Já perceberam como o tempo está voando? Quando menos esperarmos, será Natal novamente. A vida corre e se não pararmos para aproveitar os momentos que ela nos reserva, teremos perdido uma grande oportunidade de marcar a infância de nossos filhos com dias felizes. Eu sei que a rotina é pesada, que trabalhamos para oferecer a eles tudo o que merecem. Mas, talvez, a coisa da qual mais precisem seja justamente a nossa presença.

Não perca tempo. Faça a sua lista do que você quer fazer com seu filho até que o ano acabe! A seguir eu compartilho com vocês algumas das minhas ideias:

WhatDaveSees via Compfight cc

WhatDaveSees /Creative Commons

1) Reserve uma tarde para uma sessão de cinema em casa bem gostosa. Deixe que o pequeno escolha o filme e prepare a pipoca. E vale aqui a regra do cinema convencional: desligue o celular e o telefone para não haver interrupções.

Publicidade

2) Faça uma sessão de fotos com os pequenos. Vale usar a roupa, os sapatos e as bijuterias da mamãe, assim como as gravatas do papai.

3) Peça para que eles montem uma peça de teatro, tendo como enredo uma de suas histórias favoritas. E depois toda família deve prestigiar, claro! Ah, e não se esqueça de fazer uma cortina para o “palco”, usando lençóis ou cobertas.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

4) Compre argila em uma casa de jardinagem e peça para os pequenos soltarem a imaginação fazendo rostos, canecas, vasos, o que vier à cabeça. Só não esqueça de cobrir o chão da casa com jornais velhos.

5) Reserve uma tarde para tirar aquela soneca gostosa com o pequeno. Se estiver frio, separe um cobertor bem quentinho ou, se estiver quente, use a rede que está guardada há tempos no armário.

6) Brinque de amarelinha. Se estiver chovendo, faça a marcação da amarelinha dentro de casa usando uma fita adesiva (teste-a no piso primeiro, para ter certeza de que não vai marcar!)

7) Peça ajuda ao filhote e surpreenda o papai com um gostoso café da manhã na cama (quem sabe ele gosta tanto que resolve devolver a surpresa!).

Publicidade

8) Faça o dia do “Bota-fora dos Brinquedos”: peça ajuda ao seu filho para juntar todos os brinquedos com os quais ele não brinca mais, e doe-os às crianças carentes. Além de fazer a alegria de muitos, vai liberar um bom espaço em casa.

9) Plante uma semente com o pequeno, mas não vale o feijão no algodão! Pegue um vasinho e compre terra e adubo. Plante algo simples, como uma erva ou um tempero. Se tiver um pouco mais de espaço, tomate, cenoura ou batata são ótimas opções também.

10) Leve o filhote para passear no parque. Se ele ainda não souber andar de bicicleta, patins ou skate, que tal aproveitar para começar a ensiná-lo?

11) Leve o filhote para visitar o zoológico, aquário ou jardim botânico da sua cidade. Se for possível, aproveite o local para fazer um piquenique bem gostoso.

12) Visite um museu. E se engana quem acha que museu é “passeio para gente grande”. Os pequenos adoram!

13) Faça um campeonato de aviões de papel no corredor de casa, ou de barquinhos na piscina.

Publicidade

14) Monte um pequeno questionário e faça uma entrevista com o pequeno, perguntando coisas como “Qual é a sua comida favorita?”, “o que você quer ser quando crescer?” e “quem é o seu melhor amigo?”. As respostas renderão boas risadas no futuro.

15) Solte bolinhas de sabão. Acho que não há uma brincadeira tão simples que entretenha tanto os pequenos quanto essa.

16) Peça ajuda ao pequeno para preparar um bolo bem gostoso. Depois faça um lanchinho com direito a chocolate quente e tudo!

17) Brinque de acampar. Montar uma cabaninha na sala para dormir é uma aventura e tanto para os pequenos. Parece que estão em outro lugar, bem longe de casa!

18) Prepare uma gincana bem bacana para o pequeno e seus amigos. Vale brincar de corrida do saco, ovo na colher, morto-vivo e muitas outras brincadeiras.

19) Leve o filhote a um jardim bem bacana e leve uma lupa junto com você. Peça para ele observar plantas e insetos em seus mínimos detalhes.

20) Leve o pequeno para jogar boliche. Está sem grana? Então, organize uma partida em casa, usando garrafas plásticas como pinos!

21) Organize um bingo. Vale chamar a família toda, incluindo o vovô e a vovó. Se der, crie algumas prendas simbólicas para os brindes.

22) Vá ao mercado, compre aquela guloseima que o pequeno tanto gosta e faça uma caça ao tesouro quando chegar em casa.

23) Leve o pequeno à praia e ajude-o a construir um castelo de areia e a competir pra ver quem pega mais conchinhas.

24) Faça uma tarde de compras, nem que seja para ir ao shopping comprar apenas um item. Mas deixe que o pequeno escolha o brinquedo ou a roupa que queira ganhar.

25) Deite na grama em um dia ensolarado com o pequeno, só para ficar adivinhando com o que as nuvens se parecem.

26) Chame o filhote para ver junto com você o álbum de fotografia de quando ele era bebê e contar curiosidades sobre aquela fase.

27) Tire um dia inteiro para visitar os avós, porque eles sempre merecem uma atenção especial.

28) Grave um vídeo do pequeno em um momento qualquer do dia, pois às vezes são esses simples e corriqueiros momentos que nos trazem lindas recordações.

29) Em um dia bem quente, prepare uma guerra de balões de água. Mas não se esqueça de estabelecer algumas regras (como não atirar no rosto ou coisa assim!) para não virar uma verdadeira guerra, principalmente entre irmãos.

30) Faça picolés em casa.

31) Organize um passeio com direito a uma trilha pela mata. Há vários parques nas cidades que possuem essa opção de lazer. Dê uma olhada no site da prefeitura da sua cidade.

32) Em uma noite de céu limpo, chame o pequeno para observar as estrelas. Se der, imprima o mapa estrelar (disponível em alguns sites gratuitamente) e veja quantas estrelas e constelações vocês conseguem achar.

33) Leve-o para ver um jogo. Pode ser de futebol, de vôlei ou de basquete. E comece a preparar o espírito dele para as Olimpíadas de 2016.

34) Faça um cofrinho para o filhote, separe um dinheirinho por semana e peça para ele ir guardando até o final do ano. Quando chegar perto do Natal, leve-o para comprar algo com o “dindim” que poupou.

35) Tome café da manhã na padaria, com direito a vários pães de queijo e sem hora para acabar!

36) Tire um tempo para se dedicar àquele jogo que seu filho adora no vídeo game ou no tablet, e desafie-o para algumas partidas. Pode ser que você descubra que não é tão ruim nos jogos eletrônicos quanto achava!

37) Leve o pequeno a um sebo para comprar ou trocar livros, CDs e gibis.

38) Prepare um prato bem divertido para o filhote. Quer algumas ideias para se inspirar? Veja as fotinhos da nossa “foodart” no Instagram.

39) Leve o filhote a um parque de diversões. Pode ser grande, para passar o dia inteiro, ou pequeno, só para andar no carrinho bate-bate ou no carrossel. A diversão é sempre garantida!

40) Escreva um cartãozinho ou uma mensagem bem bonita para o pequeno e esconda-o embaixo do prato dele.

41) Faça um comedouro para passarinhos e observe-os chegando para um “lanchinho”.

42) Transforme a garagem de casa em um Lava-Rápido. Qualquer pretexto para a criançada mexer com água é sempre motivo de muita diversão. Mas dê preferência para o balde ao invés da mangueira, a fim de evitar desperdício.

43) Dance na chuva! Em um dia bem quente, mostre ao filhote que não somos feitos de açúcar e curta o momento com ele.

44) Use a imaginação e transforme a caixa de papelão em um brinquedo bacana para o filhote (com a ajuda dele, claro!).

45) Peça ajuda ao filhote para fazer uma “homemade pizza”! Para agilizar a produção, compre uma massa pronta e caprichem no recheio.

46) Faça um passeio sem pressa na praça mais próxima de casa e leve o cãozinho da família para aproveitar também.

47) Pratique seus dotes de origami com o pequeno e depois faça um enfeite bem bonito para pendurar.

48) Leve o pequeno a uma feira de artesanato.

49) Visite uma pessoa querida que há tempos não vê. Com certeza, ela ficará muito feliz em conhecer o filhote ou ver como ele cresceu.

50) Faça um cafuné bem gostoso no pequeno e aproveite para abraçá-lo, apertá-lo, encher de beijos e dizer que o ama muito!