Minha filha Catarina é alérgica a picadas de inseto. Isso significa que uma simples picada de pernilongo faz um estrago. Confira algumas dicas de como aliviar picadas de inseto em bebês e crianças.

Como aliviar picadas de inseto em bebês e crianças

Para aliviar a coceira e o inchaço da picada, faça compressas frias ou com água gelada no local. O frio combate naturalmente a inflamação causada pela picada, aliviando seus sintomas.

Antes da criança dormir você pode também dar um banho com água morna para fria para acalmar a pele (geralmente os pequenos reclamam bastante quando deitam, pois param de se entreter com outras atividades e se lembram da coceira).

criança com picadas de mosquito

criança com picadas de mosquito. Foto: Freepik

Publicidade

Além disso, pergunte ao seu pediatra se ele recomenda a aplicação de alguma pomada no caso de seu filho ser picado por um inseto. No caso de Catarina já havia essa recomendação, por isso foi fácil saber o que aplicar (o medicamento faz parte da “farmácia” que eu levo em passeios e viagens).

Se seu filho também é alérgico o importante é não demorar para passar a pomada, uma vez que o processo alérgico se instala rapidamente.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Cuidado ao passar pomadas nas picadas de inseto em bebês e crianças

Se utilizar cremes ou pomadas anti-alérgicas, tenha cuidado redobrado com a exposição da pele de seu filho ao sol. Podem ocorrer manchas e outras alterações se a área for exposta aos raios solares.

Não utilize pomadas com cânfora em crianças com menos de 2 anos; elas podem causar inflamação das vias aéreas superiores e piorar um episódio de alergia ou asma.

criança com picada de inseto

criança com picada de inseto. Foto: freepik

Em alguns casos, sempre com recomendação do pediatra, é necessário também que o bebê ou criança tome um anti-histamínico (anti-alérgico) via oral – principalmente se o número de picadas for grande.

Publicidade

Mais uma vez vale a pena perguntar antes ao médico o que ele sugere que seja feito se seu filho passar por essa situação e manter o medicamento à mão quando estiver fora da cidade.

Mantenha as unhas curtas

Mantenha as unhas do bebê ou criança curtos. Assim, se ela coçar a região da picada, não a arranhará, o que aumentaria a lesão.

Principalmente se seu filho for pequeno e não conseguir controlar a vontade de coçar a picada, deixe a área recoberta (pode ser por roupas ou outra estratégia – eu, por exemplo, coloco band-aids naquelas que estão muito machucadas, pois dessa forma garanto que Catarina não conseguirá coçá-las, mesmo enquanto dorme).

Se surgir alguma bolha no local, não a estoure, pois ela é uma forma encontrada pela pele de se recuperar.

Descubra se a picada estava contaminada

Se notar que a picada não melhora, que está com sinais de vermelhidão intensa, inchaço, pus ou a criança apresenta febre, procure o pediatra. A picada pode ter sido contaminada (principalmente quando intensamente coçada e arranhada) e nesse caso será necessário o uso de uma pomada com antibiótico ou antibiótico via oral.

No caso de picadas de abelha ou marimbondo, o mais importante inicialmente é tentar localizar o ferrão e retirá-lo. Faça o possível para não espremer a pele, para não colocar mais veneno no local.

Publicidade

Depois que o ferrão for removido, lave a região com água e sabão e trate como as outras picadas. Se houver muita dor, consulte seu pediatra sobre o uso de um analgésico.

Preciso levar ao pronto-socorro?

Em casos raros, a alergia às picadas pode resultar em um quadro mais grave, que necessita de ida imediata ao pronto-socorro ou pediatra.

Não espere se seu filho estiver apresentando os seguintes sintomas: coração acelerado, pele úmida e fria, pulmão com chiado, desmaio, enjoo, vômitos, lábios, língua ou interior da boca inchados (nesse caso a garganta também pode estar com inchaço, o que dificultará sua respiração).

No vídeo a seguir eu conto todas essas dicas (muitas leitoras gostam mais desse formato, para assistirem enquanto cuidam do bebê). E conto uma outra bem especial, que aprendi na minha viagem à Amazônia (assista que você vai gostar!).

Apesar das dicas para que você possa saber o que fazer se a picada ocorrer, acho importante ressaltar que a prevenção é sempre a melhor atitude.

Recentemente em uma consulta com o pediatra de minha filha, ele deu uma recomendação muito bacana para manter os pernilongos à distância: que eu desse a ela vitamina do complexo B durante os meses do verão, em que a exposição é maior (claro que você também deve perguntar ao médico de sua confiança antes de comprar para seu bebê, combinado?).

A vitamina funciona da seguinte forma: ela altera o odor do suor da pessoa que está tomando, de forma que o mosquito passa a senti-lo e se manter afastado (não é 100% garantido que o mosquito não picará o filhote, mas ajuda; por isso o ideal é associar seu uso a outro método de prevenção, como tela mosquiteiro).

Espero ter ajudado! E se você tiver alguma outra dica sobre picadas de insetos, é só deixar nos comentários! Sempre vale a pena compartilhar conhecimento!