Amamentar com um peito só: é possível?

Por 55 Comentários


Recentemente, uma leitora do blog entrou em contato comigo para dar um relato pessoal muito bacana: ela tem uma filhinha de 4 meses e a amamenta com um peito só! Segundo ela, três pediatras não souberam dizer se ela conseguiria amamentar a filha dessa maneira – não só conseguiu, como a pequena mama exclusivamente leite materno e tem um peso ótimo!

bebe mamando

Eu achei o assunto tão interessante, que resolvi pesquisá-lo para compartilhar mais informações com vocês. Porque, como me disse essa mãe, é muito difícil encontrar alguém que possa dar orientações sobre a questão. Se você também está passando por uma situação parecida com a amamentação do seu bebê, tenho certeza de que vai gostar.

É normal que o bebê tenha preferência por uma das mamas?

Sim, é natural que o bebê tenha essa preferência, que pode acontecer devido à diferença no formato do bico de um lado para o outro (o que facilita a pega – assim, ele preferirá mamar do lado em que a eficiência da amamentação é maior. Em geral, ele escolherá o bico mais protruso – que está mais para a frente) ou simplesmente porque a mãe tem mais jeito para segurar o filhote em um dos lados, deixando-o mais confortável naquela posição. Também pode acontecer do bebê preferir um dos seios por alguma situação temporária (como dor em um dos ouvidos, ou nariz entupido) ou porque a produção de leite em uma das mamas é maior (e quanto mais ele mamar daquele lado, mais leite será produzido; enquanto o outro naturalmente ficará menos, se não for estimulado com a sucção).

Que outros fatores podem causar a preferência do bebê por um dos seios?

O pequeno pode querer mamar em apenas um lado se houver mastite em um dos seios (porque a inflamação pode deixar o gosto do leite salgado), ou se um dos lados estiver com candidíase (o conhecido “sapinho”). Por isso, é fundamental procurar a ajuda do pediatra de seu filho (para esclarecer se há algum probleminha com sua saúde) e de seu ginecologista (para avaliar as condições de sua mama), caso o bebê insista na preferência. Resolvidos os possíveis problemas, persista: com o tempo, seu bebê pode se acostumar a mamar em ambos os seios (a paciência materna é fundamental nesses casos!).

O que fazer para que o bebê pegue as duas mamas?

Você pode tentar as seguintes estratégias:

– Ofereça sempre o peito rejeitado no início da mamada. Como o bebê estará com fome, é maior a probabilidade de que aceite a mama nessa condição.

– Tente dar o peito rejeitado quando o bebê está com sono. Pode ser que, sem perceber, ele comece a pegá-lo.

– Experimente outras posições: variando a forma de amamentar, você pode encontrar uma posição que seja mais cômoda para o filhote no lado rejeitado. Tente a posição invertida (na qual o corpinho do bebê é colocado embaixo da axila da mãe, com a barriga apoiada em suas costelas. A mãe apoia a cabeça do bebê com o braço e o corpo com o braço) ou simplesmente tente mudar o bebê de um seio para o outro sem virá-lo (nesse caso você precisará de uma almofada para ajudar no apoio). Alguns bebês aprendem a mamar em ambos os lados dessa maneira!

– Trabalhe o bico do peito rejeitado: um pouco antes da mamada, use uma bombinha manual para estimulá-lo. Dessa forma ele ficará mais protruso, facilitando a pega do bebê.

– Alguns bebês recusam o peito se ele tiver um fluxo muito intenso ou se estiver muito cheio. Faça uma ordenha manual para retirar um pouco de leite, antes de colocar o bebê para mamar.

E se não der certo?

É possível que você tente de tudo, e mesmo assim o bebê se recuse a mamar em um dos seios. Sem desespero! A  amamentação pode seguir por muito tempo, mesmo nessa situação. Um cuidado importante com a mama rejeitada é manter a ordenha, para que o leite não empedre. Você pode fazer isso durante a mamada, pois há um reflexo natural que ajuda na saída do leite (talvez seja um pouco difícil do começo, mas apoiando bem o bebê e com um pouco de prática, ficará mais tranquilo). Ou utilize uma bomba de leite (alguns modelos tornam a extração muito rápida). Uma boa ideia é congelar o leite extraído, para aqueles momentos em que você precisa que alguém alimente o bebê na sua ausência. Ou mesmo doar: já imaginou que esse leite pode fazer uma outra mãe muito feliz?

Os seios ficarão desiguais depois disso?

Provavelmente haverá uma pequena diferença, mas, na maior parte das vezes, apenas a mãe é capaz de notá-la.

Mamando em apenas um peito, o bebê precisará de complemento?

Algumas mães conseguem amamentar com apenas uma mama, sem que haja necessidade de complemento; mas nem todas! O acompanhamento do pediatra é fundamental para essa decisão: ele avaliará se seu bebê está ganhando peso como deveria (e se não estiver, poderá recomendar uma fórmula artificial).

Agora o mais importante: não se culpe por não conseguir realizar a amamentação como você sonhou. Mais importante do que a ideia de amamentar com perfeição é que seu filho esteja bem, saudável, crescendo forte e tranquilo.




Arquivado em: Amamentação Tags:

Comentários (55)

Trackback URL

  1. Su Machado disse:

    Eu gostaria de saber se vc sabe algo pq
    No meu caso eu tenho mastectomia (redução ) e por erro medico perdi uma mama , mas a outra sai leite normal ,será que consigo/posso amamentar nem
    Que for so no começo e se eu conseguir precisa de complemento desde o
    Início?????? Nao vi ninguém
    Postar sobre isso to curiosa ! E ja estou em
    Trabalho de
    Parto a
    Qualquer hora
    Minha princesa nasce!!!!

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Su,

      Demorei para responder porque fui validar a resposta com um médico. Segundo ele, você pode amamentar sem problemas, fique tranquila!

      Boa hora para você, estarei torcendo para que sua princesinha chegue com muita alegria!

      Beijos,

      Nívea

      • Lirismar Borges lima disse:

        Olá! Estou super preocupada pois tenho um bebê de um ano e ele só mama em um lado do peito, o lado direito está super pequeno e já o esquerdo está grande. O direito não enche de leite e ele não pega de jeito nenhum. E eu espremo até com a mão e não sai quase nada e mto menos com a bombinha. Não tenho mais nem relação sexual só de vergonha. Não sei o que fazer!

        • Nívea Salgado disse:

          Oi, Lirismar,

          Isso acontece com muitas mães, não fique com vergonha! Converse com seu marido, provavelmente você vai descobrir que para ele não faz diferença! E é algo transitório, que tende tende a melhorar quando você parar de amamentar (a diferença entre as mamas). Boa sorte!

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Su,

      Você pode amamentar, sim! Talvez você precise complementar as mamadas, mas há também muitas mães que amamentam com um lado só (até aquelas que passaram por uma mastectomia :)).

      Um abraço, boa sorte com a chegada de sua princesa!

      Nívea

  2. O meu bebê teve preferência por apenas um e hj minhas mamas são muuuuito diferentes uma da outra. Perceptível até com roupa.

  3. O meu bebe só pegou um seio !! A diferença é entre eles sao enormes e visíveis!! Qinda amamento com um só !! Mais me sinto feia pelo fato do seio ser desigual

  4. Vanessa Gomes disse:

    Olá Nívea! Não me canso de dizer o quanto amo o seu blog. Só mesmo você pra conseguir abordar tantos temas diferentes e interessantes do universo materno e de uma maneira toda especial!E todos os dias nos brinda com notícias, novidades e temas interessantes! Isso me faz sentir como se vc fosse uma amiga íntima! 🙂
    Bom, eu também estou nesse mesmo barco que outras mães. Minha filha, que tem hoje 1a5m ainda mama, e não me lembro exatamente a partir de que momento, mas creio que foi após os 6 meses, começou a querer mamar exclusivamente em um dos seios (o direito), mas ela já mostrava predileção pelo seio direito.
    Depois que li o seu texto é que fui perceber que o seio que ela prefere tem o bico mais protruso que o outro (o esquerdo. não sei se foi mais resultado da pouca estimulação ou se já era assim mesmo! Rsssss), e curiosamente esse seio era o que eu tinha mais dificuldade para amamentá-la, ficava meio desajeitada na hora de segurá-la e tive empedramento nele quando o leite começou a descer (procurei um banco de leite pra pedir ajuda e orientação e foi o que nos salvou!).
    Consequência disto é que realmente tenho uma diferença entre os dois seios, e não acho que é pouca não (um pouco de exagero meu!)! Mas dá pra perceber pela camiseta ou blusa (se for colado ao corpo) olhando atentamente! Pelo menos, quando eu tiver o segundo (sim, eu pretendo talvez no ano que vem tentar engravidar e dar um irmãozinho(a) pra minha filhota) já estarei mais informada e quem sabe essa diferença se corrija! Mil beijos

    • Aline disse:

      Olá tudo bem ?
      Estou passando por essa situação já faz um tempo , meu filho tem 1 ano e 3 meses e mama somente um peito dez de quando tinha 3 meses .
      Ele rejeitou o outro peito , pq tev que ficar internado por penamonia na UTI e teve que se alimentar por sonda , e quando teve alta não quis o outro peito , agr não sei oque faço para secar o leite , má da uma dica por favo , não sei mais oque fazer ..bjs

  5. A minha filha sempre mamou em um peito. Nunca perdeu peso. E eu tinha leite para dar e vender. Agora estou grávida de novo e apenas um está saindo o colostro. Justamente o que ela não mamou. Acho que vou escrever um livro, Kkkkkkkkkkkk

  6. Veridiana Conrado disse:

    Meu bb tem preferencia por um peito,e agora o outro peito ta cm pouca produçao d leite…o q posso fazer???(obs:meu pqueno tem só 20dias)

  7. daiane camargo disse:

    Ola meu nome é daiane tenho um bb de 6 meses queria tirar uma duvida se possível. alguém saberia me dizer se amamentando em apenas um peito ele fica grande? a minha duvida é saber se depois disso se o peito volta ao tamanho normal ..obgda …?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Daiane, tudo bem?

      Amamentando em apenas um peito, em geral esse fica maior do que o outro. Quando você parar de amamentar, duas coisas podem acontecer (com cada mãe acontece de uma forma):ou ele volta ao normal e fica parecido com o outro, ou fica maior mesmo.

      Bjs

    • raquel disse:

      ola meu nome é raquel to enfrentando um grande problema tenho um filho de um ano e três meses ele mama em um lado só da mama e outro secou completamente. a diferença é muito grande. quando o lado q ele mama secar, volta ao normal? pois to ficando pra baixo com essa situação me ajuda não procurei nem um medico ainda por vergonha pois a diferença das mamas é muito grande.

      • Nívea Salgado disse:

        Oi, Raquel,

        Depois que o peito em que seu bebê mama secar, ele pode ficar diferente do outro (principalmente se hoje a diferença é muito grande). Mas não há motivo para ter vergonha, essa situação é normal e se te incomodar muito, pode ser feita uma cirurgia para igualar os lados.

        Converse com um médico, certamente suas recomendações serão muito importantes!

        Um abraço!

  8. Elisama disse:

    Boa noite!
    Minha filha hoje está com 2 anos e ainda ao apertar o meus seios… Ainda saí leite! Pode acontecer? Ela mamou pouco!
    Desde já agradeço!

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Elisama,

      Você pode estar com o hormônio que produz o leite, a prolactina, um pouquinho desregulado. Vale a pena conversar com seu ginecologista, para que ele peça alguns exames simples, ok?

      Grande beijo,

      Nívea

  9. dayana disse:

    ola, meu nome e dayana tenho uma filha de 1 mes e meu peito esquerdo produz muito leite e ate empedra e ta maior que o direito, que nao produz muito leite e nem empedra, ja tentei varias formas para ela pegar o seio direito , mais ela rejeita, e o esquerdo ela mama , mais com o tamanho do peito ainda tenho que fazer a ordenha do esquerdo, por causa da dor dele empedrado o que faço, sera que vai voltar normal meu peito

  10. nicoli disse:

    Muito obrigada, eu tive câncer de mama e apesar de não ter tirado a mama fiz radioterapia então as chances de amamentar sâo poucas, pois pode ter obstruído os ductos, mas estou mega feliz por estar esperando um bebe depois de tudo.

    Bjs

  11. Simone disse:

    Eu estou passando por essa situação já tem mais de um mês !! Meu filho parou derrepente levei ao pediatra e segundo ela ele não tem infecção nenhuma mas devido ao meu bico do seio direito ser menor ele parou e só quer mamar no esquerdo, por mais que eu faça a ordenha a diferença é visível pois tem diminuído consideravelmente a quantidade do leite onde ele não quer pegar !!
    Só que não quero parar de amamentar rsrs
    Mas estou sempre tentando fazer ele pegar novamente … Quem sabe eu não consiga !!
    Bjokas a todas

  12. Fabiana disse:

    Olá mamães! Gostaria de compartilhar minha experiência sobre o assunto, quando minha bebê nasceu e so queria mamar em um dos seios procurei ajuda no banco de leite, com minha ginecologista e com a pediatra dela, todas me orientaram com essas dicas acima, tentei de tudo e quando ela estava com mais de um mês a pediatra dela me orientou a dar mesmo só um peito, até ela desistiu, mas fui insistente e continuei tentando, agora ela vai fazer três meses e mama nos dois normalmente então a melhor dica pra vocês é insistir, não desistam que uma hora eles mamam nos dois.

  13. Ana luiza silva disse:

    E possível uma criança ficar sem amamentação?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Ana,

      Se a pergunta é se a criança pode ficar sem leite materno, isso é possível, graças às fórmulas industrializadas feitas especialmente para essa faixa etária. O leite materno é muito mais completo, mas há casos em que a mãe não consegue produzir em quantidade suficiente, ou não pode amamentar o filho por alguma doença.

      Beijos!

  14. Michelen disse:

    Olá meu nome é Michelen e tenho uma dúvida!
    É que tem uns 2 meses que meu bebê so mama um seio, porque ele mordeu o outro e acabou inflamado.. fui ao médico ele me passou um anti inflamatorio e falo pra mim ir tirando leite na bombinha e depois de uns 2 dias poderia dar o peito pra ele.. Mas na verdade não consegui tirar o leite pois meu seio estava muito inchado e dolorido,  sentia muita dor e não conseguia tirar..  acabou que meu leite secou de vez..
    será que posso voltar a dar mama nesse seio? E será que ele ainda da leite? Me ajude por favor.. 

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Michelen,

      Eu insistiria em colocar o bebê para mamar sim!!! Conforme ele for sugando, o peito pode voltar a produzir leite (pode demorar alguns dias, você tem que persistir).

      Grande beijo,

      Nívea

  15. Chris disse:

    meu filho tem um mês , ele mama mais do lado direito pois o bico do peito é maior , e meu peito esquerdo e menor que o direito. Será que se ele começar a mamar do esquerdo . O meu peito iguala novamente

  16. vania lopes disse:

    eu tenho o seio maior e outro menor eu quero saber se volta o normal por favor alguem pode me responder estou preocupada esta bem visivel,minha filha ja tem1 ano e 8 meses

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Vania,

      Não se preocupe com isso durante a amamentação, o mais importante é que o filhote esteja bem nutrido 🙂

      O peito pode normalizar depois, ou pelo menos ficar mais parecido com o outro.

      Beijos!

  17. Fernanda disse:

    Olá.
    Tenho um bebê de pouco mais de 11 meses, ele desde do 4° mês só mama no peito esquerdo. Já tentei de todo jeito para que ele voltasse a mamar no outro mais não tem acordo. A minha pergunta é: Caso eu engravide novamente o seio que secou vai voltar à sair e encher de leite??

  18. Tamires disse:

    Olá.
    Eu tenho um bebê ele tem 1 ano e 3 meses e ele mama só em um dos seios, mas isso aconteceu depois de uns 5 meses por descuido meu… Quando eu percebi a diferença ai comecei a me preocupar. Bom, comecei a oferecer esse peito que já não saia quase nada, e nada dele aceitar, insisti, ai do nada ele começou a aceitar e durante o dia antes dele pegar o cheio ele pega o vazio. Eu notei que esta saindo um pouco mais de leite, mas ainda estou achando pouco, sera que ele vai ficar do mesmo tamanho do outro, VC acha tem essa possibilidade?
    Desde de já agradeço.
    Um abraço!

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Tamires,

      Sempre existe essa possibilidade. Nos próprios comentários você verá mães que tiveram os seios retornando ao mesmo tamanho do outro, e outras em que isso não aconteceu.

      Estarei torcendo por você!

      Beijos

  19. Micaela disse:

    Oi queria saber se os peitos voltam ao normal pos tenho um seio bem maior que o outro.
    E queria saber o que fazer pra igualar eles?

  20. Suellen disse:

    Gente, meu bebê nasceu com mais de 4 quilos e a partir do segundo mês passei a dor apenas no seu direito e ele só mamou exclusivamente até os 6 meses. E outra, Qdo ele estava mamando dava para notar a diferença, mas a agora os dois ficaram do mesmo tamanho. Por isso digo vai de mulher para mulher.

  21. Eva disse:

    Boa noite
    Eu amamentei minha filha exclusivamente até os seis meses e continuo amamentando até hoje que ela está com nove meses em uma mama, minha bebê rejeitou uma das mamas por causa da diferença de bico e junto com a pediatra tentamos de tudo e ela não aceitou e graças à Deus estamos conseguindo com um peito só.

  22. Manuela disse:

    Amamentei minha pequena até os 2 anos de idade e não me arrependo. Hoje as mulheres tem medo de amamentar pelo fato de ficarem com o peito caídos depois. A coisa mais ridícula que vi!

  23. raquel disse:

    Olá! Tem 3 dias que o meu bebê não mama, pois eu mesma quis assim. Meu peito está enorme e é um só, pois amamento somente de um lado. Quanto tempo leva para secar o leite? Essa situação está muito ruim, principalmente por ser só um seio cheio. Por favor, me ajude.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Raquel,

      Depende muito de mulher para mulher. Você pode conversar com seu médico sobre essa situação, há meios de interromper a produção do leite. Enquanto isso, faça a ordenha para que o leite não se concentre muito, o que poderia levar a uma mastite.

      Beijos!

  24. Thayna disse:

    Oi gente meu nome é thayna, minha bebê está com 3 meses e ela só quis pegar uma mama, agora tenho um seio maior que o outro, nossa, tenho vergonha de tirar a blusa na frente do meu esposo, a diferença é grande, comecei a dar o seio menor pra ver se iguala, será possível ? Desde já agradeço

  25. Jessica disse:

    Amamentei meu filho até 6 meses exclusivamente somente com o seio direito e hoje com 1 ano ele ainda não aceita bem a introdução alimentar mais mama que come.
    E ele sempre teve 50% acima do peso segundo a curva que seguia.

  26. Geiwse disse:

    Gente meu bebe tem 4 meses ele só mama em um seio , então o outro fico pequeno , e outro muito grande , será que quando ele para de mama meus seios voltam normal , ou vão fica um sempre maior que outro ? Me ajudem

    • Equipe disse:

      Olá, Geiwse. Tudo bem?

      Provavelmente haverá uma pequena diferença, mas, na maior parte das vezes, apenas a mãe é capaz de notá-la. Você encontra mais informações sobre o assunto no post!

      Abraços

  27. Daiane Brancaglion disse:

    Meu filho está com 10 meses, e sempre amamentei em apenas um seio. Tentei de todas as formas e ele não pegou o outro. Nunca complementei com fórmulas e o peso dele é ótimo.

  28. patricia da silva disse:

    oi, minha bebe está com 3 meses, a médica disse para dar um peito e quando secar dar o outro. Só que tem duas semanas que só um peito fica cheio, o outro só um pouco. Por que isso aconteceu? Falei com a medica e ela nao soube me dizer. E o pior,está fazendo falta, porque seca um e quando vou dar o que nao enche muito, acaba logo. E o outro ainda nao está cheio e aí tenho que dar mamadeira e esperar os peito encherem. O que faço?

  29. Monique disse:

    No meu caso meu bebê tem 2 meses, só pega o seio do lado esquerdo mais já fiz de tudo pra ele mamá o outro é nada, meu seio do lado esquerdo não ta nem saindo leite mais, porém ele tbm ta horrível MT pequeno e o que dar leite muito grande, não sei mais oque fazer e todo mundo percebe que meus seios estão diferentes um do outro, me ajudem por favor!
    Não quero deixar de dar mamá a ele. Ele tá com 5 e meio já!

  30. Thafany disse:

    Olá. Meu nome é Thafany e meu bb está com 1 mês. Estou com um grande problema que é um peito maior que o outro. Mas é uma diferença enorme e visível até de longe. Só não entendo o porque, pois meu bb mama super bem nos dois peitos mas o meu peito esquerdo não enche nem um terço do que meu peito direito. O direito por sua vez enche,em pedra e fica 24 horas vazando e molhando minhas roupas até mesmo quando estou com absorvente de peito.o que fazer?

  31. Patricia disse:

    Ola…com 4 meses minha bebe regeitou uma das mamas e hoje ela esta com um ano e meio e mama apenas em uma e se deu super bem…nao precisei dar complementos. Fico super feliz em ter consiguido pois a minha medica achou q eu teria dificuldades na amamentacao por ter feito reducao de mama a 2 anos apenas antes da gravidez..mais Gracas a Deus deu tudo certo. E o fato dela ter regeitado um lado nao teve nada haver com a cirurgia,foi apenas uma preferencia dela. A unica coisa q fiquei com o bico super dolorido,o q faz ate hoje eu sentir as vezes um pouco de dor…mais garanto q pra mim ver a carinha de satisfacao dela vale super a pena toda sacrificio e dor

  32. Josiane disse:

    Bom dia, tenho o mesmo problema que a maioria de vcs meu bb só mama em um peito desde os 6 meses e os dois são diferentes no tamanho. A unica coisa que me preocupa é a mama que não tem mais leite, acabei não fazendo a ordenha da outra mama então ela secou, será que pode dar alguma doença no peito em que o bb não mama ou um câncer futuramente???? tenho medo….alguem pode me esclarecer????Bjs

  33. Danielly disse:

    Olá! Meu bebê está com 4 meses, quase 5 e, há 2 meses ele mama somente em um seio. Não tenho problemas, apenas foi a preferência dele, é o que acreditamos.
    Mas, graças a Deus ele está crescendo super saudável e não precisa de nenhum complemento, pois só o leite materno está o ajudando a se desenvolver.
    No início fiquei morrendo de medo de um seio ficar maior que o outro, mas muitas conhecidas disseram que passaram por isso e que depois tudo volta ao normal.
    Quando eu parar de amamentar, direi minha experiência aqui e se tudo voltou ao normal ou não com meus seios.

  34. Rosalinna disse:

    Ola eu tenho um filho de 1ano e 2 meses,ja pretendo o desmame. Ele também mama em apenas um dos seios,isso porque o outro não deu bico,todas vezes que oferecia ele rejeitava,quando pegava não conseguia a sucção pois o bico tipo entrava pra dentro,ai chorava. Pra piorar esse mesmo seio feriu o bico no início da amamentação. Esse que ele não mamou o leite é meio salgadinho e amarelado e o outro e “doce” e branquinho. Foi difícil,como foi. Quando ficou internado e quando deu gengivite e estomatite,mas para honra e glória de Jesus estamos bem,fortes e com saude.

  35. Nadia disse:

    Olá:)
    Estou com o mesmo problema e não sei o que fazer..tenho uma menina de 3 meses e meio e há 1 mês e meio mais ou menos só mama no seio esquerdo..mesmo com fome se recusa a pegar o outro seio..o seio esquerdo está grande e o direito murcho e em comparação está muito pequeno 🙁 do lado esquerdo produz bastante leite e o fluxo é grande e do outro lado só sai leite as pinguinhas quando ordenho e o bico também é mais pequeno…parece que o peito rejeitado não enche enquanto o outro depois de 2 horas sem amamentar já dói..o que posso fazer pra mudar isso enquanto é tempo??sera que um bico de silicone da farmácia ajuda ela a pegar no peito??
    Desde já obrigado por qualquer dica que me possa ajudar

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail