Na época em que eu era criança, brinquedos eram vistos como puro entretenimento para os pequenos. Brinquedo bom era aquele que mantinha a criançada ocupada por um bom tempo, sem que houvesse a preocupação com o aprendizado que ele poderia oferecer. Felizmente, nossa visão sobre eles mudou bastante. Hoje não é possível pensar na compra de um brinquedo sem ter em mente que ele é uma das principais formas de aquisição de conhecimento na primeira infância. E mais: sabemos que eles ajudam no desenvolvimento da coordenação motora, da criatividade e proporcionam momentos de socialização entre as crianças.

Embora eu acredite que a maioria dos brinquedos traga algum conhecimento ou habilidade à criança, acho que alguns deles são especialmente interessantes. Seja porque apresentam aspectos da natureza aos pequenos, ou os estimulam a executar tarefas que serão importantes para que ganhem aos poucos independência, ou ainda porque favorecem o desenvolvimento dos sentidos e da consciência corporal, são aquilo que frequentemente chamamos de brinquedos educativos (ou, pelo menos, é assim que os considero). Para o post de hoje eu preparei uma pequena seleção com produtos que me chamaram a atenção; com um pouco de habilidade, você pode adaptar algumas ideias para fazer em casa (sim, é possível!). Ou pode comprá-los em lojas especializadas, físicas ou online (o que é muito bacana, pois até pouco tempo atrás era quase impossível comprar brinquedos como esses pela internet).

Ioiô-de-teto: como o próprio nome diz, é para ser pendurado no teto. Trabalha a percepção visual e leva a um estado de relaxamento. É uma espécie de móbile que gira sozinho por alguns minutos; durante o movimento, suas cores se fundem, levando a efeitos ópticos graciosos. Indicado para todas as crianças, inclusive bebês. É do Bazar das Arábias.

Ioiô de teto

Publicidade

 

Torremoto: bastante conhecido no mundo dos brinquedos educativos, e muito divertido. A criança precisa tirar as peças sem deixar que a torre desmorone. Estimula o raciocínio lógico e o reconhecimento das cores. Esse é a da Holzmeister.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

torremoto

 

Brinquedos-desafio: trabalham o raciocínio, a coordenação motora e a noção espacial. Esses aqui são da Brincando Legal.

caneta

Caneta:tire a caneta da pastilha

Publicidade
jogo da garrafa

Jogo da garrafa: o desafio aqui é passar o dado para cima do bastão, que está dentro da garrafa.

jota

Jota: retire a argola da estrutura

pirâmide

Pirâmide: una as duas peças para formar a pirâmide

tríade

Tríade: libere o cordão com a argola da trama formada pelos 3 cordões

 

Túnel: você já teve a oportunidade de ver crianças brincando com ele? Elas simplesmente adoram! É um tal de estica, encolhe, passa por dentro, rola… Segundo minha irmã, que adora animais, eles também são usados em treinamentos de cães (acredita? Então se você tiver um bichinho de estimação, já sabe que terá uso duplo!). À venda na Casa da Educação (nas lojas tradicionais de grandes shoppings também podem ser encontrados).

Publicidade

túnel

 

Postinho: um misto de posto de gasolina e estacionamento de três andares, com elevador, vagas demarcadas e até heliponto! Os carrinhos e o helicóptero fazem parte do cenário. Indicado para crianças a partir de 3 anos. Fiquei imaginando que criança não gostaria de ganhar um (muito fofo!). Da Brinq Mania.

postinho

 

 

Kit limpeza: já vi muita mãe dizendo que não compraria esse tipo de brinquedo para a filha, para não incentivá-la a ser “apenas” dona-de-casa. Eu digo o contrário: acho muito válido comprá-lo para meninas e meninos, porque aprender a cuidar do lugar onde se vive é tarefa de todos. Esse é da Holzmeister, mas kits com pá, vassourinha e rodo podem ser encontrados nas lojas de brinquedo em geral.

polêmico 2

 

Alfabeto dos Animais: Ao girar as peças de um painel, o pequeno se familiariza com sua letra inicial. Bacana para a criança que está na fase de alfabetização. Da Catavento Brinquedos.alfabeto

 

 

Anatomia dos bichos: são kits com réplicas da anatomia interna dos animais, com esqueleto e órgãos. Depois de montados, os modelos permitem que se veja o interior dos bichos, pois algumas partes são transparentes. Se o filhote se interessa por ciência, certamente vai se divertir (quem sabe aí nasce um veterinário?). Indicado para crianças acima de 8 anos. Da Ecoloja.

anatomia 1-vert

 

Ainda nessa linha dos brinquedos educativos, existem os brinquedos Waldorf e as bonecas de pano, que eu adoro! Vale a espiadinha nesses posts também, combinado?