Hoje, enquanto lavava a louça de casa, me peguei pensando no processo de retirada da mamadeira de Catarina. Confira as dicas de como tirar a mamadeira do seu filho.

Como tirar a mamadeira do seu filho

Alguns pontos (que eu acho) que ajudaram na retirada da mamadeira:

  • Minha filha já tinha habilidade motora para usar copos, com e sem canudo. Aliás, nessa idade (2-3 anos) eles adoram canudos! Acho que acertei em comprar copos bem bonitos (que ela usava para tomar suco), e deixar que ela se acostumasse com eles. Se já tomava suco dessa forma, também conseguiria tomar o leite.
  • A filhota não acordava mais com frequência no meio da noite. Porque, cá entre nós, quando o filho acorda no meio da noite chorando e pedindo por mamadeira, você faz qualquer coisa para que ele volte a dormir! Como não havia mais esse problema, era mais fácil tirar a mamadeira sem ter que abrir uma exceção durante uma madrugada de desespero!
  • A pequena já estava na escola. E o contato com outras crianças da sua idade a estimulou a querer crescer, se desenvolver, e deixar de ser um bebê. Na mesma época transformamos seu berço em uma mini-cama, o que foi outro fator de motivação para a nova etapa.
  • Não estávamos passando por fases de adaptação ou mudanças. Porque durante esses períodos, tudo fica mais complicado com nossos filhos, não é mesmo? Esperei que ela já estivesse bem adaptada na escola e posterguei o desfralde noturno (ou melhor, comecei e voltei atrás, aguardando mais um tempo), para que durante a retirada da mamadeira ela só tivesse esse desafio.

E aí, como foi (ou está sendo) o processo de retirada da mamadeira? Alguma dica para deixar? Deixe nos comentários, porque sempre ajuda novas mães que passarem por aqui!