O nome oficial é miliária, mas com certeza você as conhece pelo apelido: brotoejas. Essas erupções na pele, esbranquiçadas ou mais rosadinhas, estão associadas à transpiração. Apesar de não serem graves, incomodam bastante porque coçam muito e podem causar uma sensação de queimação na pele.

Veja tudo o que você precisa saber sobre essas bolinhas que pipocam de repente:

O que causa as brotoejas?

As brotoejas são erupções cutâneas associadas ao calor, mais especificamente à transpiração. O excesso de suor acaba entupindo os dutos excretores das glândulas sudoríparas, ou seja, os canais através dos quais o suor é excretado.

Publicidade

Quando esses canais ficam obstruídos, as brotoejas aparecem. Por isso, nos bebês de até um ano, elas são bem mais frequentes, já que seus poros são menores e se entopem com mais facilidade. Muitas vezes as brotoejas também podem estar associadas a processos alérgicos, como a dermatite atópica.

O que posso fazer para evitar as brotoejas?

No calorão, nada melhor do que deixar seu bebê sempre fresquinho: não economize nos banhos e passe talco entre as dobrinhas para ajudá-lo a ficar sequinho. No inverno, quando é preciso manter seu filhote aquecido, o excesso de roupas e agasalhos também pode ocasionar o aparecimento de brotoejas, por causa da falta de ventilação da pele.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Por esse motivo, evite tecidos pesados como a lã, ou os muito sintéticos, que não deixam a pele respirar. Dê preferência sempre às roupas de algodão.

Como tratar essas bolinhas?

Cremes e pomadas só devem ser usados com orientação médica, principalmente se aparecem bolhas, pequenas lesões e crostas nos locais afetados pelas brotoejas. No entanto, caso também apareçam focos de pus, é possível que as erupções tenham sido contaminadas por bactérias – nesse caso, melhor visitar o médico.

O segredo do combate a essas incômodas bolinhas é um só: banho!

Por isso, sempre que perceber que o seu filhote está suado, leve-o para baixo do chuveiro. Conselho de vó que funciona: nos dias mais quentes, passe maisena nas áreas afetadas pelas brotoejas – ajuda muito a aliviar os sintomas e dar uma sensação de frescor. Xô, bolinhas!

Publicidade