A verdade sobre a volta do corpo (depois da gravidez)

Por 23 Comentários


Eu não sei se vocês lembram, mas um tempo atrás eu publiquei sobre dicas para perder a barriga no pós-parto. E desde então algumas leitoras deixam comentários, me escrevem e-mails dizendo que não conseguiram voltar aos seus corpos de antes, e que se sentem muito mal com isso. Sendo muito sincera com vocês, minha barriga hoje também não é a mesma de alguns anos atrás, e por vezes eu não me sinto bem com isso. Mas antes de nos enfiarmos em roupas largas e maiôs enormes, vamos conversar um pouco a respeito do assunto?

O que eu acho de verdade é que estamos nos preocupando com o ponto errado. Colocamos muita atenção no peso da balança, no tamanho da barriga, na calça que não cabe mais. Obviamente eles são indicativos de que nosso corpo não é mais o mesmo, mas como poderia ser? Passamos nove meses co-existindo com um outro ser, nutrindo-o de todas as formas possíveis, com o útero aumentado e os outros órgãos espremidos para dar espaço ao bebê que chegava. Passamos mais algum tempo amamentando, com as mamas cheias de leite (que, inevitavelmente, sentiram com maior intensidade o peso da força da gravidade!). Por meses (para não dizer anos!), comemos mal, dormimos mal, colocamos o filho em primeiro lugar e deixamos de lado nossas necessidades. E ainda queríamos ter o mesmo corpo? No máximo, um parecido, mas não o mesmo!

E sabe por que fazemos isso? Vou mostrar:

Shakira - cantora

Shakira – cantora

Salma Hayek - atriz

Salma Hayek – atriz

Reese Witherspoon - atriz

Reese Witherspoon – atriz

Penelope Cruz - atriz

Penelope Cruz – atriz

Mariah Carey - atriz

Mariah Carey – cantora

Jennifer Lopez - cantora/atriz

Jennifer Lopez – cantora/atriz

Jessica Alba - atriz

Jessica Alba – atriz

Jennifer Hudson - cantora/atriz

Jennifer Hudson – cantora/atriz

Gwen Stefani - cantora

Gwen Stefani – cantora

Grazi Massafera - atriz

Grazi Massafera – atriz

Gisele Bündchen - modelo

Gisele Bündchen – modelo

Claudia Leitte - cantora

Claudia Leitte – cantora

Britney Spears - cantora

Britney Spears – cantora

Beyonce - cantora

Beyonce – cantora

Angelina Jolie - atriz

Angelina Jolie – atriz

Fazemos isso porque estamos usando como modelos pessoas que vivem de sua imagem e justamente por isso fariam de tudo para recuperar a forma antiga. Que, se necessário, malhariam oito horas por dia em uma academia (ou em casa com um personal trainer, enquanto um séquito de babás estaria a postos para cuidar do bebê); que fariam plásticas para consertar o que caiu ou o que aumentou; que usam roupas “carésimas” feitas sob medida para parecerem mais magras. Isso tudo sem falar em fotos tratadas com Photoshop, maquiagem, etc, etc, etc.

Não quero generalizar, pois acho que algumas famosas são abençoadas com uma genética incrível e que, com pouco esforço, conseguem voltar a ter um corpo fenomenal (mas decididamente não é a maioria). O fato é que eu não tenho a disposição (e, para falar a verdade, nem o interesse) de passar por tudo isso para ter meu corpo pré-gravidez de volta. Claro que eu não acho legal ir ao extremo oposto e dizer: “ok, agora sou mãe e vou me resignar a ter o corpo que for, tanto faz”. Acho que faz parte se cuidar, fazer um exercício físico e principalmente se gostar novamente.

Então, para mim o grande ponto não deve ser a busca pela estética de antes. E sim pela saúde de sempre! É cuidar do corpo para que ele dure muitos anos em bom funcionamento (porque, afinal, sendo mãe você é responsável por seu filho até que ele possa andar com as próprias pernas!). E para encarar o espelho e se reconhecer bela, mesmo que com uma barriguinha mais saliente.




Arquivado em: Papo de mãe Tags:

Comentários (23)

Trackback URL

Sites que possuem links para este Post

  1. Fotos de mulheres no pós-parto mostram a real beleza de uma mãe : Mil dicas de mãe | 20 de fevereiro de 2015
  1. Ótimo artigo ,inclusive escrevi algo em meu face esses tempos pq fiquei passada c um post de uma conhecida que disse esta em treino passei pra voltar ao seu corpo c seu em apenas 15 dias…penso igual a vc,disse tudo exatamente que queria dizer pra muito q hj me veem e dizem q estou acabada.

  2. Boa tarde! é realmente as mães tem que priorizar a saúde do baby e sua… Com boa alimentação e a atividade física que o seu medico melhor indica.. Pois cada mulher tem um resistência física.Então é complicado julgar isso.Com relação a muitas famosas que voltam seu corpo no lugar acho que algumas tem a genética favorável..Mais na minha opinião acho que muitas não é tão simples assim não recorrem as mil e umas facilidades do mundo da estética.Eu tive duas gestação e com 4 meses já tive muitas estrias.Isto porque engordei 10 KL, na primeira e 5 na segunda…Semana passada vi uma matéria sobre a Ana Hickman mostrando no programa da tarde da Record o seu filho e disse que por motivos de saúde teve que fazer cesária e mostrou que tinha engordado que não fez questão de esconder sua barriga que esta inchada claro pois fazia 15 dias que o baby tinha nascido…Isso sim é realidade das mãe barriga chapada pós parto seja até normal… é ilusão meninas… Seja normal ou cesária o importante é seu filho nascer bem e vocês sairem com saúde do Hospital nos mais com o tempo se recupera… Pois ser mãe é uma tarefa magnifica….bjs

  3. Bechy Galaz disse:

    Meninas tenho dois filhos, 15 kg em cada gestação, sem estrias… Muito creme uréia… Consegui voltar por volta do nono mês, amamentando sem parar…é a melhor dica! Fiquei 6 anos amamentando e corpinho fica Sequinho…muita dedicação!!!

    • Juliana disse:

      Sem querer ofender e nem estou escrevendo isso com tom de maldade.. mas esse tipo de testemunho acaba comigo, rsrsrs…meu bebê tem 10 meses e amamentei até algumas semanas atras, e ainda assim não consegui emagrecer, minha barriga tá enorme ainda, faltam 8Kg p/meu peso normal. Estava fazendo academia (aula de kangoo) e a balança nem fez cócegas.. pra ajudar meu marido pirou e pediu p/eu parar de malhar até que o bebê fique um pouco maior! Agora com o inverno tá terrível achar roupas que sirvam e que não marquem até a alma! Vivo com roupas largas senão daqui a pouco vão perguntar se estou grávida de novo! 🙁

      • Angela Braga disse:

        faça uma reeducação alimentar, minha irma de 1,60m ficou com 102kg e ja perdeu 35 com a reeducação. tenha disciplina q vc consegue.

      • Kalen disse:

        Olha, minha bebe tem 2 meses e 1 dia, antes da gravidez eu pesava 50 kg. Agora peso 48 kg. Nao sei o que acontece, mas estou é mais magra. Nao tenho nenhum sinal de barriga pos parto. Fico a procura de como ganhar massa :/ Achho que vai de cada pessoa mesmo

  4. Lígia disse:

    Tenho um bebê de quase nove meses, ganhei 14kgs na gravidez e consegui perder somente 9kgs. Trabalho fora somente meio período e quando estou em casa com ele amamento o tempo todo. Mas não tenho hora pra comer – às vezes não lembro nem de tomar café da manhã -, nem de dormir, nem mesmo de ir ao banheiro! Meu bebê não é dos que dormem por horas durante o dia, na maior parte das vezes dorme só por meia hora ou menos. Fico pensando em que horas eu iria fazer exercícios pra tentar perder os kgs a mais. Meu corpo está um caco e nem disposição para namorar o marido eu tenho mais, mas pelo menos me sinto tranquila por saber que meu filho está comigo nos momentos que me solicita. Só assim pra não ficar encanada com essa forma de quibe que meu corpo ficou, rs!

  5. Perfeito! A vida passa a ter outro sentido quando nossos filhos nascem, e certas coisas passam a ter outros valores…. Pelo menos pra mim! Aceitar que tudo volta ao seu (quase) normal, pode levar um tempo, mas vale cada minuto!

  6. É verdade Vi… e eu não sei como elas fazem pra voltar tão rápido…eu ainda estou na luta … hahahaha

  7. Romina Acevedo G disse:

    Pucha entendi que usa crema con urea?? Que mas?

  8. Graziela Sant'Anna disse:

    Domingo que vem faz 1 ano que meu filho nasceu! Antes da gravidez eu já estava gordinha e na gravidez engordei mais 17kg, perdi 11kg até agora. Acho que a mulher deve se cuidar, filhos exigem muito de nós mas temos que pensar também que não é só emagrecer para ficar bonita é pensar na saúde também, como é meu caso que tenho 6 pinos do joelho e estou dentro da faixa considerada obeso,preciso emagrecer 17kg para estar dentro do considerado normal em termos de saúde. Ainda quero ter outro filho e acredito que quanto melhor eu estiver fisicamente, a próxima gestação será tão tranquila quanto foi a primeira.

  9. Lara Souza disse:

    Tive dois filhos, na minha primeira gestação engordei 9 kg e em 40 dias tinha perdido 14 kg, meu parto foi normal e eu amamentava em livre demanda. Ja no segundo engordei uns 15 kg, fiz uma cesárea de emergência no oitavo mes de gestação, perdi uns nove kg nos dois primeiros meses, hj meu bebe tem 1 ano e 4 meses eu ja perdi 20 kg desde o nascimento, só regrando a alimentação e amamentando mto!!!!!!

  10. Elen Cristina disse:

    Amei de todo coração esse post.. Tudo que eu mais precisava ouvir.. Duvido que Dona Grazi Massafera dormisse no máximo quatro horas por noite, tivesse só cinco minutos pro banho e hora marcada para fazer xixi.. Engracado.. Sempre temos notícias dessas famosas somente quando grávidas, no primeiro dia pós parto e semanas depois com o corpinho enxuto.. O passo a passo da transformação, as idas à academia, clinica estética e centro cirúrgico ninguém vê ne?! Pq será ??

  11. Mariana disse:

    Ahh que delícia de texto, Nívea! Leitura obrigatória!

  12. Natalia Viana disse:

    Nathy Viana olhe esse artigo !!!!!!

  13. Vanessa Bonfá disse:

    Gente, quanta hipocrisia!!!!! Nos preocupando com o ponto errado? Eu me mantenho saudável, cuido do meu filho e quero e tenho um corpo sarado sim. Porque não podemos cuidar da saúde e ter um corpo sarado também? Se tivessem dinheiro e tempo fariam a meeeesma coisa. O lance é gostar de si mesma sem criticar os outros. Se é gordinha é relaxada, se é sarada é fútil e só pensa no corpo além de largar o filho. Oi??? Julgamentos demais. Nunca tá bom. Hoje meu filho tendo nove anos, me sobra um tempo de fazer musculação, sempre fui magrinha, mas depois da gravidez a barriga não ficou a mesma. Depois de começar a dançar, hoje dou aula, e treino. Minha barriga nunca esteve melhor, nem com 15 aninhos. Lembrando que genética conta, sempre fui magra. Não frequento clínica de estética, não tenho dinheiro pra isso, mas me mato na musculação sim, e to muito feliz com isso sim. Não sei porque as pessoas se incomodam.
    Isso não tem nada a ver com curtir o filho ou não. Eu curti e ralei muito, muito mesmo, e ainda ralo pra ele poder crescer bem, mas me cuido também, quando da, do jeito que da. Aceitem vocês, mas aceitem as outras pessoas também.

    • Susana Alves disse:

      Concordo com vc Vanessa quero ter um filho e estou me preparando desde já pra não engordar muito na gravidez. Gostaria de saber se vc conseguiu engordar pouco e se teve normal.

    • Angela Braga disse:

      verdade. estou gravida e cuido bastante da alimentação e minha intenção é nao engordar nada. e tem umas ex gravidas e ficaram super gordas ficam me criticando, mas eu nem ligo. eu tenho q comer bem por 2 e nao comer por 2.

  14. Raquel disse:

    Olha, amei as dicas e as fotos! Parabéns pelo blog. Com certeza vai motivar muitas mamães que estão com dificuldades em emagrecer. Muito obrigada pelo post. Um grande abraço!
    Att. Raquel

  15. Simone disse:

    Acreditem, tive meu primeiro filho e consegui ficar com um corpo belo. E hoje tenho meu segundo filho e vou fazer de tudo pra voltar. Nós podemos sim.

  16. Re disse:

    Oi…meu bebê esta com 1 ano e 2 meses na gestação engordei 18kg, quando ele fez 1 ano eu já tinha voltado ao meu peso, com muito esforço fechei a boca, tirei carboidratos e aprendi a dizer não as guloseimas, mas ai quando cheguei no peso tive mais uma surpresa meu corpo não ficou igual a antes, carrego uma pochete na minha barriga…estou na luta…acho que cada mulher tem a sua particularidade e que realmente não tem regra cada corpo se adapta de uma forma…Mas com certeza temos que ter muita dedicação…

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail