindo, logo acorda.

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail