Apareceu um bebê em sua família? É hora de máximo cuidado! Para os pais, não só a comodidade é importante, mas o conforto e a segurança do bebê. O que é fralda de pano? Ela é segura? Qual é a diferença das fraldas descartáveis? Como faço para usá-la? O que pensam os pediatras?

Acredita-se que nenhuma fralda descartável produzida desde meados do século 20 tenha se decomposto. Como outros produtos plásticos, eles levarão mais de cem anos para fazer isso.

Na produção de fralda de pano ​​são utilizados materiais naturais: algodão e etc., o que os diferencia das fraldas descartáveis. Ao usar fraldas reutilizáveis, não há irritação da pele do bebê ou assaduras.

fralda de pano

Fralda de pano. Fonte: Freepik

Publicidade

As fraldas de pano ​​são fáceis de usar, pois são lavadas e secam rapidamente. São confeccionados em tecido macio e agradável, por isso não vai criar o menor desconforto para o bebê.

As fraldas podem ser usadas em crianças de diferentes tamanhos e idades. O tamanho é selecionado usando os botões.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

As fraldas não escorregam, o que é importante para bebês que se movem. As fraldas são usadas um número ilimitado de vezes. Elas são convenientes, econômicas e confiáveis.

Como funciona a fralda de pano

Para quem não conhece, explico como as fraldas de pano atuais funcionam: em geral elas possuem uma camada impermeável, que pode ser de PUL (poliester laminado poliuterano).

Internamente, elas podem ter um tecido que dá a sensação de “sempre seco” ao bebê, ou de molhado (nesse último caso, é melhor para usar durante o desfralde). A maioria tem um bolso, dentro do qual é colocado um pano absorvente dobrado.

fralda de pano

Fralda de pano. Fonte: Freepik

Publicidade

Aliás, algumas mães preferem usar o absorvente por cima (pois se só ele molhar, evita a troca de toda a fralda por mais algumas horas).

Por outro lado, quando o absorvente é colocado no interior do bolso, não fica se movimentando e incomoda menos o bebê, principalmente quando ele já está andando. Mas aí não tem jeito: fralda e absorvente devem ser lavados em todas as trocas.

Há mães que usam as fraldas de pano com forrinhos de bambu, que ficam entre o bebê e a fralda em si. São folhas bem fininhas, biodegradáveis, e que retêm os resíduos sólidos (ou seja, o cocô).

Esse forrinho é descartado a cada troca, dando muito menos trabalho para lavar a fralda de pano. E como são facilmente degradados, não poluem o ambiente como uma fralda convencional (podem ser descartados no vaso sanitário, que está tudo bem).

Opiniões de quem já usa fralda de pano

fralda de pano

Fralda de pano. Fonte: Freepik

As mães que usam fraldas de pano afirmam que dificilmente seus bebês ficam assados com elas, porque são mais “respiráveis” do que as convencionais. Muitas, inclusive, relatam não precisar de pomada anti-assaduras (e como são muitas, muitas mães falando isso, eu acredito!).

Publicidade

E há ainda aquelas que aderiram a esse tipo de fralda justamente porque seus bebês eram alérgicos às fraldas convencionais e melhoraram muito com as de pano. Mas, é claro, as trocas costumam ser frequentes – a cada 4 horas durante o dia.

Por incrível que pareça, os vazamentos parecem não ser um problema (o que foi uma surpresa para mim). Mas para evitar que aconteçam, duas coisas são importantes: lavar várias vezes a fralda antes de começar a usá-la. Há mães que falam em cinco vezes. E então, optar por um modelo com elásticos ajustáveis, para que ela fique bem adaptada ao corpinho do bebê.

Outra vantagem indiscutível é o preço. Usar fralda de pano é mais barato do que comprar fraldas convencionais (mesmo que você considere o gasto adicional de água e energia para lavá-las na máquina).

Vários estudos pelo mundo mostraram que quando a mãe se adapta e junta várias fraldas para lavá-las com o tanque cheio, o impacto no gasto de água nem é tão grande assim.

O segredo é passar uma água na fralda logo que tirá-la, porque do contrário a lavagem é mais difícil e pode manchar. Para mim, essa é a grande desvantagem do produto (porque não vejo a possibilidade de juntar muitas fraldas para lavar tudo de uma vez – tenho certeza de que eu lavaria todas as do dia, o que não seria suficiente para encher a máquina).

Como higienizar as fraldas de pano

fralda de pano

Fralda de pano. Fonte: Freepik

Para a lavagem, recomenda-se não usar sabão em pó convencional, muito menos amaciante. No máximo um sabão de coco, ou detergente (muitas lavam só com água mesmo!).

No entanto, para a remoção das manchas, pode-se usar uma tampinha de água oxigenada ou de bicarbonato de sódio. Mas o melhor mesmo é deixar secar ao sol (o que eu também não sabia que era tão eficiente para tirar manchas).

E aí, deu para se animar? Talvez para os primeiros meses do bebê, eu não toparia. O trabalho com o filhote já é tão cansativo, que a comodidade da fralda descartável é muito bem-vinda. Mas, quando a frequência de xixi e cocô já não é tão grande, e principalmente para a fase de desfralde, acho que pode ser muito bacana.