Você está programando a próxima festa do filhote e ainda não sabe qual será a lembrancinha? Pois então esse post é para você! Pense bem: em quantas festas infantis você foi no último ano? Quantos pacotes de doce ou brinquedinhos de plástico seu filho trouxe para casa? Muitos, não é mesmo? Mas eu tenho certeza de que é possível pensar em algo diferente, criativo, e adaptado à essa nova geração de crianças, que valoriza o meio ambiente. A seguir algumas ideias para fazer da próxima lembrancinha de aniversário do seu filho uma das mais bacanas de todos os tempos!

Trevo de quatro folhas: quem não gostaria de ter sorte o ano inteiro? Aqui a proposta é levar uma semente para casa, plantá-la e colher trevinhos por muito, muito tempo!

Fonte: http://minhocariooficinadaterra.blogspot.com.br

Fonte: http://minhocariooficinadaterra.blogspot.com.br

Sacolinhas retornáveis: com elas, as crianças se familiarizarão com a importância de se reduzir o consumo de sacolinhas plásticas (vale enviar junto uma cartinha explicando o conceito, acho útil e muito carinhoso!). Além de serem uma graça, claro!

Publicidade

Bonequinho arrepiado: contém um vasinho e um boneco (que é feito com serragem e sementes de alpiste ou trigo e decorado com pedaços de EVA). Para fazer o cabelinho de planta crescer, a criança deve deixar o boneco submerso por 10 minutos, expor à luz e regar uma vez ao dia, até que as sementes germinem (o que leva de 5 a 7 dias). Depois é só modelar o penteado com uma tesourinha!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Planta mágica: já demos essa dica em outro post do blog. Você pode personalizar a semente de uma leguminosa com a mensagem que você desejar (nome, desenho, logotipo); quando a planta germina, nasce com a inscrição no broto. Eu fui recentemente a um aniversário em que ela foi oferecida como lembrança, com o nome de cada convidado (não preciso nem dizer que Catarina adorou ver a semente com o nome dela, não é? E sim, dá certo mesmo!).

Marcadores de página: esses foram feitos com papel reciclado, por uma ONG da cidade de Guarulhos que elabora oficinas de trabalho artesanal para ajudar pessoas em situação de sofrimento psíquico. Além de pensar na sustentabilidade, você colabora com um projeto social bacana! Ou pode simplesmente fazer as suas (e ter a ajuda do aniversariante na confecção!).

Publicidade
Fonte: http://www.projetotear.org.br

Fonte: http://www.projetotear.org.br

Kit de lápis ecológico: confeccionado a partir das podas de árvores de eucalipto.

Jogo da memória: feito com madeira 100% reflorestada! Estimula o raciocínio e pode salvar uma tarde chata de chuva dentro de casa! Interessante lembrar que é durável (diferente de muitos brindes que quebrarão após uma semana).

Chaveiro: feito com garrafa PET! Para ver o passo-a-passo, clique aqui.

Publicidade
Fonte: http://www.portaldeartesanato.com.br/materias/359/

Fonte: http://www.portaldeartesanato.com.br

Caixinha plantável:  a ideia é que você encha as caixinhas com alguma comidinha gostosa. Depois de saborear o conteúdo, as crianças picarão toda a caixinha! Isso mesmo! Depois é só colocar em um vasinho ou jardim, regar todos os dias e ver brotar delicados pontinhos verdes (que se transformarão em flores do campo!). Genial, concorda?

Fonte: http://loja.sushicommacarrao.com.br/

Fonte: http://loja.sushicommacarrao.com.br/

Bloquinhos de papel reciclado: esses foram feitos por uma ONG que ajuda jovens com deficiência intelectual (na verdade, os próprios jovens ajudam na fabricação dos produtos!). Se preferir colocar a mão na massa e fazer a lembrancinha de aniversário do filhote, aqui você encontra um tutorial.