5 coisas para não se falar para uma mãe de menina!

Por 20 Comentários


Se você também é mãe de menina, vai concordar comigo que não é fácil ter uma pequena em casa. Elas costumam ser mais tranquilas do que os meninos no dia-a-dia (mas nem sempre – a minha, por exemplo, é um furacão!), sabem desde cedo como conquistar o que querem com sorrisos e abraços e despertam na mãe uma sensação de que ela é um grande exemplo a ser seguido para o resto da vida! Mas são também “ardidas” quando não têm suas vontades satisfeitas e costumam falar 90% do tempo em que estão acordadas (nossa, tem horas que eu sinto uma falta danada do silêncio!).

Imagem:donnierayjones via Compfight cc

Imagem:donnierayjones/Creative Commons

E se o coração de uma mãe de menina se enche de orgulho de ver sua filha seguir, em muitos aspectos, seus passos, também fica bravo, “chispando fogo pelas ventas” quando alguém resolve dizer algo que não deveria (olha que nos poucos anos de Catarina eu já ouvi cada coisa que vocês nem imaginam!). E se eu pudesse fazer uma pequena seleção das piores pérolas, aquelas que recomendo que não se diga nunca, nunca, nunquinha para uma mãe de menina, eu diria que são essas:

1) Seu marido nunca quis um menino?

Essa é de matar! Como se ainda vivêssemos no século 19, quando tudo o que uma família queria era o nascimento de um homem! Ou como se você fosse membro de uma família real, em que para herdar o trono, o filho tem que nascer menino. Pior: como se o pai tivesse uma preferência explícita por ter um menino (e tivesse ficado frustrado quando sua filha nasceu).

2) Demorou para andar porque é menina, né?

Sabe aquela história de que meninas falam primeiro e meninos andam primeiro? Tem gente que leva ao pé da letra e acha que isso é lei. Uma boa resposta para esse comentário é: “não, ela não andou mais tarde porque é menina. Ela só levou o tempo necessário para estar preparada. E, aliás, quem tem pressa? Ou ela não vai andar para o resto da vida?”.

3) Ela não se parece nada com você.

Quando Catarina nasceu, eu ouvi muitas vezes essa afirmação. Agora que ela ficou mais parecida comigo, ninguém faz esse comentário “simpático”. Porque quando se tem meninas, no fundo você gostaria que ela se parecesse com você (nem que seja no branco dos olhos!).

4) Ela não vai ser boa em matemática, aposto.

Como se meninas fossem naturalmente um horror em raciocínio lógico! A verdade é que minha filha pode ser boa em matemática ou não – e isso não tem qualquer relação com seu sexo.

5) Pra uma menina, ela não é bem educada.

Isso você vai ouvir depois que sua filha passou o dia pulando, correndo, jogando bola e bagunçando tudo. O problema não é (só) alguém dizer que você não educa bem sua filha – é mostrar que se fosse um menino, aquele comportamento seria esperado. Mas de uma menina… Que deveria ser calma, dócil, meiga… Talvez a melhor resposta nessa hora seja falar: “pois é, ela é bem mal-educada mesmo. Aliás, puxou a mãe!”.




Arquivado em: Papo de mãe Tags:

Comentários (20)

Trackback URL

  1. Mariana disse:

    Eu adicionaria: Ela será agarrada com o pai, todas as meninas são. Ah, como me irrita. kkkkk…..

    Beijos.

  2. Lyana Duarte disse:

    Acho a Catarina a sua cara! 🙂 Já a minha.. rs

  3. e ainda faltou falar da famosa frase Menina é do pai pq menino é da mãe, ouvi muito quando a Julia nasceu, e é MUITO desagradável ouvir isso…

  4. Bibi disse:

    Nossa, quanto preconceito.
    Acho até que esse post não seria necessário pois explicita ainda mais o preconceito com meninas.
    Nunca sequer pensei em um desses itens e tenho verdadeiro horror quando dizem que rosa é de menina e azul é de menino. Só aí já ensinam a ser preconceituosos e maldosos.
    Meninas e meninos, primeiramente, são humanos. Crianças.

  5. Quanta besteira. Tenho uma menina e nenhum desses comentários me aborrecem. É muita frescura. Se incomodem com coisas mais construtivas.

  6. amo ser mamãe da Cecília , não acho parecida comigo mais isso não muda nada meu amor continua enorme, amei a reportagem.

  7. Tenho dois meninos, ouvi pessoas dizerem o pai não quer meninas ? sim ele queria mas não tivemos , um andou com 09 meses e outro com 13 meses, os dois tinham a cara do pai, um sempre foi muito adiantado o outro tudo no seu tempo , um quietinho outro um pouco mais agitado… minha irmã tem duas meninas , acho esses comentários normais ,não nos incomodam

  8. Outra frase idiota: "Ela vai dar trabalho".

  9. E a minha mãe que foram 4 meninas…Hoje eu sou a invocada e tenho sempre uma resposta na ponta da língua. Acho que virei defensora da minha mãe em perguntas bestas direcionadas. Adorei o texto e concordo com tudo que foi dito.

  10. Magda Rosane Macke disse:

    É bem isso, concordo com tudo.

  11. Nana Caldeira disse:

    Ai… A minha cor preferida e a do meu marido é azul. Desde que minha filha só existia em nossas mentes, já tínhamos decidido que seu quartinho seria de um azul bem claro. Pensamos nos detalhes quando soubemos que teríamos uma menina e deixamos o quartinho bem feminino. Mas o que me matava era entrar nas lojas com meu barrigão procurando itens azuis e brancos e sempre a mesma afirmação: o meninão é para quando?! Contava até 10 e respondia na maior satisfação: menino eu não sei não, mas a minha menina é para o mês tal. E a cara da vendedora caía! kkkkk

  12. Quando minha primeira filha nasceu, uma bebê linda: cabelos cor de mel, olhos verdes e um bocão rosado enorme.Olhavam na minha cara e diziam “Que linda!!Mas puxou o pai”.Tem gente com o coração peludo mesmo kkk.

  13. Suzane disse:

    Existe também uns comentários machistas e ultrapassados, que quando ouço dá vontade de voar no pescoço da pessoa como: ” o pai foi consumidor e agora será fornecedor.” Ou “meu filho vai pegar sua filha”. Será que eles acham o que?? Só porque nasce mulher tem que ser prostituta?? Ou tem obrigação de ser fácil ? Estes comentários me irritam .

  14. Marina disse:

    O pior que eu já ouvi foi quando falaram para meu marido: você vai ser fornecedor. Coisa mais horrível de se falar!

    • Aline disse:

      Esse negócio do fornecedor já tá muito manjado…tanto que inventamos uma nova…
      Cansados da piadinha … um amigo nosso sempre fala: vai fornecer duas vzs hein…kkkkk….(e ele tem menino)… esse amigo todo orgulhoso do filho menino respondi: Com certeza iremos fornecer!!! E do jeito que o mundo anda, vc tb vai!

      Eu sei foi maldoso…. mas eu tb me canso né.

  15. Neila disse:

    Ahhh com certeza essa do fornecedor é a pior. Já ouvi tambem e acho uma brincadeira de péssimo gosto.

  16. Thaiene disse:

    Engraçado como tudo que você citou nos mostra quanto a sociedade está atrasada no que tange à igualdade de gênero né? Não irrita porque somos mães de meninas, irrita porque somos mulheres e tão ou mais capazes do que os homens. Boas respostas, vou usar! kkkkk

  17. Aline disse:

    Me identifiquei com a parte do: Seu marido nunca quis um menino?

    Ri muito.

    O fato é…ser mãe de menina é garantir a casa cheia pelo resto da vida…é ter amigas dentro de sua casa e com certeza a família grande….prq meninas sempre ficam na casa da mãe kkkkkk fato!
    Esse negócio de rosa e azul, menina e menino, sei não gente, até concordo em termos… mas sempre que minha filha vê algo rosa ela quer..seja danoninho, seja um laço de cabelo, seja amoxicilina…é rosa !… eu acho que ela enxerga o mundo cor de rosa….kkkkk

  18. Sheila disse:

    Tenho 3 meninas! E o que mais escuto é: não vai tentar um menino? Ai falo: tô pensando em adotar um! Ai é certeza que vem menino! As pessoas querem puxar papo e sao incovenientes.

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail