Você vai trocar a fralda do seu bebê, como faz todo santo dia, e de repente lá está ela: vermelha, irritada, deixando seu filho desconfortável. Pois é, atire a primeira pomada quem nunca se deparou com uma assadura no bebê, mesmo com todo o cuidado do mundo a cada troca de fralda!

Para ajudar a amenizar este drama, fizemos um miniguia para você manter o bumbum do seu bebê bem longe desse conforto. Espero que ele seja útil para você!

mãe trocando a fralda do bebê

mãe trocando a fralda do bebê. Foto: freepik

O que causa a assadura no bebê?

Quando o bebê faz xixi na fralda, a urina fica em contato com a pele, modificando seu pH. A derme, então, fica mais sensível ao contato da própria fralda. À medida que esta se fricciona contra a pele (quando o bebê anda, se movimenta, levanta, abaixa…) surgem a vermelhidão e o ardor, como se a pele “assasse” mesmo.

Publicidade

A irritação normalmente abrange toda a área genital, até o ânus, e pode se espalhar pelo bumbum e até pelas dobrinhas da perna – todas as regiões que estão em contato com a fralda. Não é à toa que as assaduras são chamadas por muitos médicos de “dermatite de fralda”, já que as áreas afetadas são justamente aquelas que ficam em contato com ela.

Nos bebês mais gordinhos (e cheios de dobrinha!) as assaduras podem aparecer também no pescoço e na junta dos braços, por causa do próprio suor, que piora o esfrega-esfrega da pele entre as áreas mais fofinhas.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Uma combinação de fatores muitas vezes contribui para a erupção na pele do bebê, incluindo:

  • Fraldas sujas: A maioria das erupções cutâneas é desencadeada pela exposição prolongada a fraldas sujas. As enzimas no cocô do seu  bebê  podem irritar sua pele sensível. A umidade (quando o bebê não está molhado?) Também pode tornar as bochechas rechonchudas mais suscetíveis a assaduras. 
  • Fricção da fralda: Quando a pele macia do seu bebê se dobra ou se esfrega uma na outra, ou na própria fralda, pode aumentar a irritação da pele e provocar uma erupção na pele.
  • Levedura: O fermento é outro culpado comum, especialmente em erupções cutâneas persistentes, pois o fermento adora ambientes quentes e úmidos. Além do mais, se a mãe estiver amamentando e tomando antibióticos – ou se o bebê precisar desses medicamentos – isso pode aumentar o risco de infecção por fungos (e diarreia), causando assaduras.
  • Irritantes: Os ingredientes de fraldas descartáveis, lenços umedecidos, produtos de banho, loções para bebês e detergentes para a roupa podem irritar a pele delicada do bebê e causar assaduras.
  • Mudanças na dieta: As fezes de um bebê amamentado podem mudar em consistência e frequência com base no que a mãe come. Você pode notar o mesmo acontecendo quando seu bebê começa a comer alimentos sólidos e é exposto a mais alimentos.

Como combater as assaduras no bebê?

Como a principal causadora da irritação é a umidade, o mais importante para deixar a vermelhidão bem longe do bumbum do seu bebê é mantê-lo sequinho. Para isso, é necessário trocar a fralda toda santa vez em que o seu filhote sujá-la. Isso porque, por melhor que seja a qualidade da fralda, nenhuma consegue manter o bebê 100% sequinho.

Os recém-nascidos e bebês mais novinhos não têm muito horário para urinar ou defecar e por isso precisam ser trocados com mais frequência. Já os bebês maiores, apesar de terem horários mais regulares (a fralda deve ser trocada em média a cada três horas), podem ser acometidos por assaduras por causa de mudanças nos hábitos alimentares ou devido a diarreias.

bebê de fralda descartável

bebê de fralda descartável. Foto: freepik

Há algum período em que as assaduras são mais frequentes?

No verão, a própria transpiração, que faz a fralda ficar suada, pode aumentar a incidência. Em compensação, no inverno, quando é mais difícil perceber se a criança está com a fralda suja por causa das camadas inacabáveis de roupa, o pequeno pode ficar mais tempo sem ser trocado, o que também aumenta as chances de a irritação começar.

Publicidade

Por isso, é preciso sempre checar com carinho se tem algum resquício de assadura toda vez que for trocar a fralda do bebê. Por volta dos dois anos, quando a criança começa a ir ao banheiro sozinha e usar cueca/calcinha, as assaduras tendem a desaparecer.

Qual é o jeito certo de trocar a fralda?

Lave a região dos genitais com água morna, quando houver só xixi. E o bumbum com água morna e sabonete infantil, quando o filhote fizer cocô (confesso que mesmo nessas situações eu só usava água e também dava certo; mas minha filha não era muito susceptível às assaduras, de qualquer forma).

Seque bem a região com uma toalha macia, mas sem esfregar, e depois aplique pomadas à base de óxido de zinco e petrolato, que formam uma camada protetora, preservando a pele do atrito causado pela fralda, e ajudam a derme a se refazer. Cremes de calêndula e com vitaminas A e D também funcionam.

Se seu bebê costuma ter assaduras com frequência, convém mantê-lo longe dos lenços umedecidos (que podem agredir a pele de alguns pequenos), pelo menos até que a condição se normalize.

bebê com fralda

bebê com fralda. Foto: freepik

Há algum “remédio caseiro” contra assadura no bebê?

Sim, a maisena funciona mesmo! Eu aprendi com minha mãe (que aprendeu com a mãe dela) a colocá-la na água do banho do bebê, quando a vermelhidão começar. Outra opção é fazer uma pastinha apenas com maisena e água, e colocá-la sobre a pele do bebê antes de colocar a fralda. Faça isso em algumas trocas de fralda, para que o efeito apareça.

Publicidade

Outra dica interessante é, sempre que possível, manter o bebê sem fralda (o que, obviamente, é mais fácil no verão). Deixar a pele respirar facilita muito a melhora e a prevenção das assaduras.

As assaduras no bebê podem se tornar algo mais grave?

Se chegarem a um estado mais avançado, a assadura no bebê pode causar o aparecimento de bolhas e até de feridas na pele. Nos casos mais sérios, as feridas podem ser porta de entrada para a instalação de micoses, como a candidíase (mesma causadora do sapinho) e até de infecções bacterianas.

As micoses normalmente aparecem em bebês que estão tomando antibiótico, já que o medicamento mata as bactérias que inibem naturalmente a proliferação dos fungos no corpo do bebê. Já nas infecções bacterianas , surgem placas amarelada nas áreas lesionadas e o seu filho pode ter febre – se for esse o caso, procure rapidamente um pediatra.

Agora que você já sabe de tudo isso, não precisa se preocupar: se tratada direitinho, a assadura deve sumir em dois dias.

mãe tratando assadura do bebê

mãe tratando assadura do bebê. Foto: freepik

Outros tratamentos para assaduras

Se ocorrer assaduras, você também pode tentar tratamentos alternativos para ajudar a eliminá-las, como:

  • Pomada de hamamélis
  • Leite materno
  • Aloe vera ou calêndula
  • Shampoo Clay

Embora algumas pessoas tenham obtido sucesso com esses tipos de tratamentos alternativos, não é garantido que funcionem. Você pode discuti-los com o médico do seu bebê antes de experimentá-los.

Quando ligar para o médico sobre assadura no bebê

Se você está preocupado com assaduras, você não está sozinho. É um dos motivos mais comuns pelos quais os pais procuram o pediatra de seus bebês.

Pode ser um bom momento para consultar o médico do seu bebê se:

  • A erupção não desaparece ou começa a melhorar em alguns dias.

  • A erupção piora apesar de tentar tratá-la em casa.

  • Aparecem espinhas, descamação da pele, bolhas ou pústulas.

  • A erupção parece ser dolorosa para o seu bebê.

  • A erupção se espalha além da área da fralda.

  • Seu bebê também tem febre acompanhando a erupção.

O pediatra do seu bebê pode prescrever um creme ou pomada antifúngica tópica, um creme com esteroides ou (muito menos provável) um antibiótico oral para ajudar a eliminar a assadura.

Lembre-se: poucas calças de bebê escapam de assaduras – isso vem com o território do uso de fraldas. Mas mesmo que você não consiga prevenir completamente as assaduras, há muito que você pode fazer para reduzir ao mínimo essas erupções.

Veja também:

Qual é o melhor creme anti-assaduras

A melhor fralda para meu bebê