10 frutas que não podem faltar na alimentação do seu filho

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Aqui em casa, depois de muito custo, Catarina começou a comer uma variedade maior de frutas. Depois de passar vários meses aceitando só maçã, hoje a pequena se tornou amiga do abacate, do mamão, da uva… Claro que isso foi uma conquista lenta, gradativa, e que está intimamente relacionada aos pratos divertidos que venho fazendo para ela ao longo do ano. E conhecendo a importância de cada fruta, dos nutrientes que as constituem, só posso ficar muito feliz com essa mudança em seu padrão alimentar.

Acho muito interessante conhecer o que há em cada alimento que damos aos pequenos. Essa é uma forma de proporcionarmos a eles uma alimentação mais saudável, não é mesmo? Por isso, selecionei algumas frutas que contêm nutrientes especialmente importantes para os filhotes nos primeiros anos de vida. Vem conhecer um pouco mais sobre elas:

Imagem: Darwin Bell via Compfight cc

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Abacate: todo mundo diz que ele é gorduroso, e é verdade – o abacate contém uma boa quantidade de gordura monoinsaturada. Essa é a gordura do bem, aquela que ajuda a controlar o nível do colesterol (que é cada vez mais preocupante entre os pequenos). Além disso, é rico em vitamina A e E e em minerais, como cálcio, ferro, potássio e magnésio. Como não é muito doce, a dica para torná-lo mais saboroso (ao invés de adoçar com açúcar) é batê-lo no liquidificador com banana ou manga.

Banana: é rica em vitaminas do complexo B. Muitos a conhecem por conter bastante potássio, o que ajuda a prevenir cãibras. Para as mães de bebês uma informação é importante: as do tipo “prata” e “maçã” prendem o intestino dos pequenos; já com a do tipo “nanica” isso não acontece.

Goiaba: é rica em vitamina C, antioxidantes e potássio. É uma das frutas que prendem o intestino do bebê – por isso uma boa dica é batê-la com laranja (que tem o efeito contrário).

Laranja: rica em vitamina C, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados. Outra função da vitamina C é auxiliar na absorção do ferro – por isso consumir o suco de laranja perto das refeições é benéfico para que o filhote aproveite o ferro contido nas carnes e vegetais. A do tipo “lima” tem sabor mais suave, por isso melhor aceita pelos bebês. É uma fruta que solta o intestino e ajuda filhotes com constipação.

Maçã: tem boa concentração de fibras, que ajudam na regularidade intestinal (para bebês que estão se iniciando nos sólidos, ela tende a prender um pouco o intestino). A casca é rica em vitamina C e a fruta contém pectina, uma substância que auxilia no controle da glicemia. Mas é importante esclarecer um mito – a maçã não tem substâncias que previnem a cárie dental.

Mamão: como têm muita água em sua composição, é uma fruta com alta capacidade hidratante. É rico em vitaminas A, C, potássio e cálcio. Conhecido por soltar o intestino, é um forte aliado nos casos em que o bebê tem prisão de ventre ao se iniciar nas papinhas.

Manga: é uma fruta doce, de sabor bem aceito pelos bebês. Em geral a do tipo “Palmer” é mais indicada para crianças, por ser menos fibrosa (o que melhora sua aceitação, já que algumas crianças não gostam dos “fiapos”). Tem alta concentração de betacaroteno (assim como o mamão) e por isso contribui para um bom funcionamento do sistema imunológico e da visão.

Melancia: outra fruta com grande quantidade de água, por isso importante para hidratar as crianças. Contém vitamina A (importante para os ossos), B6 (que ajuda na produção de anticorpos e produção de proteínas) e potássio.

Pera: para os pequenos, prefira as do tipo “Williams” ou “Portuguesa”, que são mais macias. De sabor suave e agradável, é conhecida por soltar o intestino. É rica em vitaminas do complexo B, que auxiliam no bom funcionamento dos sistemas nervoso e digestivo.

Uva: as crianças preferem as do tipo “Thompson” ou “Crimson”, que não têm sementes. Para os bebês é recomendável picá-las, para não haver o risco de engasgo. As uvas são ricas em substâncias antioxidantes, que previnem radicais livres e têm ação anti-cancerígena. É rica em carboidratos, que dão energia, e em vitaminas C e do complexo B.




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Comentários (17)

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  1. Fabiana Fontainha disse:

    Bem legal essa dica. Aqui em casa meu filho de 1 ano e meio adora fruta e sou sortuda por isso! Dessa lista apena goiaba ainda não dei pra ele, bjs Fabi
    http://mamaepratica.com.br/

  2. As minhas crianças so nao gostam de mamao,mas as outras frutas aman principalmente a melancia.

  3. Haryanne Pires disse:

    O meu filho ama comer frutas, só o mamão que nao gosta muito….

  4. Andréia disse:

    Amei as dicas sobre as frutas gostaria se saber sobre verduras,legumes e folhosos,grata.

  5. Danielle disse:

    Dei abacate pra minha bebê de 6meses e ela amou!!! Dei puro, só uma colher de sopa,sem açucar e bem amassadinho…..ela gritou dois dias de dor na barriga!

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Danielle,

      Por aqui eu dei abacate um pouquinho mais tarde, por volta do oitavo mês.

      Como cada bebê é de um jeito, no caso da sua pequena é melhor esperar um pouco para reapresentar o alimento mesmo! O pediatra pode indicar qual o melhor momento para fazer isso.

      Grande beijo,

      Nívea

  6. Amanda disse:

    Bom. Li que o abacate e a melancia só é recomendado para crianças acima de um ano, e a minha nutricionista me passou como para meu filho banana prata como a única que não entope e até ajuda, e confesso eu já não comia mais banana pois ficava com dificuldades e deu certo com migo e com ele que sofre muito.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Amanda,

      A pediatra da minha filha liberou tanto o abacate quanto a melancia antes de 1 ano. Mas como cada criança é uma criança, o melhor sempre é seguir a recomendação de seu médico.

      Beijos!

  7. Graziela Fernandes disse:

    Estou passando aperto com meu filho que não quer saber de outra fruta, só banana. Já tentei de tudo, mas ele rejeita na maioria das vezes.
    Iniciei os legumes agora e ele só quer saber de comer batata. Não gostou nem da batata doce.
    Alguma dica pra esse mocinho aceitar outra coisa?
    Beijossss

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