Bolinhas na pele do bebê: o que são e como tratar as brotoejas

Por 9 Comentários


O nome oficial é miliária, mas com certeza você as conhece pelo apelido: brotoejas. Essas erupções na pele, que podem ser esbranquiçadas ou mais rosadinhas, estão associadas à transpiração. Apesar de não serem graves, incomodam bastante porque coçam muito e podem causar uma sensação de queimação na pele. Veja tudo o que você precisa saber sobre essas bolinhas que pipocam de repente:

 

O que causa as brotoejas?

As brotoejas são erupções cutâneas associadas ao calor, mais especificamente à transpiração. O excesso de suor acaba entupindo os dutos excretores das glândulas sudoríparas, ou seja, os canais através dos quais o suor é excretado. Quando esses canais ficam obstruídos, as brotoejas aparecem. Por isso, nos bebês de até um ano, elas são bem mais frequentes, já que seus poros são menores e se entopem com mais facilidade. Muitas vezes as brotoejas também podem estar associadas a processos alérgicos, como a dermatite atópica.

 

O que posso fazer para evitar as brotoejas?

No calorão, nada melhor do que deixar seu bebê sempre fresquinho: não economize nos banhos e passe talco entre as dobrinhas para ajudá-lo a ficar sequinho. No inverno, quando é preciso manter seu filhote aquecido, o excesso de roupas e agasalhos também pode ocasionar o aparecimento de brotoejas, por causa da falta de ventilação da pele. Por esse motivo, evite tecidos pesados como a lã, ou os muito sintéticos, que não deixam a pele respirar. Dê preferência sempre às roupas de algodão.

 

Como tratar essas bolinhas?

Cremes e pomadas só devem ser usados com orientação médica, principalmente se aparecem bolhas, pequenas lesões e crostas nos locais afetados pelas brotoejas. Caso também apareçam focos de pus, é possível que as erupções tenham sido contaminadas por bactérias – nesse caso, melhor visitar o médico. O segredo do combate a essas incômodas bolinhas é um só: banho! Por isso, sempre que perceber que o seu filhote está suado, leve-o para baixo do chuveiro. Conselho de vó que funciona: nos dias mais quentes, passe maisena nas áreas afetadas pelas brotoejas – ajuda muito a aliviar os sintomas e dar uma sensação de frescor. Xô, bolinhas!




Arquivado em: Cuidados diáriosSaúde Tags:

Comentários (9)

Trackback URL

  1. Isis Costa disse:

    Pra Brotoeja e melhor passar goma pois a maizena e quente e a goma e fria.Usei em minha filha e melhorou bastante.

    • Michelle disse:

      Como assim goma? O que seria? Fazer a maizena com água fazer uma goma e quando tiver fria ou até mesmo colocar na geladeira é isso?

      • Nívea Salgado disse:

        Oi, Michelle,

        É só misturar maizena com água, mas sem levar ao fogo. Coloque o pó da maizena em quantidade suficiente para fazer uma pasta e depois passe na pele do bebê.

        Beijos!

  2. Juliana Gomes disse:

    Que goma? Qual é a marca?

  3. n vc ta enganada a maizena ela refresca qnd usado em assadura,por exemplo,ja usei em mim msma e tbm nos meus filhos qnd tinha assadura.

  4. Erika disse:

    Não usem talco, please.

  5. Eloisa disse:

    Sempre passei maizena na minha bebê após o banho e nas trocas de fraldas, ela nunca teve assaduras. Indicação de avó e da pediatra também. Em caso de brotoejas, coloque um pouco da maizena na água do banho que ajudará bastante.

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail