O que fazer quando o bebê chupa o dedo

Por 27 Comentários


Muitas vezes, quando uma leitora descobre que eu sou dentista, acaba me mandando uma mensagem específica sobre alguma questão odontológica do filho (podem continuar mandando, eu adoro responder!). E uma das perguntas mais frequentes é sobre o hábito de chupar o dedo nos bebês. Quando uma dúvida como essa chega, a primeira coisa que avalio é: qual é a idade dessa criança? Porque sobretudo no primeiro ano de vida, muitos bebês demonstram a tendência a sugar o dedo (o que começa ainda na fase intra-uterina. Eu me lembro perfeitamente de ter visto minha filha Catarina chupando o dedinho no ultrassom!). Entretanto, se o hábito se prolonga por um tempo maior do que deveria, passa a ser um problema que exige a intervenção dos pais.

dedo na boca

Chupar o dedo é um ato instintivo no bebê. É um comportamento natural que prepara-o para a amamentação, fortalecendo os músculos que serão exigidos durante as mamadas (por isso mesmo é que ele começa ainda dentro do útero). Durante a fase oral, em que o bebê está descobrindo o mundo através de sua boca, é normal que ele leve os dedos à boca, o que não deve causar apreensão nos pais. É preciso apenas observação, pois em geral o hábito é abandonado sem esforço (quando o bebê atinge um ano e meio, entra em uma outra etapa de desenvolvimento, com outros interesses).

Entretanto, em alguns casos o bebê intensifica o sugar de dedos (que podem ficar inchados ou vermelhos de tanto serem sugados). Se você perceber que o bebê passa boa parte do dia chupando os dedinhos, comece a interromper o ato, chamando sua atenção para outra atividade. Analise se há alguma relação entre essa sucção e a ansiedade de seu filho, ou se ele a associa a algum horário específico (como a de dormir, por exemplo). Em casos onde a necessidade de sucção do bebê é muito grande, vale considerar deixá-lo mais tempo no peito para que sua saciedade seja suprida. Outra opção é recorrer à chupeta (e se você tem receio de que seu uso possa prejudicar a amamentação, espere até que o bebê complete um mês de vida para oferecê-la, pois nesse período as mamadas no peito já estarão bem estabelecidas).

Mas vocês devem estar se perguntando o mais importante: se eu perceber que meu filho está sugando o dedo mais do que deveria, como faço para que ele pare? Pois bem, aqui vão algumas dicas que podem ajudar:

Converse com seu filho. Se ele tem mais de dois anos e o hábito persiste, ele provavelmente entenderá quando você disser que seus dentinhos ficarão tortos. Conte para ele que é importante que ele pare de chupar o dedo para ter um sorriso bonito (juro que eles entendem, viu?).

Distraia-o. Muitas vezes a criança começa a sugar o dedo enquanto está em uma atividade passiva (assistir televisão, por exemplo). Nesse momento, sugira que ele desenhe, ajude-a a cozinhar, ou prepare um chazinho imaginário para você.

Não diminua seu filho. Não diga que ele é um bebê, não tire sarro da situação (e nem deixe que alguém faça isso). Isso só fará com que seu filho fique mais ansioso, sentindo assim maior necessidade de sugar. Ou seja, é um círculo vicioso.

Não coloque pimenta ou qualquer outra substância na ponta dos dedos. Essa era uma tática usada por nossas avós, mas que não deve ser usada nos dias de hoje. Sabe-se atualmente que tais substâncias podem agredir o sistema digestivo do bebê ou causar alergias.

Tire o dedo da boca durante a noite. Se seu filho só pega no sono sugando o dedo, tire-o da boca assim que ele dormir. Quanto maior o tempo com o dedo na boca, maior a alteração da arcada dentária (ou seja, mais tortos ficarão os dentes e maiores serão os problemas de mastigação e de fala).

Desenhe na pontinha dos dedos. Como os pequenos não gostam de “perder” os desenhos, evitarão sugá-los. Explique que se ele chupar o dedinho o coração, o bichinho, a florzinha que você desenhou irão desaparecer!

Use o reforço positivo. A cada dia que ele conseguir ficar sem sugar, ganha uma estrelinha. Ao fim de uma semana, pode trocá-las por um presente! E, claro, encha-o de elogios!

Dê uma naninha ao seu filho. Se o problema da sucção estiver relacionado apenas à hora de dormir, a naninha pode ajudar bastante. O sugar de dedos nesse caso pode ser a forma que seu filho encontrou de se acalmar para pegar no sono. Uma fraldinha ou almofadinha podem se tornar o substituto de que ele precisa para encontrar outro mecanismo para dormir.

A chupeta ainda é melhor do que o dedo. Para uma criança que sente muita necessidade de sugar para se acalmar, é mais tranquilo se livrar da chupeta em momento oportuno do que do dedo. A chupeta pode ser mandada embora, já os dedos… Além disso, você pode escolher uma chupeta ortodôntica, que é achatada, ao contrário do formato do dedo, redondo.

Se você estiver em dúvida se os dentes de seu filho estão tortos pelo hábito de chupar o dedo, peça que ele feche a boca completamente (como se estivesse mordendo algo). Veja o espaço entre os dentes “da frente”, de cima e de baixo. Se notar que há indícios de que os dentes superiores estejam indo para frente e que esse espaço esteja aumentando,  procure a avaliação de um cirurgião-dentista. Existem alguns aparelhos removíveis que corrigem a arcada dentária e que podem inibir o hábito de sugar os dedos na criança. O trabalho conjunto com um psicólogo e um fonoaudiólogo também é muito indicado.




Arquivado em: Cuidados diáriosSaúde Tags:

Comentários (27)

Trackback URL

  1. Náy Rocha disse:

    A minha bb tem 5 meses e adora chupar os dedinhos.Cospe a chupeta e põe o dedo na boca,

  2. Samila disse:

    É muito perigoso colocar pimenta nos dedinhos!!! Minha avó contou-me que, nos tempos de sua juventude, um senhor de sua vizinhança tornara-se pai e optou pela pimenta a fim de que o filho parasse de chupar dedos, resultado? o bebê esfregou os dedos nos olhos e ficou cego! Diz ela que ele muito se arrependeu do que fizera, porém já era tarde…

  3. Indira Dores disse:

    O meu bebe esta completando 5 meses, E chupa o dedinho junto com a ponta da fralda… já tentei tirar, mas sobra até para o babador

  4. Vaniele Souza disse:

    o meu bb tem 4 ,meses e chupa os dedinhos desde da minha barriga tds ultrassons q eu ia tirar ele sempre tava chupando 0s dedinhos ja fiz de td e ele nao para de chupar dedo ate a pontinha da fralda ele chupa junto com o dedinho nao sei mais o q fazer….

  5. Cibelle disse:

    Oi, minha BB de 4 meses começou chupar dedo com 3 isso tem me preocupado muito. Como fazer para tirar? Durante o dia eu tiro w mudo o foco, mesmo ela sendo ben insistente. Mas de N madrugada só se ficasse acordada. Qd coloco a meia ela fica super irritada. Não sei o que fazer.

  6. Carol disse:

    Minha filha tem 1 ano e 4 meses e chupa o dedo o dia inteiro, ela brinca com uma mão só pra chupar o dedo da outra mão, nem na escolinha com os amiguinhos ela não para 1 minuto. Ela fica constantemente doente e a pediatra me disse que como ela chupa o dedo durante o dia todo ela fica mais suscetível a contrair doenças, porque coloca a mão em alguma coisa e logo em seguida já põe a mão na boca. To tentando oferecer a chupeta no lugar mas ela não pega a chupeta de jeito nenhum e quando pega ela fica mordendo alguns segundos e joga fora!! O que eu posso fazer? To nervosa!!!!

  7. Evellyn disse:

    O meu menino B tem 3 mesinhos e comecou chupar o dedinho com 2 desde então ele vive de luvinha rs e faz caretas e mais caretas quando coloco a chupeta e cospe(dura nem 2 minutos na boca dele)

  8. HEANE LUZ disse:

    Meu bebê tem 3 meses e começou a chupar dedo, ela não pega chupeta, ela fica de luva e msm assim continua tentando sugar o dedão, o q eu faço?

  9. adeildo neves disse:

    Boa tarde,meu filho tem 4 anos,após dormir,já na madrugada,coloca a mão na boca quase todos os dias,converso bastante sobre isto,mas não tem surgido muito efeito,qual melhor forma de tratar esta mania?

  10. Tatiana Cavalcanti disse:

    Ola s todos!! Meu filho esta com 4 meses e desde da barriga ja chupava o dedido. Venho colocando meia na mao mas mesmo assim ele tenta sugar e as vezes ja tnta encaixar o dedo da outra mao. Desde do primeiro mes insisto na chupeta, ele sinda mama e toma complemento na mamadeira, devido o leite ser anti refluxo ja ingeri agua no copo de transicao mas com bico de silicone, mas a chupeta ele so cospe. Pode me ajudar com mais dicas?!
    Desde ja agradeco

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Tatiana, como seu bebê ainda está muito novinho, ele tem muita necessidade de sucção. Mesmo que ele pegue o dedinho, fique tranquila, e vá tirando aos poucos. Se você continuar a fazer isso, em breve ele vai parando.

      Beijos!

  11. Juliana disse:

    Boa noite!
    Minha filha tem 3 meses e desde os 2 meses chupa o dedo. Já tentei substituir pela chupeta, mas ela tira e chupa o dedo novamente. Percebi que a gengiva do lado direito, mesmo lado do dedo que chupa,está mais fundo. Ela siga com muita força. O que posso fazer?
    Obrigada

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Juliana, insista em tirar o dedinho dela da boca, para não criar o hábito. Qualquer mudança na arcada com essa idade é totalmente reversível, não se preocupe. E conforme ela cresce, sua necessidade de sugar diminui. Se ela não aceita muito bem a chupeta, uma tentativa válida é colocá-la no peito quando notar que ela está precisando sugar (o que é muito comum nesses primeiros meses de vida).

      Beijos!

  12. Wanessa disse:

    Oi meu BB tem 4 meses e desde os dois fica chupando o dedo do meio e o anelar. Não pega chupeta, até na hora da frutinha ele quer colocar os dedinhos na boca e ainda chora quando tento tirar! Fico preocupada dele chupar dedo maior. O que posso fazer pra evitar?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Wanessa, tudo bem?

      O segredo é ir tirando aos poucos, todos os dias. Tem que ser bastante constante, para que ele não crie o hábito. Se dormiu, tire o dedo da boca. Com o tempo a necessidade de sugar diminui, e as coisas tendem a se normalizar. Se ele não pega a chupeta, vale colocar no peito para que ele se acalme e não necessite tanto do dedo, ok?

      Beijos!

      • Ana Morales disse:

        A minha chupa assim também, e parece que esta maneira esta fazendo ela desaprender a mamar. Na hora de mamar ela troca dedo e peito a todo segundo, eu fico cansada e ela irritada. Não dou chupeta e raramente dou mamadeira. Hoje coloquei a luva, ela ficou brava, mas não achei outra solução. Ela tem 4 meses..

        • Nívea Salgado disse:

          Oi, Ana, talvez ela fique irritada no início, mas certamente é o melhor para ela. Persista um pouquinho mais e depois me conte se a estratégia da luva deu certo!

          Beijos!

  13. Keiko disse:

    Boa tarde, minha sophia tem 3 meses e 25 dias e já tem uma semana que insiste no dedo polegar. Mesmo dormindo ela coloca o dedão na boca às vezes acaba até acordando por causa do dedo. Já coloquei luva, que fica ensopada por ela chupar, já dei chupeta, e assim que a chupeta cai, imediatamente já coloca o dedo. E o pior é que não é apenas quando tem sono, é o dia e noite inteira, alguma outra sugestão? Obrigada 🙂

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Keiko,

      A dica é ir tirando aos poucos, sem desistir! Com o tempo sua filha precisará de menos sucção, então seja constante!

      Beijos!

  14. Valéria Santos Miranda disse:

    Olá! Tenho uma menina de 2 e 3 meses. Ela adora chupas os dedos, mas não é o polegar é os dois do meio. Não sei mais o que faço. Digo tira os dedos da boca. Ela chupa mais os dedos para dormir, quando está com sono. E muitas vezes deixa de comer para ficar chupando os dedos. Preciso de ajuda.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Valéria, tudo bem?

      Vá conversando com ela e explicando que não pode chupar os dedos. Aos 2 anos a pequena já é capaz de entender. Se você mora em um lugar com frio, agora no inverno, aproveite para colocar luvinhas em alguns períodos do dia, para que ela vá deixando o hábitos aos poucos. E se não melhorar, procure um dentista – há alguns tipos de “aparelhinhos” que fecham o espaço entre as arcadas, de modo que a criança não consegue mais sugar o dedo.

      Beijos!

  15. Giovana disse:

    Olá! Meu filho de 7 meses e meio tem chupado o dedo cada vez mais. O polegar direito está até machucado. Normalmente é na hora q ele tem sono, qd está cansado… Estou bem preocupada, não só pelo dedo, mas pela dentição e pela possibilidade de deformação do céu da boca. Já tentei trocar pela chupeta, mas ele não aceita de jeito nenhum. Quando coloco luvas, ele chora muito por não conseguir chupar o dedo. Não sei o que fazer!!!!

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Giovana,

      Ele chupa o dedo o tempo todo? Mesmo dormindo? Se sim, realmente você precisa mudar o hábito, mesmo que ele chore alguns dias com a luvinha. Beijos, boa sorte!

  16. Rafaela Carvalho disse:

    Obrigada pelas dicas, meu bebê tem 2 meses e 20 dias e isso tem me preocupado muito, vou continuar insistindo

  17. Ane disse:

    Retirar as mãos da boca ou usar luvas para tolher o bebê menor de 6 meses de sugar é um erro que provoca lacuna em seu desenvolvimento. Essa articulação entre mãos-olhos-boca é necessária.
    Outro ponto: chupeta NUNCA é indicada. Primeiro porque provoca desmame e qualquer desmame antes de 2 anos é precoce. Segundo porque”se livrar” da chupeta é uma necessidade dos pais sem levar em conta as necessidades emocionais da criança. Terceiro que se a criança passar a usar a chupeta como objeto transicional ela precisará do objeto até muito tarde e naturalmente a necessidade natural de sucção tende a sumir até os 3 anos.

  18. Lívia disse:

    A odontopediatra do meu bebê (q tá com 6 meses) recomendou ficar sempre de olho e testar. Quando ele estiver com o dedinho na boca, oferecer um brinquedo, mordedor… Se ele aceitar o mordedor, tudo ok; se ele continuar chupando o dedo, melhor oferecer chupeta.

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail