Você teve algum álbum de figurinhas na infância? Eu tive um da Moranguinho, do qual me lembro com carinho até hoje. Na época, claro, o álbum era apenas uma brincadeira de criança. E assim eu o considerava até outro dia, um passatempo. Até que comprei um para Catarina e tive uma grata surpresa.

Nossa experiência tem sido tão bacana, que eu gostaria de dividi-la aqui com vocês. Eu não esperava que fosse possível aprender tantas habilidades com um simples álbum, mas vejam só o que observei:

– Catarina tem, naturalmente, aprendido os números, colando as figurinhas. Agora ela identifica cada número e entende que eles são ordenados (ou seja, que 25 é diferente de 52).

– Vejo que a cada figurinha colada, a pequena está trabalhando sua coordenação motora fina e noção espacial. Pode parecer fácil, mas para uma criança é um desafio colar dentro dos limites demarcados para a figura.

Publicidade

– Nem sempre a filhotinha consegue colar a figura como gostaria. E se fica torta, olha a irritação! O álbum também tem sido um exercício de superação da frustração (o que tento passar para ela é que o mais importante é que ela faça o melhor que pode, e não que fique 100% perfeito).

– O álbum ajuda a exercitar a paciência. Porque não é possível completá-lo em apenas um dia, não é verdade? Comprei um pacotão com 20 pacotinhos, mas vou liberando aos poucos (até porque depois de colar algumas figurinhas, ela se cansa; aí o melhor é deixar o restante para outro dia).

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

– A habilidade de troca é trabalhada, claro! E é muito interessante ver como os pequenos conseguem fazer sozinhos essa ação. Interessante notar também como algumas crianças querem levar vantagem, outras concordam apenas para não brigar. E assim vou mostrando à pequena que o mundo é feito de diferenças e que é necessário respeitá-las; ao mesmo que é preciso demonstrar o que você deseja, para não se anular.

– Por fim, o álbum tem tido uma importância vital em nossas noites. Porque, acreditem, a pequena passou a ter escapes noturnos depois que o tempo esfriou (ah, essa vida de mãe, em que você dá dois passos para a frente e um para trás! E eu achando que o desfralde noturno já estava superadíssimo!). Conversando com a querida Michele Melão, que é a consultora de sono oficial do Mil Dicas de Mãe e uma profissional incrível, ela sugeriu o álbum de figurinhas como meio de estimular a pequena a acordar seca (a cada noite sem acidentes, um pacotinho de presente no dia seguinte). E, sim, tem funcionado (para quem se lembra, eu já usava adesivos como estímulo, mas acredito que a meta de completar o álbum seja um reforço para a vontade de acordar sem xixi por vários dias consecutivos).

Pois é, eu eu achando que um álbum era só um caderno para colar figurinhas!

adesivos

Publicidade