Vejam que gostoso: a convite da Revista Crescer, fomos essa noite, eu e Catarina, conferir em primeira mão a exposição Castelo Rá-Tim-Bum, no MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo. E o que tenho a falar para vocês é: ela tem tudo para ser uma das exposições mais bacanas dos últimos tempos para o público infantil no país! Ou melhor, para todos os públicos, porque ficou claro para mim que os adultos se divertem tanto (ou mais) do que as crianças.

A exposição, que será aberta amanhã (16/07) ao público, recria os cenários do programa de maior sucesso veiculado por uma emissora pública brasileira – o Castelo Rá-Tim-Bum. Se você não assistiu, provavelmente já ouviu falar sobre esse castelo no meio da cidade, que combinava realidade e imaginação. Os episódios foram ao ar pela TV Cultura entre os anos de 1994 e 1997 (o que significa que eu já era adolescente, e por isso não acompanhei as histórias de Nino, Morgana, Pedro, Zeca, Biba, Dr. Victor e outros personagens. Só me lembro vagamente de minha irmã caçula na frente da televisão, divertindo-se muito!).

Assim como eu, Catarina também não é da geração Castelo Rá-Tim-Bum, mas achou a exposição muito divertida. O mais difícil foi explicar que parte dos objetos podiam ser tocados, enquanto outros deveriam ser evitados (na dúvida, procure as plaquinhas indicativas verde e vermelha, que mostram o que está à disposição para interatividade com as pessoas e o que não está). Os monitores também são super bacanas e dão uma ajudinha.

Em cada parte da visita, um cômodo diferente do Castelo é recriado (e dá realmente a sensação de que você está dentro dele!). Aproveite para tirar fotos (sem flash) com os objetos de cena e os figurinos dos personagens, ouvir as músicas da série, ver fotografias, croquis e maquetes do programa.

Publicidade

Para quem estiver com crianças e bebês, uma informação importante é que há sanitários e um trocador no meio da exposição, escondidinhos. Ou seja, na emergência, você não precisará sair de lá correndo para achar um banheiro.

Os ambientes de que mais gostei foram a biblioteca (com o gato Pintado, que encantou Catarina ao se mexer), a árvore central com a cobra Celeste, e o quarto de tia Morgana, com um caldeirão ENORME, maravilhoso! Ah, mas tem que tocar para ver a água se mexer! Meu momento mãe-coruja foi tirar a foto de Catarina dentro de um dos ovos do ninho (essa e outras imagens, você vê na galeria a seguir).

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

[ad-gallery]

Castelo Rá-Tim-Bum – A Exposição
De 16 de julho a 12 de outubro de 2014.
Terça a sexta, das 12h às 21h. Sábados, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 20h.
Endereço: MIS – Museu da Imagem e do Som – Avenida Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo
Entrada: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Mais informações: (11) 2117 4777 ou http://www.mis-sp.org.br/