O que pode acontecer se meu filho não dormir?

Por 39 Comentários


Durante os primeiros meses da vida de Catarina, ela foi um bebê extremamente irritado e que chorava muito. Na época eu ouvi de muitas pessoas que ela deveria ter um problema grave de saúde, já que seu choro era constante. Claro que eu investiguei diversas hipóteses (e acho que qualquer mãe na mesma situação deveria fazer o mesmo, pois sempre há a possibilidade de o bebê esteja sofrendo de refluxo, otite, entre outras coisas), mas meu coração de mãe me dizia que a causa de tudo era o fato de que ela não dormia bem.  No fundo, eu sabia que o “X” da questão era a falta crônica de sono – ela ficava cansada, chorava, engolia ar, o que levava até ao aumento de sua cólica. E assim a pequenina entrava em um ciclo vicioso (que durou um bom tempo e quase me deixou louca!).

Por experiência própria, eu sei que a falta de sono traz diversas consequências para o bebê (e também para os pais – até hoje minha qualidade de sono piorou muito quando comparada àquela anterior ao nascimento de minha filha). Por isso achei muito bacana o texto de hoje da nossa querida colunista Michele Melão, consultora de sono infantil. A seguir ela explica o que pode acontecer com o bebê se ele não dormir bem. Vem dar uma espiadinha, que há muitas informações importantes!

Por Michele Melão

Algumas vezes já falamos aqui para as leitoras do Mil Dicas de Mãe sobre a importância de se ter hábitos saudáveis de sono, sobre o que pode estragar o sono do bebê, e demos também sugestões de rotina para os bebês de seis e sete meses (idades críticas para o sono). Mas e quando o bebê não dorme? Quais são as consequências?

Imagem: Spigoo via Compfight cc

Imagem: Spigoo/Creative Commons

No post de hoje, gostaria de mostrar a vocês que a importância do sono para os bebês vai muito além do descansar ou de deixar os pais dormirem durante toda a noite. O sono é um processo fisiológico ativo e sua privação pode causar impactos na saúde, comportamento e desenvolvimento do seu bebê.

Vamos então aos problemas da falta de sono:

Obesidade infantil: foi comprovado por um estudo da University of Chicago que bebês que dormem pouco são mais propensos a sofrer com a obesidade infantil. Nessa pesquisa, foram comparadas crianças que dormiam sete horas com crianças que dormiam nove horas por dia. As primeiras apresentaram um risco quatro vezes maior de desenvolver obesidade do que as outras, que dormiam por um período maior. Além disso, a ansiedade gerada pela falta de sono é um dos sentimentos que mais levam à fome. A chance de um adulto com insônia “atacar” a geladeira é enorme e isso acontece também com as crianças.

Problemas com o crescimento: apesar do hormônio do crescimento (GH) ser liberado durante o dia, é durante o sono profundo dos bebês que sua produção se eleva; por isso, a enorme importância da qualidade do sono. Não basta apenas dormir, o bebê precisa entrar em sono NREM (profundo) para que o hormônio seja liberado. Bebês que têm o sono muito picado, ou com sonecas muito curtas (menos de 30 minutos), podem estar com dificuldade de entrar nesse estágio do sono.

Hiperatividade: segundo Gonzalo Pin, um estudioso da cidade de Valência, na Espanha, 15% das crianças com hiperatividade na verdade sofrem de distúrbios de sono. Para ele, ao contrário dos adultos, as crianças que não dormem bem não ficam sonolentas no dia seguinte; mas sim irritadas, sem concentração, com baixo rendimento escolar e podem ser diagnosticadas como hiperativas. Além deste estudo, existem muitos outros que comprovam a relação entre a falta de sono e diversos problemas no comportamento das crianças, bem como que a privação de sono por meses, ou até mesmo anos, pode sim ser um gatilho para a hiperatividade.

Ansiedade e irritação extrema: quantas mães não passam pela chamada “hora da bruxa”? No fim do dia, perto das 18h, a criança se transforma. Gritaria, choro, irritação, ansiedade… Grande parte das mães pensa que é cólica, quando na verdade esses podem ser sinais de sono. O bebê pode estar muito cansado e a irritação chega – então ele se retorce e o sono demora muito tempo para chegar.

Falta de concentração e de foco: além da falta de sono atrapalhar a concentração das crianças (e dos adultos!), pode-se dizer que grande parte da informação aprendida nos momentos de atividade do bebê é armazenada e memorizada durante o tempo em que está dormindo. Se o bebê não dorme, uma parte dessas informações é perdida.

Dificuldade no aprendizado: quando falta concentração, a capacidade de aprendizado também pode ser afetada. O sono é um repouso para o cérebro, que descansa para que novos aprendizados possam ser adquiridos no dia seguinte.

Algo importante para ressaltar é que as sonecas não devem ser substituídas (como um bebê que não dorme pela manhã e passa quatro horas dormindo durante a tarde). Um bebê que faz sua soneca adequadamente de manhã, está mais relaxado para almoçar e come melhor. E a soneca da tarde permite que o bebê consiga chegar tranquilo até o fim do dia.

Outra sugestão é que vocês procurem fazer com que seus bebês durmam nos mesmos horários todos os dias. As transições (diminuição do número de sonecas) devem acontecer naturalmente, na hora certa, para não prejudicar o desenvolvimento e não causar nenhum problema futuro.

Para que vocês tenham uma ideia melhor de quando essas fases de transição geralmente ocorrem, deixo a seguinte referência:

De 0 a 2 meses – sem padrão. O bebê normalmente mama, fica acordado por um curto período para higiene e dorme.

De 02 a 3 meses – de 3 a 4 sonecas por dia.

De 03 a 06 meses – 3 sonecas

De 06 a 13 meses – 2 sonecas (alguns bebês ainda precisam da terceira soneca até os 8 meses).

De 13 a 18 meses – 1 soneca.

Geralmente os bebês só param de dormir durante o dia a partir dos três anos; entretanto, muitos pediatras e estudiosos de sono recomendam uma soneca por dia até os cinco anos.

Minha última dica é que vocês sigam uma rotina, sinalizem para o bebê que é hora de dormir ou de tirar as sonecas. Tentem manter uma regularidade nos horários e façam da hora do sono um momento agradável, preparando o bebê e a casa para a hora de ir para a cama.

michele melão selo

 




Arquivado em: Cuidados diáriosSono do bebê Tags:

Comentários (39)

Trackback URL

  1. Dulce Martinez disse:

    Bom dia! Meu filho sempre teve dificuldades pra dormir! Com 2 anos consegui regra-lo a todo dia dormir uma soneca a tarde e td melhorou, inclusive passou a dormir a noite toda, coisa que nunca havia acontecido! Porém me preocupo, pois a partir no ano que vem ele vai pra escolinha a tarde…Tenho medo de td voltar a ser como era antes se ele não dormir a tarde.

    • Michele disse:

      Dulce, veja com a escola se você consegue adequar um horário para ele dormir. É importante. Já que você conseguiu, insista com eles ou você pode ter trabalho para fazer seu bebê dormir de noite.
      Lembre que além das mudanças nos horários, ele também terá mais atividade e estará mais cansado no fim do dia.
      Um beijo
      Michele

  2. Carolina disse:

    Na minha casa, a preocupação é contrária: meu filho dorme muito. Com 1 mês e 3 semanas passou a dormir a noite inteira. Com 10 meses passou a dormir entre 22:30 e 11:30 mais uma soneca de 1:30h à tarde. Agora, com 1 ano e 8 meses dorme entre 22:30 e 13:00 direto, mais uma soneca de 1;30h à tarde. Já questionei diversos especialistas, mas todos me garantem que não há motivo para se preocupar, já que ele é completamente normal, bastante ativo e tem uma alimentação muito saudável (jamais recusou verduras, frutas, legumes ou qualquer coisa que lhe é oferecida). O peso e a altura estão perfeitos e ele dificilmente pega resfriados ou tem infeccoes (2 vezes até hoje). Mas esse padrão de sono é único, desde que ele nasceu procuro conversar com outras mães e nunca sequer ouviram falar de um bebê que dorme tanto. Pode haver algum problema?

  3. Hanah Carolina Valerio disse:

    Meu bebe tem 4 meses e desde os dois nao dorme de dia! Passa o dia berrando, querendo dormir e irritado. Nao consigo brincar ou sair para dar uma voltinha no carrinho! Como faço para reestruturar a rotina diaria! Tenho q passar o dia tentando faze-lo dormir ? Vc poderia me dar exemplo de rotina? Deixo ele chorar na hora das atividades? Estou sem norte….. Favor me ajudar! Obrigada!

  4. Suelen disse:

    Poxa, vi as consequências mas o que fazer pra minha bebê deixar de gritar e se retorcer tanto? A luta contra o sono é árdua. Ela tem 2 meses e não tem padrão nenhum de sono.E ainda tem o refluxo, por vezes acorda gritando…

    • Michele disse:

      Suelen, tudo bem?
      Com 2 meses geralmente os bebês se alimentam por livre demanda e é difícil manter uma rotina e mesmo ensinar os bebês a dormirem. A partir do terceiro mês, você já consegue acertar o ciclo circadiano dela e as coisas podem melhorar. Veja se não é algum outro incômodo, já que ela grita e se retorce.
      Um beijo
      Michele

  5. Lima Gláucia disse:

    Boa noite, meu filho de 2 meses e meio, não dorme, nem durante o dia e nem a noite. Já fiz de tudo, conversei com o pediatra mas não deu muita atenção. Ele chega a dormir 5 minutos e acorda. Isso é o dia todo. Gostaria que me informasse qual médico devo procurar. Agradeço.

    • Michele disse:

      Oi Glaucia,
      Quando percebo que existe algum distúrbio de sono com minhas clientes, peço para procurar o pediatra mesmo.
      Dormir é uma necessidade fisiológica e mesmo que o sono (especialmente o diurno) não seja de grande qualidade, todos os bebês precisam dormir para se desenvolver. Veja como está o desenvolvimento dele, o peso, a alimentação e principalmente o comportamento e converse novamente com seu médico. 5 minutos não é um sono restaurador. Se eu puder ajudar em alguma coisa, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br
      Um beijo
      Michele

  6. Mariana Do Amaral Matias disse:

    Oi Michele, meu filho de 4 meses tem muita dificuldade de tirar as sonecas de dia, mas a noite dorme bem. Poderia me ajudar quanto à rotina para as sonecas? Obrigada. Bjs

  7. Luciane disse:

    Olá Michele!
    Minha bebê tem 5 meses e meio. Exclusivamente leite materno. Dorme as 20:00h e acorda as 06:30h. Mama, troco sua fralda e a coloco no berço novamente. Geralmente ela reclama um pouquinho e dorme em menos de 5 minutos. Acorda as 09:30h. Troco sua fralda novamente e vamos brincar. As 10:30h ela mama novamente e as 11:00h ela tira uma soneca de 1 hora. Mama novamente as 13:30h e tira outra soneca as 14:00h, acorda as 15:15, 15:20h. Mama as 16:00h e outra soneca as 17:00h até as 17:50h mais ou menos. Saímos pra passear e as 19:00h banho, mamada e 20:00h berço de novo. Há 2,5 meses temos esta rotina, entretanto… pra dormir de dia (sonecas) é um sufoco… se a coloco no berço como faço a noite e as 06:30h da manhã, ela arma o maior escândalo. Então tenho que pegá-la no colo e ficar andando no quarto até ela fechar os olhinhos e dar um suspiro…rs… daí a coloco no berço (detalhe, ela abre um pouco os olhos e se ajeita, então sabe que a estou colocando no berço) e ela dorme. Isso leva de 5 a 15 minutos, no máximo. Acontece que ela está com 8 Kg e não estou aguentando mais. Já tentei a técnica da encatandora, mas tirá-la do berço pra acalmá-la e coloca-la de novo, só piora a situação. Tentei a técnica do nana neném, mas não consegui… ela chora muito, soluça e quase vomita… não tenho estômago. O que faço??? A rotina já está estabelecida e ela está dormindo muito bem, mas até quando terei que niná-la no colo pra que pegue no sono?

    • Michele disse:

      Luciane, tudo bem?
      Como o hábito está bem fixado e ela dorme muito bem, tente ir aos poucos. Pegue no colo mas não embale por alguns dias, depois fique com ela sentada em uma cadeira (no colo) por mais alguns dias, depois você tenta coloca-la no berço. Tire primeiro o embalo e depois a associação de colo. Com paciência, você consegue.
      É ótimo que ela ainda abra os olhos e se ajeite, isso faz com que ela veja o ambiente como começa o sono e não fica insegura se acordar de noite.
      Um beijo
      Michele

  8. Meu filho tem 1 ano e nunca dormiu uma noite toda e ainda fica choramingando e como mamá fica de um peito pra outro. Aff não vejo a hora de dormir uma noite completa sem me acordar de instante em instante.

  9. Luciane disse:

    Valeu Michele. Vou tentar…rs…agora ela mudou mais um pouquinho; não está mais pegando chupeta… e quando não pega, demora ainda mais pra dormir…rs… mas vou tentar a técnica que vc falou. Sei que o que preciso é paciência. Mais do que isso, tenho persistência.
    Muito obrigada.
    Um beijo
    Luciane

  10. juliana disse:

    Ola Michele boa noite!
    Meu filho esta com 8 meses e a rotina de mamadas e sono ao longo do dia sempre foi tranqüila. Hj ele faz uma soneca de aproximadamente 1h30 depois do almoço e no meio/final da tarde mais 1h30/2hs. Porém pra dormir de noite sempre é mais difícil. Mesmo apresentando os sinais DS sono, custa e sofre para dormir. Acorda sw madrugada chorando e só vai embalar mesmo depois das três da manhã. Onde estou errando?

    • Michele disse:

      Oi Juliana,
      Fica difícil saber onde está o problema só com estas informações. Provavelmente está no que antecede esta hora do sono. Verifique a rotina, o que você faz para seu bebê dormir. Veja também a resposta que você dá a ele quando acorda de madrugada.
      Se precisar de ajuda, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br

      Um beijo

  11. Geyciane disse:

    Olá Michele!
    Minha filha tem 1 mes, durante o dia ela tem um sono muito bom, porém a noite é diferente.
    Nao importa a hora que ela va dormir, ela sempre acorda meia noite e nao dormer mais, só por volta as 5:30 6:00 que ela. dormir.
    É normal?
    E eu ja posso ir aos poucos mudando os Horários de sono dela?
    Me ajuda rs

  12. Kakau disse:

    Oi, Michele! Minha bebê tem 15 semanas e briga com o sono. Só quer dormir no peito. Qdo vou colocar no berço, ela acorda. Como não dorme, fica irritada e chora muito. A técnica do Nana Nenê pode ajudar nas sonecas diurnas?

  13. Fabiana disse:

    Olá, meu filho tem 2 anos e sete meses, e sempre teve problemas ao dormir, porém faz mais ou menos um ano q isso vem se agravando. Ele não dorme de dia durante esse período de quase 1 ano. Ele vive estressado o dia todo, muito irritado, chora e muito nervoso. Para piorar ele é uma criança que não para quieto um minuto, corre o tempo todo e não sabe o que é sentar. Ele tem uma memória muito boa, é inteligente, mas temo que esses sintomas possa ser mais que consequencia da falta de sono de longa data. Descobri que estava grávida com 5 meses e até o seis fiz uso de medicamento para dormir e antidepressivo. Tenho medo dele ser hiperativo. Não aguento mais, hj tomo Oxalato de ecitalopram e Donarem Retard e mesmo assism a maioria das vezes penso q não vou dar conta, ele reclama muito, pede várias coisas ao mesmo tempo, e minha cabeça parece que vai explodir, fica até “formigando” em cima. Parece que vou enlouquecer. Gostaria de uma ajuda. Não sei o q fazer ou pensar.

  14. Janaina disse:

    Olá, Micheli. Meu filho tem 5 meses. Antes dessa idade, ele dormia muito bem de noite e de dia. Mas desde que completou 5 meses, ele não quer mais saber de dormir de dia e fica conversando e depois ainda fica irritado. Eu não sei mais o que fazer. Me ajude!

    • Michele disse:

      Oi Janaina, bom dia!
      Esta mudança no padrão de sono na idade do seu bebê é muito comum. Provavelmente é uma questão de adequar os horários e a rotina para promover um maior relaxamento e ensiná-lo a dormir.
      Se quiser saber mais sobre como você pode fazer isso, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te passo detalhes do trabalho de consultoria de sono.
      Um beijo
      Michele

  15. FLAVIA BRESSA disse:

    Olá Micheli, minha filha tem 1 ano e 8 meses, não tenho tanta dificuldade em faze-la dormir, o problema é que ela acorda em torno de 4 a 5 vezes durante a noite toda, chorando e gritando. Eu ja dei florais, remedios naturais, para ver se acalma e ela consiga dormir a noite inteira. Eu estou exausta, não sei o que fazer. Por favor me ajude!! beijos

    • Michele disse:

      Flavia, tudo bem?
      Pelo que você escreveu, ela não deve ter medo de dormir, já que não existe dificuldade para começar o sono. Você já pensou se não são episódios de terror noturno? Esses gritos acontecem todos no mesmo horário? São mais comuns no primeiro bloco de sono? Se for isso, pode ser o terror noturno e na verdade sua bebê nem chega a acordar. Me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br explicando um pouco melhor o que se passa com sua bebê para eu tentar te orientar melhor.
      Um beijo
      Michele

  16. Luana disse:

    Olá… tenho um bebê de quase 4 meses e durante a noite ele dorme muito bem das 22:30 até as 06:00 onde acorda para mamar e volta a dormir e depois acorda somente as 09:00. So que durante o dia ele não dorme apenas cochila onde não ultrapassa o tempo de 30 minutos. . Isso é prejudicial à ele ou é normal?

  17. Michele disse:

    Luana, tudo bem?
    Você poderia tentar esticar pelo menos uma destas sonecas. É ótimo que ele durma bem de noite, mas a soneca tem uma necessidade diferente para o desenvolvimento dele, então é importante também dormir de dia. Em pelo menos uma, fique com ele no colo e veja se ele dorme por uma hora.
    Um beijo
    Michele

  18. Ana Carolina disse:

    Olá, minha filha tem dois meses, possui o ciclo de sono bem desregulado, normal segundo a pediatra. Mas percebo ela irritada por não saber o que vai acontecer ( falta de rotina ). Como posso iniciar isso?
    p.s – cada dia ela faz um horário diferente para mamar, acordar, banho. Enfim, o que posso fazer?

  19. Oi Ana Carolina, como vai?
    Sua bebê ainda é bem pequena mesmo, não tem um padrão de sono definido, mas a partir dos 3 meses de vida (se ela nasceu a termo) você já pode tentar manter uma rotina mais definida, dando mais segurança para sua bebê, com horários para as mamadas, troca, higiene e sono do dia. Tente adequar o dia dela em 3 ou no máximo 4 sonecas, em horários certos, respeitando a janela de sono e os sinais de sono que ela apresentar. Em algumas semanas você já vai perceber um padrão mais definido no sono dela.
    Um abraço,
    Michele

  20. cintia disse:

    Olá, tenho um bebe de 50 dias e vira e mexe ele não quer dormir de dia. O dia todo praticamente, e à noite só pega no sono depois das 23.30h. Por que isso?

    • Olá Cintia,
      Seu bebê ainda é muito pequeno e não tem um padrão de sono definido. Mesmo que ele tenha nascido a termo, esta é uma fase de adaptação fora do útero. Tente dar bastante colo para seu bebê, use um ruído branco que imita o som do útero, comece o dia dele sempre no mesmo horário e tente terminar este dia mais cedo porque 23h30 é realmente muito tarde para a idade dele. Após 1 hora acordado, você já pode tentar uma soneca.
      Verifique como ele está se alimentando e se você oferecer leite materno, reveja sua dieta, para que ele não ingira substâncias que prejudicam o sono, causam cólicas ou gases.
      Também é importante ouvir a opinião do pediatra sobre o desenvolvimento dele.
      Ensinar a diferença entre o dia e a noite também é primordial para acertar o relógio interno do seu bebê.

      Um abraço
      Michele

  21. cristiane disse:

    Ola. Tenho uma bebe de 1ano e 8meses. Durante o dia dorme em torno de 1 ou 2 horas direto. O problema é à noite, que só quer dormir entre as 23 e 24 horas. O que fazer?? Fico muito cansada, já que levanto cedo no outro dia. Desde já grata.

  22. Oi Cristiane, como vai?
    A soneca dele está ótimo e com esta idade não precisa passar de duas horas de sono durante o dia.
    Que horas ele acorda? Talvez este seja o problema. Você precisa começar o dia dele cedo para que ele sinta sono e fique preparado para dormir de noite. Você até pode limitar o sono dele do dia em 90 minutos para ver se ajuda também.
    Outra possibilidade é verificar se ele não fica estimulado demais de noite, além de verificar os alimentos que ele está ingerindo. Alguns podem ser bastante prejudiciais para o sono.
    Um abraço
    Michele

  23. Milena disse:

    Olá Michele.
    Tenho uma bebê de 6 meses que sempre dormiu muito bem, inclusive fazia 30sonecas durante o dia, a rotina estava ótima. Mas, já tem uma semana a que as sonecas viraram de ponta cabeça. Tenho sofrido para fazê-la dormir, e depois que dorme, as vezes zes acorda depois de 10 minutos e não dorme mais. A noite ela tem dormido bem, aproximadamente 12 horas. Estou preocupada pois sei o benefício das sonecas, tenho outra filha de 4 anos que até hoje dorme depois do almoço. Será que a bebê está passando pela crise dos 6 meses? Será que ela vai voltar a tirar longas sonecas?? Estou preocupada!

  24. Keila disse:

    Olá, meu filho tem 1 ano e 4 meses, acorda vàrias vezes na noite, é normal? Ontem acordou 8:30h, tirou a soneca de 30 minutos e foi dormir 22:00. Não sei o que fazer, não é toda hora que ocorre isso. Quero ajuda. Obrigada

    • Oi Keila, como vai?
      Não é considerado normal com a idade dele ter despertares a noite e tirar apenas uma soneca de 30 minutos, além de ter adormecido muito tarde. Ele pode estar com dificuldades para adormecer porque precisa de ajustes na rotina, rituais de sono diurno e noturno além de uma aprendizagem de sono. Se você estiver interessada em uma consultoria, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes do meu trabalho.
      Um beijo
      Michele

  25. Emeline disse:

    Olá. Tenho uma bebê de quase 2 meses e há cerca de 2 semanas ela teve uma alteração no sono. Antes ela dormia bem de dia e à noite, mas agora ela não atinge o sono profundo durante o dia senão for nos braços. Eu sigo um ritual de sono (banho+mama+musicas). Ela dorme e a coloco no berço. Em 20 minutos ela acorda. Nada mudou na rotina. Já tentei berço e rede, com ar condicionado e sem, com ventilador e sem, com janela aberta e fechada, com mais e menos roupa. Não sei mais o que fazer. Relembro que à noite eu sigo o mesmo ritual de sono e ela fica no berço.
    O que está acontecendo? O que eu posso fazer?
    Me preocupo com o seu crescimento.
    Obrigada.

  26. cassia amorim disse:

    olá ,
    minha filha de 1 ano e 8 meses já não dorme mais durante o dia, chega a tarde fica muito agitada. A cuidadora da creche me deu um documento para procurar o pediatra para verificar se é normal.
    É normal parar de dormir durante o dia nessa época, vai fazer mal a ela em algum aspecto?

    • Oi Cassia, como vai?
      A hora de parar de dormir durante o dia varia muito de criança para criança. A maioria para depois dos 2 anos e meio e alguns continuam dormindo até os 5 anos. Veja sim com o pediatra, mas cada criança é única e provavelmente não há nada de errado, ela só não precisa mais deste sono diurno mesmo.
      Um abraço.
      Michele

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail