Percebi que fazia muito tempo que não dava uma dica de livro aqui no blog. Puxa, que falha! Eu, que acho importantíssimo estimular a leitura dos pequenos, acabei me afastando do assunto. Mas sempre é tempo para retomar!

Pelo título do post, posso ter dado a impressão de que trata-se de um livro para adultos, sobre os direitos das crianças (para quem não sabe, o Estatuto da Criança e do Adolescente é lei, e deveria ser do conhecimento de todos! Acesse-o aqui). Mas não, o livro da dica de hoje é para os pequenos! E o mais bacana nele, segundo meu ponto de vista, é que mostra às crianças desde cedo que elas têm seus direitos (fato imprescindível para que elas se reconheçam como indivíduos e que exijam respeito; sementes para a formação de futuros cidadãos!). Claro que isso se dá de uma forma lúdica, numa grande brincadeira.

livro-dos-direitos-das-criancas

Não são discutidos aspectos como acesso à educação, ou à saúde. E sim o direito de ter “medinhos e medões”, de gastar energia mesmo às custas de um joelho ralado, de contar histórias da maneira que quiser (e com grande empolgação, mesmo que pela 35a vez!), de ter vontade de viajar em um disco voador, de perguntar “por quê?” o tempo todo! Recheado de brincadeiras, ele também tem trechos sérios, como o direito de ser levada a sério por um adulto, de ter um lugar quentinho e seguro para dormir, de ser protegida como criança e o fato de que todas nascem com direitos iguais, não importando sua cor de pele, a língua que fale, se é rica ou pobre, a mais velha, a do meio ou a caçula.

Publicidade

Embora tenha sido um dos primeiros livros que Catarina ganhou, vejo que só agora, depois dos três anos, ela começa a aproveitar melhor sua leitura. E começa a ter suas primeiras noções de direitos e deveres (uma graça!). As ilustrações de Hiro Kawahara são lindas e um espetáculo à parte.

Direitos das Crianças Hiro (3)

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

livro

Direitos das Crianças Hiro (11)

 

O Livro dos Grandes Direitos das Crianças

Publicidade

Texto: Hiro Kawahara e Marcelo Lourenço

Ilustrações: Hiro Kawahara

Editora: Panda Books