Desmame: dicas de como fazer sem trauma

Por 42 Comentários


Essa semana, a Ana Carolina, uma das leitoras do Mil Dicas de Mãe, me mandou um e-mail muito importante: ela contava que teria que retornar ao trabalho em breve e que estava sofrendo com o desmame da filha. Existiam dois grandes problemas: a pequena se recusava a tomar mamadeira e também a ingerir qualquer outro alimento que não fosse leite materno. E aí eu pensei: “puxa, como será que posso ajudar nesse caso?”. Porque a verdade é que o desmame de minha filha Catarina aconteceu de forma muito natural, aos 9 meses de vida. Ela já tomava complemento desde o fim do primeiro mês, portanto já estava adaptada à mamadeira e ao sabor do leite artificial. E após um resfriado mais forte, em que passou alguns dias entupida e sem conseguir mamar direito, meu leite praticamente acabou e ela perdeu o interesse pelo peito. Foi simples assim: ela desmamou, e para mim a amamentação terminou da melhor forma possível – eu estava satisfeita e tranquila.

Aí eu me dei conta que não tinha muitas dicas para dar sobre desmame, principalmente aquelas práticas, que só quem vivenciou o processo intensamente poderia passar. E foi com o objetivo de ouvir mães que realmente entendiam das dificuldades do desmame, que eu postei na fan page do Facebook pedindo ajuda às nossas leitoras. Foram tantas respostas legais, respeitosas, que fiquei muito feliz com o resultado dessa interação, pois percebi que havia sido criado um canal de comunicação que traduzia o espírito do blog desde seu início – o de trocar experiências e dicas de maternidade. A vocês que responderam, o meu muito obrigada! Como resultado dessa conversa, surgiu esse post, onde eu fiz um resumo das dicas que foram colocadas lá. Espero que ajudem a Ana e todas as outra mães que enfrentam esse desafio!

Em primeiro lugar, eu gostaria de comentar que o retorno ao trabalho não precisa ser necessariamente o fim do aleitamento materno. Aliás, até os seis meses de vida, o ideal é que o bebê seja alimentado apenas com o leite da mãe (muito superior a qualquer complemento, pois tem os nutrientes necessários para seu crescimento e desenvolvimento, é de fácil digestão, causa menos cólica e é um protetor contra alergias e infecções). Por isso, sempre que possível, a mãe deve fazer a ordenha/retirada do leite com bombinha e armazenar o leite para que o cuidador do bebê o alimente nas horas de sua ausência. Para que sua produção continue em boa quantidade, a ordenha deve ser feita também durante o período de trabalho. E vale lembrar que até o bebê completar seis meses, a legislação trabalhista garante dois períodos de meia-hora durante o dia para que a mãe consiga amamentá-lo (se não for o suficiente para ir de encontro ao filhote, use para a ordenha do leite!).

Independentemente de você manter o aleitamento materno ou alimentar o bebê com fórmula artificial depois de seu retorno ao trabalho, uma coisa é certa: terá que optar por um copinho ou mamadeira, para que alguém dê o leite ao bebê . Os especialistas costumam indicar o copinho, pois ele não traria prejuízo à fala e mastigação do bebê como a mamadeira. Há mães que se adaptam super bem com o copo (mesmo que no início tenham que usar um modelo de transição); uma amiga minha que teve seu bebê prematuramente me contou que na UTI neonatal eles ensinam a técnica, e que seu filho nunca precisou de mamadeira. Outro ponto a favor do copinho é inquestionável: ele não necessita de um segundo desmame. Mas então vocês podem me perguntar: “quer dizer que você é contra mamadeira?”. Estaria sendo hipócrita em dizer isso, porque eu optei por ela com minha filha (no meio de toda a turbulência que foram os primeiros meses do pós-parto, ela foi uma ajuda muito bem-vinda). Após algumas tentativas de troca de bico, Catarina se adaptou super bem a um modelo de fluxo lento, em que tinha que fazer mais força para mamar (e isso foi na tentativa e erro, então, se eu pessoalmente puder deixar alguma dica pessoal é – se o bebê não se acostumou com uma determinada marca, tente várias, porque com outra ele pode se adaptar!). Ah, e nada de usar de leite de vaca até um ano! O contato prematuro com esse tipo de leite pode causar alergias no pequeno.

Agora vamos às dicas das nossas leitoras, como prometido:

– Se com você o bebê se negar a tomar leite na mamadeira/copinho ou mesmo suco, pode ser uma boa ideia deixar a tarefa para o pai ou avó. Isso porque o bebê sente o cheiro do leite da mãe, o que poderá dificultar o processo do desmame. Se não houver outra pessoa para substituir você nesses momentos, use uma roupa de outra pessoa para modificar o cheiro que o bebê vai sentir.

– O desmame gradual é super positivo, mas requer tempo e paciência: comece retirando a mamada da tarde, depois a da manhã, e finalmente a da noite (porque nesse horário a mamada pode fazer parte do ritual de sono, e por isso sua retirada tende a ser a mais difícil).

– Se a recusa do bebê com o copinho/mamadeira for intensa e você não tiver ninguém para ajudá-la no processo, deixe passar um pouquinho da hora da mamada. Com mais fome o bebê poderá ficar mais aberto às outras formas de receber o leite.

– Você pode tentar dar o leite com uma colherzinha até que o bebê se acostume à mamadeira ou copinho (se o bebê for maiorzinho, você pode tentar o canudinho!). Lembre-se de que ele também terá que se acostumar a um novo sabor, caso tenha que passar às fórmulas artificiais (então, paciência!). Há inclusive mamadeiras que já vêm com uma colher adaptada na ponta, com essa da foto!

Mamadeira Pigeon Baby com colher

Mamadeira Pigeon Baby com colher

– Justamente para auxiliar na adaptação ao novo sabor, você pode usar a técnica de translactação para começar a dar a fórmula ao bebê. Ela consiste em colocar uma cânula junto ao peito; por isso, ao sugar o peito da mãe, o bebê também tomará a fórmula artificial (embora a técnica seja comumente usada para causar o efeito contrário – fazer com que o bebê que por alguma razão está tomando leite artificial possa voltar ao leite materno, estimulando a produção com a sucção do peito da mãe). Se você ficou com vontade de conhecer mais a respeito, recomendo a leitura desse post que fizemos sobre o assunto – tem um vídeo explicativo muito legal).

– Para que o bebê pegue a mamadeira, você pode tentar começar a mamada com o peito, e em seguida colocar o bico da mamadeira. Para alguns a “tapeada” funciona!

– Para os filhotes maiores, que já entendem melhor a situação, você pode dificultar ao máximo o peito e conversar com ele sobre o copo/mamadeira. Uma de nossas leitoras colocou band aid nos bicos e disse que estava machucado, e o filho entendeu!

– Por fim, considere a opção do desmame natural (ou seja, espere até que o bebê deixe o peito, por si mesmo), se você se sentir à vontade com ela . Quando ficam um pouco maiores, os bebês passam a ter outros interesse, e com isso podem deixar sozinhos o peito da mãe. Vá conversando, que com o tempo eles entendem!

E você, como enfrentou o desmame? Aliás, conta pra gente, até que idade amamentou? Tem alguma dica sobre o assunto para compartilhar conosco? Ajude a transformar esse nosso cantinho em um espaço de altas dicas!

 




Arquivado em: Amamentação Tags:

Comentários (42)

Trackback URL

  1. Priscila Dias disse:

    Meu bebê (4 meses) além de não gostar muito da fórmula, não conseguia “chupar” o bico da mamadeira e ficava só mordendo… Após várias tentativas frustradas, fui trocando os bicos até encontrar um modelo de látex (aquele amarelo) que ele foi aprendendo a sugar, pois, o material é mais mole. Outra coisa que faço é mornar um pouquinho o leite pra ele aceitar melhor, funciona! Aos poucos estou diminuindo a temperatura para não passar apuros quando estiver na rua. Testei outro bico de silicone agora e ele já consegue chupar também. Se seu bebê não pegou chupeta e você irá introduzir mamadeira é bom tentar um pouco antes para não passar pelo apuro que passei, pois, morria de medo do meu bebê não aprender e aceitar nunca a mamadeira.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Priscila,

      Também acho que deixar o leite morninho facilita a aceitação. Catarina começou assim e depois fui acostumando a tomar de qualquer jeito. Mas no frio ela ainda pede para esquentar.

      Super bj, obrigada pela dica!

      Nívea

  2. Jéssica aline disse:

    Olá meninas, preciso de ajuda.
    Meu filho completará seus 5 meses essa semana, mais ele não mama na mamadeira de jeito nenhum, só suco e olhe lá.
    Não sei mais oque faço, preciso trabalhar.
    Me ajudem por favor!!!

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Jéssica, tudo bem?
      Essas dicas de desmame foram passadas pelas próprias leitoras, na nossa página do Facebook. Já tentou todas as elas? Talvez ajudem! Dê notícias, ok?

      Bjs,

      Nívea

  3. Alexandra disse:

    Olá meninas… A minha primeira filha eu desmamei com 1ano e 8meses, passei esmalte vermelho no pico do peito… Mostrei para ela, dizendo q estava dodoi… Deu Super certo. Chorou só na primeira noite.

  4. Náy Rocha disse:

    Comigo foi o contrário: minha bb tomou LA por 15 dias como complemento e mamava sem problemas.Só que depois não quis saber mais.

  5. ja comigo meu filhote te 2 anos e 2 meses e tou tentando tirar a mama, ele nao come nada so quer mama, quando ele dorme e dou mingual domindo, ja passei esmalte,dipirona para ele larga a mama e nada.

  6. Oi, Deyane, talvez pedindo para outra pessoa dar o leitinho ele tome! Eles associam muito a mãe ao peito, e aí fica difícil, não é mesmo? Boa sorte aí, depois conta pra gente como você conseguiu resolver a questão!
    Bjs,
    Nívea

  7. Erica disse:

    Olá Nívea!! Estava a procura sobre o desmame e poucas vezes achei, gostei muito dessa matéria!Tentarei diminuir as mamadas do dia, deixando apenas a noite e manhã. Já tentei fazer isso outras vezes, só que o meu peito enche muito, e sinto muita dor, tem alguma dica guardadinha aí pra isso? Beijinhos!!

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Erica, tudo bem?

      Você pode tentar ordenhar o excesso de leite, para tirar apenas o suficiente para que seu peito não fique tão cheio. Aos poucos a quantidade diminuirá, pois o que você ordenhará será menos do que o que seu bebê toma. Converse também com seu médico, existem medicamentos que secam o leite (mas só use com prescrição médica e se estiver à vontade com a alternativa, ok?).

      Bjs,

      Nívea

  8. Angelica disse:

    Ola, gostaria de uma dica meu bb esta com 11 meses e mama no peito so que de uns dias para ca nao quer se alimentar direito a pediatra me aconselhou desmamar pq ele perdeu oeso me aconselhou a ir no meu ginicologista e pedir um remedio para secar o leite.Ja passei boldo, borra de cafe, jiló e outras coisas rss.Peço ajuda se alguem souber de alguma novidade me ajudem.

  9. Minha filha ta com 1ano e 2meses é viciada no peito,nao come direito,quero tirar a mama pra ver se ela come comida normal o que faço para desmama-la me ajude Nívea.

  10. Jaqueline disse:

    Olá meninas tudo bem? minha filha tem 1 ano e 8 meses, e não consigo desmamar, tenho pena. Eu trabalho durante o dia, ela mama apenas durante a noite, ela já come de tudo, não sei mais o que faço me ajudem por favor…

  11. CINTIA disse:

    BOA TARDE, TIREI MEU BEBE COM 2 ANOS, PASSEI NO SEIO UM PÓ CHAMADO RUIBARBO COM ÓLEO DE AMÊNDOA E FALEI QUE ERA COCO, ELE PEGOU NOJO E NÃO QUIS MAIS. BJS

  12. deyse disse:

    Meu filho ta com 2 anos e 2meses e eu nao consigo tirar ele peito, ja fiz de tudo por ultimo passei po de cafe com manteiga ele pegou um pano e limpo e mamou assim mesmo, so k ele nao toma mamadeira nem chupa chupeta o que eu faco?

  13. CINTIA disse:

    BOM DIA DEYSE, FAÇA ELE PEGAR NOJO DE ALGUMA COISA QUE POSSA PASSAR NO PEITO ESPERO TER AJUDA.

  14. MINHA filha tem 8meses e não consigo fazer ela pegar mamadeira não gosta de jeito algum leite pra ela só Materno….oque faço pra conseguir fazer ela tomar leite. me da uma soluçao minha querida Nivea….

  15. A minha esta com 2 anos e 2 meses e é grudada no peito, não quero usar nada amargo, não acho legal. Ela ja toma leite no copinho, mas quando quer mama nada substitui

  16. Irlana disse:

    Minha filha tem 1 ano e 3 meses,na hora de dotmir,eh um escandalo,chora demais,come tudo e toma mingau antes de dormir,amanha vou tentar a dica do bandaid..e depois a do cafe,do esmalte,enfim,tem que funcionar,obrigada pelas dicas meninas..

  17. Keisilene disse:

    Ola meu bebe tem 10 meses ,graças a deus conseguir tira o peito começei tirando as mamadas menos importante deixando s a d noite…ai uma semana depois tentei tira a d noite diminuindo a mamada ,e foi assim por duas noites ha! e ele no berço!ai depois quando fui da as d manha ele n quiz mais e d noite ei dou a mamadeira por q impossivel deixa d n dar, ai ele dorme tranquilo! hoje ta com 7dias q ele n mama nd amem,,,,

  18. Alessandra disse:

    Boa tarde!
    Desmamei os meus dois filhos passando pasta de dente vermelha no bico do seio e falei que estava com dodói, meu filho tinha 1a6m e minha filha 1a10m, nesta idade eles já entendem, expliquei e eles aceitaram, foi bem tranquilo.
    Boa sorte!

  19. Patricia disse:

    Olá, mimha filha tem 1 ano e 7 meses, quando ela está longe de mim (já passou 2 dias sem me ver) não sente falta do peito, mas quando está comigo não deixa eu dá comida pra ela (só quer peito) mesmo quando outra pessoa vai dá comida pra ela e eu estiver perto ela não come. Preciso fazer o desmame, está bastante complicado pra mim. Alguém pode me ajudar?

  20. Lorayne disse:

    Minha filha completou seus 2 aninhos dia 1 de agosto e vou começa o desmame fico morrendo de pena mas tenho me cansado muito a noite e durante o dia ela n quer comer nada só peito, vou começa hoje falando q acabou papá dela e que ta dodoi rsrs bjs obrigada pelas dicas.

  21. Carolina Araujo disse:

    Consegui fazer com que minha filha aceitasse a mamadeira com uma técnica que aprendi com uma babá: colocar o bico da mamadeira encaixado entre os dedos indicador e médio de forma que a criança sinta a sua pele próximo à boca. Assim ela parou de morder e ficou mais calma. No caso da minha filha, ela só aceitou porque usamos o Nestogeno e Mucilon (o leite puro ela rejeita). Tentei várias outras coisas (como as técnicas descritas acima) e nenhuma deu certo… fiz uma coleção de bicos… mas não podemos esmorecer, uma hora dá certo. Bjs

  22. Alessandra Furlan disse:

    Olá, meu filho tem 1 ano e 5 m e mama quando acorda depois vai para a escola o dia todo ( la ele mama na mamadeira) quando retorna que meu peito. Só que fica mais brincando .. a noite durante o sono acorda várias vezes para chupetar.. fico até irritada, mas dou, não sei o que faço para tirar isso de vez. você tem alguma dica. Será que tirar de vez trará algum trauma?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Alessandra,

      Acredito que se você já não quer mais, tem todo o direito de colocar para o filhote que essa fase acabou. Enfim, é uma opinião muito pessoal e acredito que não cause traumas, se você conversar com ele, se posicionar e continuar demonstrando seu amor de outras formas.

      Beijos!

  23. Alana Santos disse:

    Oi, eu queria saber em relação ao nosso leite porque quando fico muito tempo sem amamentar minha filha meu peito fica cheio e mesmo se eu não der e ficar tirando eu acho que continua estimulando a produção né? O que eu tenho que fazer? Alguma mamãe tem dica ? Estou começando a tirar a mamada do dia e dando somente para dormir e de madrugada quando ela acorda, minha filha tem 11 meses !

  24. Mary disse:

    Olá, minha princesa tem 1 ano e 10 meses. Não iria tirar agora se ela não mamasse a noite toda. Ela acorda umas 5x. No outro dia ambas estamos nervosas pq ninguém dormiu. Já tentei de tudo, nada resolve, ela simplesmente limpa meu peito e mama. Hoje adotei a última medida q me restava e q eu não queria: mandei pra casa de uma amiga. Não sei se vai funcionar 🙁 estou mto triste.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Mary,

      Entendo perfeitamente sua angústia. Mas tenho certeza de que seu coração tomará a melhor decisão, e que, em breve, tudo ficará bem.

      Grande beijo,

      Nívea

  25. Izabel disse:

    Comecei o desmame ontem.
    Passei vinagre e disse que estava dodoi

    Cada vez que ela pede passo mais vinagre. A primeira reação dela foi tentar mamar, mas qndo sentiu fez ânsia. E disse tá dodoi mamãe! Tadinha da mamãe.

    Agora ela pede eu passo sem ela ver e ofereço ela sente e desiste. Chega fez carinho e se esforçou pra dar um beijo. Ela está com mta pena da dor que estou sentindo. Ela tem 1 ano e 10 meses.
    Espero que essa técnica ajude alguém!

  26. Cintia disse:

    Minha filha tem 1 ano e 3 meses. Estou doida para desmamar ela. Me sinto cansada,por ter que acordar varias vezes a noite. Como ela dorme comigo,faz meu peito de chupeta. Acredito que nao sera facil, mas vou tentar.

  27. Vanessa Schmitz disse:

    Oi
    Meu bebê está com 1 ano e 7 meses… também já tentei de tudo… bandeid, ruibarbo, babosa, dipirona, borra de café só não tentei esmalte ainda… ele nem liga! O bandeid pede para o papai tirar rsrs, os amargos nem liga!mama com tudo.
    Já falei que ta dodói que ta sujo de cocô ele pega a fraldinha limpa e mama rsrsr… aafff ta dando trabalho! Kkkkk
    Tô tentando uma hora eu consigo! Bjos

  28. magda pereira dos santos disse:

    Olá,meu bebe esta com um ano e nove meses preciso desmama-lo mas como?Me ajudem morro de dó de falar não, mama principalmente na hora de dormi,melhor ele dorme comigo pois estou separada do pai dele.Nus separamos, ele estava com seis meses

  29. edimari disse:

    tenho uma filha de 1ano e3 meses e estou com muita dificuldade de desmama-la.

  30. Dyenifer disse:

    Oi, meu nome é Dyenifer tem uma bebê de 11 meses, faz um aninho em Outubro, eu não sei é só eu que estou passando por isso, mais estou precisando de ajuda. Minha bebe só mama em mim, eu não queria desmama-lá, queria amamentar até 2 aninhos, mais ela está mordendo o meu peito, e o pior ela não pega nenhum tipo de leite, nem em mamadeira nem em copinho, nem copo de vidro normal, ela tá deixando de comer para ficar no peito, mais ela quase arranca meu peito. Eu acho que amamentar tem que ser algo prazeroso, mais para mim está sendo muito doloroso, alguém me ajuda por favor.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Dyenifer,

      Eu, como mãe, acredito que é uma decisão muito pessoal o momento do desmame, e que deve ser respeitada. Se a amamentaçÃo já virou sofrimento e o tempo de amamentação exclusiva já acabou, acho que você tem todo o direito de desmamar, se desejar (ou pelo menos reduzir o número de mamadas).

      Tenha certeza de que sua filha aprenderá a comer outros alimentos, depois de deixar o peito. Peça para outra pessoa te ajudar com a alimentação dela, enquanto faz o desmame. Com a mãe é sempre mais difícil.

      Boa sorte! Bjs!

  31. Dyenifer Johanson disse:

    Oi preciso de ajuda, minha bebe vai fazer 1 aninho em outubro, ela só mama em mim, eu queria amamentar até 2 aninhos , mais o problema é que ela está mordendo meu peito de machucar, e ela não bebe nenhum tipo de leite, nem na mamadeira, nem copinho, nem copo de vidro normal, aí não sei como desmama-la, me ajudem por favor

  32. Thamires Maciel disse:

    Olá meu filho já está com 2 anos e 7 meses e não quer parar de mamar de jeito nenhum… AJUDA

  33. flavia disse:

    Minha filha tem 3 1/2 não toma leite e não pegou mamadeira ou chupeta,não sei o que fazer para ela deixar de mamar no peito converso bastante com ela,mas sem sucesso…se alguém puder me ajudar desde já agradeço

    Flávia

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail