De quantas fraldas seu filho precisa?

Por 3 Comentários


Quando minha filha Catarina era um bebê, eu me enrolava toda quando precisava estimar a quantidade de fraldas que ela usaria em um determinado período (uma viagem, por exemplo). Não tem coisa pior do que levar fraldas a menos do que o número necessário (e ter que sair correndo em um lugar desconhecido para achar onde vende a marca, o modelo e o tamanho aos quais o filhote já está acostumado, não é mesmo?); ou a mais, e ocupar um volume enorme da mala com algo que não será usado.

Assim, sempre desejei compartilhar aqui no Mil Dicas de Mãe uma calculadora de fraldas, para que todas as mães que nos acompanham pudessem utilizá-la. E para que as que ainda serão mães e que estão com um bebê a caminho possam organizar seu chá de fraldas, claro! Se você está nessa fase, sabe que é difícil saber quantas fraldas de cada tamanho pedir para suas convidadas, de forma a não ficar com um estoque muito grande de um e com falta de outro.

Por isso eu achei muito bacana quando a Wiona aceitou nossa ideia de parceria para colocar essa calculadora de fraldas no ar. Para quem ainda não conhece, a Wiona é a única marca de fraldas biodegradáveis vendida regularmente no Brasil. Antes do desfralde de Catarina  eu a testei (como comentei nesse post aqui) e virei fã, de verdade.

Se você calcular a quantidade de fraldas descartáveis que seu filho vai usar durante os dois primeiros anos de vida (fase em que, geralmente, as crianças ainda não foram desfraldadas), vai perceber que é algo exorbitante! Cálculos mostram que um bebê gasta em média nesse período 5.840 unidades! É muita fralda mesmo! E levando em conta que as marcas convencionais levam aproximadamente 450 anos para se decompor, os primeiros anos de uma criança geram uma quantidade de lixo enorme para o planeta. Todos os dias são lançadas no meio ambiente 17 milhões de fraldas usadas (e considerando que levarão centenas de anos para sumir, já pensou no impacto que isso causará ao longo do tempo?).

Enquanto isso, a Wiona leva no máximo 5 anos para se decompor. Ou seja, é compatível com uma família que se preocupa com sustentabilidade, ao mesmo tempo em que sua praticidade é muito maior do que a de uma fralda de pano. Além disso, há uma característica importantíssima na fralda que merece ser mencionada: ela é hipoalergênica. Isso significa que ela é capaz de ficar mais tempo em contato com a pele do bebê sem causar assaduras (e que você precisa de uma menor quantidade de creme anti-assaduras também). Como isso acontece? Com o uso de uma biopelícula que retém líquidos e ao mesmo tempo permite a ventilação e a respiração da pele; e pela redução em 50% de gel superabsorvente (SAP) – que em muitas crianças causa alergia –  quando comparada a uma fralda descartável convencional. Além disso, ela não tem perfumes – potencialmente irritativos – e sim essência de chá de camomila, que acalma a delicada pele dos bebês.

Segundo pesquisas da Wiona, que é uma marca alemã, as mães que a utilizam em seus filhos podem consumir um número de fraldas cerca de 30% menor do que aquelas que usam fraldas convencionais, justamente por ser hipoalergênica e poder ficar até 8 horas em contato com a pele do bebê sem irritá-la. Assim, mesmo que um pacote de Wiona seja um pouco mais caro do que o de uma fralda descartável comum, como o número de trocas será menor, financeiramente a fralda biodegradável compensa. Pensando nisso, nossa calculadora fornecerá o número de fraldas necessárias para um determinado período levando em consideração o uso de uma marca convencional ou da Wiona (para que você consiga ver essa diferença).

Espero que a calculadora seja muito útil para você e que você curta utilizá-la tanto quanto curtimos concebê-la! Corre para dar uma espiadinha, clicando aqui.

calculadora de fraldas

Essa é a nossa calculadora de fraldas, vai lá ver, eu adorei!

E aproveitando que esse mês é aniversário da Wiona no Brasil, a empresa está com várias promoções: tem sorteio de pacotes jumbo e vales-presentes de R$100,00 (do qual você pode participar sem enrolação, clicando aqui), descontos para os clientes fiéis, vale-presentes em cosméticos orgânicos e vales-desconto para novos clientes (que ganharão R$20,00 a cada pacote jumbo comprado, para gastar na próxima compra na loja virtual). Visite o site da Wiona para garantir o seu benefício, combinado?

selo




Arquivado em: Cuidados diáriosPublieditorialVida sustentável Tags:

Comentários (3)

Trackback URL

  1. Marisa disse:

    Olá Nívea,
    Tenho minhas dúvidas se as fraldas Wiona são realmente biodegradáveis. Quer dizer, na teoria, elas são, mas *não* em aterros sanitários, destino final da maioria delas. Até onde eu sei, para que a decomposição aconteça de forma rápida, as fraldas precisam estar em um ambiente adequado para isso e aterros sanitários não oferecem oxigênio e umidade suficientes. De que adianta descartar a fralda biodegradável junto com o lixo comum, dentro de um saco plástico convencional, para, literalmente, enterrá-la no aterro sanitário?
    Acho que falta muita informação mais técnica no site da marca. Já troquei mensagens com eles e as respostas foram muito vagas.
    Um abraço,
    Marisa

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Marisa, tudo bem?

      Muito interessantes essas dúvidas que você levantou. Nunca havia pensado no assunto, mas agora fiquei com vontade de me informar mais. Tentarei falar com a marca e escrevo se tiver novidades.

      Grande beijo e obrigada pelo comentário,

      Nívea

      • Marisa disse:

        Nívea, muito obrigada pela resposta! Se você conseguir mais alguma informação, avise, sim! Eu admiro os esforços da Wiona (e de outras marcas estrangeiras) de fazer um produto ecológico. O fato de não usarem cloro para branquear as fraldas, de usarem celulose certificada pelo FSC, etc, é já uma excelente iniciativa. Mas fico realmente intrigada em relação à decomposição. Não sou especialista no assunto, mas já li bastante a respeito de materiais biodegradáveis e não entendo como eles podem afirmar que a fralda é biodegradável em aterros sanitários. Espero que eu esteja enganada! 🙂

        Beijos e, mais uma vez, obrigada pela resposta!

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail